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Item A transversalidade da educação ambiental: da teoria à prática(2024) Bomfim, Deisy AnnyA Educação Ambiental (EA) é essencial no contexto atual, destacando-se diante de desafios globais como o consumo excessivo, desmatamento e poluição. Eventos como a Conferência de Estocolmo (1972) e a COP 27 (2022) evidenciam os avanços em desenvolvimento sustentável. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) enfrenta dificuldades, como a falta de formação docente e a priorização de outros conteúdos escolares. Embora a EA desempenhe um papel central na integração entre sociedade e natureza, sua aplicação nas escolas é frequentemente pontual e limitada, enfrentando obstáculos como o uso de métodos tradicionais e a ausência de projetos integrados. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi realizar um diagnóstico situacional da EA nos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e incentivar sua implementação na instituição. A pesquisa foi exploratória, classificada como bibliográfica e documental, aplicada nos 15 campi do Ifal que oferecem Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A coleta de dados incluiu análise de documentos oficiais, bibliografia recente e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para identificar projetos relacionados à EA. No ensino, foi realizada uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), o que possibilitou identificar que a temática ambiental é abordada de forma desigual ao comparar intercursos e intra-cursos em diferentes campi. A análise dos PPCs indica que a educação ambiental está presente, mas necessita de maior consistência e profundidade. Termos como "Educação Ambiental" e "Sustentabilidade" são mais comuns em cursos agrícolas e ambientais, enquanto áreas tecnológicas apresentam pouca integração. Um questionário foi validado por meio da Técnica Delphi, aplicado posteriormente aos docentes. O processo de validação resultou em um questionário utilizado para avaliar a efetiva implementação da EA no Ifal e o posicionamento dos docentes em relação às práticas de sustentabilidade adotadas em seu cotidiano. A aplicação do método Delphi aprimorou o questionário, especialmente em pertinência e clareza das questões. Os principais ajustes no questionário concentraram-se na substituição de termos, conferindo mais objetividade ao instrumento de análise. O método Delphi possibilitou a produção de um instrumento de pesquisa apto a identificar a realidade da prática da EA no Ifal e a traçar um perfil do corpo docente em relação à implementação de atividades educativas voltadas à EA. Quanto à extensão, os resultados mostram que o Ifal promove a EA por meio de ações concentradas em alguns campi e categorias específicas. Contudo, observou-se uma queda dessas ações nos últimos três anos, possivelmente devido à pandemia. Além disso, foi elaborado um curso de formação em EA para os professores do Ifal, visando ao aperfeiçoamento na abordagem de questões ambientais. Nesse sentido, é crucial disseminar informações e promover atitudes responsáveis que ajudem no desenvolvimento de alunos como cidadãos conscientes. Sendo assim, ferramentas de aprendizagem devem proporcionar maior liberdade e autonomia, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e compreendam a realidade em que estão inseridos. Relatórios técnicos com as conclusões da pesquisa foram produzidos e disponibilizados à instituição, visando colaborar com futuras iniciativas de EA no ensino, pesquisa e extensão.Item Absorvente reutilizável de tecido(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-30) Silva, Mércia Dark Bastos da; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro daProduto desenvolvido para servir como modelo para futuras produções por pessoas menstruantes ou outras que tenham interesse.Item Alimentação escolar sustentável: receitas com PANC(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-01-28) Amorim, Paloma Sena; Calheiros, Altanys SIlvaAs Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são ricas em nutrientes, sabor e sustentabilidade, muitas vezes esquecidas ou subutilizadas. Essas plantas oferecem uma alternativa saudável e acessível para enriquecer a alimentação escolar, ao mesmo tempo em que promovem a agricultura sustentável e a valorização da biodiversidade local. Com esse pensamento, apresento o produto “Alimentação Escolar Sustentável: Receitas com PANC”, um livro que busca explorar o potencial dessas plantas no cardápio escolar, originado da dissertação de mestrado da discente Paloma Sena Amorim, sob orientação do professor Dr. Altanys Silva Calheiros, defendida em 28 de janeiro de 2025, no Programa de Pós-Graduação Tecnologias Ambientais, modalidade Mestrado Profissional, do Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro, vinculado à área de concentração em Tecnologias Ambientais, e linha de atuação em Manejo e Monitoramento Ambiental. A proposta é proporcionar receitas criativas e nutritivas, acessíveis e que incentivem a educação alimentar desde cedo, valorizando o que é natural, saudável e sustentável. Este livro foi pensado para que educadores, nutricionistas, merendeiras e todos os envolvidos na alimentação escolar possam incorporar as PANC na merenda de forma simples e prática, promovendo uma alimentação mais equilibrada e respeitosa com o meio ambiente. Convido você, leitor, a descobrir o sabor e os benefícios das PANC, e a transformar a merenda escolar em um espaço de aprendizado e nutrição para nossas crianças. As receitas foram cuidadosamente criadas pela nutricionista e gastróloga Paloma, unindo sabor, criatividade e saúde para encantar e nutrir os pequenos.Item Análise econômica da cultura da alface em sistema orgânico de produção cultivada em diferentes coberturas do solo na região semiárida de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-30) Barros, José Anderson Soares; Cavalcante, Marcelo; Souza, José Wandson Lourenço deProjeto Agreste Rural, criado no ano de 2018, quando do início da parceria entre a iniciativa privada, através da Empresa Agreste Saneamento S/A e o serviço público com a Prefeitura Municipal de Arapiraca/AL, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Inicialmente trabalhou- se com alface em campo, posteriormente com pimentão, pepino japonês, abobrinha, todos os trabalhos sem resultados científicos, os quais se iniciaram a partir do ano de 2019. A disponibilização das mantas geossintéticas ocorre de forma gratuita, para agricultores da região agreste de Alagoas, por intermédio da Prefeitura de Arapiraca, que cadastra os agricultores interessados, fornece a orientação técnica de preparo e utilização, bem como, fornece a assistência técnica gratuita para os agricultores da região de Arapiraca. As mantas podem ser adquiridas, entrando-se em contato com a Prefeitura de Arapiraca, através do e-mail institucional smdr@gestao.arapiraca.al.gov.br, bem como, se dirigindo até o centro administrativo Antônio Pereira Rocha, localizado na rua samaritana no 1.185, bairro Santa Edwiges, na secretaria de desenvolvimento rural.Item Anuário de Sustentabilidade das Unidades Agroindustriais Sucroenergéticas de Alagoas(2022-09-30) Cardoso, Michelle da Silva; Prates, Fabiano Barbosa de SouzaO presente Anuário é um produto desenvolvido a partir da dissertação apresentada ao mestrado profissional do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, através do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais - PPGTEC e tem por objetivo gerar um diagnóstico de Sustentabilidade das Unidades Agroindustriais Sucroenergéticas - UAS do Estado de Alagoas apresentando um panorama da sustentabilidade, vislumbrando a adoção futura pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) para a construção de base de dados obtidas a cada ano que for replicado. O Anuário é de simples compreensão, exige conscientização e dedicação dos atores que constroem o setor agroindustrial sucroenergético no Estado, e a percepção que a Sustentabilidade é um processo de melhoria contínua alicerçados em base conceitual, que possibilita a implementação de um agir sustentável no cotidiano e mensuração da Sustentabilidade através da checagem anual.Item Avaliação da viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção de piso intertravado com agregado da concha de sururu(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Tenório, Arthur Amaral Batista; Marques, Sheyla Karolina JustinoEste catálogo apresenta os principais resultados e conclusões do estudo que avaliou a viabilidade de utilizar conchas de Sururu como substituto do agregado miúdo no concreto para piso intertravado. O objetivo principal foi buscar uma abordagem sustentável, considerando aspectos técnicos, econômicos e ambientais. Para alcançar esse objetivo, foram conduzidos testes laboratoriais para avaliar as propriedades físicas e mecânicas das conchas, bem como análises comparativas