TCC Docência na Educação Profissional
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Item Estratégias metodológicas ativas para o novo ensino médio com adoção da educação híbrida(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-22) Neves, Viviana Marta; Montes, Valéria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Silva, Adriana Thiara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre o ensino híbrido e as estratégias e metodologias ativas como importantes propostas pedagógicas frente às demandas tecnológicas atuais para o novo ensino médio; além de objetivos específicos como: identificar estratégias metodológicas ativas que impacte positivamente no processo de aprendizado dos discentes no ensino remoto emergencial; incentivar que professores e alunos desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa; apresentar os referenciais educacionais sobre as metodologias ativas, abordar como a educação híbrida pode utilizar as metodologias ativas em sala de aula, possibilitando que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais efetivo na vida escolar do estudante. Para seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa em artigos publicados nos últimos dez anos, compreendendo os anos 2012 a 2022, e a aplicação de um questionário com pedagogas que coordenam equipes de professores no Ensino Médio e Técnico para compreendermos como as escolas e os docentes estão sendo preparados para lidar com as tecnologias ativas em sala de aula. Observou-se que o ensino híbrido e a presença das novas tecnologias já são uma realidade nas escolas pesquisadas, porém é fundamental um maior investimento em formação continuada dos professores e equipamentos tecnológicos para que as metodologias ativas sob intermédio das novas tecnologias da informação e da comunicação – TICs sejam rotineiros no ambiente educacional.Item Palestras e depoimentos: uma proposta de intervenção no curso técnico em administração de um instituto federal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-23) Souza, Bruno Silvestre Silva de; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Neri, Anna Sofia Costa; http://lattes.cnpq.br/0135341682700440O presente estudo, desenvolvido no âmbito do curso de especialização em docência na educação profissional do Instituto Federal de Alagoas, teve por objetivo investigar a significância de relatos de vivências profissionais da área de Recursos Humanos como forma de intervenção pedagógica na construção do conhecimento no curso técnico integrado de administração durante o ensino remoto emergencial (ERE). A pesquisa de natureza qualitativa envolveu 50 alunos e foi realizada em três encontros aos sábados letivos. Nos encontros, demonstramos a importância de conhecer as vivências e depoimentos dos profisisonais durante o plano de intervenção na disciplina de administração de recursos humanos. Entendemos que a escolha de palestras como atividades com viés de extensão, realizadas por profissionais renomados da área, de forma que pudessem trazer para os discentes suas vivências e experiências e dessa maneira aumentar a participação de alunos durante o ERE. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada e observação da prática docente. O Plano de Intervenção foi uma pesquisa descritiva, uma vez que as aulas foram planejadas anteriormente e tiveram a sua forma de realização em conjunto, fruto de uma pesquisa-ação que contribuiu para/na formação dos alunos do referido curso. A proposta de intervenção resultou na produção de uma sequência didática (SD) como produto educacional que pode contribuir com o trabalho docente nas futuras aulas remotas geradas através do conhecimento tacio e competência de saberes das vivências de aprendizagens de docentes e profissionais da área através de uma atividade extensiva. A SD foi gerada após um plano de intervenção numa escola profissional no ensino técnico em administração durante a discilina de administração de recursos humanos.Item Uma Plataforma de Hardware e Software para suporte ao processo de ensino-aprendizagem de tecnologias computacionais no contexto da EPT(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-23) Lisboa, Edson Barbosa; Melo, Ingrid Sofia Vieira de; http://lattes.cnpq.br/4727408608738222; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Silva, Pablo Viana da; http://lattes.cnpq.br/0217522010967626Com a evolução tecnológica, os sistemas computacionais têm se tornado mais complexos. Isso tem impactado diretamente nos processos de ensino-aprendizagem em projetos de sistemas computacionais, uma vez que os conteúdos envolvidos refletem tal complexidade. Na literatura científica, os simuladores computacionais têm sido utilizados como ferramentas base para apoio ao aprendizado em projetos de sistemas computacionais. No entanto, percebe-se que, mesmo com uma diversidade de recursos, os simuladores não estão preparados para atender às novas demandas diante dessa rápida evolução tecnológica, essencialmente quando se trata de interdisciplinaridade e adequação aos diferentes níveis de cursos; além de promover uma aprendizagem significativa, considerando aspectos metodológicos que impulsionem a educação e a formação profissional e tecnológica para um mercado que se inova constantemente. Assim, esse trabalho propõe um ambiente de Hardware e Software que possibilite a virtualização de atividades práticas ao mesmo tempo em que potencializa o desenvolvimento de habilidades com componentes de eletrônicos reais, com aplicação em diferentes níveis e modelos de cursos, baseando-se na metodologia pesquisa-ação, com resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem.