TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Orientador "Almeida, Ricardo Santos de"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise da aprendizagem significativa nas disciplinas de ciências exatas do curso técnico em administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Nicholas Barros Dos; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por compreender a contribuição das disciplinas de Ciências Exatas no processo formativo de cursistas técnicos em Administração em uma instituição particular de educação profissional e tecnológica, em 2023. Neste sentido, defende-se pela aprendizagem significativa em Moreira (2021) valorizando a interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e Ausubel (2003) que valoriza o conhecimento construído a partir de situações conhecidas, ou seja, as vivências dos estudantes. Estes processos de ensino- aprendizagem devem ser compreendidos como forças motrizes das vidas pessoal e profissional elidindo, a exemplo da Educação Matemática, corroborando por uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais utilizando-se da pesquisa quali-quantitativa para compreender os rebatimentos do ensino-aprendizagem em sua formação técnica em Administração, consubstanciando-se nos preceitos de Chiavenato (2006).Item Das aulas presenciais às remotas: diferentes olhares de estudantes de cursos de graduação rumo à profissionalização(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-28) Braga, Alexandre Amorim; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Melo, Maria Aparecida Vieira de; 6705733173478276; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276Este estudo objetiva-se por evidenciar pontos de vista de estudantes em relação aos desafios durante o período de implantação do ensino remoto. Para tal, foi aplicado um questionário no Google Formulário com estudantes de duas faculdades particulares (A e B, sendo A em Arapiraca e B em Maceió no estado de Alagoas) em 2021, que estavam, ou ainda estão acompanhando aulas remotas emergenciais em função da pandemia da Covid-19. Os estudantes pesquisados são dos cursos de Nutrição na faculdade A e Medicina na faculdade B cujos processos de profissionalização dos professores não se consubstanciam, a priori, por uma interface socioeducativa voltada ao exercício da docência, o que demonstra a necessidade de se refletir e sugerir ações educacionais à formação técnica do profissional no contexto da educação remota. Como conclusão, foi elaborado e distribuído em dia campo juntamente com os alunos participantes um panfleto para orientar as instituições, professores e estudantes para trilharem juntos, rumo à melhoria do aproveitamento das aulas remotas, tendo como objetivo o aprendizado colaborativo e significativo.Item Do ensino presencial a abruptidão do ensino remoto emergencial(ERE) no contexto da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-19) Silva, Alline Nataly Balbino Oliveira da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Ribeiro, Alyson Fernando Alves; http://lattes.cnpq.br/9559092201845379Em decorrência da Pandemia COVID-19, causada por uma mutação do vírus SARS-CoV, em meados de dezembro de 2019, o governo chinês anunciou à rápida proliferação e sua alta capacidade de mortandade. Este processo obrigou uma remodelação no padrão das relações pessoais e educacionais em todo o mundo. Como forma de minimizar a proliferação deste vírus, que se relaciona com síndromes respiratórias graves, necessitou-se o fechamento de ambientes educacionais, exigindo uma alteração, de forma emergencial, nos moldes de ensino, realizando adequações nas metodologias e práticas pedagógicas características do ensino presencial, utilizando-se da massificação do uso das tecnologias para comunicação que tem se acentuado dentro dos moldes sociais. Logo, este estudo objetiva-se a compreender a dinâmica vivida por professores, atuantes no estado de Alagoas em 2020, quanto às capacitações, dificuldades e visões futuras para a realidade vivida dentro de novos modelos educacionais.Item Educação financeira: utilização do excel como ferramenta de controle financeiro na educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-20) Silva, Renilson Carlos da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564A Educação Financeira não se resume apenas a distribuir informações, mas sim desenvolver habilidades e competências para lidar com as finanças. Proporciona melhores decisões financeiras, resultando em bem-estar e qualidade de vida. Pode ser promovida em ambientes escolares e extraescolares, através de palestras, cursos e programas de extensão. Tem se tornado um tema central em vários países, contribuindo para políticas públicas e programas de disseminação da cultura financeira. A falta de conhecimento financeiro tem levado a problemas como empréstimos sem planejamento, descontrole no uso de cartões de crédito e falta de controle financeiro. O controle financeiro desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, permitindo uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais. Nesse sentido, este estudo quali-quantitativo realizado em 2023 contribui e evidencia a facilitação e otimização desse processo, pelo uso do Microsoft Excel, oferecendo inúmeras vantagens, permitindo uma gestão eficiente e precisa das finanças pessoais e profissionais. Logo, problematizam-se os principais benefícios do Excel para o controle financeiro, ressaltando sua versatilidade e recursos avançados.Item Ensino remoto em tempos de Pandemia (Covid-19): docentes atuantes no Ifal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-28) Rocha, Luciana Porangaba da; Almeida, Ricardo Santos de; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; http://lattes.cnpq.br/0034233122382052; Melo, Maria Aparecida Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276O objetivo do estudo é apresentar as dificuldades, desafios e soluções dos docentes na implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foi elaborado e aplicado os questionários em período de pré e pós-implementação ERE. A aplicação dos questionários foi realizada via on line (Google Formulário). Foram entrevistados 10 docentes atuantes no IFAL nos diferentes cursos técnicos. As principais limitações dos docentes as ferramentas tecnológicas e o acesso dos alunos ao ambiente síncrono foram pontos relevantes no questionário. Foi realizada uma apresentação, via google meet, de todos os desafios e soluções enfrentados pelos docentes durante o período de implementação do ERE.Item Intervenção pedagógica aplicada na disciplina práticas profissionais do curso de farmácia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Pinto, Iranilde Bezerra; Almeida, Ricardo Santos de; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por analisar as contribuições didático-pedagógicas de intervenções realizadas no âmbito da disciplina Práticas Profissionais, no curso técnico de Farmácia ofertado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública estadual, em 2023, em Rio Largo/AL. Neste sentido, a pesquisa qualitativa utilizando-se de revisão integrativa sobre a EJA a partir dos preceitos de Freire (1967, 1982, 1987), Vygotsky (1998) e outros autores. Além disso, foram realizadas pesquisas documentais, pesquisas de campo, prática de observação e entrevista semiestruturada com a professora regente da disciplina Práticas Profissionais do curso Técnico em Farmácia e registros em fotos da sala de aula no período de uma semana.