de custos e estimativas do ciclo de vida. O estudo teve como foco promover práticas energéticas na cons- trução civil, valorizando resíduos e adotando princípios da Economia Circular. A metodologia empregada foi dividida em três etapas distintas. Na primeira etapa, realizou-se a caracterização das conchas, com análises físico-químicas, incluindo Análise Granulométrica, Análise Química por Fluorescência de Raios X (FRX), Difração de Raios X (DRX) e Análise Termogravimétrica (TG). Na segunda etapa, deniu-se o traço do concreto para o piso intertravado, levando em consideração o desempenho desejado. O traço calculado em massa foi de 1:0,77:2,33:1,11:0,43 (cimento: areia: pó de brita: brita 0: água). Além disso, foram investigadas diferentes composições de substituição do agregado miúdo, variando de 2,5% a 10,0%. Por m, na terceira etapa, foram realizados os ensaios laboratoriais com as unidades amostrais para mensurar as propriedades físicas do piso intertravado. Foram avaliados os ensaios de resistência à compressão e absorção de água. Os resultados obtidos demonstraram a relevância do estudo no desenvolvimento de novos materiais técnicos para o mercado de piso intertravado. A incorporação dos grãos de concha de Sururu mostrou-se viável e promissora, com potencial para reduzir a demanda por agregados naturais e valorizar o subproduto da cadeia extrativista. Essa abordagem sustentável não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também apresenta benefícios econômicos, especialmente ao considerar a utilização dos grãos de Sururu ensacados. A comercialização desse subproduto pode gerar receita adicional e promover o desenvolvimento econômico local. Em conclusão, o estudo destacou a viabilidade técnica, econômica e ambiental da substituição parcial da areia por grãos de Sururu na confecção de pisos intertravados. A pesquisa contribuiu para o avanço do conhecimento e abriu caminho para novas possibilidades na indústria da construção civil, valorizando subprodutos e promovendo a sustentabilidade.Item Boletim Técnico - Pesca de arrasto de camarões no Povoado Pontal do Peba, Piaçabuçu, Alagoas - Brasil: possíveis soluções para os desafios sociais, econômicos e ambientais(2023-07-25) Calazans, Elíne Monteiro; Araujo, Daniel de Magalhães; Tamano, Luana Tieko OmenaO PPT, desenvolvido a partir dos relatos dos pescadores entrevistados, é uma ferramenta estratégica que visa orientar políticas públicas e capacitar a comunidade local. Sua finalidade é oferecer dados concisos para impulsionar melhorias ambientais, sociais e econômicas, promovendo o desenvolvimento sustentável e envolver associações locais na resolução ativa de problemas.Item Boletim Técnico – Monitoramento de glifosato no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) por cromatografia de íons com supressão química e detector de condutividade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Novais, José Fábio Felix de; Lima, Phabyanno RodriguesO estudo do glifosato e íons de interesse de saúde pública fornece dados da qualidade água, e quando comparado com legislação vigente, fomenta informações para órgãos ambientais municipais e estaduais, favorecendo a comunidade circunvizinha a região do CELMM.Item Cactos medicinais do Brasil(2023-01-27) Silva, Karine Gabriela Santos; Melo, Joabe Gomes deEste livro busca registrar os conhecimentos tradicionais e populares a cerca das espécies da família Cactaceae que são utilizadas medicinalmente no Brasil, de modo a contribuir com a conservação do meio ambiente, das espécies e com a perpetuação das práticas sustentáveis por gerações. Como forma de expandir conhecimentos para que mais pessoas conheçam os cactos e saibam que são plantas que vão além do uso ornamental e da alimentação (ambos mais popularmente conhecidos), mas que também estão presentes na área da saúde, utilizados medicinalmente para tratar uma diversidade de enfermidades. O livro reúne as informações adquiridas ao longo do desenvolvimento da pesquisa, com base nas informações dos artigos levantados. Devido ser um recorte da literatura, algumas informações das monografias das espécies não foram possíveis mensurar. Contudo, este livro se mostra como uma forma de devolver à sociedade um produto com os etnoconhecimentos transmitidos até a atualidade, unindo os saberes de todas as cinco regiões do Brasil, contribuindo para que se perpetuem e que haja uma valorização da família Cactaceae. São apresentadas aqui as monografias das espécies de cactos medicinais ocorrentes no Brasil, descrevendo seus usos, modos de preparo, partes utilizadas da planta, nome científico e popular, mapa de distribuição da espécie no país, imagem e curiosidades e outros usos; além de uma introdução sobre a família, informações sobre como cuidar de um cacto, informações sobre a conservação dessas espécie, algumas receitas medicinais e alimentícias.Item Canteiros de plantas medicinais como espaços pedagógicos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-06-28) Santos, Pablo Rodrigo MouraO presente trabalho objetivou discutir o uso de um canteiro de plantas medicinais como espaço pedagógico e como recurso didático para o Cursos Técnicos em Enfermagem. Abordando a importância do tema numa perspectiva incentivada pela própria legislação pátria e também pela utilização dessas plantas num contexto popular, buscou-se agregar ciência com a cultura, categorias indissociáveis da formação humana na Educação Profissional e Tecnológica. Através da estruturação de um canteiro didático, pretendeu-se também refletir acerca de valores notáveis e importantes para os nossos dias, como: sustentabilidade, biodiversidade, inclusão social, cuidados com a saúde e valorização do saber popular no meio acadêmico. Para tanto, o estudo se assumiu como uma pesquisa-ação e, através de uma abordagem quantiqualitativa com viés colaborativo, investigou-se a percepção de docentes e discentes do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem do IFAL – Campus Benedito Bentes sobre a importância das plantas medicinais, bem como a realização de oficinas para a construção de um canteiro didático, de modo que todos os esforços conspiraram para uma maior promoção acerca da reflexão sobre o assunto. Os dados obtidos foram tratados e submetidos à análise de conteúdo e, ao final, foram compilados e desenvolveu-se uma cartilha eletrônica, como produto educacional, para utilização na manutenção do novo espaço pedagógico, bem como para quem assim desejar construir canteiros didáticos de plantas medicinais. Constatou-se que os resultados da pesquisa alcançaram seus objetivos propostos, contribuindo para disponibilização de um novo espaço formal da educação ao Campus, possibilitando a conjugação dos valores culturais com a aplicação científica das plantas medicinais.Item Como construir uma cabine de cultivo indoor para microverdes com automação IOT(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-30) Vieira, Lucas Bryan Lima; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro daEste manual descreve todas as informações para o desenvolvimento de uma fábrica de plantas com iluminação artificial (PFAL) para cultivar microverdes. Em complemento, apresenta tutorial para implementação de servidor para monitoramento do sistema.Item Conceitos da EPT em quadrinhos: uma proposta de popularização do conhecimento científico(INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS, 2024-09-30) Marques, Itajaci Meiri MarquesA presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, através da ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a investigação se propôs a responder à seguinte questão de pesquisa: como a ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a EPT pode contribuir significativamente para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas do Ifal, Campus Maceió? Este estudo ancorou-se em uma base teórica, fundamentada nos pressupostos de autores como Kuenzer (1992), Saviani (1994; 2007), Gramsci (1977), Ramos (2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Manacorda (2010), Pacheco (2011; 2012), entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a compreensão e análise dos dados coletados. A pesquisa adotou uma abordagem quanti- qualitativa, utilizando como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários direcionada aos discentes da turma do 1º ano, cujas respostas foram posteriormente analisadas e discutidas à luz do referencial teórico estabelecido. Os resultados da pesquisa destacaram a importância dos estudantes conhecerem os fundamentos conceituais de seu curso. No entanto, em relação à relevância do trabalho, o estudo revelou que essa dimensão ainda está predominantemente focada no aspecto histórico, em detrimento do aspecto ontológico. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um produto educacional voltado para as bases conceituais do Ensino Médio Integrado à EPT, através da sistematização de cinco encontros mediados por um roteiro. Esse produto educacional visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda, especialmente, da dimensão do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, este trabalho oferece contribuições teóricas para o campo da EPT, além de apresentar uma aplicação prática desses conceitos por meio do desenvolvimento do mencionado produto educacional, uma revista de História em Quadrinhos (HQs).Item Condições higiênico-sanitárias do sururu comercializado em feiras livres nas Cidades do entorno das Lagunas Mundaú e Manguaba, Alagoas - Brasil(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Lucena, Vívian da Silva Santos; Araujo, Daniel de MagalhãesO sururu (Mytella falcata) é um molusco de grande importância para Alagoas. Extraído do Complexo E s t u a r i n o - L a g u n a r M u n d a ú - Manguaba (CELMM), mai s especificamente das lagunas que o nomeiam, o sururu é essencial para a subsistência e geração de renda para dezenas de milhares de famílias que vivem no entorno desse ecossistema (PALMEIRA et al., 2016), localizado na porção centro sul do litoral alagoano (SILVA e FERREIRA, 2018). Aliado à relevância socioeconômica, o protagonismo do molusco em diversos aspectos da cultura local contribuiu para o seu reconhecimento como patrimônio imaterial do estado (BEZERRA e SILVA- NETO, 2014). Assim como acontece com outros recursos pesqueiros oriundos do CELMM, a comercialização do sururu ocorre, principalmente, nas feiras livres dos municípios que o margeiam. Associadas às várias opções de preparo e à fácil aceitação pelos mais variados paladares, as indicações do molusco como fonte de macronutrientes, vitaminas e minerais reforçam, cada vez mais, os motivos para incluí-lo no cardápio de alagoanos e turistas (BEZERRA e SILVA-NETO, 2014; SANTOS et al., 2014; CORREIA et al., 2018). Embora a inclusão do sururu na dieta apresente inúmeras vantagens, alguns fatores devem ser considerados para que o alimento seja consumido com segurança. Moluscos bivalves como o sururu têm como característica a alimentação baseada na filtração de partículas suspensas no meio aquático (BRUSCA e BRUSCA, 2007), tornando-os suscetíveis à incorporação de contaminantes, tanto pelo que é ingerido quanto pela porção solúvel na água (RAINBOW, 2002). Essa condição demanda atenção especial, considerando a vulnerabilidade do CELMM a ações antrópicas negativas, como o lançamento de esgotos sanitários e efluentes industriais não tratados, bem como fertilizantes e agroquímicos utilizados na agricultura da cana-de-açúcar, e disposição inadequada de resíduos domiciliares (CORREIA e FRAGOSO JR., 2011; WANDERLEY et al., 2020). Todavia, não são apenas as condições do ambiente de pesca que determinam a qualidade higiênico-sanitária do produto que é posto à venda. A forma como o sururu é manipulado durante as etapas subsequentes a sua coleta, tais como cozimento, desconchamento, pesagem e embalagem (FREIRE, SILVA e SOUZA, 2011; SANTOS et al., 2014), bem como a maneira na qual o produto final é disposto nos locais de comercialização, são igualmente relevantes para garantir a segurança do alimento, considerando a sua propensão à proliferação de microrganismos patogênicos, como vírus e bactérias (CROVATO et al., 2017). Diante do contexto exposto, a partir do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais do Instituto Federal de Alagoas, realizou-se um diagnóstico das condições higiênico-sanitárias sob as quais o sururu é comercializado nas feiras livres dos municípios banhados pelas lagunas Mundaú e Manguaba, tendo como instrumento norteador a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no 216, de 15 de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (BRASIL, 2004). Todos os resultados podem ser consultados, de forma detalhada, na dissertação de mestrado que deu origem aos dados aqui apresentados (LUCENA, 2022). No entanto, com o intuito de auxiliar o poder público a planejar o reordenamento das feiras em questão, apresentam-se, resumidamente, no presente documento, algumas sugestões que podem nortear as adequações necessárias.Item Do digital ao real: modelagem 3D e prototipagem maker na eletrotécnica(2025-04-09) Alcantara, Eurlles Canuto deA sequência didática aborda a educação na era digital, destacando metodologias ativas como ferramentas essenciais para o ensino moderno. A Cultura Maker é enfatizada como uma abordagem prática para o desenvolvimento de habilidades, apoiada pela implementação de laboratórios