TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Tipo de Acesso "Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Executando uma instalação elétrica com segurança: a importância do ensino para o curso técnico em eletroeletrônica(2023-10-23) Santos, Djalma dos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Lima, José Roberto de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4165349100783357Ao longo dos tempos, o uso da eletricidade foi se tornando cada vez mais recorrente nas diversas sociedades, chegando mesmo a tornar-se item de primeira necessidade, dada a sua importância para as diversas áreas da humanidade. O presente artigo configurou uma intervenção pedagógica realizada no Instituto Federal de Alagoas – IFAL – campus Arapiraca. O mesmo teve como objetivo discutir acerca da importância e necessidade de preparar estudantes do curso técnico em eletroeletrônica para saberem realizar uma instalação elétrica com segurança. A intervenção ocorreu em uma turma do curso subsequente de Eletroeletrônica, no ano de 2023, na disciplina de Instalações elétricas e prediais, na qual, a partir de um plano previamente elaborado em consonância com o trabalho desenvolvido pelo professor regente, foi realizada uma aula prática que ocorreu no laboratório, tendo como tema central: “A importância da realização de uma instalação elétrica com segurança” e se desenvolveu em dois momentos distintos: a parte teórica, apresentando em slides os componentes de uma instalação elétrica, e a parte prática, quando os estudantes puderam realizar uma instalação elétrica. Para auxiliar no referencial teórico, foram utilizados materiais do SENAI, além de autores renomados na área da elétrica, o que possibilitou um olhar ampliado sobre a importância de formar novos profissionais capazes de realizar instalações elétricas com segurança e exercer a função com eficiência. Ao final da aplicação da prática, foi possível perceber o quanto o trabalho realizado em duplas implicou na aprendizagem da turma, favorecendo a troca de experiências entre os estudantes e promovendo uma aprendizagem colaborativa e significativa.Item Formação continuada na gestão turística do município de Pilar (AL)(2022-02-09) Santos, Priscila Pereira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Ricardo Santos de; Silva, Sibele Castro; http://lattes.cnpq.br/3039101003188818A transição do turismo de atividade econômica marginal para atividade econômica estrutural coloca em pauta a necessidade de sair do amadorismo e investir em qualificação profissional em todos os aspectos da atividade, do planejamento à operacionalização. Nesse sentido e tendo em vista a atual dinâmica turística do município de Pilar, em Alagoas, questionou-se: a formação continuada dos profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar, Alagoas, apresenta-se como uma estratégia de fomento ao desenvolvimento turístico? Diante deste problema de pesquisa, têm-se como objetivo de trabalho oferecer e analisar os efeitos da qualificação profissional turística na equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Pilar no que diz respeito às relações interpessoais e atendimento ao público e durante o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico. O caminho metodológico dessa pesquisa foi a Pesquisa-Ação. Para Nunes e Infante (1996), a Pesquisa-Ação pode ser compreendida como uma metodologia de consultoria pois articula o saber formal e informal na solução dos problemas organizacionais. A aplicação da pesquisa-ação iniciou em julho de 2021 e em dezembro de 2021 ao ser finalizada, observou-se uma perceptível mudança no comportamento dos/as servidores/as, no levantamento das ofertas de serviços e equipamentos relacionados ao turismo e no estreitamento de laços com instituições reconhecidas no fomento ao turismo.Item Oficinas de Parto Humanizado no curso técnico em Enfermagem - o ensino de métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto na educação técnica e profissional(2022-10-23) Silva, Adrielle Sonara Gomes; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawannny Ferreira; Mendonça, Henrique Pereira Freitas de; http://lattes.cnpq.br/4118744084862876Este artigo discorre sobre a humanização do parto e a importância do conhecimento do profissional de enfermagem nessa temática, enfatizando as estratégias de ensino que articulam teoria e a prática para um melhor ensino-aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo a utilização das oficinas como atividade pedagógica com a temática central de Parto humanizado e métodos não farmacológicos de alivio da dor durante o trabalho de parto. A metodologia utilizada foi um relato de experência de uma intervenção pedagógica realizada em uma turma que cursava a disciplina de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente de um Curso Técnico em Enfermagem, através de Oficinas Pedagógicas. Foi possível observar uma aprendizagem enriquecedora para a formação dos alunos por meio de um aprendizado prático, obtendo conhecimentos sobre os métodos não farmacológicos para alívio da dor e parto humanizado, como também foi notório a importância da participação ativa durante esse período.Item Vantagens e desafios do ensino remoto emergencial durante a pandemia do COVID-19 para estudantes do Instituto Federal de Alagoas Campus São Miguel dos Campos(2022-04-29) Morais, Talita Maria Gomes de; Gusmão, José Lucas de Omena; http://lattes.cnpq.br/7481743502794359; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Silva Filho, Paulo Vicente Gomes; http://lattes.cnpq.br/3333801578349135Em março de 2020 foi decretada Pandemia de Covid-19 com imposição de isolamento social e impedimento de realização de atividades com aglomeração de pessoas. Essas medidas restritivas objetivaram a diminuição do contágio do vírus. Este trabalho objetiva identificar as vantagens e desafios enfrentados pelos estudantes do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus São Miguel dos Campos, durante o ERE. Para tanto, foi desenvolvido um questionário aplicado aos estudantes que estavam formalmente matriculados neste curso e desenvolvendo os estudos durante o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. Foi possível constatar que a maioria das/os estudantes considera o ensino presencial mais vantajoso em relação ao ensino remoto, tiveram alguma dificuldade de adaptação ao ensino remoto e que consideram o ensino remoto praticado insuficiente para suprir as suas necessidades de aprendizagem. As vantagens apontadas neste trabalho direcionam o entendimento de que algumas ferramentas poderiam ser mantidas durante o ensino presencial como a possibilidade de acessar às aulas gravadas em horários mais convenientes para as/os estudantes, além da possibilidade do registro da participação na disciplina poder ser contabilidazo com a entrega das atividades no prazo estipulado por cada docente.