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Navegando por Autor "Gaia, Rossana Viana"

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    Análise da percepção de mulheres em situação de vulnerabilidade em relação ao consumo ecossustentável de produtos de higiene menstrual
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-30) Silva, Mércia Dark Bastos da; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693
    Este estudo concentrou-se na avaliação da percepção de mulheres em situação de vulnerabilidade social em relação ao consumo ecossustentável de itens de higiene menstrual, com especial atenção para os impactos ambientais associados ao descarte inadequado desses produtos, bem como para sua composição e processo de produção. O percurso metodológico compreendeu quatro etapas: (1) Revisão Sistemática de Literatura; (2) Estudo de caso, incorporando entrevistas e grupo focal; (3) Análise de Conteúdo; e (4) Produção de Produto Técnico e Tecnológico, incluindo Manuais de uso e de produção de absorvente reutilizável de tecido, Manual Didático de orientações para um ciclo menstrual mais sustentável e saudável, Material Didático de orientações para um ciclo menstrual mais sustentável e saudável, e Tecnologia Social – Absorvente Reutilizável de Tecido. Os resultados revelaram que, para mulheres em situação de vulnerabilidade, a percepção ambiental não é um dos principais fatores que influenciam a adoção de itens reutilizáveis. A falta de informação, juntamente com a disponibilidade limitada desses produtos e as condições econômicas, emergiram como determinantes nesse processo de transição. Destaca-se, assim, a necessidade de democratizar informações, promovendo a autonomia de pessoas menstruantes e facilitando escolhas mais assertivas e ecologicamente conscientes. A criação de materiais educativos, como manuais e recursos didáticos, representa uma contribuição prática para capacitar mulheres, permitindo escolhas informadas e conscientes em relação à higiene menstrual. Esses recursos buscam disseminar informações sobre os benefícios dos produtos reutilizáveis, incentivando práticas mais sustentáveis e saudáveis.
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    Educação midiática no contexto da EPT: uma proposta de ensino no IFAL - Campus Marechal Deodoro
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-24) Alves, Acássia Deliê Mendonça; Melo, Dra. Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Carneiro, Tereza Kelly Gomes; http://lattes.cnpq.br/3305071338937583; Gaia, Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693
    Com o advento da revolução digital-molecular, as relações de trabalho e interpessoais passam a ser mediadas essencialmente por avançadas tecnologias digitais. Nesse contexto, aprofunda- -se a disseminação em massa das fake news, as notícias falsas, associada ao conceito da pós- -verdade, pela qual o subjetivismo dos indivíduos se sobrepõe à análise objetiva dos fatos. Sem letramento digital, os sujeitos se tornam vulneráveis às bolhas digitais, manipuladas por algoritmos desenvolvidos por oligopólios globais, que fortalecem a difusão de informações falsas e discursos ultraconservadores na internet. A Educação Midiática está prevista na BNCC de 2018, todavia criticada por divergir das concepções históricas da EPT no Brasil. Esta pesquisa objetiva, assim, identificar os impactos da desinformação digital entre estudantes dos cursos técnicos integrados do IFAL — Campus Marechal Deodoro e as possibilidades de Educação Midiática no contexto da EPT. A base referencial teórica e analítica é orientada pelo materialismo histórico-dialético. A pesquisa tem abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e objetivo exploratório, realizada pelo método da pesquisa-ação, com proposta de contribuição sobre o grupo pesquisado. O público-alvo foram os estudantes dos cursos técnicos integrados em Guia de Turismo e Meio Ambiente do IFAL — Campus Marechal Deodoro. Foi realizada escuta inicial e análise documental dos projetos de ambos os cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados. As técnicas utilizadas para análise dos dados foram a estatística básica, no caso dos dados quantitativos, e a análise de conteúdo categorial, no caso dos dados qualitativos. Os resultados analisados na fase exploratória apontam que a circulação de fake news impacta diversos âmbitos da comunidade escolar do IFAL — Campus Marechal Deodoro e que grande parte dos estudantes apresenta dificuldades para discernir informações falsas de verdadeiras, principalmente quando estão associadas a veículos tradicionais da imprensa ou produzidas por meio de deepfake. Como proposta de contribuição, com a colaboração de docentes, foi elaborado um produto educacional (PE) em formato de Oficina Pedagógica Interdisciplinar de Educação Midiática, aplicada a uma turma do curso técnico integrado em Guia de Turismo. A avaliação do PE, feita por estudantes e docentes participantes, demonstra os efeitos positivos do uso das TDICs em sala de aula e da perspectiva educomunicativa na escola, além de evidenciar dificuldades para práticas interdisciplinares no campus. A partir das contribuições, o PE foi ajustado e disponibilizado para utilização de docentes e educomunicadores da EPT.
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    Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos no Curso Técnico de Artesanato do Ifal - Campus Maceió: identidade, tecnologia e trabalho
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-19) Melo, Mayara Siqueira de; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Cavalcante, Valeria Campos; http://lattes.cnpq.br/6189537710156188
    Esta pesquisa investigou práticas educativas sobre uso de mídias digitais e de recursos técnicos, com a meta de elaborar um produto educacional para o Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió, no intuito de fomentar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar e seu uso na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal analisar o conhecimento sobre TDIC dos discentes do PROEJA do Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió. O propósito foi identificar como as tecnologias se inserem em práticas de divulgação dos produtos artesanais que elaboram. A questão norteadora da pesquisa propôs pensar como os discentes do Curso Técnico em Artesanato do IFAL, Campus Maceió difundem informações sobre o trabalho artesanal que realizam. Quanto ao tipo de pesquisa, se classifica como descritiva, sendo de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos metodológicos escolhidos foram questionários semiestruturados e notas de campo. Os dados foram utilizados e triangulados de forma complementar para o produto educativo no formato de blog. A definição deste canal online resultou da possibilidade de atualizar páginas e postagens em outras redes sociais, sem risco de exclusão, o que preserva o registro. A proposta inicial da intervenção seria durante o VI Módulo do Curso Técnico de artesanato, nas aulas do componente curricular de Marketing e Logística, pois tem conteúdos sobre a temática, no entanto, em função da variável interveniente da Covid-19, os 12 alunas (os) não tiveram aula virtual na etapa de levantamento de dados, o que exigiu cumprir protocolo, validado pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM) e Laboratório de Neurociência Cognitiva (LNeC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde do HEMOPE (Protocolo no 1.578.277). O resultado indica que o produto educacional possibilitou maior exibição das peças, através da divulgação do trabalho e ações desenvolvidas pelos artesãos, como também poderá contribuir para potencializar a difusão e o reconhecimento do artesanato.
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    Estratégias pedagógicas nas aulas de língua portuguesa do ensino médio integrado ao técnico: reflexões sobre práticas humanizadoras
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-17) Silva, Ítalo Christiano da; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Lúcia de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3235342037177115; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955
    Os estudos sobre processos de humanização na prática pedagógica apresentam reflexões sobre as ações do professor e as relações estabelecidas no ambiente formal da sala de aula. Esta pesquisa investigou práticas educativas na aula de Língua Portuguesa que consideram a afetividade e apresentam proposta transversal. O estudo propõe pensar o processo pedagógico de conhecimento, em ambiente escolar da rede federal técnica e tecnológica, no primeiro semestre de 2020. O objetivo principal foi investigar práticas humanizadoras de ensino, para elaborar o produto educacional – Jogo educacional de tabuleiro Resiliência – direcionado ao ensino médio integrado ao técnico. A metodologia foi redefinida a partir de variáveis intervenientes, por conta da realidade de pandemia do Covid-19, assim a coleta de dados face-a-face com 10 alunos e um professor foi reorganizada para uma amostra com dois alunos em comunicação remota e em rede por computador. O estudo investigou o ensino integrado na perspectiva de formação omnilateral dos sujeitos, ou seja, de forma integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram a realização de oficinas online e a aplicação remota de questionários. As etapas metodológicas seguiram a seguinte ordenação: (i) elaboração e organização dos conteúdos de 4 oficinas inseridas no produto educacional, para discutir temáticas geradoras de humanização com adolescentes; (ii) aplicação de questionários; (iii) elaboração de oficinas remotas para discutir a temática humanização com adolescentes e (iv) criação de um jogo educacional que problematiza questões de interesse socioemocional dos adolescentes. Os resultados indicados com as respostas e a participação virtual dos estudantes auxiliaram a avaliar e aprovar o produto educacional jogo de tabuleiro elaborado pelo pesquisador. Ademais, o estudo sistematizou materiais sobre a humanização em sala de aula. A intervenção nas aulas de Língua Portuguesa foi pensada a partir da formação do pesquisador, licenciado em Letras, e em sua experiência docente, além da possibilidade de problematização que esse componente curricular promove, através de debates e exposições orais, leituras, produções e interpretação e/ou compreensão de textos verbais e não-verbais. Os resultados confirmaram que práticas humanizadoras com aulas dialogadas e metodologias com participação ativa dos alunos possibilitam aprendizagem qualitativa.
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    Fala, Ifal! “a sua webradio em educação profissional”
    (2020-07-22) Silva, Gabriela Luzia Rodrigues; Gaia, Rossana Viana; orcid logo https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Gaia , Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Magnólia Rejane Andrade dos; http://lattes.cnpq.br/3403467342603520; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317
    A educomunicação é um campo de estudos na interface das áreas educação e comunicação e que visa promover planejamento e execução de processos comunicativos no ambiente escolar com maior democratização e menor hierarquia. No Brasil, a sistematização do campo se amplia a partir do século XXI com propostas em ambientes formais e não-formais de ensino. O presente estudo é uma pesquisa-ação, do tipo aplicada, que resultou na implantação de uma mídia educomunicativa no âmbito do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió: a webradio (ou rádio online) "Fala, Ifal!", uma proposta pioneira de produto educacional prático e inovador por divulgar produções da comunidade acadêmica através de arquivos de áudio (podcasts) gravados e disponibilizados em um ambiente virtual (YouTube). O objetivo da webradio é ampliar as comunicações sobre iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos principalmente por alunos e professores do Instituto, com maior grau de participação dos autores, e propaga-las para os públicos externo e interno da Instituição. O produto apresenta-se como uma nova mídia de comunicação do Ifal associada à página virtual (site) institucional Campus Maceió, acessível a produtores e consumidores do conteúdo, cuja bate temática relaciona-se à Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados da pesquisa-ação que e da revisão de literatura que deram as bases à este trabalho indicaram temas relevantes para a circulação de conhecimento entre professores, alunos, técnicos e também entre públicos externos interessados em conteúdo consistente sobre educação profissionalizante, ciência, cultura e tecnologia, a partir do acesso a um ambiente além-fronteiras da Internet.
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    Formação humana integral e currículo integrado: o debate crítico sobre o sistema de justiça brasileiro em material paradidático no ensino médio
    (2021) Leite, Rafael Félix; Melo, Beatriz Medeiros de; Melo, Beatriz Medeiros de; Costa, Elaine Cristina Pimentel; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Gaia, Rossana Viana
    Essa pesquisa, desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), tem por objetivo principal identificar o tratamento do debate sobre sistema prisional nos livros didáticos e nas salas de aula de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas, em específico no Campus Maceió, e propor material paradidático para o Ensino Técnico Integrado, ligado diretamente ao conteúdo programático do referido componente curricular. Relacionado a este objetivo, visa-se ampliar o conhecimento sobre o sistema prisional e as formas de trabalho na sociedade contemporânea por meio do reconhecimento do trabalho prisional. A partir disso, qualificar esta discussão mediante a construção de Caderno Reflexivo, ao tempo que se propõe colaborar para a superação de estigmas e preconceitos que incidem sobre a naturalização de desigualdades constituídas historicamente e vivenciadas pela população privada de liberdade. Para tanto, usou-se a abordagem metodológica qualitativa, do tipo Investigación-Acción-Participante de Fals Borda, o princípio do artesanato intelectual de Wright Mills e a formação humana integral como condutora de todo o processo. Em princípio, realizamos revisão bibliográfica prévia e na etapa diagnóstica, aplicamos questionários com o corpo docente de Sociologia de diferentes campi do Ifal, realizamos entrevistas com cinco desses e aplicamos questionários em estudantes do curso de Estradas do Campus Maceió. A partir desses dados, construímos a versão prévia do Caderno Reflexivo. Esse material foi validado por quatro pesquisadoras/es da temática abordada e por dez professoras/es de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas. Avaliamos que esse Caderno pode qualificar a discussão sobre o sistema prisional e possibilitar espaços reflexivos em sala de aula que representam um esforço na superação de desigualdades sociais.
