TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Orientador "Lima Filho, Adalberon Moreira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ferramentas digitais e as possibilidades de uso na educação profissional tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Berger, Lúcia Raquel Ramos; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792; Emiliano, Flavia Maria Monteiro de Lima; http://lattes.cnpq.br/5380290469154125Nos últimos anos, os avanços da ciência e da tecnologia trouxeram inúmeras transformações para os diversos setores da sociedade, inclusive para a educação. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) modificaram as relações entre as pessoas, a internet ampliou o acesso ao universo do conhecimento e as escolas não podem ignorar esta nova realidade. Diante dessas novas exigências, a Educação Profissional e Tecnológico (EPT) precisa buscar modos de atuação que privilegie a formação do estudante para o exercício da cidadania e sua inserção no mercado de trabalho, que impõe novas habilidades e competências. Com o isolamento imposto pela pandemia por COVID-19, as instituições de ensino foram obrigadas a buscar alternativas do ensino remoto utilizando assim os meios digitais disponíveis. Em consequência disso, os professores em curto espaço de tempo precisaram modificar o seu modo de trabalho, saindo da sala de aula física para o espaço virtual, o que para muitos foi um grande desafio. Estudos recentes mostram a importância do uso das ferramentas digitais na educação tanto no ensino presencial como no remoto. Apesar disso, muitos educadores ainda enfrentam dificuldades quanto a aplicação destes recursos no trabalho pedagógico. A partir do estudo bibliográfico sobre a formação profissional no Brasil e a importância do desenvolvimento de novas metodologias de ensino com a aplicação de recursos digitais, bem como das contribuições da Taxonomia Digital de Bloom na seleção destes recursos visando o desenvolvimento cognitivo dos alunos, foi construída uma proposta para aplicação no desenvolvimento do ensino de Biologia na EPT.