Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Item A transversalidade da educação ambiental: da teoria à prática(2024) Bomfim, Deisy AnnyA Educação Ambiental (EA) é essencial no contexto atual, destacando-se diante de desafios globais como o consumo excessivo, desmatamento e poluição. Eventos como a Conferência de Estocolmo (1972) e a COP 27 (2022) evidenciam os avanços em desenvolvimento sustentável. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) enfrenta dificuldades, como a falta de formação docente e a priorização de outros conteúdos escolares. Embora a EA desempenhe um papel central na integração entre sociedade e natureza, sua aplicação nas escolas é frequentemente pontual e limitada, enfrentando obstáculos como o uso de métodos tradicionais e a ausência de projetos integrados. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi realizar um diagnóstico situacional da EA nos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e incentivar sua implementação na instituição. A pesquisa foi exploratória, classificada como bibliográfica e documental, aplicada nos 15 campi do Ifal que oferecem Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A coleta de dados incluiu análise de documentos oficiais, bibliografia recente e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para identificar projetos relacionados à EA. No ensino, foi realizada uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), o que possibilitou identificar que a temática ambiental é abordada de forma desigual ao comparar intercursos e intra-cursos em diferentes campi. A análise dos PPCs indica que a educação ambiental está presente, mas necessita de maior consistência e profundidade. Termos como "Educação Ambiental" e "Sustentabilidade" são mais comuns em cursos agrícolas e ambientais, enquanto áreas tecnológicas apresentam pouca integração. Um questionário foi validado por meio da Técnica Delphi, aplicado posteriormente aos docentes. O processo de validação resultou em um questionário utilizado para avaliar a efetiva implementação da EA no Ifal e o posicionamento dos docentes em relação às práticas de sustentabilidade adotadas em seu cotidiano. A aplicação do método Delphi aprimorou o questionário, especialmente em pertinência e clareza das questões. Os principais ajustes no questionário concentraram-se na substituição de termos, conferindo mais objetividade ao instrumento de análise. O método Delphi possibilitou a produção de um instrumento de pesquisa apto a identificar a realidade da prática da EA no Ifal e a traçar um perfil do corpo docente em relação à implementação de atividades educativas voltadas à EA. Quanto à extensão, os resultados mostram que o Ifal promove a EA por meio de ações concentradas em alguns campi e categorias específicas. Contudo, observou-se uma queda dessas ações nos últimos três anos, possivelmente devido à pandemia. Além disso, foi elaborado um curso de formação em EA para os professores do Ifal, visando ao aperfeiçoamento na abordagem de questões ambientais. Nesse sentido, é crucial disseminar informações e promover atitudes responsáveis que ajudem no desenvolvimento de alunos como cidadãos conscientes. Sendo assim, ferramentas de aprendizagem devem proporcionar maior liberdade e autonomia, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e compreendam a realidade em que estão inseridos. Relatórios técnicos com as conclusões da pesquisa foram produzidos e disponibilizados à instituição, visando colaborar com futuras iniciativas de EA no ensino, pesquisa e extensão.Item Atividades de aventura na natureza(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-09-20) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima, André Suêldo Tavares deEste E-book tem o intuito de contribuir na formação integrada de nível médio e efetivação das relações de trabalho, ciência e cultura no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, dentro e fora dos Institutos Federais. A concepção de ensino médio integrado busca a superação do dualismo educacional e a implementação de uma escola unitária, tendo o trabalho como princípio educativo. Esta integração é considerada uma prática educativa indispensável ao desenvolvimento integral dos estudantes, sobretudo de suas características intelectuais, éticas, políticas e sociais (SANT’ANA; LIMA; LEMOS, 2018). A contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com a transformação social são alguns dos princípios orientadores para a organização dos currículos da educação integrada (ARAÚJO et al., 2015). Nesse sentido, a prática educativa, pedagógica e curricular necessita estar sustentada por valores ético-políticos, históricos e científicos, numa perspectiva integradora e crítico-emancipatória. Entre essas práticas, podemos citar as Práticas Corporais de Aventura (PCA). CAETANO (2019) afirma sobre a importância das PCA na formação integrada profissional de nível médio em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando aponta algumas características inerentes a estas práticas, como: o desafio, a superação de limites, vasto potencial integrador, cooperação, solidariedade, a relação com o meio ambiente. Sendo assim, as PCA numa abordagem didática-pedagógica contribuirão para a formação integral do estudante. O autor ainda afirma que tal integração acontece a partir da relação dialógica das PCA com outros temas importantes, por exemplo, meio ambiente, sustentabilidade, valorização do campo, turismo rural ou agroecológico, ecoturismo e lazer. Assim, nossa colaboração para este projeto é aproximar o componente curricular Educação Física aos demais da formação geral e profissional, a partir da abordagem com as Atividades de Aventura na Natureza e seu enfoque interdisciplinar.Item Atividades de aventura na natureza: possibilidades interdisciplinar no ensino médio integrado(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-06-20) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima, André Sueldo Tavares deEste E-book tem o intuito de contribuir na formação integrada de nível médio e efetivação das relações de trabalho, ciência e cultura no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, dentro e fora dos Institutos Federais. A concepção de ensino médio integrado busca a superação do dualismo educacional e a implementação de uma escola unitária, tendo o trabalho como princípio educativo. Esta integração é considerada uma prática educativa indispensável ao desenvolvimento integral dos estudantes, sobretudo de suas características intelectuais, éticas, políticas e sociais (SANT’ANA; LIMA; LEMOS, 2018). A contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com a transformação social são alguns dos princípios orientadores para a organização dos currículos da educação integrada (ARAÚJO et al., 2015). Nesse sentido, a prática educativa, pedagógica e curricular necessita estar sustentada por valores ético-políticos, históricos e científicos, numa perspectiva integradora e crítico-emancipatória. Entre essas práticas, podemos citar as Práticas Corporais de Aventura (PCA). CAETANO (2019) afirma sobre a importância das PCA na formação integrada profissional de nível médio em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando aponta algumas características inerentes a estas práticas, como: o desafio, a superação de limites, vasto potencial integrador, cooperação, solidariedade, a relação com o meio ambiente. Sendo assim, as PCA numa abordagem didática-pedagógica contribuirão para a formação integral do estudante. O autor ainda afirma que tal integração acontece a partir da relação dialógica das PCA com outros temas importantes, por exemplo, meio ambiente, sustentabilidade, valorização do campo, turismo rural ou agroecológico, ecoturismo e lazer. Assim, nossa colaboração para este projeto é aproximar o componente curricular Educação Física aos demais da formação geral e profissional, a partir da abordagem com as Atividades de Aventura na Natureza e seu enfoque interdisciplinar.Item Caderno (auto) reflexivo do/a pedagogo/a: impressões de um pesquisador-pedagogo na Rede Federal de Ensino(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2024-10-20) Lima, Jeorge Venancio de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de SousaO Produto Educacional integra uma pesquisa mais ampliada, que está encartado na dissertação de mestrado de Jeorge Venancio, intitulada: “O papel do/a pedagogo/a no processo de planejamento curricular integrado na Rede Federal de Ensino.” No trabalho apresentado, a partir de dados colhidos e analisados, os autores estabelecem reflexões sobre o relevante papel do/a pedagogo/a na Rede Federal de Ensino, a partir de uma pesquisa de campo, integrada com o método da pesquisa-ação e instrumentos alinhados aos propósitos da pesquisa, com pedagogos/as de um dos campi do Ifal, bem como por meio da avaliação do Produto por parte de outros/as pedagogos/as de outros campi, para, enfim, proceder-se à validação do PE, que se deu no momento da defesa pública, pela Banca Examinadora.Item Caderno de boas-vindas: manual de informações acadêmicas(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-03-26) Souza, Victor Hugo Santos de; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste caderno de informações é um produto educacional criado para os estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional (EJA/EPT) no curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Piranhas. O caderno apresenta informações sobre o IFAL e o curso, em que os temas e os textos foram organizados com o objetivo de favorecer o compartilhamento de informações sobre a proposta do curso e sobre como funciona a vida acadêmica do estudante da EJA/EPT na instituição, facilitando o atendimento das necessidades informacionais ligadas ao seu contexto escolar. O caderno está dividido em quatro seções. Na primeira seção, são apresentados os conceitos e premissas sobre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional no que se refere ao ingresso, à permanência e ao êxito na instituição, bem como informações relacionadas ao funcionamento do ensino, da pesquisa e da extensão. A segunda seção trata dos dados sobre o IFAL e o Campus Piranhas relativos à oferta dos cursos, quantitativo de estudantes e instalações do campus. A terceira seção traz as orientações detalhadas sobre o curso Técnico em Alimentos, a identificação do curso e a habilitação da formação profissional. Apresenta, ainda, a quantidade de componentes curriculares por cada eixo de formação e as áreas de atuação profissional e os conhecimentos aprendidos. Na última seção, são apresentadas as principais informações sobre os protocolos acadêmicos referentes à matrícula, à renovação de matrícula, ao trancamento, à reabertura de matrícula e à solicitação do diploma. Espera-se que esse Produto Educacional possibilite o acesso às informações da vida acadêmica de forma mais dinâmica e atendendo às necessidades educacionais do estudante da EJA/EPT no Ifal.Item Caderno Reflexivo: crime, sistema prisional e trabalho prisional(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-12-19) Leite, Rafael Félix; Melo, Beatriz MedeirosEste Caderno Reflexivo que ora apresentamos particularmente a docentes do Ensino Médio Integrado, mas que esperamos que ultrapasse os muros da Educação Profissional e Tecnológica, foi elaborado a partir de dois importantes fundamentos. De um lado, a clareza sobre a urgência da efetivação de uma educação integral que caminhe na contra-corrente de uma educação dualista, fragmentada e fragmentária, e amplie a compreensão de nossos estudantes sobre os mecanismos de exploração e produção de desigualdades. De outro, do compromisso com uma educação intercultural que reconheça a realidade multicultural, conceda espaço às diferenças, bem como ao reconhecimento do processo de reprodução da dominação que se desdobrou ao longo da história na esteira do processo de colonização. Foi produzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica dos Institutos Federais, um programa organizado em rede nacional, pertencente à área de Ensino, e cujo objetivo último é contribuir para o aperfeiçoamento dos espaços educativos na Educação Profissional e Tecnológica. É produto de investigação de mestrado realizada durante quase 3 anos de forma colaborativa, conduzida através dos princípios da investigação-ação-participativa. O material está organizado em 3 seções. Na primeira, o crime é apresentado enquanto fenômeno social e são discutidas perspectivas sobre o papel do sistema de justiça nos sistemas republicanos democráticos, destacando-se aí seu caráter seletivo. Na segunda seção, são apresentados e discutidos dados sobre a organização do sistema, apontando para a expressão, representatividade e características das pessoas privadas de liberdade, no Brasil e em Alagoas. Nesse momento, são evidenciados o encarceramento em massa, a ineficácia do sistema, bem como sua racialização e a situação particular das mulheres encarceradas. Na terceira seção, as condições e sentidos do trabalho no sistema prisional são historicizados e atualizados, e então a punição, o controle sobre a força de trabalho e a ressocialização são pautados.Item Canteiros de plantas medicinais como espaços pedagógicos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-06-28) Santos, Pablo Rodrigo MouraO presente trabalho objetivou discutir o uso de um canteiro de plantas medicinais como espaço pedagógico e como recurso didático para o Cursos Técnicos em Enfermagem. Abordando a importância do tema numa perspectiva incentivada pela própria legislação pátria e também pela utilização dessas plantas num contexto popular, buscou-se agregar ciência com a cultura, categorias indissociáveis da formação humana na Educação Profissional e Tecnológica. Através da estruturação de um canteiro didático, pretendeu-se também refletir acerca de valores notáveis e importantes para os nossos dias, como: sustentabilidade, biodiversidade, inclusão social, cuidados com a saúde e valorização do saber popular no meio acadêmico. Para tanto, o estudo se assumiu como uma pesquisa-ação e, através de uma abordagem quantiqualitativa com viés colaborativo, investigou-se a percepção de docentes e discentes do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem do IFAL – Campus Benedito Bentes sobre a importância das plantas medicinais, bem como a realização de oficinas para a construção de um canteiro didático, de modo que todos os esforços conspiraram para uma maior promoção acerca da reflexão sobre o assunto. Os dados obtidos foram tratados e submetidos à análise de conteúdo e, ao final, foram compilados e desenvolveu-se uma cartilha eletrônica, como produto educacional, para utilização na manutenção do novo espaço pedagógico, bem como para quem assim desejar construir canteiros didáticos de plantas medicinais. Constatou-se que os resultados da pesquisa alcançaram seus objetivos propostos, contribuindo para disponibilização de um novo espaço formal da educação ao Campus, possibilitando a conjugação dos valores culturais com a aplicação científica das plantas medicinais.Item Cartilha básica sobre cooperativismo: uma abordagem simples sobre história, princípios e tipos de cooperativismo(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-02-20) Santos, Acácio Bento dos; Meirelles, Nelson Vieira da SilvaO cooperativismo é um tipo de organização que busca resolver questões sociais, culturais e financeiras por meio da colaboração entre seus membros. As cooperativas trabalham em conjunto para promover o bem-estar coletivo em detrimento das vantagens individuais. Os fundamentos do cooperativismo, sua evolução e variedades são abordados nesta cartilha, perpassando pela história, desde suas origens até sua em todo o mundo. O cooperativismo também foi/é importante no Brasil. Vamos examinar a evolução do cooperativismo também no âmbito brasileiro, enfatizando os marcos significativos e como eles se integraram à sociedade.Item Cartilha Etnozootécnica para o ensino de agroecologia(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-09-22) Silva, Washington Luiz Santos da; Meirelles, Nelson Vieira da SilvaEsta Cartilha foi idealizada com o intuito de valorizar os conhecimentos do povo rural, com seus costumes e crenças (principalmente no que se refere à criação animal). Suas superstições podem ser as mais variadas possíveis indo desde ao uso de um simples chá até a ut i l i z a ç ã o de benzedura s provenientes do Catimbó e do Curandeirismo popular. Todos estes conhecimentos são passados de geração em geração sem ter algum aval científico, porém, segundo o povo, com resultados positivos e certos. Estar ciente do uso deste conhecimento popular é valorizar a história de um povo que resiste aos avanços da ciência e mantém no seu dia-a-dia a sua maneira simples de ser.Item Cartilha Legal: inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-05-22) Souza, Jairo José de; Moraes, Eduardo CardosoApresentamos a Cartilha Legal: inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas, que tem o propósito de orientar gestores, professores, demais educadores e alunos a ter posturas inclusivas no trato com o aluno com necessidades educacionais específicas. Cada vez mais temos em nossas unidades escolares uma pluralidade e diversidade de alunos, requerendo que, nesse contexto, é preciso estar apto para incluir enquanto gestor, enquanto docente, enquanto educador e enquanto aluno. Precisamos educar em plenitude. Todos incluindo todos. Buscamos nessa ferramenta educacional envolver também a questão da legislação. Como cobrar direitos, se estes não são populares? A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, dispõe que é dever do Estado garantir “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Já nos artigos 205 e 206, assegura que “a Educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho” e “a igualdade de condições de acesso e permanência na escola”. Basta apenas a Constituição Federal para que qualquer cidadão exija uma educação inclusiva em nossas escolas. E temos muito mais em termos de legislação. Isso representa que essas leis precisam ser discutidas nos ambientes escolares, a fim de que a inclusão prevista legalmente alcance o estágio de realidade. A lei inclui; a desinformação exclui.Item Catálogo dos Produtos Educacinais e Tecnológicos dos Mestrados Profissionais do Instituto Federal de Alagoas - IFAL(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-09-02) Silva, Adriana Rodrigues da; Castilho, Fábio Francisco de AlmeidaPrezado(a) leitor(a), o presente Catálogo é o Produto Educacional da pesquisa de mestrado intitulada: “Os Mestrados Profissionais do Ifal e seus PE’s e PTT’s: A verticalização do ensino e a pesquisa enquanto princípio pedagógico”, realizada por Adriana Rodrigues de Oliveira da Silva, discente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas, IFAL, e seu orientador Fábio Francisco de Almeida Castilho, Campus Benedito Bentes. Este material foi elaborado com o objetivo de tornar os programas stricto sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) mais conhecidos, a partir da produção dos dois cursos de Mestrado Profissional existentes na instituição: o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais – Ppgtec. Inicialmente, você conhecerá um pouco sobre os Mestrados Profissionais do IFAL. Em seguida, você encontrará as definições de como se constituem os produtos educacionais e os produtos técnico-tecnológicos no âmbito desses dois programas. O critério de escolha dos produtos descritos neste catálogo estão de acordo com a qualidade técnica e/ou científica, ou a relevância de cada produto educacional (PE) e de cada produto técnico tecnológico(PTT) dos Mestrados Profissionais do IFAL. Foram mapeados alguns exemplos de PE’s e PTT’s que comprovam a relevância desses produtos, ao considerar os campos de conhecimento, a fundamentação teórica e metodológica dos produtos dos Mestrados Profissionais do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, bem como a educação profissional e tecnológica - a EPT e as tecnologias ambientais. Boa leitura a todos!Item Círculos de leitura: possibilidades de desenvolvimento do letramento literário no ensino médio integrado ao técnico(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-04-24) Ferraz, Edleuza Lima; Cavalcanti, Ricardo Jorge Lima de SouzaO Produto Educacional "Círculos de leitura: possibilidades de desenvolvimento do letramento literário no ensino médio integrado ao técnico" tem a intenção de oferecer ao/à professor/a do Ensino Médio Integrado, mais especificamente, aquele/a de Língua Portuguesa e de Literatura, e a todos/as aqueles/as que se apropriam da condição de agentes de letramento, uma alternativa para ser utilizada com os/as estudantes, a fim de que vejam a leitura literária como algo interessante, prazeroso e cheio de boas perspectivas. O PE em tela foi desenvolvido no âmbito do ProfEPT/Ifal.Item Conceitos da EPT em quadrinhos: uma proposta de popularização do conhecimento científico(INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS, 2024-09-30) Marques, Itajaci Meiri MarquesA presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, através da ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a investigação se propôs a responder à seguinte questão de pesquisa: como a ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a EPT pode contribuir significativamente para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas do Ifal, Campus Maceió? Este estudo ancorou-se em uma base teórica, fundamentada nos pressupostos de autores como Kuenzer (1992), Saviani (1994; 2007), Gramsci (1977), Ramos (2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Manacorda (2010), Pacheco (2011; 2012), entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a compreensão e análise dos dados coletados. A pesquisa adotou uma abordagem quanti- qualitativa, utilizando como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários direcionada aos discentes da turma do 1º ano, cujas respostas foram posteriormente analisadas e discutidas à luz do referencial teórico estabelecido. Os resultados da pesquisa destacaram a importância dos estudantes conhecerem os fundamentos conceituais de seu curso. No entanto, em relação à relevância do trabalho, o estudo revelou que essa dimensão ainda está predominantemente focada no aspecto histórico, em detrimento do aspecto ontológico. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um produto educacional voltado para as bases conceituais do Ensino Médio Integrado à EPT, através da sistematização de cinco encontros mediados por um roteiro. Esse produto educacional visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda, especialmente, da dimensão do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, este trabalho oferece contribuições teóricas para o campo da EPT, além de apresentar uma aplicação prática desses conceitos por meio do desenvolvimento do mencionado produto educacional, uma revista de História em Quadrinhos (HQs).Item Conhecendo a Política Nacional de Recursos Hídricos - Lei 9.433/97 adaptada para alunos surdos(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-10-26) Lenin, Mendes Costa; Fiori, Ana Paula Santos de MeloEste Produto Educacional traz uma abordagem clara e direta, com comentários especiais acompanhados de ilustrações dos principais conceitos previstos na Lei de Recursos Hídricos. Como Produto Educacional, a cartilha faz uma adaptação, para alunos surdos, da Lei n. 9.433/1997 que aborda a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) no Brasil, proporcionando uma melhor aprendizagem para alunos surdos e ouvintes e demais profissionais e estudiosos da área.Item Conselho de campus Concamp(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-03-03) Araújo, Rosiene Silva; Meirelles, Nelson Vieira da SilvaEsta cartilha é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo título é “Conselho Escolar na Rede de Educação Profissional e Tecnológica: Orientação à Participação Engajada no Conselho de Campus”. Nesta pesquisa, ficou constatado que apenas 16% dos alunos pesquisados conhecem o Concamp, e que 67% gostariam de participar mais dos processos decisórios da escola. Sendo assim, vamos conhecer aqui um pouco sobre o Concamp e assim ocuparmos esse espaço. Assim, esta cartilha aborda o funcionamento do Concamp - Conselho de Campus. Vamos aprender e compartilhar o que é o Concamp, para que serve e de que maneira participar.Item Curadoria de conteúdo para área da Agroecologia(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-06-20) Rocha, Renata Maria Wanderley da; Lima Filho, Adalberon Moreira deNeste trabalho, propõe-se instrumento de organização do ensino na educação profissional e tecnológica que auxilia os para uma Curadoria de Conteúdo destinada do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, a partir da experiência da implementação de uma curadoria de conteúdo do componente curricular Introdução à Agroecologia do núcleo profissional do Curso Técnico de Agroecologia integrado ao Ensino Médio ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas- Campus Piranhas. A proposta do roteiro visa a servir a criação de um ambiente confiável, adequado com parâmetros que permitam a seleção e busca ativa de conteúdos que poderão ser usados no processo de construção da aprendizagem. A fim de garantir não só a qualidade do material, mas também sua integração ao contexto de sala de aula e à intencionalidade pedagógica. O roteiro trata de 2 etapas, que são expressas por meio de um infográfico, uma união entre texto e elementos visuais para transmitir as etapas de criação da curadoria e a outra com a demonstração dos passos a passo do processo de curadoria. Aqui, buscamos estabelecer diretrizes que possam servir como padrões de qualidade para a curadoria de conteúdo na educação profissional.Item Deixa de Migué! Oficina Interdisciplinar de Educação Midiática na EPT(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-06-27) Deliê, Acássia; Fiori, Ana Paula Santos de MeloEste encarte compõe o produto educacional associado à dissertação Educação Midiática no contexto da EPT: uma proposta de ensino no IFAL — Campus Marechal Deodoro, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) em 2023. A partir de uma pesquisa-ação realizada com estudantes do curso técnico integrado em Guia de Turismo do IFAL — Campus Marechal Deodoro, nasceu a Oficina Pedagógica Interdisciplinar Deixa de Migué!, detalhada nas próximas seções. Aqui você vai encontrar um pacote com quatro arquivos digitais: 1) as etapas da Oficina Deixa de Migué!, distribuídas em três dias, totalizando 5 horas de atividades em sala de aula; 2) os materiais didáticos de apoio para o primeiro dia de atividades da oficina; 3) os materiais de apoio para o segundo dia de atividades; e 4) um bônus para um encerramento alternativo, caso seja possível. Os materiais de apoio podem ser acessados via QR Code e são apresentados em formato .ppt (powerpoint), com possibilidade de edição pelos educadores que escolherem ministrar a oficinaItem Desatando os nós da colonialidade: o gênero portfólio na formação continuada de professoras/es de língua espanhola(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-05-23) Santos, Gustavo Correia dos; Cavalcanti, Ricardo Jorge de SousaPortfólio: desatando os nós da colonialidade: o gênero portfólio na formação continuada de professoras/es de língua espanholaItem Do digital ao real: modelagem 3D e prototipagem maker na eletrotécnica(2025-04-09) Alcantara, Eurlles Canuto deA sequência didática aborda a educação na era digital, destacando metodologias ativas como ferramentas essenciais para o ensino moderno. A Cultura Maker é enfatizada como uma abordagem prática para o desenvolvimento de habilidades, apoiada pela implementação de laboratórios Maker no ensino federal. Além disso, são discutidos os desafios e soluções das metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a importância da sequência didática no ensino. O segundo módulo revisa conteúdos fundamentais, como os componentes básicos de circuitos elétricos, geração de energia eólica e conversão de movimento em eletricidade. Também aborda o desenho 2D como base para projetos técnicos e o funcionamento de impressoras 3D. No terceiro módulo, os alunos aprendem a modelagem 3D utilizando o Tinkercad, desde a criação da base até o design das pás do microaerogerador. O quarto módulo foca na materialização do projeto, detalhando o funcionamento da impressora 3D, a troca de filamento, a calibração da mesa de impressão e o processo de fatiamento para impressão. Por fim, no quinto módulo, os alunos conectam os componentes eletrônicos ao aerogerador, testando a conversão da energia eólica em eletricidade. O objetivo final é construir um microaerogerador funcional utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.Item Documentário: Campi Centenários do IFAL como lugares de memória e de identidade(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2023-02-10) Santos, Gerônimo Vicente dos; Meirelles , Nelson Vieira da SilvaA pesquisa teve como objeto de estudo os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió e Satuba, ambos com mais de 100 anos de existência. Esse período secular ensejou a prática do esquecimento de um passado construído e entrelaçado por variadas gerações de servidores, estudantes e integrantes da comunidade externa. O objetivo geral da pesquisa foi produzir, como material educativo, um documentário sobre os campi centenários do Instituto Federal de Alagoas como lugares de memória e de identidade. Entre os objetivos específicos foram focalizados, a intenção de despertar em servidores (as), alunos (as) e nos demais públicos de interesses, lembranças e sentimento de pertencimento institucional e propor sugestões de serviços de estímulo à memória e à preservação institucional que poderão ser agregadas à estrutura de salvaguarda documental e material do Ifal. O trabalho apresenta, como produto educacional, um documentário, com 35 minutos de duração, cujo conteúdo tem enfoque na história da educação profissional e tecnológica integrante da rede pública federal em Alagoas com depoimentos de atores sociais envolvidos nas reminiscências das unidades de ensino do Ifal em Maceió e Satuba. Com a pesquisa buscou-se resultados acerca da preservação e do resgate de elementos que configuram a memória institucional dos campi pioneiros da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Estado. O estudo investigativo, do tipo pesquisa ação colaborativa apresentou a abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram na coleta de dados, a observação, as referências teóricas, a entrevista oral, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, atividades essas aplicadas junto à comunidade acadêmica, egressos(as) e ex-servidores (as). A pesquisa diagnóstica teve a participação de 63 entrevistados, sendo 43 deles responderam por meio de questionários digitais e 20, por intermédio de entrevistas orais. Como resultado, constatou-se uma indefinição sobre o armazenamento da memória institucional nos campi Maceió e Satuba. Verificou-se a ausência da preservação institucional como objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e se registrou relaxamento quanto à organização e ao controle da salvaguarda da memória institucional em ambas as gestões das unidades de ensino pesquisadas