TCC Ensino das Ciências e Matemática
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Navegando TCC Ensino das Ciências e Matemática por Departamento "Campus Murici"
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Item Aprendizagem baseada em problematização para ensino de genética na educação básica: uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Correia, Barbara Virginia Mendonca da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160A Genética em sua essência busca despertar a abordagem investigativa do aluno, sendo uma ferramenta de letramento científico importante. Tradicionalmente, as práticas pedagógicas do ensino de Genética na educação básica centram-se em aulas expositivas, reprodução de conceitos e resolução de exercícios para validação da aprendizagem. O distanciamento da metodologia de aprendizagem se reflete na dificuldade dos alunos em contextualizar temáticas interdisciplinares e transdisciplinares da Genética, tais como o conceito de raça, cor de pele e seus impactos na temática de diversidade étnico-racial. Nesse sentido, o uso de metodologias ativas visa modificar esse cenário através de estratégias didáticas com foco no protagonismo do aluno e promoção do letramento científico. Dentre as diversas estratégias metodológicas, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) destaca-se como uma importante alternativa para o professor, devido ao senso investigativo inerente a abordagem de ensino. Nesta metodologia, o problema é o ponto fundamental do processo de ensino e o aluno deve desenvolver a habilidade de elaborar hipóteses, testar, coletar dados, discutir e tomar decisões, aplicar seus conhecimentos para solucioná-lo. A partir dessa problemática, este estudo tem por objetivo elaborar uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática usando a metodologia de ABP para o ensino da temática étnico-racial nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo é de natureza qualitativa, como objetivo descrito. Para o planejamento da sequência didática foram empregadas as concepções aprendizagem preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiência, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-2008), bem como a perspectiva freiriana da autonomia (Paulo Freire, 1921-1997)Item Contribuições do Kahoot para o ensino-aprendizagem: uma análise das possibilidades(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-05) Silva, José Balbino dos Santos da; Andrade, Victor Hugo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4718983315200733; Santos, Allan Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/8695305865567407; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Herbert Nunes de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4602159770025420O século XXI foi marcado pelas mudanças socioculturais influenciadas principalmente pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as quais estão cada vez mais presentes em quase todas as camadas da sociedade, portanto, a escola precisa se modificar para receber e integrar os novos alunos, os quais já nasceram imersos no mundo e na linguagem proporcionada pelas novas tecnologias. Com o surgimento da tecnologia digital, diferentes tipos de recursos educacionais podem ser usados para enriquecer o conteúdo do ensino em sala de aula e auxiliar o professor para tornar suas aulas menos cansativas. O Kahoot! é um desses recursos que pode ser utilizado como uma estratégia de ensino para promover a compreensão e assimilação do conteúdo da sala de aula, seja presencial ou online. Diante desse cenário, é fundamental aprofundar a compreensão das contribuições do Kahoot para o ensino-aprendizagem, a fim de fornecer subsídios para a adoção e o uso efetivo dessa ferramenta pelos educadores. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os estudos mais recentes e relevantes sobre o tema, visando identificar as possibilidades e as limitações do uso do Kahoot no contexto educacional. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de uma busca em bases de dados como Periódicos Capes e Google Acadêmico, empregando os termos, "Kahoot", "gamificação", "ensino-aprendizagem". Os resultados encontrados nesta pesquisa mostram que apesar de o Kahoot apresentar algumas limitações, a ferramenta se mostrou um ambiente gamificado, inovador, atrativo e desafiador, que pode potencializar o ensino-aprendizagem, e contribui para a motivação, concentração engajamento dos alunos, e ainda pode ser usado em qualquer disciplina e nível educacional.Item Criação e aplicação de jogos no ensino da álgebra(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Souza, Joice dos Reis; Silva, Gelsivanio Souza da; http://lattes.cnpq.br/7969278773981649; Brito, Fernando Valério Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8744081127449326; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580Este estudo quantitativo e descritivo investigou o impacto da criação e aplicação de jogos matemáticos, desenvolvidos por alunos do 9o ano, na compreensão e no desempenho nos tópicos: frações, equações fracionárias, equações do 1o e 2o grau. Realizado em uma escola pública de Maceió, a pesquisa envolveu questionários pré e pós-implementação dos jogos, além da realização de uma Feira dos Jogos Matemáticos. Os resultados revelaram melhorias no entendimento e na resolução de problemas matemáticos após a intervenção, indicando um aumento de 156,1% na média das notas dos alunos. A abordagem lúdica e criativa na aprendizagem demonstrou-se eficaz, promovendo não só o domínio dos conceitos, mas também habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade, sugerindo o potencial dos jogos educativos como estratégia promissora no ensino da matemática.Item O ensino de ciências e as metodologias da problematização frente às tentativas de integração curricular(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-29) Oliveira, Carlos Henrique Araújo de; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A integração entre metodologias ativas e a progressão curricular no ensino fundamental é uma temática complexa e dinâmica no cenário educacional contemporâneo, bem como a articulação dessa progressão com a inserção de metodologias ativas. Com isso, este estudo busca compreender a implementação dessas práticas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente em Ciências da Natureza, em consonância com as mudanças na organização curricular, especialmente delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a discussão sobre a integração entre a progressão e a organização curricular, aliada à eficácia das práticas metodológicas. No que se refere à metodologia do estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, buscando características detalhadas dos fenômenos e identificação de correlações entre variáveis. A abordagem qualitativa foi escolhida para promover diversidade e flexibilidade na compreensão das perspectivas analisadas. A pesquisa bibliográfica foi conduzida na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abrangendo o período de 2017 a 2023. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da análise de conteúdo guiada por Bardin (2016). Os resultados revelam duas categorias principais: metodologias ativas da problematização com foco em integração curricular e outros modelos de aprendizagem ativa com foco em integração curricular. As teses exploram a aplicação dessas metodologias, destacando a importância da integração curricular, autonomia do aluno e pensamento crítico. Conclui-se que a interligação entre metodologias ativas, progressão curricular e BNCC é vital para uma abordagem educacional mais eficaz e holística. A falta de estudos que abordem simultaneamente esses elementos destaca a necessidade de promover uma mudança de paradigma na pesquisa educacional, incentivando a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e a superação das resistências à mudança nas estruturas tradicionais. Essa abordagem pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada do processo educacional e preparar os alunos para os desafios do século XXI.Item O ensino de frações por meio de jogos: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-29) Araujo, Lívia Danielle da Silva; Silva, Ewerton Roosewelt Bernardo da; http://lattes.cnpq.br/8543155357044958; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947Sabe-se que números racionais são a base de diversos conteúdos matemáticos e a compreensão desses números, em sua forma fracionária, é essencial para o desenvolvimento matemático dos alunos em diversos níveis de ensino. Enquanto os jogos apresentam-se como alternativa no ensino de matemática, os baixos índices apresentados no último IDEB de 2021 em relação ao conhecimento matemático, mais especificamente sobre frações, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desse estudo. Como metodologia, essa pesquisa teve como foco os trabalhos desenvolvidos em âmbito nacional, assim foi utilizada como fonte de pesquisas o catálogo de teses e dissertações da CAPES, no qual foi feita uma revisão sistemática da literatura, tendo sido adotado o protocolo de acordo com Kitchenham (2004), tudo isso com o intuito de verificar se e quais jogos matemáticos estão sendo inseridos no processo de ensino e aprendizagem de frações e os resultados obtidos. De acordo com as obras analisadas, o ensino de frações por meio de jogos concretos ou digitais apresentam resultados satisfatórios. Assim, concluiu-se que tal metodologia deve ser considerada na ação docente.Item Um relato de experiência com o Clube de Astronomia Isaac Newton(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-15) Silva, Cassio Fagundes da; Claudino, Elder de Souza; http://lattes.cnpq.br/4002114603054127; Silva Júnior, Manoel Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7261766909005536; Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9079269033055248A curiosidade e o fascínio pelos conhecimentos astronômicos são desde a Pré- história, evidências disso, são as pinturas rupestres de constelações encontradas em cavernas, outro forte indício de que se tinha interesse pela astronomia é o monumento megalítico “Stonehenge” localizado no sul da Inglaterra usado para permitir observações dos solstícios de verão e inverno. No Brasil o ensino de astronomia foi trazido pelos jesuítas em 1534, mas não era um ensino baseado em experimentação, só a partir do século XVI com auxílio do telescópio, começou a busca da explicação da relação dos fenômenos astronômicos com a dinâmica da vida, da terra e do cosmo. Nos dias atuais o ensino de astronomia está presente nos livros de ciências da natureza para alunos do ensino básico, mas o grande desafio para os professores de ciências é como ensinar essa ciência para os estudantes na sala de aula. Assim, o objetivo desse artigo é mostrar que o “Clube de Astronomia” pode ser usado pelos professores como uma grande ferramenta de ensino astronômico, repleta de metodologias ativas que tem como principais objetivos: desenvolver e despertar o senso crítico e cientifico dos estudantes; despertar o protagonismo juvenil; disseminar o ensino de astronomia e