Maker no ensino federal. Além disso, são discutidos os desafios e soluções das metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a importância da sequência didática no ensino. O segundo módulo revisa conteúdos fundamentais, como os componentes básicos de circuitos elétricos, geração de energia eólica e conversão de movimento em eletricidade. Também aborda o desenho 2D como base para projetos técnicos e o funcionamento de impressoras 3D. No terceiro módulo, os alunos aprendem a modelagem 3D utilizando o Tinkercad, desde a criação da base até o design das pás do microaerogerador. O quarto módulo foca na materialização do projeto, detalhando o funcionamento da impressora 3D, a troca de filamento, a calibração da mesa de impressão e o processo de fatiamento para impressão. Por fim, no quinto módulo, os alunos conectam os componentes eletrônicos ao aerogerador, testando a conversão da energia eólica em eletricidade. O objetivo final é construir um microaerogerador funcional utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.Item Educação para a conservação: ictiofauna e pesca de camarões no ambiente escolar(2023-07-25) Calazans, Elíne Monteiro; Araujo, Daniel de Magalhães; Tamano, Luana Tieko OmenaO material didático intitulado “Educação para a conservação: ictiofauna e pesca de camarões no ambiente escolar” visa abordar um tema de grande relevância na região costeira de Alagoas. O Pontal do Peba, localizado no extremo sul do estado, possui grande importância para a pesca de arrasto direcionada aos camarões, uma atividade econômica fundamental para a comunidade local. Entretanto, essa prática de pesca provoca impactos significativos no meio ambiente e na vida marinha, especialmente na ictiofauna, que é constituída por diferentes espécies de peixes. Os estudantes da Escola Municipal Deputado João Beltrão, localizada na comunidade do Pontal do Peba, em sua maioria, têm uma forte ligação com a vida marinha e a atividade de pesca. Essa sequência didática busca envolver de maneira específica os alunos do Ensino Fundamental em um processo de aprendizagem prática e relevante, atrelando o conteúdo com a vida cotidiana da comunidade local. A pesca de arrasto de camarões, apesar de contribuir de modo significativo como fonte de renda, enfrenta críticas no que concerne aos seus impactos ambientais, como a captura acidental de diversas espécies de peixes que não são alvo da pesca. Muitas dessas espécies desempenham um papel fundamental do ponto de vista ecológico. Com isso, torna-se fundamental que os alunos compreendam não apenas os desafios ecológicos associados à pesca de arrasto de camarões, mas, principalmente, o potencial de ação e conscientização que podem exercer como cidadãos. Durante a condução da sequência didática, os alunos serão estimulados a explorar, conhecer, refletir e, por fim, a agir de forma sustentável, com o objetivo de preservar a ictiofauna e o ecossistema marinho do Pontal do Peba. Espera-se que o material elaborado possa servir como suporte para os professores do Ensino Fundamental, auxiliando-os na inserção e abordagem do tópico da ictiofauna associada à pesca de camarão em suas aulas de Ciências. Isso tem como objetivo despertar o interesse dos alunos e envolvê-los em um processo de aprendizagem prática e relevante, ao mesmo tempo em que contribui para a sensibilização da população local e sua integração com o ecossistema e as questões ambientais.Item Ginástica laboral para os servidores do Instituto Federal de Alagoas(2023-03-30) Santos, Josimar Barbosa dosEsta pesquisa aborda a ginástica laboral como prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, seus benefícios na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção de um maior bem-estar físico e emocional do trabalhador. O trabalho teve como objetivo verificar os benefícios da ginástica laboral na qualidade de vida no trabalho dos servidores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Coruripe, no que se refere à diminuição do quadro de dor e desconforto corporal. Para tanto, identificou-se o nível de prática de atividade física e de comportamento sedentário, bem como, analisou-se a sensação de desconforto/dores corporais antes e depois das oficinas de ginástica laboral. Procedendo desse modo, as necessidades formativas e corpóreas dos participantes, relacionadas à temática abordada, foram melhor atendidas pelas oficinas de ginástica laboral, as quais tiveram suas etapas documentadas a partir do registro fotográfico e anotação, base para a elaboração de um produto educacional capaz de nortear futuras aplicações das oficinas. Este estudo é de natureza quali-quantitativa e seu desenvolvimento ocorreu por meio da pesquisa-ação, na qual os participantes foram agentes ativos das decisões tomadas. A amostra foi composta por 38 participantes selecionados de forma casual simples, a partir de um nível de confiabilidade de 90% e uma margem de erro de 6%. A coleta dos dados ocorreu por questionários aplicados virtualmente: questionário internacional de atividade física – versão curta (Anexo A) e o questionário de desconforto/dor corporal (Anexo B). Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e tabulados com a utilização de planilha do Excel. Constatou-se que somente 50% praticavam semanalmente, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada e, apenas, 18% praticavam semanalmente, pelo menos, 75 minutos, evidenciando que a grande maioria do público-alvo atingiu níveis inferiores aos recomendados pela OMS para adultos. Com relação ao comportamento sedentário, 50% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados durante a semana e no final de semana 55% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados. Além disso, no diagnóstico inicial, 75% indicaram sentir desconforto/dor em 5 ou mais regiões corporais (em diferentes graus). Já na análise comparativa dos dados de desconforto/dor corporal da aplicação e reaplicação do questionário, 43,5% obteve redução, com outros 43,5% ocorreu aumento e para os 13% restantes houve a manutenção dos níveis de desconforto/dor corporal. As ações da presente dissertação propiciaram, além das experiências formativas inerentes à ginástica laboral e correlatas, momentos de educação em promoção da saúde e ações de incentivo a um estilo de vida mais ativo fisicamente. Espera-se que esta produção ajude a colocar academicamente ainda mais em evidência o tema da qualidade de vida no trabalho, algo de extrema relevância para se alcançar melhorias nos ambientes laborais das instituições de ensino de nosso país.Item Guia para acesso ao minicurso “Inclusão", cultura surda e noções de libras no Ifal(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-12-14) Carvalho, Ermans QuintelaEste Produto Educacional (PE) resulta da pesquisa “A promoção da acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões sobre cultura surda e Libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Alagoas, na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e em seu macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti. Dada a escassez de materiais de Libras direcionados aos discentes do Ifal que foi constatada pelos professores de Libras e pelo Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Maceió do Ifal, a pesquisa e o presente Produto Educacional foram desenvolvidos visando a colaborar com o ensino-aprendizagem da Libras no Ifal. O presente Guia é um material educacional construído com a função de auxiliar e orientar o acesso ao minicurso ofertado no AVA Google Classroom (Google Sala de Aula), de maneira a ser utilizado como suporte na trajetória de aprendizagem dos discentes do Ifal. O PE se materializou na criação do minicurso bilíngue (em Língua Portuguesa e em Libras), intitulado “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal”, com a finalidade de promover a aprendizagem acerca da cultura surda e noções de Libras a discentes do Ifal e o intuito de auxiliar o processo de inclusão dos alunos surdos no Ifal e na sociedade, de um modo geral. Nesse minicurso, são contempladas discussões sobre processos histórico-legais da inclusão do surdo no Brasil, as especificidades linguísticas, culturais e identitárias da comunidade surda, bem como o ensino básico de Libras, considerando o trabalho como princípio educativo, no contexto investigativo de formação com vistas ao mundo do trabalho.Item Manual de boas práticas de manipulação para comercialização de Sururu em feiras livres(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Lucena, Vívian da Silva Santos; Araujo, Daniel de MagalhãesEsta cartilha é resultado da dissertação de Mestrado da discente Vívian da Silva Santos Lucena, desenvolvida junto ao Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTEC) do Instituto Federal de Alagoas, com o tema: “Boas práticas de manipulação, condições higiênico- sanitárias e composição mineral de sururu (Mytella falcata) comercializado em feiras livres de Alagoas”, que apresenta um diagnóstico das condições higiênico-sanitárias sob as quais o sururu é comercializado nas feiras livres dos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, Satuba e Rio Largo, que compõem o Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM). A cartilha foi fragmentada em sete capítulos, idealizados para auxiliar os feirantes que comercializam sururu nas feiras livres de Alagoas. A adoção das boas práticas aqui expostas favorecerá a oferta de um alimento mais seguro aos consumidores. Todas as recomendações foram baseadas nos requisitos mínimos de higiene, manipulação e armazenamento exigidos na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que norteia os serviços de alimentação no Brasil.Item Manual de práticas sustentáveis na hotelaria(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-29) Maia, Carolina Ferreira Simon; Tonholo, JosealdoO turismo possui importante contribuição para a economia mundial, com geração de emprego e renda, em negócios diretos e indiretos. Conforme dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), nos anos de 2018 e 2019 ele representou 10,4% do produto interno bruto (PIB) mundial, responden- do por uma em cada dez vagas de emprego e mais de 320 milhões de postos de trabalho (WTTC, 2021). De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), em 2018 no Brasil, esta atividade atingiu 8,1% de participação no PIB nacional, gerando US$ 152,5 bilhões em receita. Isto correspondeu ao equivalente a 7,5% do número total de vagas para postos de trabalho daquele ano, confirmando sua contribui- ção para o crescimento e desenvolvimento do país, por atrair milhares de visitantes e dinamizar a economia nacional (MTur, 2019). Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) o ano de 2020 trazia expectativa de expansão e crescimento para várias atividades turísticas entre elas a hoteleira. Porém, em meados de março desse ano, com a necessidade de paralização de grande parte dos equipamentos turísticos (devido à COVID-19) as previsões foram anuladas, resultando em desestabilização do setor e incerteza sobre o prazo para seu reequilíbrio (FGV, 2020a). Ao mesmo tempo em que este cenário pandêmico de perdas expressivas se apresenta, consumidores aumentam seu grau de exigência sobre quesitos como segurança quanto à saúde humana e responsabilidade sobre o uso correto de recursos onde, neste caso, a sustentabilidade ambiental protagoniza um importante papel no setor de viagens. Surge a urgência de, com uma gestão sustentável, 'reconstruir melhor' as organizações, com a preocupação crescente em torno das questões climáticas, ambientais e sociais (WTTC, 2021). O turismo é reconhecido como fator-chave para contribuir no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e de suas 169 metas associados, pois desempenha um importante papel na criação de oportunidades de emprego, erradicação da pobreza, na promoção da igualdade de gênero e na preservação e promoção dos recursos naturais, além de fortalecer as relações de paz em todo o mundo(ABDOU et al., 2020). Neste contexto, os meios de hospedagem precisam assegurarua sustentabilidade por meio de estratégias que reduzam seus custos, otimizem seus recursos e possibilitem desenvolver vantagens competitivas, pois “novas características de comportamento social serão impostas à sociedade no período pós-pandemia, que promoverão mudanças em vários modelos de negócios e nos postos de trabalho” (FGV, 2020b). O presente estudo, reconhecendo a eminente necessidade de uma atividade hoteleira sustentável, realizou um levantamento bibliográfico para sintetizar e analisar a literatura mundial existente e o cenário empresarial, sobre a adoção de práticas e tecnologias socioambientais em suas dinâmicas e a implementação de mudanças em suas culturas organizacionais para melhorar seus resultados, reduzir seus impactos negativos e aumentar sua competitividade.Item Manual de produção de absorventes reutilizáveis de tecido(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-30) Silva, Mércia Dark Bastos da; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro daEste manual fornece um guia passo a passo para a produção sustentável de absorventes reutilizáveis de tecido, visando capacitar empreendedores locais na fabricação de produtos eco-amigáveis, assim como dar oportunidade de pessoas menstruantes em vulnerabilidade possam produzir seus próprios absorventes.
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