Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

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    Guia de gestão do estágio supervisionado nos cursos integrados
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-08-28) Homem, Edinéia Alves; Castilho, Fábio Francisco de Almeida
    Este Produto Educacional foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Trata-se de um guia que oferece estratégias para a organização e gestão do Estágio Supervisionado por meio da constituição de uma Comissão de Trabalho. O guia é fruto da pesquisa de mestrado intitulada "Reflexão sobre a Oferta de Estágio Supervisionado no Ensino Médio Integrado", que trouxe como proposta coletiva a criação de uma Comissão de Trabalho Permanente para planejar e acompanhar a oferta de estágio supervisionado no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Hospedagem do IFAL Campus Maragogi. Está vinculado a uma proposta construída de forma colaborativa, com o objetivo de aprimorar e gerir o processo de estágio supervisionado, por meio da cooperação entre gestores educacionais e docentes. O produto gerado por essa iniciativa consiste em uma ferramenta de gestão organizativa e reflexiva, na categoria de Manual/Protocolo (Capes Brasil, 2019), apresentada na forma de um Guia de Instruções. Este guia tem como objetivo o acompanhamento institucional do Estágio Supervisionado nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, com foco na organização e operacionalização dessa oferta no Instituto Federal de Educação. A construção do guia é fundamentada nas definições e atribuições dos membros da Comissão de Trabalho, com o propósito de assegurar um processo coordenado, eficiente e alinhado às necessidades educacionais dos estudantes.
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    Extensão do IFAL: aprendizagem para além dos muros do instututo
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-12-12) Barbosa, Kelly Medeiros de Oliveira; Maria do Socorro Ferreira dos
    O mundo do trabalho vem passando por diversas transformações ao longo dos anos. A chamada reestruturação produtiva que tem sua lógica derivada por um contexto social, político e econômico marcado pelas crises financeiras criou novas necessidades para o trabalhador e consequentemente para o aluno da educação profissional. Como instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas propõe a formação do profissional politécnico, crítico, conhecedor das dinâmicas do mundo produtivo, engajado com a sociedade e consciente de seu papel na transformação da realidade. Oferecendo uma educação baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a instituição propicia o acesso do estudante aos princípios do trabalho, seus fundamentos científicos e à cultura. Além disso, possibilita também a relação do estudante com a comunidade de forma que este seja capaz de entender suas necessidades e atuar conjuntamente no sentido de superá-las. O objetivo da dissertação foi desenvolver um produto educacional com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos discentes a respeito das ações de extensão e despertar-lhes o interesse para participação. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que se propõe a utilizar como instrumentos metodológicos questionário semiestruturado e entrevistas. No primeiro momento da pesquisa, fase diagnóstica, participaram desse estudo, discentes matriculados em 2019 do Campus Marechal Deodoro, divididos em dois grupos: o primeiro com estudantes que nunca haviam participado de ações de extensão e o segundo, com os bolsistas das ações de extensão desenvolvidas no Campus. Os dados apontaram que a participação nas ações de extensão contribui para a formação omnilateral dos bolsistas. No entanto, a maior parte dos alunos desconhece as ações de extensão que são desenvolvidas no instituto. Na segunda fase da pesquisa, foi desenvolvida a cartilha digital Extensão no Ifal: aprendizagem para além dos muros do instituto. Nesse momento, o produto educacional passou pela avaliação de três segmentos: a) estudantes concluintes dos cursos de nível médio integrado do campus; b) gestores e; c) servidores da Pró-Reitoria de Extensão. Os avaliadores foram unânimes quanto a relevância do conteúdo da cartilha para o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e que, sua linguagem e aspectos ilustrativos cumprem com o objetivo de informar e incentivar a participação dos estudantes do ensino médio nas ações de extensão. Assim, podemos concluir que esta pesquisa demonstra a relevância da extensão na formação integral dos alunos bem como sua importância no cumprimento da função social do instituto.
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    Manual de orientação para os discentes do ensino técnico de nível médio integrado á educação básica
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-02-25) Almeida, Roseany Maria Araújo de; Lima Filho, Adalberon Moreira de
    O produto educacional é um manual de orientação desenvolvido especificamente para estudantes matriculados no ensino técnico de nível médio integrado à educação básica, está dividido em seções organizadas para abordar diferentes aspectos da jornada acadêmica dos alunos. Inicialmente, são apresentados os canais oficiais do IFAL, incluindo os alicerces institucionais, tais como a Reitoria, Pró-Reitorias, diretorias, departamentos, núcleos e coordenações. Essa seção destaca a estrutura organizacional da instituição, fornecendo uma visão abrangente da sua composição e funcionamento. Em seguida, o manual aborda informações relacionadas aos procedimentos acadêmicos, contemplando tópicos como matrícula, requerimentos, processos acadêmicos, transferência, reopção e equivalência. Essas seções visam orientar os estudantes em questões fundamentais para sua trajetória educacional no IFAL. Além disso, o manual oferece detalhes sobre atendimento domiciliar, procedimentos a serem seguidos caso um aluno não possa comparecer a um exame ou teste, e as possíveis alternativas ou soluções oferecidas pela instituição, programas de caráter universal e também os programas de seleção adotados pela instituição. Essas seções são fundamentais para esclarecer sobre os recursos disponíveis e as oportunidades oferecidas aos alunos. Outros aspectos contemplados no manual envolvem informações sobre progressão parcial, estudos de recuperação, recuperação final e estágio, oferecendo orientações específicas e diretrizes relevantes para cada um desses processos acadêmicos. Por fim, o manual disponibiliza dicas de estudo, apresentando estratégias e orientações práticas que visam potencializar o desempenho acadêmico dos estudantes, colaborando para uma trajetória educacional mais eficaz e produtiva.
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    Eu no mundo e no mundo do trabalho: sou cidadão, tenho direitos e deveres (livro-jogo)
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-08-01) Beirouti, Mayara Romeiro Lins; Lima, Antônio Carlos Santos de
    O presente Produto Educacional (PE) é oriundo de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), realizada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Integrante da Linha de Pesquisa 1, Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica, situa-se no Macroprojeto 2, Inclusão e Diversidade em Espaços Formais e não Formais de Ensino na EPT, por estar vinculado a um estudo que se voltou para a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA EPT). O PE é um livro-jogo por meio do qual o/a leitor/a, acessará conhecimentos que o/a ajudarão a compreender o seu lugar de cidadão/ã, responsável e participativo/a na sociedade. Ao longo de uma história, ele/ela deparar-se-á com situações do cotidiano, nas quais precisará tomar decisões importantes e que poderão contribuir para a aquisição de conhecimentos necessários à sua vivência tanto em sociedade quanto no mundo do trabalho, uma formação que se configura como humana integr
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    Catálogo dos Produtos Educacinais e Tecnológicos dos Mestrados Profissionais do Instituto Federal de Alagoas - IFAL
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-09-02) Silva, Adriana Rodrigues da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida
    Prezado(a) leitor(a), o presente Catálogo é o Produto Educacional da pesquisa de mestrado intitulada: “Os Mestrados Profissionais do Ifal e seus PE’s e PTT’s: A verticalização do ensino e a pesquisa enquanto princípio pedagógico”, realizada por Adriana Rodrigues de Oliveira da Silva, discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas, IFAL, e seu orientador Fábio Francisco de Almeida Castilho, Campus Benedito Bentes. Este material foi elaborado com o objetivo de tornar os programas stricto sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) mais conhecidos, a partir da produção dos dois cursos de Mestrado Profissional existentes na instituição: o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais – Ppgtec. Inicialmente, você conhecerá um pouco sobre os Mestrados Profissionais do IFAL. Em seguida, você encontrará as definições de como se constituem os produtos educacionais e os produtos técnico-tecnológicos no âmbito desses dois programas. O critério de escolha dos produtos descritos neste catálogo estão de acordo com a qualidade técnica e/ou científica, ou a relevância de cada produto educacional (PE) e de cada produto técnico tecnológico(PTT) dos Mestrados Profissionais do IFAL. Foram mapeados alguns exemplos de PE’s e PTT’s que comprovam a relevância desses produtos, ao considerar os campos de conhecimento, a fundamentação teórica e metodológica dos produtos dos Mestrados Profissionais do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, bem como a educação profissional e tecnológica - a EPT e as tecnologias ambientais. Boa leitura a todos!