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    Gestempo: Tutorial de uso do Produto Educacional: aplicativo para gestão do tempo de estudos
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-02-16) Silva, Valmir Rogério e; Gaia, Rossana Viana
    O Produto Educacional (PE) Aplicativo “GesTempo” é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “Tecnologia, educação e trabalho no Ensino Médio Integrado: o fenômeno da aceleração social do tempo”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas, Campus Benedito Bentes. O PE se insere na área de concentração da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na linha de Pesquisa de Práticas Educativas em EPT e no macroprojeto de Práticas Educativas no Currículo Integrado. O Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas - NIT/PRPPI/IFAL, verificando o caráter inovador deste Produto Educacional, procedeu com o registro de programa de computador (Anexo A) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob no BR 51 2021 001715-3. A disseminação dos dispositivos móveis e a facilidade de manuseio de tais equipamentos pelos que vivenciam a cibercultura, permitem a criação de plataformas capazes de proporcionar maior interação e facilidade de acesso à informação. Este PE se destina a auxiliar estudantes do curso de nível Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Maceió, a administrar o tempo destinado à aprendizagem e utilizarem as tecnologias digitais (TD) como instrumentos de construção do conhecimento e aprendizagem autônoma. Embora tenha sido pensado para este público, alunos em outros níveis de ensino também podem se beneficiar do produto, pois contribui para organizar o cotidiano de estudos. É consensual que as TD subsidiam os processos educomunicativos e possibilitam a emancipação dos sujeitos através da disseminação de informações por aparatos tecnológicos como smartfones, tablets, notebooks e computadores ligados em rede. Compreendemos que este PE é uma ferramenta que contribui para entendimento sobre a aceleração social do tempo na sala de aula, suas implicações no ensino- aprendizagem e o seu impacto nos futuros trabalhadores da área de tecnologia.
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    Heterogeneidade da comunicação em sala de aula: reflexões sobre o silêncio
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-05) Almeida, Maria Lêda de Oliveira Chagas; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955
    Esta pesquisa qualitativa, e bibliográfica, aborda aspectos da heterogeneidade comunicativa e dialógica na sala de aula e destaca a relevância da comunicação e do silêncio na prática pedagógica, essenciais no processo comunicativo-educativo. O objetivo geral da pesquisa, inserida na Linguística, na perspectiva da Análise do Discurso, das teorias de aprendizagem aprendidas ao longo do curso e da autobiografia, foi refletir sobre como os silêncios do discurso se configuram na minha formação como estudante no Curso de Licenciatura de Letras-Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), no Campus Maceió. Foram objetivos secundários: (i) ampliar o entendimento da comunicação em sala de aula, por meio de leituras e reflexões na área de Educação e (ii) identificar a compreensão e as minhas concepções sobre docência. Com base na pesquisa bibliográfica que aborda saberes da comunicação na perspectiva do discurso e da autobiografia no ensino, uso, por vezes, narrativa em primeira pessoa, autorizada pela abordagem qualitativa, mas sem perder o foco científico. A pesquisa observa práticas pedagógicas com base na compreensão do estudante em formação, ou seja, processualidades discursivas de docente e discente, como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. A abordagem qualitativa utiliza relato de experiências vivenciadas pela própria pesquisadora, no curso, estudos de revisão bibliográfica em livros, artigos e repositórios institucionais. Por fim, o método descritivo permitiu relacionar dados experienciais à prática educacional. Os resultados do estudo indicaram que a colaboração em atitudes responsivas favorece o diálogo em sala de aula, ação motivadora de mudança no processo formativo.
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    O livro didático de português: um estudo sobre a relação texto-imagem
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-02-17) Farias, Ana Cristina Souza de; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569
    Embora as imagens façam parte do contexto socio-histórico-cultural e estejam presentes em nosso cotidiano, a escola tende a dar maior ênfase à escrita do que aos elementos visuais. Tendo em vista que no processo de escolha dos Livros Didáticos há um critério que dispõe especificamente sobre as imagens, este trabalho teve como objetivo investigar como a diversidade étnica, a pluralidade social e cultural brasileira é retratada no livro didático de Português Contexto, Interlocução e Sentido, adotado pelo IFAL-Campus Maceió. O referencial teórico está representado nos documentos que regem o Programa Nacional do Livro Didático e por estudos da área da multimodalidade. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e o tipo de investigação utilizada foi o método pesquisa documental. O processo de coleta e geração de dados foi realizado nas seguintes etapas: (i) verificação se as imagens com as temáticas diversidade étnica, a pluralidade social e cultural brasileira são apresentadas no Livro Didático do Ensino Médio Português: contexto, interlocução e sentido; e (ii) análise multimodal das imagens que abordam o tema desta pesquisa. Os resultados demonstram que a coleção analisada não atendeu o critério relacionado às imagens que está presente no PNLD. Isso confirma a necessidade de uma reflexão acerca da importância de se observar a relação texto-imagem durante a escolha do livro didático, posto que vivemos em uma sociedade cada dia mais multimodal.
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    O discurso jornalístico no programa policial: estudo de caso em emissora alagoana
    (2016) Almeida, Josivânia Maria de; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178
    Esse estudo identificou os programas policiais na rede de televisão alagoana e a questão da violência. Analisaram-se aspectos de valência positiva ou negativa sobre os direitos humanos de pessoas indicadas como acusadas nos programas policiais. Para isto, a metodologia incluiu análise dos discursos noticiosos dos apresentadores e dos repórteres no período de agosto de 2015 a abril de 2016. O objetivo geral foi identificar aspectos dos discursos emitidos ou silenciados nessas materialidades discursivas. Para isto foram verificados aspectos narrativos a partir da seleção semântica e o posicionamento dos sujeitos acusados de cometimento de supostos delitos ou crimes. A base teórica foi a Análise de Discurso francesa com base em Pêcheux e a metodologia incluiu além das pesquisas bibliográficas, investigações das matérias veiculadas em site oficial da empresa de televisão, compilação e análise dos dados. Identificou-se que os discursos são reveladores de violações dos direitos humanos.
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    Tecnologia, educação e trabalho no ensino médio integrado: o fenômeno da aceleração social do tempo
    (2021) Silva, Valmir Rogério e; Gaia, Rossana Viana; Gaia, Rossana Viana; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
    As tecnologias digitais (TD) tem modificado a forma como interagimos na sociedade. A todo instante aplicativos de mensagens instantâneas, serviços de e-mail ou as diversas redes sociais disponíveis requerem a nossa atenção. Uma das consequências desse aumento significativo no fluxo de informações é a impressão de que o tempo não é suficiente para atender a todas as demandas atuais de interação. Estudos que compõem o referencial teórico deste estudo sugerem que as TD, além de imprimirem uma nova dinâmica nas relações sociais, podem ser utilizadas para organização pessoal e para proporcionar o ganho de tempo. Nesse contexto, esta pesquisa buscou responder se o uso de tecnologias digitais pode contribuir para a organização do tempo de estudos, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um Produto Educacional no formato de aplicativo para gestão do tempo de estudos, com a colaboração dos alunos que cursam nível Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O referencial teórico incluiu autores da área de pesquisa-ação e da educomunicação com ênfase em estudos que privilegiam o uso da internet na educação e reflexões sobre cibernética no ensino. Quanto à metodologia, esta investigação é de natureza aplicada, do tipo pesquisa-ação, fundamentada numa abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram a análise documental e a pesquisa online, na qual foram aplicados, como instrumentos de coleta de dados, questionários com 4 estudantes e 3 professores da turma convidada a participar desta pesquisa. Para a análise dos dados coletados, foram utilizadas técnicas de análise interpretativa e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo evidenciaram que o uso de tecnologias digitais colabora para a gestão do tempo e pode favorecer a produção do conhecimento e aprendizagem autônoma. Também se verificou a relação entre o avanço tecnológico e o fenômeno da aceleração social do tempo e a necessidade de ampliar esse debate em diferentes áreas do conhecimento para fomentar a discussão sobre as TD na educação integral.
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    O uso das tecnologias no PROEJA: inclusão, exclusão e suas implicações na aprendizagem em tempos de pandemia
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Miguel, Jorge José; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834
    O presente trabalho é uma pesquisa do tipo bibliográfica e analisa o processo de ensino-aprendizagem com uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) na modalidade de ensino técnico integrado para jovens e adultos (Proeja), em período pandêmico. O objetivo principal foi identificar estudos que verificam os impactos do ensino remoto neste público específico durante a pandemia da corona vírus (SARS-COVD 2). A pesquisa constatou dificuldades de acesso à internet de alta velocidade, o uso restrito de tablets, notebooks, celulares, como também questões relacionadas à disponibilidade de tempo para realizar tarefas nos momentos assíncronos e comparecimento às aulas síncronas. A metodologia da pesquisa incluiu levantamento dos dados em repositórios institucionais disponíveis nas plataformas Scielo e Google Acadêmico produzidos de 2020 a 2023 sobre o ensino para Jovens e Adultos, com ênfase no Proeja, modalidade que integra o ensino técnico ao médio nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os principais buscadores utilizados foram EJA, Proeja, Ensino Remoto, COVID19 + ERE, TDIC’s + Proeja. O estudo observou dados relativos ao processo de ensino- aprendizagem e que se relacionam com inclusão ou exclusão, bem como sugestões apresentadas pelos pesquisadores da área. Assim, foram identificadas melhorias na aplicação das TDIC’s na educação de jovens e adultos em cenário de descontinuidades governamentais e restrições de recursos públicos para uso das TDIC’s nas escolas públicas. A investigação constatou aspectos do ensino, mediados pelas TDIC’s, em diferentes contextos de dificuldades vivenciadas pelos/as discentes e a precarização do ensino. Conclui-se que há possibilidades de melhorias a partir da integração entre tecnologias e uma educação acolhedora e participante das decisões do cotidiano.

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