Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Departamento "Campus Penedo"
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Item A batucada do Barro Vermelho e a valorização cultural(2023) Santos, Ana Paula Lima dos; França, Márcio Abreu de; França, Márcio Abreu de; Doria, Bruna Ferrari Machado; Valença, André Luiz SantosEste trabalho tem como finalidade discutir a cultura da batucada do bairro vermelho e a valorização da cultura local, observando as potencialidades da batucada enquanto conteúdo para a prática da educação cultural no município de Penedo, Alagoas. Abordando sobre a educação e seu papel na cultura, toma-se como referência a batucada Milionários do Samba do bairro Santo Antônio, conhecido como Barro Vermelho. A metodologia aplicada passa pela revisão da literatura sobre educação cultural, pesquisa documental sobre o histórico da batucada no Brasil e pesquisa exploratória sobre a batucada Milionários do Samba. Tomando como base teórica a distinção entre processos formativos formais e populares, a pesquisa aponta para as possibilidades de adequação das práticas educativas no município, para que possam abarcar a cultura da batucada, especialmente na educação básica, no intuito de destacar a característica das manifestações culturais locais do Barro Vermelho e seu potencial de fortalecer vínculos identitários. Conclui-se que a visibilidade das práticas culturais locais, via processos educativos formais ou baseados em saberes locais, acentuam também os laços identitários dos moradores e contribuem para a visibilidade de uma identidade cultural diversa ao próprio município de Penedo.Item A disciplina de desenho técnico na formação do técnico em Meio Ambiente do IFAL: uma abordagem sobre a integração curricular(2021) Dória, Bruna Maria Ferrari Machado; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de MeloO curso de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas, ofertado nos campi Penedo e Marechal Deodoro, possui em sua matriz curricular a disciplina de desenho técnico cujo objetivo é o domínio, identificação, desenvolvimento, leitura e interpretação dos elementos comuns e traçados geométricos necessários à linguagem e à representação gráfica de desenhos técnicos. Com uma ementa única para praticamente todos os cursos integrados do Ifal e desarticulada de outros componentes curriculares, especialmente aqueles da formação profissional, esta disciplina não atende à integração curricular. Seus conteúdos são ensinados isolados e sem relação direta com as outras disciplinas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa junto aos docentes do curso de meio ambiente com o objetivo de investigar as disciplinas que possuem relação com desenho e avaliar os conteúdos que podem ser adaptados, a fim de integrar os componentes curriculares e otimizar o processo de ensino aprendizagem. Observou se a necessidade de desenvolver um Produto Educacional, no formato de material didático que possibilite realizar as adaptações curriculares necessárias e também auxilie o professor a lecionar o conteúdo apropriado, vinculando-o às áreas técnicas. Este material pretende incorporar práticas pedagógicas que atendam as especificidades do curso, contribuindo para a formação integral dos estudantes.Item A gravidez com adolescentes em idade escolar - Revisão bibliográfica(2022) Santos, Cleisiane Conceição dos; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Almeida, Lúcia Giomar Bastos Fragoso de; Santos, Jackson José Silva dosO estudo realizado aborda sobre a gravidez com adolescentes em idade escolar. Pesquisas mostram que uma das consequências da gravidez é o abandono escolar e outras consequências são: preconceito, pressão familiar, escolar, dentre outros. O objetivo desse trabalho é estudar as causas e consequências da gravidez em adolescentes e em idade escolar. No estudo realizado os resultados obtidos indicam que nenhuma adolescente planejou a gravidez; a gravidez precoce levou as adolescentes a abandonar escolar por vários fatores; falta de apoio familiar e a maioria dessas adolescentes são de famílias de baixa. Nas considerações finais é apontado a importância do apoio da família, dos amigos e da escola na vida dessas adolescentes; visto que elas sofrem preconceito e discriminação da sociedade e da própria comunidade escolar. preconceito, pressão familiar, escolar, dentre outros.Item A importância dos contos infanto-juvenis no processo de formação de leitores