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    Modelo de avaliação da qualidade dos serviços educacionais e guia de utilização
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-02-15) Ribeiro, Luís Alves de Oliveira; Pontes, Edel Alexandre Silva
    Esta produto educacional analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e um Guia para utilização. O modelo foi criado a partir do desenvolvimento de pesquisa de dissertação que adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. O modelo está incorporado ao guia de utilização. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.
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    Cartilha básica sobre cooperativismo: uma abordagem simples sobre história, princípios e tipos de cooperativismo
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-02-20) Santos, Acácio Bento dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    O cooperativismo é um tipo de organização que busca resolver questões sociais, culturais e financeiras por meio da colaboração entre seus membros. As cooperativas trabalham em conjunto para promover o bem-estar coletivo em detrimento das vantagens individuais. Os fundamentos do cooperativismo, sua evolução e variedades são abordados nesta cartilha, perpassando pela história, desde suas origens até sua em todo o mundo. O cooperativismo também foi/é importante no Brasil. Vamos examinar a evolução do cooperativismo também no âmbito brasileiro, enfatizando os marcos significativos e como eles se integraram à sociedade.
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    Sequência Didática para abordagem do modelo cooperativista
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2024-12-10) Santos, Acácio Bento dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    A sequência didática que apresentamos busca orientar os docentes numa interação teórica e prática para a realização de uma abordagem para o ensino do modelo cooperativista no ensino médio, possibilitando uma ampliação da visão de mundo dos discentes. O cooperativismo, definido como um modo de produção em que a posse dos meios de produção está nas mãos de quem produz, tem sido reconhecido como uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Esta vertente da economia representa um contraponto à concentração dos meios de produção conforme os fundamentos do capitalismo. Este tema poderá contribuir para a formação integral dos discentes, pois oferta a interação em diversos aspectos, sejam sociais, com base na interação entre as classes, sejam de mercado, pois as cooperativas atuam no mercado capitalista como qualquer outra empresa. Nessa perspectiva, pode-se contribuir para uma reflexão que transpõe o âmbito escolar.
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    Guia para organização de eventos escolares-EPT
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-08-27) Oliveira, Hellen Carolyne Barbosa de; Gomes, Jarbas Mauricio
    O "Guia rápido para a organização de eventos escolares" foi desenvolvido/elaborado a partir da pesquisa intitulada “A educação escolar e a formação de dirigentes: espaços de formação política das lideranças estudantis do Instituto Federal de Alagoas”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas, Campus Avançado Benedito Bentes (ProfEPT/Ifal-CABB), inscrita na Linha de Pesquisa 2, “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”. Fundamentado nas concepções de trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico, o Guia é um material cujo objetivo é apoiar as lideranças estudantis, e a comunidade escolar como um todo, no processo de organização de eventos de natureza técnica, científica, artística, cultural, esportiva e política. Direcionado para a comunidade estudantil, o Guia parte da compreensão de que os estudantes devem atuar na organização de espaços pedagógicos que permitam a expressão e o atendimento de pautas identificadas e demandadas pelo próprio corpo estudantil. Tal premissa parte da concepção de que o universo da Educação Profissional e Tecnológica é mediado por uma concepção de educação emancipatória que visa a formação integral do ser humano e o desenvolvimento da omnilateralidade. Partindo deste ponto, fundamentos em Gramsci, que propôs a formação de um novo tipo de intelectual, que especialista em sua área de atuação também é capaz de atuar como dirigente político, ou seja, de organizar espaços pedagógicos e de atuar como gestor tanto de sua própria atividade como de atividades coletivas capitaneadas por diferentes setores ou grupos sociais, até mesmo no campo da organização social e política. O guia está organizado em 5 seções que tratam da definição dos diferentes tipos de eventos escolares e acadêmicos, das etapas de planejamento e organização de um evento, das etapas da fase de execução e por fim da finalização e avaliação dos eventos realizados.
