TCC Sistemas de Informação
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Navegando TCC Sistemas de Informação por Orientador "Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da"
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Item Donabox: proposta de uma plataforma SaaS de capacitação de recursos e engajamento de doadores para o terceiro setor(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-01) Feitosa Júnior, Anderson Morais; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Souza Júnior, Marcilio Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2702843581642246; Nunes Filho, Ricardo Rubens Gomes; http://lattes.cnpq.br/1760182180822152Engajamento do doador é importante para a sustentabilidade de organizações do terceiro setor de pequeno e médio porte, tanto financeiramente como na captação de outros doadores. Além disso, devido ao cenário de pandemia do COVID-19, plataformas de captação de recursos online acabaram sendo mais difundidas. O objetivo do presente trabalho é propor uma plataforma de gerenciamento de captação de recursos e engajamento de doadores para organizações do terceiro setor. O procedimento metodológico da pesquisa envolveu uma revisão sistemática de literatura, uma pesquisa documental, um survey com doadores, entrevistas com organizações do terceiro setor, o desenvolvimento da plataforma em si e, por fim, a validação. Como resultado da revisão sistemática de literatura foi possível coletar as principais estratégias utilizadas no processo de engajamento de doadores: campanhas e mensagens de agradecimento pós-doação. A pesquisa documental revelou as três principais ferramentas de captação de recursos online e foi possível observar que nem todas elas possuíam os requisitos para engajar doadores. No survey com os doadores foi descoberta a necessidade de cobranças automatizadas através de cartão de crédito, além da confiabilidade percebida na organização. Na entrevista com as organizações foram identificadas as seguintes necessidades: doações recorrentes, portal para doadores, modelo de cobrança flexível, interface intuitiva e dashboard para doações. Após estas etapas foi desenvolvida uma versão beta da plataforma e sua respectiva validação com uma das organizações participantes da entrevista. Os usuários se mostraram satisfeitos e ressaltaram a interface intuitiva, o modelo de cobrança da plataforma, a possibilidade dos doadores gerenciarem suas próprias doações, além do engajamento dos doadores através de e-mails personalizados e mensagens de agradecimento.Item O impacto das redes sociais na vida de adolescentes e jovens(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-01-09) Souza, Karlla Danielly de; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Araújo, Fabrisia Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/9852315723070987; Cruz, Wladia Bessa da; http://lattes.cnpq.br/9112099478105369Devido ao avanço tecnológico, o número de pessoas com acesso à internet tem aumentado exponencialmente. Essa ascensão da tecnologia tem auxiliado nas áreas de saúde, educação, segurança, dentre outras. Um recurso que pode ser benéfico em tantas áreas, no entanto, tem causado dependência e afetado as relações sociais, podendo causar consequências à saúde mental dos indivíduos. O presente trabalho teve como objetivo examinar os impactos do uso das tecnologias digitais na saúde mental dos adolescentes e jovens. No início, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL), que forneceu o embasamento teórico para as etapas posteriores da pesquisa. Esta pesquisa é de natureza exploratória, apresenta uma abordagem mista, utilizando entrevistas e surveys1 para levantamento de dados. A pesquisa contou com duas amostras, sendo a primeira composta por 05 psicólogos e a segunda composta por 566 adolescentes e jovens, com faixa etária entre 12 e 21 anos, alunos de escolas da rede pública de ensino. Os resultados obtidos comprovaram que há relações entre a dependência tecnológica e a saúde psicológica de adolescentes e jovens. Também foi possível notar que as redes sociais virtuais podem acentuar problemas sociais e gerar grandes impactos na vida de qualquer pessoa, principalmente dos jovens, dentre eles: a ansiedade, depressão e dependência. O trabalho resultou em um protótipo de aplicativo mobile2, que pode ser utilizado para medir os níveis de dependência tecnológica de adolescentes ou jovens.Item Uma revisão sistemática sobre tecnologias assistivas voltadas para auxiliar a locomoção de deficientes visuais em ambiente externo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-12-12) Lima Neto, Ademar Ferreira; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Araújo, Fabrisia Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/9852315723070987; Nunes Filho, Ricardo Rubens Gomes; http://lattes.cnpq.br/1760182180822152A visão é o sentido mais utilizado pelo ser humanos, pois é responsável pelo reconhecimento do mundo. A ausência da visão acarreta diversas limitações ao ser humano, dentre elas a dificuldade de locomoção, em especial em ambiente externo, que é repleto de anteparos imprevisíveis. Algumas tecnologias voltadas para este público não possuem recursos de detecção e algumas delas possuem preços elevados, dificultando o acesso. Esta pesquisa apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre Tecnologias Assistivas (TA), voltada para a locomoção de pessoas com deficiência visual, buscando identificar e comparar as tecnologias existentes que facilitam a sua mobilidade no dia a dia. Foram selecionadas tecnologias assistivas que utilizam placas de prototipagem para proporcionar melhorias em questões de mobilidade e adaptabilidade da pessoa com deficiência ao seu ambiente, consistindo na detecção de obstáculos, conforto e independência, além de viabilidade, durabilidade e acessibilidade.Item Trilogia de aplicativos educacionais para estimulação cognitiva de crianças com autismo: ABC Animais, 123 Autismo e MemoAut(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-25) Carvalho, Lukas Teixeira; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Oliveira, Augusto César Melo de; http://lattes.cnpq.br/0015527839272634; Souza Júnior, Marcilio Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2702843581642246Crianças com autismo apresentam um desenvolvimento atípico, caracterizado por déficits na comunicação, interação social e um repertório restrito de interesses ou atividades. Tais déficits interferem diretamente no aprendizado. Para minimizar esses impactos, são utilizados métodos e abordagens especificamente desenvolvidos para auxiliar o ensino de pessoas com autismo, tais como: Ensino Estruturado (TEACCH) e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). O uso de recursos tecnológicos vem proporcionando inúmeros benefícios e diversos aplicativos têm sido desenvolvidos com a proposta de auxiliar no processo de educação e comunicação de pessoas com autismo, no entanto, percebe-se que as equipes de desenvolvimento raramente conhecem as peculiaridades do público alvo. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma trilogia de aplicativos voltados para dispositivos móveis para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo. O procedimento metodológico utilizado percorreu as seis etapas preconizadas pela Metodologia de Pesquisa da Ciência do Design (DSRM) e teve a colaboração da equipe multidisciplinar de uma instituição de referência no tratamento do autismo com base nas premissas do Design Centrado no Usuário e do Ensino Estruturado, a partir de interações constantes com o público alvo. Os resultados obtidos foram três aplicativos construídos para auxiliar a alfabetização utilizando a temática dos animais (ABC Autismo Animais), ensinar habilidades básicas da matemática (123 Autismo) e estimular o processo de memorização (MemoAut), com interfaces intuitivas, interativas, lúdicas e alinhadas com as orientações dos programas terapêuticos. A validação com o público-alvo sinalizou que os aplicativos despertam o fascínio dos usuários e contribuem para minimizar as dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização de crianças com autismo.