Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
URI Permanente desta comunidade
Inclui trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação produzidos no IFAL e fora dele
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Autor "Agra, Christiane Batinga"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A argumentação em textos jornalísticos de caráter informativo: o gênero textual-discursivo notícia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-31) Santos, Robson Muller Silva dos; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Sabe-se que na esfera jornalística há duas vertentes principais de classificação para conteúdos disseminados pela imprensa, as quais abrigam gêneros jornalísticos em grupos que se caracterizam ora pelo caráter informativo, ora pela natureza predominantemente opinativa/argumentativa, e, ainda, pela junção de tipologias textuais que se combinam. A notícia é um gênero que, tradicionalmente, é associado à informação, haja vista sua função social de veicular os chamados fatos do dia. Apesar de estar consolidada a ideia de que a notícia é um gênero discursivo essencialmente descritivo/expositivo, pretende-se, neste trabalho, verificar a presença de passagens argumentativas em textos jornalísticos de natureza declaradamente informativa, a partir da observação de elementos linguístico-discursivos que atuam no texto, ainda que sutilmente, para a construção de pontos de vista a respeito do que está sendo enunciado ao público, mediante a divulgação de notícias. Para isso, o estudo adotará, como metodologia, a análise linguístico-discursiva e semântica de notícias publicadas pelo canal “Folha de São Paulo”, no primeiro turno das Eleições 2022, especificamente, textos cujo tema diz respeito a pesquisas de intenção de voto para os candidatos a presidente. Os fundamentos teórico-conceituais do trabalho desenvolvem-se a partir do diálogo entre estudos da área da Comunicação, da Linguística Textual e das reflexões em torno do enunciado e do discurso. Ademais, a pesquisa assume um caráter linguístico-interpretativista, com uso de dados quantitativos. A partir da análise do corpus, houve a identificação de movimentos retórico-discursivos e linguístico-textuais que apontam para a presença de traços argumentativos em textos que são apresentados como predominantemente informativos. Esta pesquisa aponta, também, para possibilidades de trabalho com o gênero textual notícia na esfera escolar, verificando-se de que forma a BNCC orienta o emprego desse gênero nessa esfera de atuação humana.Item Atribuições e desafios vivenciados pelo professor na perspectiva na educação inclusiva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-20) Silva, Monize Karoline da; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho teve como finalidade refletir qual o papel do professor com base nas Políticas Educacionais na Perspectiva da Educação Inclusiva, verificando quais os desafios enfrentados pelo mesmo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o papel do professor diante das políticas educacionais de modo que os alunos sejam o centro da sala de aula. A inclusão é tratar de maneira diferente os diferentes, assim pode-se perceber a igualdade real sendo aplicada. De acordo com Sassaki (1997, p.3), a inclusão pode ser conceituada como processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade”. Para tratarmos sobre o processo da Educação especial inclusiva e o papel do professor, referenciamos os estudos em Bueno (2001), Mantoan (1993, 2003), Sassaki (1997); entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base nas políticas públicas educacionais voltadas à educação inclusiva e o como o professor deve agir segundo elas, levando em consideração que o meio interfere nas proposições dispostas aos docentes. Além dos teóricos, utilizamos como base, artigos que tratam sobre a mesma vertente, assim como documentos, legislações, leis e entre outros. A inclusão escolar não é de responsabilidade única do educador, uma vez que ele necessita de meios e condições para colocar seus conhecimentos em práticas que devem ser disponibilizados pelo governo, assim como a família deve participar do processo de inclusão, pois a mesma é corresponsável nas formações.Item BNCC e interações multiletradas no ensino de língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-09-21) Belo, Evandro Lira; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Lima, Antonio Carlos dos SantosO presente trabalho busca refletir sobre a relação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Teoria dos Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo a sua feitura por meio de uma pesquisa documental. Os estudos se voltaram ao uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) de forma colaborativa e o modo de produção de significados por meio de gêneros textuais-discursivos, com foco na Teoria dos Multiletramentos, que é contemplada na BNCC, com um olhar voltado a práticas de sala de aula. A formação crítico-reflexiva, como integrante dos processos de ensino-aprendizagem, que não se restringem ao espaço físico da escola, está relacionada ao desenvolvimento de habilidades e competências nas aulas de Língua Portuguesa e demais componentes curriculares da educação básica. Destacamos, para reflexão, o momento pandêmico vivenciado por estudantes, professores, gestores e demais profissionais, que evidenciou a necessidade de práticas que envolvessem as TDIC. Esta pesquisa se assume de forma qualitativa e os procedimentos metodológicos estão centrados em análises linguístico-textuais à luz da Linguística Aplicada, especialmente, no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa. Ainda assim, foi pertinente analisarmos aspectos da BNCC, que se apresenta como documento regulador, com ideais inovadores, revolucionários e democráticos em relação à Educação brasileira. Nossa discussão está pautada em autores, a exemplo de: Kleiman (2005), Rojo (2012), Ana Elisa Ribeiro (2020), Bakhtin (2011), dentre outros.Item Clube de leitura virtual: um incentivo ao letramento literário nas aulas de língua portuguesa com o uso de recursos multimodais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-10) Silva, Ivana Lethícia Santos; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955O presente trabalho demanda a reflexão e a análise de práticas pedagógicas voltadas ao letramento literário, observando a multimodalidade de leitura. Sendo esta de extrema importância para as aulas de Língua Portuguesa, no tocante ao desenvolvimento de ensino aprendizagem dos discentes. Enfatizamos que o cenário no qual o projeto base desse trabalho foi aplicado era de máxima sensibilidade mundial, visto que as nações foram assoladas pela pandemia de COVID 19. Diante desse contexto, muitos foram os desafios enfrentados pela educação, à vista de amenizar os impactos negativos que o afastamento presencial proporcionou e de incentivar, como objetivo principal, a leitura aos alunos, optamos pela criação de um clube de leitura virtual, com o auxílio das tecnologias digitais no intuito de estimular a leitura no desenvolvimento da criticidade dos discentes e facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos sujeitos, respeitando as vivências particulares e sociais deles. Esta pesquisa assume a forma qualitativa, com o aporte teórico alicerçado nos pensamentos e nas metodologias à luz do letramento literário defendido por Rildo Cosson; dos multiletramentos conceituados por Roxane Rojo; dos regulamentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa da BNCC, no que se refere à utilização de recursos digitais e tecnológicos; do respeito aos diversos falares, ou seja, as diferentes formas de manifestação da língua em sociedade e ao conhecimento de mundo dos sujeitos de Bagno.Item Conto Etiológico : um gênero distinto que estima a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-08-21) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textualItem Conto etiológico: um gênero distinto que estimula a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-06) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Maria Regina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textual.Item Contribuições da sociolinguística para reflexões sobre variação linguística nas aulas de língua portuguesa: análises de propostas apresentadas em livros didáticos do ensino básico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-15) Lima, Roseli Maria Silva de; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta algumas análises de propostas de atividades sobre as variações linguísticas da língua portuguesa no livro didático de 6º e 9º anos do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio. Propostas que orientam o professor de língua portuguesa a trabalhar em sala de aula essa temática, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar a importância dos professores de língua portuguesa aperfeiçoar o conhecimento sobre a Sociolinguística para saber lidar melhor em sala de aula e fora dela sobre o preconceito linguístico, ajudando no processo de desconstrução. As reflexões foram baseadas nas concepções de POSSENTI (1996), BORTONI-RICARDO (2004), BAGNO (2007) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Na abordagem metodológica, utilizei a pesquisa bibliográfica para organização do conteúdo. As atividades analisadas revelaram que é possível o docente usar o livro didático a seu favor para o estudo da língua e suas variações.Item Ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos de uma turma do ensino médio de uma escola pública do estado de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-05-28) Silveira, Ruthnea Gomes da; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Silva, Cleide Calheiros da; Orcid iD ? https://orcid.org/0000-0001-7713-649X; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968Este trabalho é a consolidação de uma pesquisa acerca do processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (L2) por alunos surdos usuários da libras como primeira língua (L1). Nosso principal objetivo foi compreender como esse processo ocorre na prática da sala de aula. Por meio de observações no período da residência pedagógica, percebemos as dificuldades dos alunos surdos e da professora regente, o que instigou o interesse por essa temática. Elegendo a abordagem qualitativa, utilizamos, como instrumentos para construção de dados, dois tipos de questionário (aberto e fechado) e entrevistas direcionadas aos surdos, ouvintes, professora de língua portuguesa e intérprete de libras atuante em uma escola regular do ensino médio, em Maceió, Alagoas. Os resultados mostraram grandes dificuldades no processo educativo dos alunos surdos, tanto pela ausência ou deficiência na alfabetização e no letramento desses alunos, quanto pelo planejamento genérico e tradicional que carece de elementos típicos do mundo do surdo, dificultando o aprendizado e influenciando no julgamento do surdo acerca da importância de aprender o português como segunda língua. Nossa pesquisa foi orientada pelo referencial teórico composto, principalmente, pelos autores: Monteiro (2006), Baldo e Iacono (2008), Quadros (2008), Strobel (2008), Rojo (2009), Lopes, Abreu e Mattos (2010) e Rodrigues e Valente (2012), além da legislação atinente à educação de surdos. Concluímos que a formação docente para atuar na educação inclusiva de uma forma geral e, especialmente, para lidar com alunos surdos é, ainda, muito limitada pela baixa carga horária da disciplina de libras nos currículos acadêmicos, subestimando a riqueza da língua de sinais. Os surdos do presente estudo possuem grandes limitações na aquisição da língua portuguesa e não a enxergam como elemento de inclusão na sociedade ouvinte, reconhecendo-se como parte de um todo somente nas comunidades surdas que frequentam. O processo de ensino e aprendizagem da L2 não se efetiva em sala de aula e deixa ainda mais clara a comunicação deficitária entre os escolares, o que vem causando uma tensão coletiva e grande frustração entre professores, surdos e alunos ouvintesItem "Eu sou neguinha?": um estudo de caso sobre uma experiência de letramento racial crítico em aulas de língua portuguesa em uma escola da rede pública de Marechal Deodoro (AL)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-04-04) Melo, Rebeca Lins; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Meniconi, Flávia Colen; http://lattes.cnpq.br/8299342638695738; Lima, Josenice Cláudia Moura de; http://lattes.cnpq.br/6932416698842297Letramento Racial Crítico em aulas de Língua Portuguesa com estudantes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de Marechal Deodoro/AL. As questões centrais que nortearam essa pesquisa foram: “de que forma os estereótipos e preconceitos raciais interferem na declaração da identificação de pertença racial dos(as) educandos(as)?” e “como o letramento racial crítico pode contribuir para o desenvolvimento dos processos de racialização e consciência racial dos(as) educandos(as)?”. Os fundamentos teóricos desta pesquisa se baseiam nos estudos de Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), de letramento(s) (ROJO, 2009), de letramento crítico (MONTE MOR, 2015 e JANKS, 2006) e de letramento racial crítico (FERREIRA, 2014; 2015). Este estudo está situado no campo da pesquisa qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986) e utilizou o método do estudo de caso (LUDKE; ANDRÉ, 1986 e TELLES, 2002) para a geração de dados. Os instrumentos utilizados foram planos de aula, diários de classe, questionário fechado e aberto, gravações em áudio, anotações de campo, roteiro da oficina e produções textuais dos estudantes. A experiência aqui analisada demonstrou o quanto a autoidentificação racial a partir de estereótipos raciais é controversa, identificou como os preconceitos raciais exercem uma influência substancial na declaração da identificação de pertença racial dos(as) educandos(as). Possibilitou que estes tivessem a oportunidade de refletir sobre as questões raciais no contexto sociocultural brasileiro.Item A formação de jovens leitores: relato de uma experiência com contação de histórias(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-07-08) Santos, Carlos Augusto da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO presente trabalho se constitui em um estudo sobre a contação de histórias e sua importância na formação de leitores e produtores textuais. Com ênfase na utilização do gênero textual fábula, e as estratégias de leitura utilizadas pelos leitores para refletirem e assimilarem a mensagem trazida pelo texto. As histórias são verdadeiros meios de alargar o horizonte da criança, aumentando seu conhecimento em relação ao mundo e a capacidade de imaginação, sendo importante no desenvolvimento de futuros leitores. Neste contexto, o trabalho se constitui em um estudo de caso, tendo como metodologia uma pesquisa qualitativa, a partir de observações de vários momentos de contacão, entrevistas, produção e análise de fábulas produzidas pelas crianças. O estudo se apoiou no projeto de incentivo à leitura “Senta Que Lá Vem a História”, desenvolvido na comunidade do Alto da Boa Vista, na Chã da Jaqueira. O projeto atende aproximadamente 30 crianças com idades entre 5 a 12 anos. A partir das análises, fica evidente a influência da contação de histórias como instrumento de formação de leitores e produtores textuais competentes, pois as evidências apontam uma evolução nos alunos que participam do projeto, seja na compreensão do que leem, seja na produção de textos coerentes.Item A gamificação como alternativa para utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-29) Marques Neto, Francisco Assis; Alves, Carlos Henrique Almeida; http://lattes.cnpq.br/4002100121572984; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta uma alternativa à utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio. Discute os principais aspectos da Gamificação com relação ao interesse de maior engajamento dos alunos na componente curricular. Reflete acerca das informações de oferta de recursos tecnológicos na educação básica divulgadas pelo Ministério da Educação do Brasil. Estima o impacto orçamentário à implementação do smartphone como recurso tecnológico educativo no ensino público básico (Fundamental e Médio) em Alagoas. Destaca as informações disponíveis em organismos internacionais concernentes à educação de alta qualidade com o emprego de tecnologia digital. Expõe a média estimada de alunos por computador, em uma perspectiva local, no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino no Estado de Alagoas. A investigação incluiu pesquisa experimental aplicada a 79 (setenta e nove) alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Corroborado por uma abordagem qualiquantitativa, a pesquisa analisou, por intermédio de um programa computacional e de atividade impressa, as especificidades de desempenho e comportamento dos alunos em contextos de ensino-aprendizagem digital gamificado, bem como em situações de ensino-aprendizagem tradicionais. O estudo indica parâmetros sobre uma educação de alta qualidade, com tecnologia acessível e custos reduzidos.Item A multimodalidade nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: um olhar sobre a dimensão linguístico-discursiva do gêneros discursivos multimodais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-20) Silva, Juciele Afonso da; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441Os avanços tecnológicos e as demandas sociais de leitura e escrita têm exigido dos sujeitos capacidades cada vez mais avançadas para a compreensão dos diferentes gêneros textuais/discursivos produzidos socialmente. Pesquisas recentes têm apontado para a necessidade de se atentar para as diferentes linguagens presentes nos textos, quer sejam impressos ou digitais. Como consequência direta desse fenômeno, houve mudanças significativas na configuração dos materiais didáticos e, consequentemente, com as propostas que são apresentadas pelos livros didáticos para o ensino da língua materna no ambiente escolar. Com isso, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o tratamento dado aos gêneros discursivos multimodais em 01 coleção de Língua Portuguesa pertencente ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio de 2021, que tem suas propostas ancoradas nos documentos oficiais que estruturaram o Novo Ensino Médio no país. Para realização deste trabalho foi utilizada a abordagem qualitativa, com a análise documental, uma vez que ela permite interpretar fenômenos sociais inseridos em um dado contexto social. Para isso, seguimos o postulado interpretativista fundamentado na teoria sociointeracionista discutida pela Linguística Aplicada (Moita Lopes, 1994, 2002). O referencial teórico buscou articular as discussões sobre os gêneros discursivos (Bakhtin, 2009, 2016) e os textos multimodais (Van Leeuwen 2020; Dionísio 2006/2007, Oliveira 2006, 2007; Rojo, 2012, 2013), dentre outros. Assim, buscou-se compreender a maneira pela qual os gêneros discursivos multimodais são abordados nos livros didáticos de Língua Portuguesa para que as reflexões propostas possam contribuir com a melhoria do trabalho do professor e, consequentemente, com a formação linguística dos alunos do Ensino Médio. No que se refere aos gêneros discursivos trabalhados no material, o livro faz uso de vários gêneros, todavia, a maioria deles são utilizados apenas para a identificação e compreensão do conteúdo em questão, abordando apenas a temática e dispensando a composição e o estilo enquanto elementos de sua arquitetônica.Item Performatividade e ironia no discurso da Youtuber Rita Von Hunty(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-06) Valença, Susan Maria Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Este trabalho se presta a analisar os marcadores, modalizadores de discurso e de ironia, perceptíveis em textos fílmicos e os elementos retórico-discursivos e linguístico-pragmáticos que performatizam o ethos da personagem drag queen Rita Von Hunty - persona estabelecida pelo professor e palestrante Guilherme Terreri -, considerando-se o texto fílmico como gênero textual Exposição Oral de Ponto de Vista passível de análise na esfera acadêmica. Estudo feito a partir da transcrição (MARCUSCHI, 2000) de dois corpus depositados na plataforma youtube e analisados com vistas ao aporte teórico deste trabalho, que faz um percurso nas vias da argumentação, tendo como pano de fundo a Retórica (DAYUOB, 2004) e Nova Retórica (PERELMAN e TYTECA, 2005); transitando pela Argumentação na Língua (DUCROT, 1987); levando em consideração os articuladores e organizadores textuais da Argumentação (KOCH, 2008); com vistas à Exposição Oral de Ponto de Vista (CAVALCANTI, 2016) e à Ironia (FIORIN, 2014; REYES, 1984). Ainda, há de se considerar a análise do ethos estabelecido acerca da persona Rita Von Hunty, ancorado nas discussões acerca dos problemas de gênero (BUTTLER, 2003). A base de pesquisa do presente trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista que investiga virtualmente os processos de textualização, com método linguístico-interpretativista, centrado na compreensão das práticas linguageiras discursivo-argumentativas dos sujeitos. Os resultados se referem à constância do uso de alguns marcadores e se eles denotam a Ironia por si só ou se essa somente é percebida a partir do gestual e antífrase; e aos elementos que performatizam o ethos, atendo-se ao modo como ele se relaciona com o pathos e a que recorre para mantê-lo.Item A realidade educacional frente à pandemia do Covid-19 e os impactos causados ao ensino: uma reflexão a partir de experiências de estágio supervisionado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-04) Ferreira, Josefa de Souza; Santos, Andre Cordeiro dos; http://lattes.cnpq.br/3400971654618286; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Oliveira, Cristiano Lessa de; http://lattes.cnpq.br/1436093029977246Neste trabalho, refletimos sobre desafios e perspectivas do ensino remoto emergencial, realizado no contexto de suspensão de aulas presenciais, em decorrência da COVID-19, tomando experiências de estágio supervisionado realizado de forma remota emergencial em duas escolas de Alagoas, uma pública e outra particular. Para a análise comparativa das experiências de estágio, fazemos uma discussão teórica sobre o contexto da pandemia e as imposições para educação e, além disso, sobre a importância do estágio supervisionado. Tomamos a autorreflexão e a abordagem qualitativa de dados como caminho metodológico. A partir das análises de experiências, pudemos observar que o ensino remoto na escola particular se caracteriza de modo diverso da escola pública, sendo que na pública há muitos problemas não vivenciados na rede particular. Além disso, como professoras em formação, o estágio realizado de forma remota nos mostrou caminhos e possibilidade de atuação nesse momento de pandemia.Item Uma reflexão à luz do letramento crítico sobre produções textuais desenvolvidas por alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-12-20) Santos, José Robson dos; Agra, Christiane Batinga; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; ttp://lattes.cnpq.br/3662242058929178 Endereço; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554O presente trabalho é um estudo de caso de abordagem qualitativa que tem como objetivo geral compreender uma experiência de trabalho com produções textuais de alunos do Ensino Médio, à luz do letramento crítico. Uma investigação norteada pela seguinte questão: quais as dificuldades e avanços linguísticos e culturais que permeiam e conduzem as produções dos alunos? Participaram do estudo 4 alunos de ambos os sexos na faixa etária de 15 a 19 anos e 1 professora de 57 anos (amostra). Os instrumentos e técnica usados para coleta e tratamento dos dados foram a entrevista semiestruturada, a observação sistemática e a análise textual discursiva. Os resultados evidenciam que os alunos conseguiram discorrer sobre os temas de forma simples e singular tanto no formato do texto quanto na disposição das ideias. Constata-se assim, que mesmo diante das limitações morfossintáticas e contextuais existentes, reflexo do distanciar entre a língua culta/padrão e a língua viva em uso presentes em seus nichos sociais, os alunos do Ensino Médio são seres linguísticos e culturais em potencial, capazes de escrever de forma coerente e objetiva sobre os fenômenos da realidade, principalmente se forem conduzidos por práticas discursivas produtoras de sentidos. Portanto, acredita-se que seja possível incutir, cultivar e desenvolver a arte de produzir textos nos jovens nas aulas de Língua PortuguesaItem A representação da mulher em textos cordelistas : algumas reflexões linguísticos-semânticas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-22) Goes, Fabricio de Lima; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Oliveira, Cristiano Lessa de; http://lattes.cnpq.br/1436093029977246RESUMO Este trabalho discute sobre um tema muito sensível e bastante necessário, mas que ainda é, apesar de tantos direitos adquiridos, silenciados e negligenciados, em diversos contextos sociais, além de ser considerado por muitos um tabu: o retrato feminino perante a imposição patriarcal. O objetivo desta pesquisa é verificar o discurso, do ponto de vista da semântica cultural, apresentado em três textos cordelistas produzidos nas décadas de 40, 70 e 80 que figuram uma imagem negativa à mulher. Faz-se necessário compreender a relação entre a literatura cordelista, cultura e ideologia; identificar a relação entre literatura cordelista e a exclusão social feminina e; refletir sobre os discursos preconceituosos na literatura de cordel. Neste sentido, este estudo caracteriza-se como qualitativo, bibliográfico, descritivo, bem como histórico. Como aporte teórico nos embasamos em Ferrarezi Jr. (2008; 2013; 2019), Fiorin (2000; 2010), Rodrigues e Silva (2018), Volóchinov (2018), Pêcheux (1997) dentre outros. Os resultados alcançados demonstraram que os textos cordelistas apresentam fortes evidências que colocam os autores em uma situação de desfavor a qualquer progressão aos direitos femininos com a presença de marcas ideológicas que perpassam para o plano religioso fruto de uma possível cultura localItem As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de língua portuguesa: ensino remoto emergencial no programa residência pedagógica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-26) Teixeira, Isabella Sotero Medeiros; Oliveira, Cristiano Lessa de; http://lattes.cnpq.br/1436093029977246; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050Este trabalho propõe reflexões sobre o contexto escolar durante a pandemia causada pelo Corona vírus, pesquisando-se sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Língua Portuguesa durante o ensino remoto emergencial no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), com o intuito de refletir a respeito das TDIC no que se compreende sobre as aulas de Português. Para tanto, é necessário compreender a sala de aula no contexto pandêmico, as TDIC e o processo de reinicialização de saberes digitais dos docentes durante a crise sanitária global. Realiza-se, então, uma pesquisa de estudo de caso de caráter pesquisa-ação com o propósito de unir teoria e prática com o intuito de diverisficar a compreensão sobre o tema. Diante disso, verifica-se que o Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES) apresenta um passo significante para a formação inicial dos futuros docentes, o que impõe constatação da grande importância do PRP para implementação de práticas metodológicas iniciais que permitem o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação no espaço escolar.Item Textos e intertextualidade: a criação de uma nova história(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-31) Santos, Wellington Ferreira dos; Tavares, Roseanne Rocha; http://lattes.cnpq.br/4961168921977877; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho trata da intertextualidade, fazendo uma relação entre o seriado Chaves (1971) e a saga Harry Potter (1997). Com objetivo de analisar essas obras na perspectiva de identificar aspectos comuns, apesar de ter uma diferença de 26 anos de distanciamento entre elas. Conceitua a intertextualidade evidenciando quando ela é implícita e explícita. Apresenta o seriado Chaves, fazendo uma explanação sobre o seu modo de vida e a importância de Chiquinha e Kiko. Já na obra de Harry Potter, explicitando o contexto que a envolve. Analisa as duas obras para identificar os diálogos existentes entre ambas. A metodologia está voltada para pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, cuja base teórica está fundamentada em consultas de livros, artigos e trabalhos científicos disponíveis na internet dos quais foram feitas leituras seletivas e fichamentos. Os resultados mostram que é possível haver aspectos comuns entre as duas obras mesmo sem que haja nenhuma ligação entre seus autores. Conclui-se que a intertextualidade foi estabelecida com propriedade nas obras estudadas, uma vez que os pontos convergentes ficaram bastante evidentes.