fluentes(2024) Santos, Jozicleia da Silva; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; Pereira Júnior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; Silva, Waldinei SantosO artigo em questão, “A Importância dos Contos Infantojuvenis no Processo de Formação de Leitores Fluentes”, apresenta uma reflexão sobre a relevância dos contos infantojuvenis como forma de pontuar a importância da leitura através da contação de histórias refletindo sobre as metodologias que se apresentam eficazes no processo de formação de leitores fluentes. Para tanto, ancoramos estes artigos nos seguintes objetivos: objetivo geral: investigar se a literatura infantojuvenil e a contação de histórias se apresentam como pontos cruciais na formação do leitor fluente. Já os objetivos específicos foram assim norteados: identificar as metodologias que os teóricos apresentam para trabalhar com os contos da literatura infantojuvenil; refletir sobre a formação e as competências dos leitores no Ensino Fundamental. A relevância desta pesquisa é atribuída ao papel crucial que as histórias literárias apresentam, para crianças e adolescentes, no tocante ao desenvolvimento de suas habilidades de leitura. Ainda há diversos problemas para serem resolvidos em relação aos contos Infantojuvenis, alguns deles são resistência à leitura tradicional, qualidade e acessibilidade de material, diversidade cultural e representatividade. Desta forma, questiona-se: por que razão será que essa prática, em sala do Ensino Fundamental II, não tem tanta força quando comparada à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I? A metodologia desta pesquisa foi ancorada em uma pesquisa bibliográfica baseada em estudos de alguns teóricos, que abordam a temática, e na utilização de livros paradidáticos como: “A importância do ato de ler: artigos que se completam”, “Literatura Infantojuvenil”; “A pedagogia do afeto na sala de aula”; “As fronteiras incertas da literatura... juvenil?”; “A importância de ouvir contos de fadas”, entre outros. Tais obras serviram como subsídios e retratam as diferentes concepções e significados da importância do ato de ler que estão presentes no meio social.Item A temática da educação ambiental para as séries finais do Ensino Fundamental: estudo de caso(2022) Silva, Beatriz Freire da; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Andrade, Michelle Vieira; Santos, José Roberto Nunes dosAs questões ambientais nunca estiveram tão em pauta quanto nos dias de hoje, estamos sentindo na pele, em nosso cotidiano, uma urgente necessidade de transformações para superarmos as injustiças ambientais, a desigualdade social, a apropriação da natureza e da própria humanidade como objetos de exploração e consumo. No momento atual vive se em uma cultura de risco, com efeitos que muitas vezes escapam à nossa capacidade de percepção direta, mas aumentam consideravelmente as evidências que eles podem atingir não só a vida de quem os produz, mas as de outras pessoas, espécies e até gerações. A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos. O presente trabalho visa realizar uma Análise da Inserção da Educação ambiental em uma escola da rede Pública de Penedo-AL. Os resultados encontrados, indicam que a escola analisada tem realizado projetos ambientais com práticas de uma educação ambiental assumindo assim seu compromisso social com a preocupação ambiental dos educandos. Apesar disso, conclui se que a escola estudada não dispõe de uma normativa específica que defina a educação ambiental como parte obrigatória do currículo escolar. Entretanto, em associação com disciplinas como ciências/biologia, e a predisposição de alunos e professores, a temática da educação ambiental tem sido difundida, oportunizando aos educandos um aprendizado amplo e contínuo.Item A utilização de material de apoio didático como auxílio as aulas do gênero dissertativo-argumentativo(2022) Pinheiro, Fabiano Silva; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Marques, Tânia Maria Ferreira; Montes, Nadija SantosEm 2019, foi desenvolvido o projeto de extensão “Acompanhando a produção de redações na escola”, cujo objetivo foi auxiliar os estudantes que estavam concluindo o Ensino Médio. Para facilitar a mediação da aprendizagem acerca dos conhecimentos de escrita de textos, redações e buscando atenuar as dificuldades encontradas pelos alunos em tal modalidade, foram propostas alternativas didáticas voltadas ao incentivo da leitura e escrita de textos do gênero dissertativo argumentativo, promovendo a capacidade de executar situações-problemas no tocante aos diversos acontecimentos que envolvem a humanidade. Uma pesquisa por meio de um questionário foi aplicada, a fim de obter dados prévios dos envolvidos e traçar metas e propostas didáticas que fossem relevantes ao processo de ensino-aprendizagem.Item Adubação verde no cultivo da cana-de-açúcar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Jesus, César Marcelino de; Leitão, Ana Laura Oliveira de Sá; Leitão, Ana Laura Oliveira de Sá; Santos, Taciana do Nascimento; Santos, WellinghtonA adubação verde vem despertando o interesse de agricultores, por se destacar como uma estratégia para uma agricultura sustentável, uma vez que permite recuperar e manter a produtividade do solo e reduz o custo com uso de grandes quantidades de fertilizantes químicos. Essa prática consiste em melhorar as características físicas, químicas e/ou biológicas do solo, atua repondo os nutrientes como o nitrogênio, que é o principal elemento nutritivo e é fornecido a partir das leguminosas, além de fornecer também matéria orgânica para a área que está sendo aplicada. Dessa forma, este artigo tem como objetivo apresentar, na forma de uma revisão bibliográfica, os benefícios da aplicação da adubação verde no cultivo da cana-de-açúcar. Para isso, foi feita a contextualização acerca da importância da cana para a indústria sucroalcooleira, bem como foi abordada a definição de adubação verde e seus efeitos sobre as características do solo, além de destacar algumas espécies mais utilizadas para nutrição e fixação de nitrogênio atmosférico. Portanto, a adubação verde é uma prática vegetativa que possibilita a redução da quantidade de fertilizantes químicos.Item Agrotóxicos: impactos na agricultura alagoana(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-22) Nascimento, Alailson Araújo do; Oliveira, André Luiz dos; Oliveira, André Luiz dos; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Chaves, Taciana CarneiroA agricultura detém significativa importância para a economia alagoana, mas sua expansão gera um uso indiscriminado de agrotóxicos causando impactos nas práticas agrícolas e na população do Estado. Por conseguinte, é necessário reduzir o consumo dos pesticidas e destinar práticas agrárias com alimentos naturais, a fim de gerar melhor qualidade de vida. Neste aspecto, sobre o massivo uso de agrotóxicos nos agroecossistemas, bem como os impactos consequentes por esse tipo de produto ao meio ambiente e a sociedade, esta monografia objetifica a necessidade das ações sanitárias legislativas consistentes ao controle, assistência às populações e às áreas agrícolas expostas a agrotóxicos. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica no Estado de Alagoas, com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL). Observou-se sobre o maior setor na agricultura alagoana, a cana-de-açúcar, que ocupa 453 mil ha, a utilização de agrotóxicos como herbicidas, fungicidas e inseticidas, grupo químico das glicinas, bipiridílios, estrobilurinas e neonicotinóides, causadores de problemas ambientais e doenças. Identificou-se algumas inconsistências sobre a fiscalização das política sanitárias, contudo a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) consentiu maior liberdade no uso tornando-os comuns, implicando diretamente no melhor desenvolvimento das atividades agrícolas na economia alagoana, sobretudo há produção sustentável isenta de pesticidas, agricultura orgânica, que está dentro da agricultura familiar, assim permitindo um manejo natural dos alimentos assim como melhora a qualidade de vida humana e ambiental.Item Aguardente de cana-de-açúcar (cachaça): processo produtivo aos riscos ocupacionais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-27) Alves, Arthur Mateus Ferreira; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Cavalcante, Maria da Conceição Matos; Silva, Wcleuton OliveiraO aguardente de cana-de-açúcar ou cachaça é uma bebida apreciada por muitas pessoas. Porém, seu processo produtivo consiste em diversos riscos e acidentes no trabalho, então, é de grande importância analisar a quais riscos os trabalhadores estão sujeitos no seu meio laboral. A metodologia adotada para a construção do trabalho consistiu em uma pesquisa por revisão bibliográfica e pesquisa em campo, que teve como objetivo analisar os riscos ocupacionais na produção da cachaça, propor soluções para mitigar esses riscos e associar as normas regulamentadoras. Diante do estudo, verifica-se que os trabalhadores estão vulneráveis aos mais diversos riscos ocupacionais em seu ambiente laboral, associados ao processo produtivo da cachaça. Muitas das vezes os acidentes no trabalho ocorrem devido à falta de boas condições de trabalho e por falta de uma boa capacitação para a execução das tarefas, por isso, é de suma importância que a indústria proponha formas para mitigar esses riscos e implante as normas necessárias para se ter uma ótima produção, proporcionando assim o bem estar dos trabalhadores e o melhor desenvolvimento em suas funções.Item Análise das metodologias utilizadas na educação ambiental no ensino da educação básica no estado de Alagoas(2024) Mendonça, Rayane Santos de Almeida; Almeida, Jacqueline Praxedes de; Pinheiro, Pablo; Francisco, Kleyse Galdino; Araújo, Limdemberg Medeiros de; Almeida, Jacqueline Praxedes deA Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na promoção da sensibilização e na formação de cidadãos ambientalmente responsáveis. No Estado de Alagoas, assim como em diversas outras regiões, a EA tem sido objeto de estudo e implementação em escolas públicas e privadas. Este artigo propõe uma análise detalhada da abordagem da EA nessas instituições, com foco na identificação das práticas e estratégias utilizadas para promover a sensibilização ambiental entre os alunos. Utilizando a metodologia do estado da arte, este estudo realizou um mapeamento e análise da produção acadêmica relacionada à EA, visando compreender as abordagens encontradas e as lacunas existentes no ensino ambiental. Neste contexto, foram analisados artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e dissertações publicadas online entre 2013 e 2023, abrangendo a prática da EA do Ensino Fundamental ao Médio. Identificaram-se 87 trabalhos que abordam a temática da EA, incluindo a realização de projetos temporários ou atividades realizadas em curtos períodos de tempo, mas também uma lacuna na continuidade das discussões e na implementação de projetos de longo prazo.Item Análise de práticas de educação ambiental no ensino público: uma revisão bibliográfica (2019 a 2023)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-16) Mendes, Martha Luz Rocha; Costa, Danielle de Lima; Costa, Danielle de Lima; Santana, Leyla Menezes de; Pinheiro, PabloA Educação Ambiental se configura como uma dimensão da educação que visa promover ações, que contribuam para a conservação do ambiente, sendo esta de fundamental importância para mitigação dos problemas socioambientais que estão a acontecer com maior frequência ao decorrer dos anos, afetando assim, todas as formas de vida existentes no planeta Terra. Diante disso, a prática de ações de Educação Ambiental no ambiente escolar torna-se, cada vez mais necessária, pois, esta possui como um de seus objetivos a propagação do conhecimento acerca do ambiente, contribuindo também para a formação de uma “nova consciência socioambiental”, fazendo com que os sujeitos passem a ter ações que contribuam para a construção de um planeta que seja sustentável. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas públicas brasileiras, através de uma revisão de literatura existente. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a partir de trabalhos que relatam estratégias de Educação Ambiental no Ensino público. Foram realizadas buscas na base de dados dos Periódicos Capes e do Google Acadêmico, no marco temporal de maio a agosto de 2023, na qual, foi pesquisado por trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2023. Através dessas buscas foi possível identificar algumas estratégias metodológicas que foram trabalhadas no ensino público do Brasil. Com isso, conclui-se também que uma das principais metodologias utilizadas pelos autores dos respectivos artigos consiste em desenvolver e aplicar projetos nas instituições escolares, tanto de ensino quanto de extensão, que abordem a temática da Educação Ambiental. Assim, trabalhar com projetos de ensino e de extensão para desenvolver ações de Educação Ambiental nas escolas é essencial, pois, a aplicação de projetos possibilita que diversos temas que envolvem as questões socioambientais no campo da educação tais como: reciclagem, importância da água, coleta seletiva e impactos ambientais sejam explorados.Item Análises laboratoriais do coco ralado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-20) Martins, João Paulo dos Santos; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Santos, Elisangela Costa; Nascimento, Jeilma Rodrigues doOs sulfitos são classificados como aditivos alimentares que atuam inibindo a deterioração causada por bactérias, fungos e leveduras em alimentos ácidos e inibindo reações de escurecimento enzimático e não enzimático durante o processamento e armazenamento. A determinação da umidade é um importante parâmetro de qualidade, pois o teor de umidade de um produto alimentício afeta o armazenamento e a comercialização do produto. A análise de acidez alimentar é recomendada para um grande número de alimentos como leite, leite de coco, coco ralado, óleo, vinagre, produtos de frutas, etc. sendo um indicador de seu estado de conservação. Este relatório tem como objetivo descrever as principais atividades práticas desenvolvidas durante o estágio curricular supervisionado. Verifica-se que as análises realizadas durante o período do estágio, estão de acordo com os padrões vigentes esperados. Os resultados obtidos das análises de sulfito, umidade e acidez do coco ralado úmido e adoçado foram satisfatórios, tendo como média 233, 80 ppm de sulfito; 6,0% a 7,0% da umidade; e 3,5% a 4,0% da acidez.Item Aproveitamento de subprodutos na indústria sucroalcooleira(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-24) Silva, Yasmin Roberta de Lisboa; Cabral, Mirelle Márcio Santos; Cabral, Mirelle Márcio Santos; França, Márcio Abreu de; Nascimento, Raul César da SilvaO alto cultivo da cana-de-açúcar no Brasil para a produção de etanol e açúcar na indústria sucroalcooleira gera subprodutos que são de grande importância dentro do setor e da produção da indústria. Dessa forma, é importante conhecer e estudar o aproveitamento desses subprodutos, para que haja maior produtividade e redução de danos causados à natureza. Os subprodutos estudados, que são obtidos no processo de produção de etanol e produção de açúcar são: palha, bagaço, torta de filtro, melaço, dióxido de carbono (CO2), leveduras e vinhaça. Esses subprodutos podem ser utilizados dentro da indústria ou em outros setores da economia, favorecendo também o meio ambiente. Este artigo apresenta o processo de produção de etanol e açúcar e os subprodutos que são obtidos e posteriormente seu aproveitamento.Item Aproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol de segunda geração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-05) Santos, Carlos Gabriel Inácio Guedes; Leitão, Ana Laura Oliveira de Sá; Leitão, Ana Laura Oliveira de Sá; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Santos, Taciana do NascimentoA indústria sucroalcooleira tem um lugar de destaque na economia do Brasil, por outro lado é responsável por gerar um grande volume de resíduos. Devido a grande quantidade de produção, tanto de açúcar como de etanol, é gerado uma elevada quantidade de bagaço, cerca de 5 a 12 milhões de toneladas por ano. Logo, é perceptível o grande interesse pela busca de alternativas para o aproveitamento desse resíduo. Nesse contexto, o etanol de segunda geração (2G) vem se mostrando uma alternativa atraente, uma vez que apresenta vantagens ambientais, por ser produzido a partir de resíduos lignocelulósicos. Desta forma, o intuito deste trabalho é apresentar, através de uma revisão bibliográfica, o potencial do bagaço da cana-de-açúcar para a obtenção do etanol 2G, descrevendo todas as etapas do processo produtivo. Para isso, foi feita uma pesquisa em sites, artigos científicos encontrados no Google Acadêmico, além de monografias, dissertações e teses.Item Aproveitamento dos subprodutos da indústria sucroalcooleira(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-27) Ferreira, Edenilson Guimarães; Leitão, Ana Laura Oliveira de Sá; Leitão, Ana Laura Oliveira de Sá; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Cunha, Simonise Figueiredo AmaranteO plantio da cana-de-açúcar está relacionado com a história e o desenvolvimento econômico do Brasil. Este cultivo, desde os tempos coloniais passou por um significativo desenvolvimento agronômico e industrial. O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil deu pontapé inicial a um grande setor industrial devido aos principais produtos obtidos dessa planta: o açúcar e o álcool etílico (etanol). O complexo sucroalcooleiro é considerado o mais moderno do mundo, tendo o Brasil assumido a posição de liderança na produção de etanol no ano de 2021. Por outro lado, este setor é responsável por impactos ambientais, tanto pelo intenso uso de recursos naturais, quanto pela grande quantidade de resíduos gerados, sendo este um dos principais problemas enfrentados pela indústria sucroalcooleira. Por este motivo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar quais são os subprodutos da indústria sucroalcooleira e suas respectivas formas de aproveitamento. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de artigos, monografias, dissertações e teses, em sites como google acadêmicos e SciELO e observou-se que o reaproveitamento dos subprodutos da indústria sucroalcooleira pode ser de grande interesse, tanto lucrativo, quanto socioambiental.Item Arte e sustentabilidade: uma experiência multidisplinar na escola(2024) Santos, Camila Salgueiro dos; Silva, Eurípedes Noberta da; Silva, Eurípedes Noberta da; Andrade, Vanda Duarte de; Francisco, Kleyse GaldinoA educação representa o meio pelo qual os indivíduos alcançam maior humanização, através de valores que contribuem para o desenvolvimento integral da pessoa. e da aquisição de conhecimento. Ela se configura como um meio pelo qual os indivíduos podem alcançar uma maior compreensão de si mesmos e dos outros, promovendo assim a humanização, orientando os indivíduos para uma vida em sociedade. O escopo deste trabalho centrou-se na discussão acerca da relevância do fomento da criatividade no processo educacional. Pois, a importância de cultivar a criatividade nas práticas pedagógicas tem sido um tema de crescente interesse, à medida que se reconhece o papel fundamental que ela desempenha no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. No que tange à metodologia empregada, adotou-se uma abordagem multidisciplinar, incorporando pesquisa e ação junto aos estudantes do Colégio Leonor Gonçalves Peixoto (COOPEPE). Inicialmente, foram empreendidos cuidados específicos com o solo, seguidos pelo plantio de mudas medicinais e hortaliças, culminando em etapas subsequentes de colheita, doação e venda dos produtos cultivados. Os resultados alcançados refletiram em ganhos expressivos no âmbito do conhecimento dos estudantes, progresso ambiental mediante a implementação de práticas sustentáveis, e satisfação notável por parte da gestão e dos docentes no ambiente escolar, cujo foco foi trabalhar de forma sustentável, aproveitando resíduos como garrafas pets, móveis, pneus e outros descartes, que seriam depositados em qualquer espaço inadequado, que os estudantes transformaram em canteiros usando arte e criatividade para transformar esses materiais que seriam “lixos” em objetos utilitários transformados. Nesse contexto, espera-se que a análise empreendida neste estudo possa servir como um guia elucidativo e proporcionar subsídios para o desenvolvimento de investigações mais aprofundadas sobre o tema em futuros trabalhos acadêmicos. A instauração de um canteiro horticultural, como método de implementação da educação ambiental, propicia à comunidade escolar uma compreensão mais aprofundada do ambiente circundante, da importância de uma alimentação saudável e do manejo apropriado do solo. É necessário estimular o desenvolvimento de habilidades artísticas e criativas dos envolvidos, e também, promover a compreensão das questões ambientais, incentivando a adoção de práticas de cuidados com o meio ambiente no dia a dia dos estudantes e suas famílias.Item As condições de acesso e permanência dos alunos de cotas raciais no Instituto Federal de Alagoas(2021) Silva, Valdineide Maria da; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Candeias , Cezar Nonato Bezerra; Santos, Odair José Silva dosO presente artigo trata de analisar as políticas de ações afirmativas reivindicadas pelos movimentos negros, na luta contra o racismo e as desigualdades sociais, ainda na década de 1990 e como isso resultou na elaboração, em 2012, da lei 12.711, sancionada pela então presidenta Dilma e aprovada pelo congresso nacional (a conhecida lei de cotas raciais). O que nos liga diretamente as condições de acesso dentro do Instituto Federal de Alagoas, por meio das vagas reservadas aos alunos declarantes de grupos afrodescendentes e também as iniciativas de um dos setores de trabalho desta instituição, que possibilita condições de permanência, a saber: o setor de assistência estudantil. Trazemos também para o debate, em nível histórico, as reflexões de autores como Garcia (2000), Almeida (2019), Kuenzer (2000), Kuenzer; Grabowski (2006) e Pierre Bourdieu (2009), entre outros, que serão utilizados no intuito de entender como tem caminhado a formação profissional, e como ela se encontra voltada, desde seu começo, para a formação da chamada classe trabalhadora e pode, em conjunto com as políticas de ações afirmativas, se estabelecer como uma instituição educacional pública, que não apenas insere pessoas em seus quadros formativos, mas assegura com qualidade sua permanência.Item As TIC'S e as práticas docentes no ensino remoto de química(2021) Santos, José Adriano Andrade dos; Santos, James Washington Alves dos; Santos, James Washington Alves dos; Barros , Amanda Lima; Gusmão , José Lucas de OmenaNeste artigo é feito um estudo sobre como o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) podem impactar as práticas docentes e o quão importante estão sendo tais tecnologias, as quais, inclusive, se mostraram como via prática, para darmos continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, respeitando as exigências das autoridades de saúde de mantermos o isolamento social. Diante deste cenário é feita uma análise de como as plataformas digitais e os diversos recursos tecnológicos podem contribuir no ensino da Química, no âmbito do ensino médio integrado. E para isso propõe-se um plano de aula sobre o tópico: Tabela Periódica, utilizando a plataforma digital Google Classroom e sua ferramenta para encontros online, Google Meet, e outros recursos tecnológicos como o Padlet e aplicativos.Item Balanço hídrico aplicado ao cultivo da cana-de-açúcar na região dos tabuleiros costeiros de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-17) Melo, Ariane Barros; Wanderley, Lucas Suassuna de Albuquerque; Wanderley, Lucas Suassuna Albuquerque; Rocha, Martha Suzana Rodrigues dos Santos; Cunha, Simonise Figueiredo AmaranteObjetivo: o presente estudo teve como objetivo determinar a necessidade hídrica e calcular o risco climático para a cana-de-açúcar na região dos Tabuleiros Costeiros de Alagoas. Método: a necessidade hídrica da cana-de-açúcar foi estimada através do Balanço Hídrico de Thornthwaite (1948) e mapeada com uso de procedimento geoestatístico. Resultados: constatou-se que há expressiva variabilidade na disponibilidade hídrica dos solos da região dos Tabuleiros Costeiros de Alagoas, proporcionando a existência de excedentes e déficits hídricos ao longo das estações do ano. Habitualmente, o período de estiagem acontece entre os meses de outubro a fevereiro e os excedentes nos meses de abril a agosto. A espacialização do balanço hídrico e das classes de risco climático sugere a existência de um padrão, com maior deficiência hídrica no sul da área de estudo, e maior disponibilidade hídrica no centro norte. Conclusão: o balanço hídrico da cana-de-açúcar mostrou que existem limitações produtivas quanto às características climáticas, que devem ser supridas com o uso de tecnologias adequadas, principalmente a partir do uso racional de água.Item Cana-de-açúcar e a produção de etanol(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-18) Moreira, João Igor Andrade; Cunha, Simonise Figueiredo Amarante; Cunha, Simonise Figueiredo Amarante; Cavalcante, Maria da Conceição Matos; Tavares, Andreia Macleybiane GoisDessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar (Saccharum spp), seu histórico no Brasil, redução de custos, processo de produção de etanol, tipos de etanol e subprodutos produzidos. Comparado a outros países, o Brasil possui algumas vantagens na produção de etanol, como domínio em todo o processo da sua produção, abundância de terra, mão de obra qualificada e segurança do trabalhador. Usualmente, a produção de etanol envolve as etapas de: moagem, tratamento do caldo, fermentação e destilação e em alguns casos processos de desidratação. A primeira geração de etanol é um sistema tradicional que produz etanol a partir do caldo de cana, e que ainda lidera a indústria sucroalcooleira e seus subprodutos de produção como vinhaça, bagaço e torta de filtro que são de menor custo para a indústria. Já o etanol anidro além das etapas citadas tem-se a etapa de desidratação. A produção é uma perspectiva positiva haja em vista o aumento das vendas de veículos flex, aumento do consumo e exportação de açúcar e etanol, aumento do consumo interno de etanol anidro e hidratado e expansão da produção, nessa perspectiva pôde-se perceber a importância do estudo da área sucroalcooleira para entender como é realizado o processo que transformação da glicose em etanol, é de suma importância.