Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Departamento "Campus Maceió"
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Item Análise da vivência e prática no curso técnico de administração(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Nascimento, Nixon Weslley Ataide; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Rocha, Maryana Josina Tavares da; http://lattes.cnpq.br/3315219505002192; Liberato, José Senivaldo; http://lattes.cnpq.br/7418456970609035O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar a experiência prática e a vivência no contexto do Curso Técnico de Administração, com foco na educação profissional. Essa pesquisa se caracteriza como análise da situação problema, estudo bibliográfico e proposta de intervenção educacional por meio orientação de medidas para nivelamento de alunos e refrear a evasão escolar. Os resultados revelam a importância da integração entre teoria e a prática para o desenvolvimento de competências profissionais, bem como o impacto positivo da vivência prática na formação dos alunos. A pesquisa também destaca desafios enfrentados pelos estudantes e instrutores no processo de aprendizagem prática e oferece sugestões para aprimorar essa dimensão do curso técnico de Administração. Como suporte teórico-metodológico foram utilizados estudiosos como Mattos e Lemos (2022), Chiavatta (2012), Maldaner (2017) e Rose (2006). Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada da educação profissional e da formação técnica e dos desafios dos instrutores frente as suas salas de aula, fornecendo insights valiosos para educadores, gestores educacionais e alunos. Como resultados, destacam-se o aprimoramento dos seus currículos escolares, acompanhamento dos estudantes, constante adaptação dos programas de educação técnica, para preparar os alunos para um mercado de trabalho dinâmico e desafiador.Item Associação entre o uso de smartphones e a qualidade do padrão do sono de docentes universitários(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-13) Silva, Joyce Nayane Rodrigues da; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gomes, Maria Amábia VianaO objetivo da pesquisa foi verificar se existe associação entre o uso de smartphones e a qualidade do padrão do sono de docentes universitários. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 79 docentes de uma universidade pública de Alagoas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário contendo (1) Dados sociodemográficos; (2) Teste de Dependência de Smartphone; (3) Questionário Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. A análise foi feita através do BioEstat. A maior parte dos entrevistados era do sexo feminino (75,9%) e tinha ≥50 anos (35,4%). Houve associação entre o padrão do sono e a dependência do uso do celular. Os fatores associados à qualidade do sono e a dependência de smartphone merecem atenção, tendo em vista que se relacionam direta ou indiretamente à problemas de saúde.Item A atuação do Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena: NEABI na efetivação da lei nº11.645/2008 no instituto federal de alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-13) Assis, Maria Angélica Santos de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Costa, Cicero Teixeira Silva; http://lattes.cnpq.br/7675787226293771O propósito deste artigo é contribuir para a disseminação da lei 11.645/2008 no Instituto Federal de Alagoas-IFAL, por meio da atuação do NEABI - Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena. Para isso, foi criada uma proposta de intervenção pedagógica para disseminar as ações do NEABI, para o Ensino, Pesquisa e Extensão, com ênfase no ensino médio integrado, neste sentido questiona-se como desconstruir um processo histórico, que persistem do período colonial até hoje, como combater as práticas antirracista, preconceituosas e discriminatórias para uma sociedade igualitária. Para reflexão, será proposta pesquisas do tema, seminários e discussões. Do ponto de vista metodológico, trata de pesquisas bibliográficas, em artigos, livros e outros. Espera-se que a proposta, contribua de forma significativa para o verdadeiro propositor da lei 11.645/2008.Item ChatGPT e Educação: um estudo da utilização pelos professores dos espaços inovadores do ifal.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-02) Rosas, Victor Brunno Dantas de Souza; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ferro, Márcio Robério da Costa; http://lattes.cnpq.br/2480382178623363; Pereira, Renata Imaculada Soares; http://lattes.cnpq.br/2890029245911291Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e benefícios da utilização da IA generativa ChatGPT pelos instrutores dos cursos dos espaços Makers do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, compostos pelos Espaços 4.0, COLAB e IFMakers. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quanli-quanti por meio de um questionário elaborado no Google Forms, aplicado a instrutores dos espaços inovadores do IFAL. O questionário continha questões de caracterização dos participantes e perguntas sobre a utilização, opiniões e percepções em relação à ferramenta da IA na educação. Os resultados foram apresentados de forma gráfica e revelaram insights sobre a percepção dos professores em relação a IA generativa da OPEN AI, seu potencial uso em sala de aula e preocupações éticas e de aprendizagem. Além disso, foi demonstrado se é possível identificar a utilização de IA para a construção de um texto citando alguns exemplos já existentes e outros que podem ser implementados.Item "Como não deixar ninguém para trás?": práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-09) Souza, Iara Ferreira de; Santos, James Washington Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Romcy, Priscila de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7365870730704829; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276O presente trabalho versa sobre práticas pedagógicas inclusivas implementadas nas aulas de Sociologia nos 2o anos dos cursos de Ensino Médio Integrado de Hospedagem e Agroecologia do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maragogi. A intervenção foi realizada entre os meses de maio e junho de 2023 e seu objetivo envolveu a aplicação de estratégias pedagógicas que atendessem as necessidades dos alunos amparados pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). As adaptações e estratégias utilizadas foram de pequeno porte, amparadas na elaboração e escolha de materiais pedagógicos e na possibilidade de os alunos escolherem as opções de entrega das atividades. Concluo que as estratégias didáticas aplicadas na intervenção foram inclusivas, mas sem ser discriminatórias e que a inclusão começa no planejamento das aulas, sendo a avaliação uma espécie de culminância no processo de aprendizagem.Item Construção de recursos pedagógicos para educação em saúde bucal: uma intervenção na formação de técnicos em saúde bucal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Brandão, Diogo Gomes; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843É sabido que a educação e a saúde são campos indispensáveis para a existência do ser humano, além de estarem correlacionados, visto que a educação corrobora para uma vida saudável. O objetivo deste trabalho foi relatar a construção de recursos pedagógicos para educação em saúde bucal com uma turma de estudantes do curso técnico em saúde bucal, bem como esclarecer a importância da utilização de recursos lúdicos durante as atividades de educação em saúde. A intervenção pedagógica foi o método empregado na construção desse trabalho, de modo conseguinte, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a pergunta norteadora: Quais as evidências disponíveis sobre a utilização de recursos pedagógicos nas atividades de educação em saúde bucal? Além disso, para o desenvolvimento do referencial teórico foi utilizado as bases de dados: PUBMED, LILACS, e SCIELO, com os descritores padronizados: Educação em Saúde; Saúde Coletiva; Jogos Pedagógicos; Intervenção Pedagógica e seus correspondentes em inglês. Em todas as combinações foi utilizado o operador booleano And. Observou-se que é indispensável que as ações de educação em saúde sejam conduzidas através de meios lúdicos que ampliem os pensamentos, comportamentos e aproximem os ouvintes das pautas que serão discutidas. Destarte, é evidente a importância que os profissionais técnicos em saúde bucal desempenham para o fortalecimento da complementaridade e continuidade das ações coletivas, reforçando o compromisso com a saúde da população, o vínculo com a comunidade e a participação nas ações intersetoriais.Item Design na prática: atividade de extensão como prática profissional no curso tecnológico em design de interiores do IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Pessoa, Eloisa Lemos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590O presente trabalho consiste em uma proposta de atividade de extensão, considerando como base uma disciplina do curso tecnológico em Design de Interiores, do Instituto Federal de Alagoas, com o intuito de possibilitar que os alunos experenciem a prática profissional, ampliem e solidifiquem os conhecimentos técnicos, enquanto contribuem para a redução de demandas sociais locais. Para isso, proponho conhecer como a atividade extensionista é desenvolvida no Brasil e qual a sua legalidade; faço uma breve análise sobre a cidade de Maceió, tendo como objetivo mostrar seu perfil socioeconômico e os possíveis públicos atendidos com a atividade de extensão; em seguida, apresento o curso de Design de Interiores do Instituto Federal de Alagoas, sua estrutura e objetivos, para contextualizar o ambiente para o qual a proposta foi desenvolvida; por fim, apresento um ensaio de atividade que atenda as necessidades dos alunos, do público-alvo e da instituição. Para o desenvolvimento de todas as etapas deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas online em busca de artigos, periódicos ou livros que discorressem sobre o tema.Item Educação ambiental em ambientes costeiros: uma proposta de intervenção pedagógica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-14) Barbosa, Jorge Luiz Maranhão; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Irmão, José Jenivaldo de Melo; http://lattes.cnpq.br/8372721245933365; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016As questões ambientais nunca estiveram tanto na ordem do dia como hoje. Estamos sentindo o aumento dos problemas ambientais em nosso dia a dia. A educação ambiental desempenha, portanto, o seu papel no enfrentamento da crise ambiental e está comprometida com a mudança de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes em relação aos problemas ambientais. Pensando nisso, este trabalho parte da ideia de conscientizar os alunos de Ecologia do 2o ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Ifal/Campus Marechal Deodoro sobre os problemas decorrentes do descarte inadequado de resíduos sólidos no ambiente costeiro e incentivá-los a encontrar soluções para o problema da poluição ambiental, com o objetivo de preencher eventuais lacunas na sua aprendizagem. Para tanto, optou-se por uma abordagem participativa utilizando metodologia de aprendizagem ativa mediada por obras como estratégia didática a ser aplicada na intervenção. Espera-se que o resultado sejam mudanças significativas nos hábitos de descarte de resíduos sólidos na região costeira, em decorrência da atuação dos alunos como agentes multiplicadores entre suas famílias e comunidades, contribuindo para a sustentabilidade desse ecossistema vital.Item Escravidão em Viçosa: um roteiro histórico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-01) Vasconcelos Sobrinho, Julio Caio Cesar Rodrigues; Silva, Amaro Hélio Leite da; Lima, Ábia Denise Marques Pinheiro de; Silva, Gian Carlo de MeloO presente artigo tem por finalidade apresentar um roteiro sobre o período da escravidão no Município de Viçosa, Estado de Alagoas. Nossa revisão da história local possui a pretensão de resgatar documentos e fatos do regime escravocrata. Tal revisão tornou-se realizável após pesquisa em cartórios, institutos históricos e arquivos públicos, aliada a uma pesquisa bibliográfica especializada sobre o tema da escravidão.Item O estágio em saúde como facilitador do aprendizado das técnicas de comunicação terapêutica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Costa, Camila Santos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taisa Kawanny Ferreira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A aplicação da comunicação terapêutica na assistência de enfermagem desempenha um papel essencial na prestação de cuidados de saúde de qualidade aos pacientes, especialmente na área psiquiátrica. Objetivo: dado que o primeiro contato entre o profissional e o paciente ocorre muitas vezes por meio de estágios supervisionados durante o curso profissionalizante, o objetivo central deste trabalho é criar uma proposta de intervenção pedagógica no contexto de saúde mental em um ambiente de saúde/hospitalar para retratar o estágio em saúde como facilitador do aprendizado das técnicas de comunicação terapêutica em um curso técnico de enfermagem. Método: a proposta envolve a implementação de um material educacional fundamentado nos estudos de Maguida Stefanelli sobre comunicação terapêutica, que será utilizado em um local de estágio afiliado à instituição educacional responsável pelo curso técnico de enfermagem, em uma abordagem será tanto teórica quanto prática, permitindo que os alunos não apenas realizem procedimentos de saúde relevantes, mas também tenham espaço para discutir