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    Gestempo: Tutorial de uso do Produto Educacional: aplicativo para gestão do tempo de estudos
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-02-16) Silva, Valmir Rogério e; Gaia, Rossana Viana
    O Produto Educacional (PE) Aplicativo “GesTempo” é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “Tecnologia, educação e trabalho no Ensino Médio Integrado: o fenômeno da aceleração social do tempo”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas, Campus Benedito Bentes. O PE se insere na área de concentração da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na linha de Pesquisa de Práticas Educativas em EPT e no macroprojeto de Práticas Educativas no Currículo Integrado. O Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas - NIT/PRPPI/IFAL, verificando o caráter inovador deste Produto Educacional, procedeu com o registro de programa de computador (Anexo A) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob no BR 51 2021 001715-3. A disseminação dos dispositivos móveis e a facilidade de manuseio de tais equipamentos pelos que vivenciam a cibercultura, permitem a criação de plataformas capazes de proporcionar maior interação e facilidade de acesso à informação. Este PE se destina a auxiliar estudantes do curso de nível Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Maceió, a administrar o tempo destinado à aprendizagem e utilizarem as tecnologias digitais (TD) como instrumentos de construção do conhecimento e aprendizagem autônoma. Embora tenha sido pensado para este público, alunos em outros níveis de ensino também podem se beneficiar do produto, pois contribui para organizar o cotidiano de estudos. É consensual que as TD subsidiam os processos educomunicativos e possibilitam a emancipação dos sujeitos através da disseminação de informações por aparatos tecnológicos como smartfones, tablets, notebooks e computadores ligados em rede. Compreendemos que este PE é uma ferramenta que contribui para entendimento sobre a aceleração social do tempo na sala de aula, suas implicações no ensino- aprendizagem e o seu impacto nos futuros trabalhadores da área de tecnologia.
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    Robôcactus
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-12-22) Ramos, Bruno Amorim
    O produto educacional Robôcactus exposto em formato de apostila digital apresenta conceitos sobre robótica, lógica de programação de computadores e robôs, Arduino, inteligência artificial e práticas de construção de robôs.
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    Atividades de aventura na natureza
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-09-20) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima, André Suêldo Tavares de
    Este E-book tem o intuito de contribuir na formação integrada de nível médio e efetivação das relações de trabalho, ciência e cultura no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, dentro e fora dos Institutos Federais. A concepção de ensino médio integrado busca a superação do dualismo educacional e a implementação de uma escola unitária, tendo o trabalho como princípio educativo. Esta integração é considerada uma prática educativa indispensável ao desenvolvimento integral dos estudantes, sobretudo de suas características intelectuais, éticas, políticas e sociais (SANT’ANA; LIMA; LEMOS, 2018). A contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com a transformação social são alguns dos princípios orientadores para a organização dos currículos da educação integrada (ARAÚJO et al., 2015). Nesse sentido, a prática educativa, pedagógica e curricular necessita estar sustentada por valores ético-políticos, históricos e científicos, numa perspectiva integradora e crítico-emancipatória. Entre essas práticas, podemos citar as Práticas Corporais de Aventura (PCA). CAETANO (2019) afirma sobre a importância das PCA na formação integrada profissional de nível médio em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando aponta algumas características inerentes a estas práticas, como: o desafio, a superação de limites, vasto potencial integrador, cooperação, solidariedade, a relação com o meio ambiente. Sendo assim, as PCA numa abordagem didática-pedagógica contribuirão para a formação integral do estudante. O autor ainda afirma que tal integração acontece a partir da relação dialógica das PCA com outros temas importantes, por exemplo, meio ambiente, sustentabilidade, valorização do campo, turismo rural ou agroecológico, ecoturismo e lazer. Assim, nossa colaboração para este projeto é aproximar o componente curricular Educação Física aos demais da formação geral e profissional, a partir da abordagem com as Atividades de Aventura na Natureza e seu enfoque interdisciplinar.
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    Conselho de campus Concamp
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-03) Araújo, Rosiene Silva; Meirelles, Nelson Vieira da Silva
    Esta cartilha é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo título é “Conselho Escolar na Rede de Educação Profissional e Tecnológica: Orientação à Participação Engajada no Conselho de Campus”. Nesta pesquisa, ficou constatado que apenas 16% dos alunos pesquisados conhecem o Concamp, e que 67% gostariam de participar mais dos processos decisórios da escola. Sendo assim, vamos conhecer aqui um pouco sobre o Concamp e assim ocuparmos esse espaço. Assim, esta cartilha aborda o funcionamento do Concamp - Conselho de Campus. Vamos aprender e compartilhar o que é o Concamp, para que serve e de que maneira participar.
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    Gestão democrática na EPT: espaçops de participação de pais ou responsáveis
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2024-03-20) Alencar, Rendrikson Gonçalves; Gomes, Jarbas Mauricio
    A gestão escolar ou gestão educacional configura uma mudança de contexto da educação brasileira, como um esforço de superação às teorias de administração em direção a uma abordagem mais dinâmica, participativa e democrática dos processos escolares e de ensino. A concepção de gestão escolar democrática está amparada na Constituição Federal de 1988, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei Federal 9.394/96) e sistematizada no Plano Nacional da Educação 2014-2024, por meio de diretrizes, metas e estratégias, para promoção de uma construção coletiva dos projetos e processos pedagógicos do ambiente escolar. Nesse contexto, democratizar a escola, torná-la uma instituição aberta à comunidade, passa pelo fortalecimento da participação dos pais ou responsáveis nos processos de gestão escolar. A participação destes na escola e na vida escolar dos estudantes tende a contribuir para o êxito na formação humana e profissional das novas gerações.
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    Guias Didáticos para o ensino de turismo acessível: reflexões a partir de problemas sobre a legislação referente às pessoas com deficiência e a acessibilidade
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2020-10-31) Fialho, Claudia Suzana Correia Lima; Moraes, Eduardo
    Esta pesquisa trata do ensino do turismo acessível, a partir da legislação referente às pessoas com deficiência, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, apoiada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e nos preceitos da pesquisa-ação. A pesquisa intenciona promover espaços de reflexão sobre o tema e, para tanto, desenvolveu dois produtos educacionais: o “Guia de Estudos de Turismo Acessível” e “Turismo Acessível: guia de orientações para professores” com o objetivo de auxiliar discentes e docentes no processo de ensino-aprendizagem. Na investigação, optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, utilizando a pesquisa documental e questionários para o diagnóstico inicial do perfil dos participantes, sendo eles alunos da disciplina de Legislação Aplicada ao Turismo, do terceiro ano do curso técnico de nível médio integrado em guia de turismo do IFAL, Campus Marechal Deodoro. Para a avaliação final do produto educacional, foram utilizados: o questionário, a observação e colaboração coletiva, além de questionários para o reconhecimento das condições de acessibilidade nos hotéis e museus de Maceió e Marechal Deodoro. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes não conhecia o tema, mas possuíam interesse em estudá-lo; que a metodologia adotada facilitou a aprendizagem e que o produto educacional ajudou os alunos a refletirem sobre o tema proposto. Evidenciam também que hotéis e museus ainda precisam empreender esforços para serem acessíveis, havendo, portanto, espaço e relevância para a aplicação do produto educacional, que contribuirá para a formação adequada dos futuros profissionais e de cidadãos sensíveis ao desafio de implementar a acessibilidade para todos.
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    Sequência Didática: o debate da filosofia crítica da tecnologia no ensino médio integrado
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2020-10-28) Caminha Neto, Aloisio Ribeiro; Castilho, Fábio Francisco de Almeida
    A sequência didática (SD) que apresentamos neste trabalho é um produto educacional, fruto da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, vinculado à área de Ensino da CAPES e ofertado no polo do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. A pesquisa resultou na dissertação intitulada: O debate da filosofia crítica da tecnologia no ensino médio integrado profissional através de uma sequência didática. O produto educacional foi elaborado para a prática didática na intervenção da pesquisa-ação, realizada com a participação de discentes de nível médio do IFAL cujo objetivo visa contribuir para o ensino e aprendizagem da Filosofia Crítica da Tecnologia nessa etapa escolar. A SD possui uma estrutura flexível que permite seu uso em diversos contextos de ensino e aprendizagem.
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    Turismo Acessível: Guia de orientações para professores
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2020-10-17) Fialho, Claudia Suzana Correia Lima; Moraes, Eduardo Cardoso
    Guia para a aplicação do produto educacional voltado ao turismo acessível.
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    Montagem e Programação de Robôs
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2020-05-30) Santos, Fernanda Cordeiro dos; Sobral Junior, Geraldo Alves
    Neste material apresentamos o desenvolvimento de uma oficina e de um tutorial de robótica educacional. A oficina e o tutorial são produtos educacionais frutos de pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com polo no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), que resultou na dissertação intitulada “Oficina de robótica educacional como mecanismo de articulação entre teoria e prática no curso Técnico em Eletrônica”. A oficina compreende todos os procedimentos e a dinâmica desenvolvidos durante a experiência educativa, enquanto o tutorial de montagem e programação de robôs se constitui um instrumento de suporte educacional, que pode ser utilizado na oficina para contribuir no processo de construção do conhecimento.
