TCC Ciências Biológicas
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Navegando TCC Ciências Biológicas por Orientador "Gama, José Aparecido da Silva"
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Item A gravidez com adolescentes em idade escolar - Revisão bibliográfica(2022) Santos, Cleisiane Conceição dos; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Almeida, Lúcia Giomar Bastos Fragoso de; Santos, Jackson José Silva dosO estudo realizado aborda sobre a gravidez com adolescentes em idade escolar. Pesquisas mostram que uma das consequências da gravidez é o abandono escolar e outras consequências são: preconceito, pressão familiar, escolar, dentre outros. O objetivo desse trabalho é estudar as causas e consequências da gravidez em adolescentes e em idade escolar. No estudo realizado os resultados obtidos indicam que nenhuma adolescente planejou a gravidez; a gravidez precoce levou as adolescentes a abandonar escolar por vários fatores; falta de apoio familiar e a maioria dessas adolescentes são de famílias de baixa. Nas considerações finais é apontado a importância do apoio da família, dos amigos e da escola na vida dessas adolescentes; visto que elas sofrem preconceito e discriminação da sociedade e da própria comunidade escolar. preconceito, pressão familiar, escolar, dentre outros.Item A temática da educação ambiental para as séries finais do Ensino Fundamental: estudo de caso(2022) Silva, Beatriz Freire da; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Andrade, Michelle Vieira; Santos, José Roberto Nunes dosAs questões ambientais nunca estiveram tão em pauta quanto nos dias de hoje, estamos sentindo na pele, em nosso cotidiano, uma urgente necessidade de transformações para superarmos as injustiças ambientais, a desigualdade social, a apropriação da natureza e da própria humanidade como objetos de exploração e consumo. No momento atual vive se em uma cultura de risco, com efeitos que muitas vezes escapam à nossa capacidade de percepção direta, mas aumentam consideravelmente as evidências que eles podem atingir não só a vida de quem os produz, mas as de outras pessoas, espécies e até gerações. A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos. O presente trabalho visa realizar uma Análise da Inserção da Educação ambiental em uma escola da rede Pública de Penedo-AL. Os resultados encontrados, indicam que a escola analisada tem realizado projetos ambientais com práticas de uma educação ambiental assumindo assim seu compromisso social com a preocupação ambiental dos educandos. Apesar disso, conclui se que a escola estudada não dispõe de uma normativa específica que defina a educação ambiental como parte obrigatória do currículo escolar. Entretanto, em associação com disciplinas como ciências/biologia, e a predisposição de alunos e professores, a temática da educação ambiental tem sido difundida, oportunizando aos educandos um aprendizado amplo e contínuo.Item Ensino de ciências e alfabetização científica nos anos inciais do Ensino Fundamental - Revisão bibliográfica(2024) Silva, Iranilda Santos da; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Santos, José Roberto Nunes dos; Melo, Cláudia Jaqueline da SilvaO ensino e aprendizagem se caracterizam por direcionar a formação social e educacional dos alunos, nesse contexto, destaca-se o Ensino de Ciências às crianças que deve proporcionar às mesmas explicações completas ou científicas para as dúvidas e curiosidades que estão presentes no seu cotidiano. Cabe destacar que essas curiosidades são geradas pelas observações que as crianças realizam no meio em que estão inseridas. A potencialização da curiosidade das crianças resultará em relevantes descobertas, mas para tal, é necessário que o ensino de ciências seja trabalhado com conteúdos relacionados ao mundo científico de forma atrativa e próximo à realidade das crianças. Os procedimentos metodológicos realizados neste estudo foi a revisão bibliográfica, utilizando-se três artigos de periódicos científicos nacionais da área de Educação em ensino de ciências, além disso, buscamos também subsídios em documentos legais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e BNCC (2017). Os artigos foram selecionados com um recorte temporal de 05 (cinco) anos, de 2016 a 2020. Com os resultados da revisão realizada, ficou constatado que o ensino de ciências nos Anos Iniciais é de grande importância para a formação de cidadãos conscientes, aptos para atuar em sociedade. Concluímos destacando o quanto é importante o ensino de ciências para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e que esse ensino sendo bem trabalhado proporciona o conhecimento e o entendimento dos fenômenos naturais que ocorrem no nosso dia a dia.Item Os serviços de saneamento básico no conjunto residencial Vale do São Francisco em Penedo/AL(2024) Rodrigues, Aloísio José; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Moura, Alan César Vanderlei; Melo, Cláudia Jaqueline da SilvaIntrodução: Os problemas ambientais decorrentes do aumento da população nos municípios brasileiros são resultantes da descontinuidade entre este crescimento e o aprimoramento da infraestrutura necessária dos serviços públicos de saneamento básico. Dessa forma, a não prestação adequada dos serviços de saneamento básicos resulta em más condições de Salubridade Ambiental. Objetivo Geral: Analisar a situação dos serviços públicos de saneamento básico do Conjunto Residencial Vale São Francisco no município de Penedo/ Alagoas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, onde os dados para análise da situação objeto de estudo foram obtidos por meio da aplicação de questionário em todas as ruas dos domicílios do bairro estudado. Resultados: Constatou-se que a totalidade das residências recebem água tratada e de boa qualidade pela Rede Geral. O esgotamento sanitário foi contemplado através da Estação de Tratamento de Efluentes(ETE), onde todos os dejetos domésticos são processados e têm destinação correta. Sobre a coleta de resíduos sólidos, observa-se que acontecem com frequência de 50% em relação a seis (06) dias da semana ou seja, de segunda-feira a sábado. Por fim, constatou-se que não há problemas de drenagem urbana, tendo em vista que há pavimentação e sistema de escoamento na localidade. Considerações Finais: Entende-se que, embora a comunidade esteja em boas condições ambientais, este trabalho aponta aprimoramentos a serem realizados, como por exemplo a maior assiduidade em relação a coleta de lixo, contribuindo dessa forma para o aprimoramento dos serviços.Item O PIBID durante a pandemia da COVID-19: um relato de experiências(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-08-03) Temoteo, Jacira Mendes; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Moura, Alan César Vanderlei; http://lattes.cnpq.br/4694250536444026; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016Diante do cenário pandêmico da Covid-19, o uso da tecnologia engajado ao ensino pedagógico foi essencial para o processo de ensino/aprendizagem, o que colocou as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas indispensáveis para que o sistema de ensino ofertasse às atividades curriculares através de aulas remotas. Logo, esse trabalho visa relatar experiências obtidas, durante a vigência do programa, enquanto Bolsista de Iniciação à Docência do núcleo de Ciências Biológicas. Para tanto, objetivamos descrever relatos das experiências adquiridas como bolsistas do programa, durante os planos de trabalho posto em prática na escola campo de estágio, especificando os desafios enfrentados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Decência (PIBID) no período da pandemia da Covid-19 direcionado ao ensino de Ciências, diante das atividades desempenhadas, bem como a importância de interligar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ao processo de formação e ensino. Nessa perspectiva, tendo como fontes de coleta de dados às experiências das bolsistas, a pesquisa se configura como um método de pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, do tipo relato de experiência, onde os lócus de estudos são centrados no campo educacional, priorizado como critério de escolha por apresentar-se como a Escola Campo de estágio, à qual as bolsistas estavam integradas pelo programa.Item Práticas sustentáveis no contexto escolar : um estudo de caso em uma escola da rede pública estadual(2024-11-16) Moura, Luciana Rocha de Oliveira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Cabral, Maria Verônica Pereira; http://lattes.cnpq.br/8493034222738016; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567A educação ambiental assume um papel muito importante de enfrentamento da crise em que vivemos, ela promove mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto aos seres humanos. O presente trabalho visa realizar uma análise da inserção da educação ambiental em uma escola da rede pública estadual de Palmeira dos Índios – AL. Os resultados encontrados, indicam que a escola analisada tem realizado projetos ambientais com práticas de uma educação ambiental, assumindo assim seu compromisso social e educacional com os alunos. Apesar disso, conclui-se que a escola estudada não dispõe de uma normativa específica que defina a educação ambiental como parte obrigatória do componente curricular. Entretanto, em associação com disciplinas de ciências, biologia e projeto integrador, e a predisposição dos alunos e professores, a temática educação ambiental têm sido cada vez mais trabalhada na escola, oportunizando os alunos a terem um conhecimento mais árduo, amplo e contínuo, agregando não somente valores a cada envolvido, mas descobrindo identidades ligadas ao contexto trabalhado.Item Uso de jogos pedagógicos para o ensino e aprendizado da bibologia: aprendendo citologia(2022) Barreto, Lilian Santos; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Melo, Cláudia Jaqueline da Silva; Santos, Jakson José SilvaA utilização de jogos pedagógicos vem se tornando uma metodologia que visa complementar o processo de ensino aprendizagem, partindo de um contexto educacional em contraste com o ensino tradicional. O objetivo desse estudo foi elaborar e aplicar um jogo pedagógico para auxiliar no ensino da Biologia em escolas de ensino médio, sobre a temática Citologia. “O jogo pedagógico desenvolvido foi aplicado no município de Penedo-AL, com alunos do Instituto Federal de Alagoas (Campus Penedo). Após a aplicação do jogo pedagógico os alunos foram submetidos a questionários avaliativos, denominados de (QA) e (QB), compostos com perguntas sobre célula animal e vegetal. Os questionários foram aplicados em duas ocasiões: 1º para verificar o conhecimento dos alunos, aplicado após a aula ministrada pela professora de biologia responsável pela disciplina e no 2º momento, com a utilização do jogo Caminhos Celular, questionário já denominado de QB. Depois de realizadas as devidas aplicações, foram construídos e expostos os dados obtidos em gráficos e tabelas. Os valores em questão determinaram a contribuição do jogo para aprendizagem.Item Vivência e experiência: relato das experiências vivenciadas no programa residência pedagógica no ensino de biologia(2024-10-26) Silva, Maria Izabel Inacio da; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016; Moura, Alan César Vanderlei; http://lattes.cnpq.br/4694250536444026O presente relato de experiência trata-se em narrar a nossa jornada de duas alunas bolsistas da residência pedagógica (PRP) em uma escola campo, sendo considerada uma verdadeira montanha-russa de aprendizado e descobertas, onde nos foi dada uma oportunidade única de trabalhar com turmas diversificadas e dinâmicas. A experiência foi desafiadora, mas extremamente gratificante. Diante dessa perspectiva, empregando as experiências das bolsistas como fonte de coleta de dados, onde se caracteriza numa pesquisa descritiva e bibliográfica do tipo relato de experiência. O local do estudo é o espaço educacional, escolhido por ser a escola campo de estágio, no qual as bolsistas encontravam-se integradas pelo programa de residência pedagógica.