TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Orientador "Gusmão, José Lucas de Omena"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Vantagens e desafios do ensino remoto emergencial durante a pandemia do COVID-19 para estudantes do Instituto Federal de Alagoas Campus São Miguel dos Campos(2022-04-29) Morais, Talita Maria Gomes de; Gusmão, José Lucas de Omena; http://lattes.cnpq.br/7481743502794359; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Silva Filho, Paulo Vicente Gomes; http://lattes.cnpq.br/3333801578349135Em março de 2020 foi decretada Pandemia de Covid-19 com imposição de isolamento social e impedimento de realização de atividades com aglomeração de pessoas. Essas medidas restritivas objetivaram a diminuição do contágio do vírus. Este trabalho objetiva identificar as vantagens e desafios enfrentados pelos estudantes do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus São Miguel dos Campos, durante o ERE. Para tanto, foi desenvolvido um questionário aplicado aos estudantes que estavam formalmente matriculados neste curso e desenvolvendo os estudos durante o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. Foi possível constatar que a maioria das/os estudantes considera o ensino presencial mais vantajoso em relação ao ensino remoto, tiveram alguma dificuldade de adaptação ao ensino remoto e que consideram o ensino remoto praticado insuficiente para suprir as suas necessidades de aprendizagem. As vantagens apontadas neste trabalho direcionam o entendimento de que algumas ferramentas poderiam ser mantidas durante o ensino presencial como a possibilidade de acessar às aulas gravadas em horários mais convenientes para as/os estudantes, além da possibilidade do registro da participação na disciplina poder ser contabilidazo com a entrega das atividades no prazo estipulado por cada docente.