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    E-book: inovação e propriedade intelectual no Instituto Federal de Alagoas
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-03-20) Moraes, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo; Lima, André Suêldo Tavares de Lima
    Neste e-book apresentamos noções básicas sobre propriedade intelectual e inovação, considerando as leis, notícias e publicações científicas acerca do assunto. Trata-se de um produto educacional oriundo da pesquisa do Mestrado em Rede do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) com título CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: PROPOSTA DE E-BOOK PARA DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Para fins de produção deste e-book, o público-alvo que contribuiu para sua construção foram pesquisadores(as) orientadores(as), bolsistas e voluntários(as) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Devido a importância do tema, os conhecimentos compartilhados neste material podem ser disponibilizados para toda sociedade. Elaboramos esta proposta com o objetivo de proporcionar um aprendizado inicial sobre inovação e propriedade intelectual para os sujeitos que desenvolvem pesquisa aplicada no IFAL para que possam, além de conhecerem sobre os processos de registros que envolvem a pesquisa aplicada, reflitam sobre a finalidade do produto e/ou processo no setor acadêmico e/ou produtivo, construindo saberes importantes para a atuação profissional dos(as) envolvidos(as), considerando o trabalho como princípio educativo e o objetivo de formação integral dos(as) discentes da instituição. Este trabalho apoia o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFAL em sua missão de acompanhar as ações de inovação tecnológica nos diversos campos da ciência, tecnologia e inovação em que o IFAL atua, de promover a proteção das invenções e a transferência de tecnologia, através de ambiente cooperativo entre a instituição, setor produtivo, órgãos governamentais e a sociedade e ainda de contribuir com o desenvolvimento cultural, tecnológico e socioeconômico em âmbito local, nacional e internacional. Buscamos este formato de disseminação do conteúdo pela facilidade na comunicação das informações, linguagem clara e objetiva com visual leve e atraente para o(a) leitor(a). Salientamos que este material contém links que direcionam para um conhecimento mais amplo sobre o assunto para os(as) que desejarem. Esperamos que este produto seja socialmente útil. Boa leitura!
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    Sequência Didática: Proposta para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2020-10-13) Santos, Deyvison Campos dos
    Esta pesquisa, no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, contempla o processo de desenvolvimento e avaliação do Produto Educacional (PE) “Sequência Didática: proposta para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho”. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma Sequência Didática (SD) para abordagem dos temas HIV e AIDS em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho, com vistas à prática educativa voltada à qualificação profissional e à preparação para o exercício da cidadania. A pesquisa possui abordagem qualitativa e o método de estudo é o da pesquisa-ação colaborativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários-perfis, questionários de satisfação e diários reflexivos. A SD desenvolvida foi avaliada a partir de eixos descritores por professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho. A pergunta investigativa que orienta o trabalho é “como professores de um curso técnico de nível médio subsequente em Segurança do Trabalho avaliam uma proposta de abordagem dos temas HIV e AIDS voltada à produção de materiais de ordem didática e pedagógica pelos TST em formação?”. Tem-se como resultados o julgamento da SD de modo positivo pelos colaboradores- avaliadores, tendo havido também pontos avaliados de modo neutro por um dos avaliadores, entre os vinte itens/aspectos do material, e nenhum item/aspecto foi avaliado negativamente. A participação dos professores no processo de apreciação e avaliação da SD mostrou-se como um contributo ao desenvolvimento profissional docente. À guisa de conclusão, entende-se que a SD desenvolvida configura-se como uma ferramenta para abordagem dos temas HIV e AIDS, em cursos técnicos de nível médio em Segurança do Trabalho com vistas ao desenvolvimento de habilidades profissionais e à construção de saberes necessários ao exercício da cidadania. Outras conclusões oriundas da investigação são: i) o ensino na Educação Profissional e Tecnológica é condicionado por questões políticas e por diferentes perspectivas teóricas; ii) os Institutos Federais propõem-se a formar os sujeitos integralmente, motivando a atuação de professores e de suas práticas pedagógicas consonantes com os princípios da omnilateralidade; iii) o desenvolvimento de um PE, no âmbito da formação docente, deve se prestar ao atendimento das especificidades da EPT na Rede Federal de Ensino por professores da carreira EBTT.