o assunto de maneira reservada com o docente e demais membros do estágio. Resultados esperados: através dessa proposta de intervenção pedagógica durante um estágio curricular em saúde, espera-se que os alunos alcancem uma correlação do conhecimento teórico-prático sobre a temática, desenvolvendo habilidades técnicas complementares aos conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula, contribuindo assim para a sua atuação profissional com maior segurança e identificação e um desempenho mais eficiente no campo da enfermagem e em sociedade.Item Gênero na educação de jovens e adultos - EJA(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-30) Torres, Vagna da Silva; Souza, Jairo José de; Almeida, Ricardo Santos de; Gama, José Aparecido da SilvaO trabalho apresentado é uma construção de observação, pesquisa e análise do retorno de mulheres na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentando o registro das vivências diante aos aprendizados no espaço escolar junto ao ensino da Geografia. A Geografia como lugar de desenvolvimento mútuo no espaço de transformações das atividades constroindo uma consciência coletiva de emancipação humanizada e troca de saberes no diálogo por Paulo Freire desta forma, Milton Santos apresenta o lugar de influência na vida das pessoas visando o espaço onde as ações são transformadas e desenvolvidas no caminho já trilhado ou sabido permeada de interação entre assunto e saber. A metodologia quali- quantitativo baseada na análise das respostas acessa o sentido de realidade que as pessoas desenvolvem, onde o questionário aponta a medida das pessoas que compõem as respostas do roteiro de pergunta para composição da Pós em Docência da Educação Profissional. A educação como prática social dispõe de uma estrutura quantitativa para apresentar os resultados obtidos pela pesquisa de Jovens e Adultos na composição do Trabalho Final de Curso. Desta forma, a EJA oportuniza mulheres que retornaram às escolas e constroem saberes dentro das suas realidades dialogadas nas aulas de Geografia.Item Identificação e prevenção de doenças ocupacionais para promoção do aprendizado na educação profissional(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-30) Souza, Claudjane Vieira de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Nunes, Kallyne Rouse Valeriano; http://lattes.cnpq.br/5497921141180031; Costa, Cicero Teixeira Silva; http://lattes.cnpq.br/7675787226293771O objetivo desta pesquisa foi propor uma intervenção aplicada à identificação e prevenção de doenças ocupacionais para promoção do aprendizado na educação profissional, baseada no desenvolvimento de cunho prático da disciplina e abordagem em atividade voltada a segurança do trabalho, é uma tarefa complexa, especialmente quando se trata de um grupo de alunos, com cargas de trabalho e disponibilidade de tempo para desenvolver atividades. Esta tarefa torna-se desafiadoraquando visa-se não apenas fornecer o conhecimento teórico necessário, mas também melhorar a prática dos alunos. Entretanto, é crucial transmitir aos alunos a experiência real de como atuar e aplicar o aprendizado para solução de problemas reais no ambiente de trabalho. A proposta é a realização de uma aula de noções de identificação e prevenção de doenças ocupacionais para alunos da disciplina de Ergonomia, onde aprenderão fazer relatório prático para aprensentar como resultado do aprendizado em sala de aula, e assim futuramente levar este aprendizado para a prática do dia a dia do trabalho. Será abordado uma metodologia de três momentos: no primeiro é realizado o planejamento da aula; no segundo, executa-se uma aula expositiva dialogada, com o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos, presentes desde a discussão do conteúdo até a avaliação da aprendizagem; o terceiro momento se refere à avaliação da relevância do conteúdo ministrado e recursos utilizados na aula, assim como, emissão de relatório sobre a identificação e prevenção de doenças ocupacionais no trabalho, por parte dos discentes. Sendo assim, levantar reflexões acerca da necessidade de práticas de identificação e prevenção de doenças ocupacionais, suprir ao estudante a promoção do aprendizado de competências na área de segurança no trabalho, contribuir para a prevenção de doenças ocupacionais; e concientizar os estudantes para a relevância da promoção de um ambiente de trabalho salubre através do relatório. Conclui-se que a intervenção proposta tem o potencial de levar conhecimentos iniciais sobre identificação e prevenção de doenças ocupacionais para os futuros Técnicos em Segurança do trabalho.Item A importância da Educação Ambiental no Curso de Técnico em Meio Ambiente em Marechal Deodoro - AL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-30) Pereira, Emyr Vinícius Santos; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Fabiano Santana dos; http://lattes.cnpq.br/5374548470795394; Costa, Cicero Teixeira Silva; http://lattes.cnpq.br/7675787226293771Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sobre a importância da educação ambiental no Curso Técnico em Meio Ambiente no município de Marechal Deodoro-AL, desenvolvido no curso de especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT, do Instituto Federal de Alagoas. Ao longo dos anos, os efeitos das ações antrópicas despertaram uma preocupação sobre a problemática ambiental, e a forma como o homem interfere sobre a natureza. A temática da educação ambiental ganhou força e apoio dos governos, gerando uma preocupação em como usufruir os recursos naturais de forma consciente e saudável. Assim, o presente estudo teve por objetivo propor melhorias na instrução da disciplina de Educação Ambiental, bem como apresentar algumas dificuldades enfrentadas pelo docente que a leciona. A proposta de intervenção pedagógica será executada através de uma aula de campo com a turma, culminando na criação de mural digital no formato de folder, a fim de propor soluções para os impactos ambientais observados pelos alunos. A metodologia aplicada neste trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre a temática em estudo, e a elaboração e aplicação de um questionário, on line, com o docente que ministra a disciplina de Educação Ambiental. Quanto aos resultados, espera-se elevar o desempenho das aulas, e provar a capacidade que os alunos obtiveram em relacionar o que eles aprenderam teoricamente com a prática, e por fim acrescentar conhecimento para os futuros técnicos em Meio Ambiente, para que sejam protagonistas em solucionar os problemas, no âmbito ambiental e profissional.Item Importância das aulas práticas na formação do profissional do curso técnico de segurança do trabalho(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-13) Silva, Leila Caroline Salustiano; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Costa, Cicero Teixeira Silva; http://lattes.cnpq.br/7675787226293771A educação profissional e tecnológica enfrenta grandes desafios no Brasil o principal deles é escolher metodologias e didática adequada para garantir o aprendizado e qualidade do profissional de nível técnico formado pelas instituições, dentro desses desafios está a relação entre os alunos e as aulas práticas formadoras, que por muitos motivos nem sempre conseguem garantir seu objetivo. Desse modo, reconhecendo a importância que as aulas práticas possuem, principalmente seu potencial pedagógico na aquisição do conhecimento pelos alunos, o objetivo geral deste estudo foi averiguar a contribuição da realização de aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de alunos do Curso de Segurança do Trabalho do Instituto federal de Alagoas nos Campi São Miguel dos Campos e Palmeira Índios, avaliando tanto a percepção do aluno, sobre a relevância das aulas práticas no processo de formação do profissional. Tendo como objetivos específicos, aplicar questionário junto aos alunos para obter as informações necessárias, gerar dados acerca das aulas práticas ofertadas no curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFAL, identificar as principais falhas existentes entre as aulas e o aprendizado. Foi utilizado o método quantitativo, através da aplicação de questionários com alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Alagoas, Campus São Miguel dos Campos e Campus Palmeira dos Índios. Foram aplicados 60 questionários, onde constam 10 perguntas sobre o nível de importância das aulas práticas para a formação do profissional. Os resultados obtidos em sua maioria foram positivos, porém as perguntas voltadas para o aprendizado dos alunos tiveram um número de negativas considerável, sendo a com maior avaliação negativa a questão sobre o tempo das aulas práticas disponibilizado não ser satisfatório para a formação do aluno. O resultado da pesquisa se dá a diversos fatores, mas existe o entendimento de que não há aula prática sem a disponibilização de espaços físicos, material didático, equipamentos e o principal, sem professores qualificados. Os dois Institutos Federais, apresentam falhas que os alunos reconhecem, a maioria voltada a disponibilização de material didático, laboratórios e tempos das aulas práticas, o que pode e deve ser revisto para garantir que se formem profissionais Técnico em Segurança do Trabalho cada vez mais qualificados.Item Intervenção pedagógica aplicada na disciplina práticas profissionais do curso de farmácia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Pinto, Iranilde Bezerra; Almeida, Ricardo Santos de; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este estudo objetiva-se por analisar as contribuições didático-pedagógicas de intervenções realizadas no âmbito da disciplina Práticas Profissionais, no curso técnico de Farmácia ofertado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública estadual, em 2023, em Rio Largo/AL. Neste sentido, a pesquisa qualitativa utilizando-se de revisão integrativa sobre a EJA a partir dos preceitos de Freire (1967, 1982, 1987), Vygotsky (1998) e outros autores. Além disso, foram realizadas pesquisas documentais, pesquisas de campo, prática de observação e entrevista semiestruturada com a professora regente da disciplina Práticas Profissionais do curso Técnico em Farmácia e registros em fotos da sala de aula no período de uma semana.Item O material didático como recurso metodológico: uma abordagem à balança hidráulica no estudo da função polinomial de grau 1(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-11-29) Santos, Marlon Caetano dos; SIlva, Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575; Melo, Enaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575; Silva, Vania Maria Galdino;Este estudo tem como foco o desenvolvimento e uso de um Material Didático Manipulável denominado de “Balança hidráulica”, como meio auxiliar ao ensino de Matemática na Educação Básica. Segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), divulgados em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), 70% dos alunos que terminam o Ensino Médio no Brasil possuem aproveitamento em Matemática classificado inadequado. Por essa razão, a discussão aqui em evidência tem como propósito desenvolver uma sequência didática que possibilite construir e/ou reconstruir conceitos relacionados ao estudo de função adotando a “Balança hidráulica” como recurso auxiliar a aplicação da metodologia da Resolução de Problemas no estudo das funções polinomiais de grau um. Tomando-se como referência a metodologia da Resolução de Problemas vinculada ao uso do Material Didático Manipulável (MDM) “Balança Hidráulica” procurou-se dar sentido aos conceitos básicos relacionados ao tema em evidência, buscando convergir para uma ideia que priorizasse relações entre o ambiente da sala de aula e o quotidiano dos sujeitos envolvidos. Nessa direção, tomou-se como referência a teoria da Resolução de Problemas de Polya (1995); a proposta de Lorenzato (2006) sobre o uso de materiais didáticos na formação docente; e, a teoria de Pais (2008) que enfatiza a formação de conceitos e campos conceituais. Espera-se que as discussões presentes no corpo desse estudo possam provocar reflexões sobre a aprendizagem matemática através do sentido dos conceitos.Item O meio ambiente é inclusivo: trilha para alunos com especificidades visuais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-25) Santos, Lindinalva Dos; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Ricardo Santos dePromover a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência é dever de toda comunidade escolar. O professor precisa lançar mão de metodologias que contemplem as diferenças de todos os alunos, sejam eles com deficiência ou não. Neste contexto, o objetivo desse plano de intervenção é promover uma atividade prática de educação ambiental para alunos com especificidade visual da rede de ensino municipal de Maceió-AL. A prática constará de uma trilha em reserva ecológica ou parque municipal. A equipe será formada por 1 professor e 6 monitores e a turma será formada por 12 alunos com deficiência visual. Inicialmente será realizada uma caminhada em trilha da área, onde os alunos poderão observarem a natureza através de sons, cheiros e texturas da floresta. Após a caminhada será realizada uma prática de meditação guiada onde o aluno será estimulado a “sentir” a natureza, através de conexão com ambiente, fazendo uso dos sons e cheiros da floresta, em seguida será realizado um lanche ecológico onde degustarão sucos, doces e frutas nativas, e para terminar será realizada uma roda de conversa onde os alunos compartilharão suas experiências adquiridas durante a prática. Espera-se com essa prática promover a inclusão dos alunos com deficiência visual não apenas aos conteúdos didáticos mais principalmente ao meio ambiente.Item Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: o saneamento ambiental na formação do técnico em meio ambiente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-09) Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A Educação Profissional e Tecnológica se apresenta como uma área de Ensino que visa a formação para o exercício das profissões. Entretanto, é percebido, ao longo dos anos, a necessidade de proporcionar para os/as estudantes métodos de ensino que visem a formação humana, buscando não apenas formar um profissional, mas um cidadão/ã. Nesse contexto, têm- se as metodologias ativas que consistem em um método de ensino centrado no/a estudante, tendo o/a professor/a como mediador/a. Por conseguinte, proporciona-se aos/às discentes o desenvolvimento de competências e habilidades de modo a torná-los/as protagonistas do seu próprio conhecimento, contribuindo para uma formação acadêmica, profissional e social. Desta forma, este trabalho apresenta como objetivo desenvolver e aplicar uma proposta de intervenção no processo de ensino e aprendizagem relacionados ao componente curricular “Saneamento Ambiental”, presente na grade curricular do 2o ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. A atividade visa o desenvolvimento de habilidades e competências que possam estabelecer elo entre o trabalho e o desenvolvimento humano. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, do tipo exploratória sob o método de pesquisa de intervenção, norteado pelas metodologias ativas: atividades baseadas em problemas, atividades baseadas em projeto e estudos de casos. Como resultados, observou-se que o processo de intervenção desenvolvido possibilitou o trabalho cooperativo entre os/as participantes envolvidos/as, espaço em que buscaram por solução de problemas e a realização de projetos de grande relevância para suas comunidades. Ao final do estudo, notou-se que as atividades propostas foram de considerável relevância para o processo de aprendizagem.Item A modelagem 3D no Ensino Médio Técnico do Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-20) Péres, Ana Paula Flores; Conceição, Sheilla Silva da; http://lattes.cnpq.br/1311174126450930; Gama, José Aparecido da Silva; : http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Diôgo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4812351752021535As tecnologias digitais estão proporcionando aos alunos infinitas possibilidades de inclusão social, estimulando assim o processo de aprendizagem. Tem por objetivo contribuir para o processo de formação profissional junto aos estudantes do Curso Técnico em Edificações do Campus Coruripe, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); mediante efetivação de projeto de Arquitetura/Engenharia, através da pesquisa-ação, do tipo participante-intervenção, com base em Thiollent (2011). A abordagem da oficina possibilitou uma experiência em que os alunos tiveram a oportunidade de elaborar um projeto residencial de baixa complexidade, assimilando e comprovando conhecimentos necessários para tal e colaborando assim, na sua formação e futura inserção no mercado de trabalho.Item Oficinas de libras como recurso inclusivo na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-24) Silva, Edjane Vasconcelos da; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Oliveira, Danielly Caldas de; http://lattes.cnpq.br/6901069998449330A inserção da Língua Brasileira de Sinais – Libras, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica é de suma importância para o desenvolvimento das práticas pedagógicas que visam à inclusão acadêmica das pessoas com surdez. Embora a Libras tenha sido reconhecido oficialmente em território nacional, pela Lei Federal no 10.436/2002 e pelo Decreto no 5626/2005 ainda é desconhecida pela imensa maioria da população (BRASIL, 2002; 2005) e continua sendo encarada, equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou utilizados pelos surdos na ausência da oralidade. Com isso, que se faz necessário durante o estágio do Curso profissionalizante de Intérprete/tradutor de Libras a realização de Oficinas de Libras com professores da escola polo, possibilitando ao corpo docente e demais interessado na temática, aprender e conhecer a legalidade da Libras desenvolvendo técnicas de tradução, interpretação, expressões, dando ênfase na língua, cultura e identidade surda, para que essa iniciativa se torne uma proposta inclusiva de responsabilidade social do Instituto Federal de Alagoas – IFAL.