astronáutica entre a sociedade; desenvolver as habilidades necessárias para compreensão da vida e do cosmo.Item Relato de experiência: Horta escolar como metodologia ativa para Educação Ambiental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Andrade, Cassiana Janile; Mota, Maria Danielle Araújo; http://lattes.cnpq.br/9647457248949178; Santana, Ana Júlia Soares; http://lattes.cnpq.br/9388380353261180; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978O presente estudo salienta a horta escolar como uma metodologia ativa para Educação Ambiental (EA) em uma Escola de Ensino em Tempo Integral, visando demonstrar a prática e sua importância sobre as temáticas ambientais. Tendo como objetivo destacar as contribuições e desafios da horta escolar como metodologia ativa nos processos de ensino e aprendizagem acerca da EA, visando destacar a importância da horta como metodologia ativa no ensino desta temática. A metodologia empregada neste relato de experiência envolveu uma abordagem descritivo-exploratória de natureza qualitativa. Explora a importância das práticas para o ensino da educação ambiental, enfatizando a necessidade de estratégias que engajem os alunos nesses temas cruciais para o contexto global. A construção da horta foi uma experiência colaborativa, em que os estudantes não apenas aprenderam sobre cultivo, solo e cuidado com o ambiente, mas também desenvolveram liderança e trabalho em equipe. A reutilização de garrafas PET como material para a horta evidenciou a importância da sustentabilidade e da redução de resíduos. Além disso, o projeto incentivou a interação entre os estudantes, promovendo a troca de informações construtivas. Os resultados indicaram que a prática de Educação Ambiental, quando incorporada ao currículo escolar, pode estimular a consciência ambiental nos discentes, inspirando-os a adotar atitudes sustentáveis. A experiência teve impacto positivo, evidenciando a relevância de abordar metodologias ativas e acessíveis para discutir e aprender sobre questões ambientais em todos os níveis educacionais. Contudo, o presente estudo teve seus desafios e limitações, que foi o tempo para a construção da horta e horário adequado para execução. Tais desafios não impediram o bom andamento e desenvolvimento do projeto. Assim sendo, o objetivo pretendido foi alcançado, porém ressalta-se a importância de mais estudos que envolvam as temáticas ambientais abordadas de forma prática e acessível aos estudantes em todos os níveis educacionais.Item Sequência didática para o ensino da queda dos corpos com auxílio da plataforma de simulação VPYTHON(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-31) Silva, Pedro Henrique Ferreira da; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Silva Junior, Cícero Julião da; http://lattes.cnpq.br/6493829167422238; Matsumoto, Edson MonteiroEste trabalho apresenta uma proposta de sequência didática integrada a um produto educacional, visando aprimorar o entendimento dos alunos acerca dos conceitos relacionados à queda dos corpos. Pautamos nossa discussão em torno da aprendizagem desse fenômeno, abrangendo seu desenvolvimento histórico, formalismo físico-matemático e destacando a relevância da inserção da tecnologia no ensino de Física, especialmente no uso de simulações como recurso pedagógico. Ademais, elaboramos uma sequência didática integrada a um produto educacional, desenvolvido na plataforma VPhyton, junto a um roteiro de prática experimental. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa aplicada. A combinação do produto educacional com a sequência didática oferece um suporte significativo tanto para os docentes quanto para os discentes da educação básica, no que diz respeito ao ensino da queda dos corpos, bem como é uma poderosa ferramenta para desafiar e corrigir concepções do senso comum sobre esse tema.Item Temáticas do ensino de biologia relacionadas a alfabetização científica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-19) Freitas, Heloisa de Almeida; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Vilaça, Fabiana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0666609059760660; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582A Alfabetização Científica (AC) está constantemente presente nos estudos da área de Educação em Ciências vinculada a objetivos voltados para as ações educacionais em que se pretende formar estudantes que compreendam os elementos do conhecimento científico e seu uso para análise e tomada de decisões. O objetivo deste estudo foi mapear os trabalhos publicados (dissertações e teses) entre 2012-2022 sobre temáticas do ensino da Biologia relacionadas a Alfabetização Científica. Foi realizado um mapeamento por estudos (dissertações e teses) que fizeram uso de alfabetização científica no ensino da biologia publicados entre 2012-2022. Para isso, utilizou-se a base de dados BDTD. Após a aplicação dos critérios de critérios de inclusão e exclusão, previamente estabelecidos, foram analisadas 68 pesquisas (dissertações e teses), com 25% publicadas no ano de 2020. Quanto ao “enfoque das pesquisas" foram indicados que genética (13%) e ecologia (13%) foram os assuntos mais abordados nos estudos. Dentre as categorias avaliadas, têm-se “estratégias de ensino”, nos quais foi mais utilizada a ferramenta da experimentação em sala de aula e/ou laboratório (13,7%). Portanto, esse mapeamento permitiu a avaliação da qualidade e a confiabilidade das fontes de informação disponíveis, como também, evidências que revelaram lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras.