TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Autor "Ataide, Walker Araújo"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ações de formação continuada em educação ambiental e manejo de resíduos sólidos(2023-09-23) Santos, Tamirys Souza da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para ser aplicada por meio da aplicação de ações de educação ambiental com alunos do ensino técnico do curso de Meio Ambiente. A aplicação da proposta tem como iniciativa propiciar aos alunos uma maior sensibilização visando a uma atuação mais consciente frente aos problemas ambientais. Colocar em prática os conhecimentos aprendidos aqui é fundamental para o desenvolvimento crescente tanto profissional quanto pessoal, uma vez que eles poderão ressignificar a importância do respeito e da conservação ambiental. Aderir ao respeito e ao cuidado para com o meio ambiente é fundamental, e com esta proposta espera-se que haja mudança de hábitos visando a uma redução pessoal e familiar na produção de “lixo”, assim como se espera o desenvolvimento de um pensamento voltado à reciclagem dos resíduos e à promoção da sustentabilidade ambiental.Item "Como não deixar ninguém para trás?": práticas pedagógicas inclusivas no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-09) Souza, Iara Ferreira de; Santos, James Washington Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Romcy, Priscila de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7365870730704829; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276O presente trabalho versa sobre práticas pedagógicas inclusivas implementadas nas aulas de Sociologia nos 2o anos dos cursos de Ensino Médio Integrado de Hospedagem e Agroecologia do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maragogi. A intervenção foi realizada entre os meses de maio e junho de 2023 e seu objetivo envolveu a aplicação de estratégias pedagógicas que atendessem as necessidades dos alunos amparados pelo Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). As adaptações e estratégias utilizadas foram de pequeno porte, amparadas na elaboração e escolha de materiais pedagógicos e na possibilidade de os alunos escolherem as opções de entrega das atividades. Concluo que as estratégias didáticas aplicadas na intervenção foram inclusivas, mas sem ser discriminatórias e que a inclusão começa no planejamento das aulas, sendo a avaliação uma espécie de culminância no processo de aprendizagem.Item Educação e escola inclusiva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-22) Batista, Carlos Augusto; Gama, José Aparecido da Silva; : http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016A educação inclusiva é um tema relevante e desafidor nas discussões educacionais comtemporâneas. Este estudo trata de uma proposta de intervenção pedagógica que aborda sobre a importância da inclusão. O trabalho também destaca que a promoção da inclusão pode levar a uma sociedade mais justa, tolerante e igualitária. O objetivo geral da presente trabalho foi elaborar uma proposta de intervenção pedagógica para trabalhar educação e escola inclusiva com alunos do ensino técnico em adoministração.Conclui-se que a escola inclusiva é um caminho fundamental para proporcionar uma educação de qualidade para jovens e adultos, permitindo que todos os indivíduos tenham igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, a proposta de intervenção pedagógica ressalta a importância de políticas públicas que apoiem e fortaleçam a educação inclusiva, bem como o papel essencial dos educandos e educadores na construção de ambientes educacionais acolhedores e inclusivos.Item Ensino à distância: elementos dificultadores na perspectiva do aluno(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-29) Alcântara, Paulo Henrique Lima de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Pinto, Anderson Rogério de Albuquerque Pontes; http://lattes.cnpq.br/6782413415259038O presente trabalho teve como objetivo identificar as causas da evasão escolar em uma turma de um curso técnico profissionalizante após a implantação da modalidade de ensino à distância. A pesquisa realizada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e utilizando o procedimento técnico da pesquisa-ação. Foi utilizado o modelo de pesquisa-ação prática e colaborativa em uma amostra de 20 alunos de uma turma da disciplina de Segurança do Trabalho II do curso técnico de Segurança do Trabalho. Como procedimento técnico para coleta de dados utilizou-se um questionário de perguntas de múltipla escolha e abertas respondido anonimamente pelos entrevistados. Os resultados apontam que a evasão escolar na população investigada é de natureza multifatorial com predominância das causas de origem sócio econômica, tecnológica e organizacional. Como estratégia de solução da condição problema foi proposto um plano com ações de mitigação e correção envolvendo para com o objetivo de compreender e prevenir as causas promotoras da evasão escolar.Item Estratégias metodológicas ativas para o novo ensino médio com adoção da educação híbrida(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-22) Neves, Viviana Marta; Montes, Valéria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Silva, Adriana Thiara de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276O presente estudo tem como objetivo geral refletir sobre o ensino híbrido e as estratégias e metodologias ativas como importantes propostas pedagógicas frente às demandas tecnológicas atuais para o novo ensino médio; além de objetivos específicos como: identificar estratégias metodológicas ativas que impacte positivamente no processo de aprendizado dos discentes no ensino remoto emergencial; incentivar que professores e alunos desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa; apresentar os referenciais educacionais sobre as metodologias ativas, abordar como a educação híbrida pode utilizar as metodologias ativas em sala de aula, possibilitando que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais efetivo na vida escolar do estudante. Para seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa em artigos publicados nos últimos dez anos, compreendendo os anos 2012 a 2022, e a aplicação de um questionário com pedagogas que coordenam equipes de professores no Ensino Médio e Técnico para compreendermos como as escolas e os docentes estão sendo preparados para lidar com as tecnologias ativas em sala de aula. Observou-se que o ensino híbrido e a presença das novas tecnologias já são uma realidade nas escolas pesquisadas, porém é fundamental um maior investimento em formação continuada dos professores e equipamentos tecnológicos para que as metodologias ativas sob intermédio das novas tecnologias da informação e da comunicação – TICs sejam rotineiros no ambiente educacional.Item A inclusão da cultura maker no ensino médio como ferramenta didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-06) Farias, José Lucas; Dias Júnior, Maurício Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4567-7974; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; https://orcid.org/0000-0001-5434-5723; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276Este trabalho refere-se à como introduzir a cultura maker no ensino médio, que traz consigo o conceito de DIY (do it yourself/ faça você mesmo), que incentiva as pessoas a assumirem a responsabilidade por suas próprias construções, reparos e projetos permitindo-lhes aprender novas habilidades, expressar criatividade e promover um estilo de vida mais consciente. Uma pesquisa exploratória sobre a cultura maker é um estudo abrangente e estimulante que visa compreender e analisar esse movimento inovador e crescente. Este estudo visa explorar e investigar os principais aspectos da cultura maker, incluindo suas origens, práticas e implicações quando aplicada nas escolas secundárias. Com essa pesquisa exploratória, espera-se obter uma compreensão mais aprofundada do debate e identificar as diversas formas pelas quais a cultura maker está influenciando áreas como a educação. A cultura maker traz diversos benefícios aos alunos que utilizam essa ferramenta, benefícios como: melhorias na criatividade, agilidade na resolução de problemas, aprendizado interdisciplinar, aumento do raciocínio lógico e trabalho em equipe. Com a finalidade de incluir a cultura maker no ensino médio como ferramenta didática devemos percorrer alguns objetivos específicos como: de utilizar ferramentas computacionais, construir protótipos com base nas disciplina disciplinas teóricas e viabilizar a inclusão da cultura maker na educação contribuindo com manuais ferramentas e pesquisas que deram base para explorar a hipótese de que se a cultura maker for utilizada no ensino médio irá trazer benefícios significativos para esses alunos. A metodologia de aplicação da pesquisa foi realizada por meio de amostras de alunos do ensino médio, a coleta de dados se deu através de questionários acerca dos benefícios trazidos pela cultura maker em sua vida acadêmica e a percepção pessoal do aluno acerca do aprendizado gerado. Com os dados qualitativos coletados através de questionários, foi possível analisá-los e observar os resultados que foram significativos, evidenciando a eficiência da cultura maker introduzida na educação e os benefícios trazidos por sua aplicaçãoItem Intervenção pedagógica com aplicação de projeto de extensão com alunos de um curso de ciências contábéis(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-02) Lopes, Heliane Maria Santos da Guia; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, Jose Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016O presente Trabalho Final de Conclusão de Curso realizou uma intervenção pedagógica por meio da aplicação de um projeto de extensão com alunos formandos do curso de ciências contábeis de uma faculdade em Maceió, onde esse trabalho se deu com a ideia de pode de apoiar os pequenos empreendedores, com a intençao de mininmizar as dúvidas e falta de cumprimento de normas governamentasis, desta forma a atividade foi desenvolvida junto com os discentes através de reuniões presenciais e remotas, os alunos aprenderam a explorar as plataformas goverenamentais para estarem habilitados para desenvolver tal tarefa todos os alunos que participaram do desenvolvimento do projeto conseguiram entender que ao praticar a teoria que foi estudada em sala de aula, eles conseguiram absorver o conteúdo de uma forma ainda mais efetiva. Os resultados obtidos foram excelentes, uma vez que foi possível atender a demanda no dia da culminância do projeto, as atividades desenvolvidas foram emissões de guias, simulação de parcelamentos, levantamentos de débitos, consultas fiscais entre outras Conclui-se que colocar em prática os conhecimentos aprendidos é fundamental para o desenvolvimento crescente do profissional, os alunos se sentem motivados a aprender e desenvolvem a atividade com muita responsabilidade, uma vez que eles entendem a importância deste projeto em sua vida acadêmica.Item Intervenção pedagógica na educação profissional com uso de autômatos celulares(2023-09-12) Anjos, Maryklayne Araujo dos; Santos, Cristiano Tenório dos; http://lattes.cnpq.br/9390857882763621; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, Leandro Lima Casado dos; https://orcid.org/0000-0002-7011-5837; http://lattes.cnpq.br/9791613684573784Os problemas que os discentes se deparam ao longo de sua jornada na aprendizagem de matemática é algo bastante discutido no meio acadêmico por diversos autores. Assim, a fim de mitigar esta problemática, este trabalho realizou uma intervenção com os alunos do 2º ano do curso técnico em Rede do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e mostrou a importância do uso do conceito de Autômato Celular (AC) na interdisciplinaridade de conteúdos que envolvem a matemática. Nesta circunstância, este trabalho também apresentou aos discentes um simulador de AC, o AutomatoLab, o qual foi possível que eles realizassem testes no simulador e respondessem a uma pesquisa qualitativa sobre a ferramenta e sobre o uso de ACs. O resultado da pesquisa demonstrou que a maioria dos discentes acreditam que é necessário prévio conhecimento sobre ACs para utilizar esse tipo de tecnologia, mas que esse tipo de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) pode ajudar alguns discentes a se interessarem pelo assunto abordado.Item Intervenção pedagógica: apresentando o curso técnico em secretário escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-02) Albuquerque Junior, Francisco Carlos de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016No Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), têm relacionados vários cursos nas mais diversas áreas de atuação, entre eles o Curso Técnico em Secretaria Escolar, no qual sua procura vem crescendo, pelos mais diversos públicos, estudantes que ainda estão finalizando o Ensino Médio, cursando graduação e pós-graduação, trabalhados em escolas públicas e privadas, profissionais liberais, trabalhadores em geral, como também, pessoas que faz algum tempo que deixou de estudar, o qual procura se qualificar para entrar no mundo do trabalho. Em de 2022, a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (SEDUC/AL) lançou um processo seletivo contendo vagas em verias cursos, entre eles o curso Técnico em Secretaria Escolar, onde foram selecionados 250 (duzentos e cinquenta) educandos. Por conta dessa grande procura pelo curso foi elaborado uma proposta de intervenção pedagógica, que tem como objetivo apresentar o curso técnico de secretaria escolar aos estudantes desse curso para esclarecer os principais pontos da atuação profissional. Na presente proposta de intervenção pedagógica é apresentado a descrição detalhada para o cumprimento do seu objetivo.Item RecomendaTEC: um sistema de recomendação para o auxílio de estudantes do ensino médio na escolha de um curso na educação profissional e tecnológica(2023-12-13) Cavalcante, Damares da Silva; Dias Júnior, Maurício Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4567-7974; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Bezerra, Rosivânia Silva; http://lattes.cnpq.br/5585915585256487No mundo globalizado em que vivemos, a quantidade de informações acessíveis tornaram-se infinitas em conteúdo, modalidade e formas de acesso. O processo de escolha em meio a tantas opções torna-se humanamente dificultoso, por isso, surgiram formas de filtros tanto nos mecanismos de busca online quanto nas plataformas de hospedagens de conteúdos textuais e multimídia. O estudo das melhores possibilidades de aprendizagem dos alunos é um campo presente dentro da problemática da Psicologia Educacional. Os sistemas de recomendação (SR) começaram a ganhar espaço dentro do âmbito da educação pela possibilidade de trazer vantagens para os estudantes sob diferentes aspectos. A saída de estudantes do ensino médio para o ensino técnico profissional de nível técnico ou superior torna-se um desafio, dado que a escolha de uma área de atuação implica em uma escolha que irá gerar repercussão em toda a sua vida. O objetivo geral da pesquisa é propor um modelo SR para a escolha de cursos para auxiliar os estudantes a tomarem uma melhor decisões com base em características extrínsecas e intrínsecas ao aluno. A pesquisa utilizará dados do histórico escolar de todo o ensino básico dos alunos e um questionário de perfil baseado no modelo Realistic-Investigative-Artistic-Social-Enterprising-Conventional (RIASEC). O SR utilizará os algoritmos de filtragem baseada em conteúdo e filtragem colaborativa. Como trabalhos futuros, pretende-se implementar o modelo para o desenvolvimento de uma ferramenta para aplicação com dois níveis de estudantes: (1) estão cursando o ensino médio; e (2) estudantes que acabaram o ensino médio há mais de 1 ano. Com os resultados da aplicação será possível determinar o nível de efetividade da solução proposta.