TCC Letras-Português
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Item A abordagem do tema variação linguística no ensino de língua portuguesa numa turma de curso médio da modalidade EJA(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Santos, Elaine da Silva; Cavalte, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871A presente pesquisa tem como foco a análise da abordagem da variação linguística nas aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola no município de Junqueiro, Alagoas. O objetivo é compreender como essa variação é tratada em sala de aula e como isso afeta a aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Para realizar essa investigação, foram utilizados métodos qualitativos, como observações em sala de aula e questionários aplicados a professores e alunos. Estes métodos permitiram uma compreensão mais aprofundada do fenômeno da variação linguística, assim como as percepções dos alunos em relação a ela e o conhecimento da docente sobre o assunto. Os resultados revelaram que a docente em questão demonstrou uma lacuna de conhecimento teórico em relação ao tema da variação linguística, além de não ter sido identificada a transposição didática desses conhecimentos em sua prática educacional. Esses achados destacam a importância de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize a diversidade linguística presente em sala de aula, promovendo inclusão e respeito. Além disso, ressaltam a necessidade de superar o preconceito linguístico e criar um ambiente educacional que seja afetivo para todos os alunos. A pesquisa baseou-se em estudos realizados na área da sociolinguística por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (1999), na pedagogia voltada para a Educação de Jovens adultos defendida por Freire (1987, 1996), entre outros. Assim, temos o intuito de compreender como a questão da variação linguística pode ser abordada de maneira adequada e eficaz no contexto da sala de aula.Item Ação docente e letramento literário(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Santos, Matheus Ferreira dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaAs práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).Item A alquimia poética Lenineana: traços de uma poesia devoradora(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Erick Robert Ferreira da; Santos, Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050Os estudos literários que analisam obras a partir do viés cultural têm sido frequentes na contemporaneidade, o que tem contribuído para pensar o âmbito da arte literária inserindo-o em seu contexto de produção, pensando-a em sua relação com a exterioridade e alimentando discussões em torno de temas relevantes para se pensar os tempos contemporâneos. Este trabalho está inserido no âmbito da Teoria da Literatura (literatura e cultura) e tem como enfoque o texto poético da canção de Lenine. A partir da leitura/escuta de doze canções de sua obra (que compõem o Corpus Carminum da pesquisa), são discutidas questões como o encontro com o objeto estético; deglutição e antropo/autofagia no cancioneiro lenineano; e como essas noções são articuladas a partir de uma alquimia poética do compositor. A leitura/escuta da canção lenineana, objeto desta pesquisa, desvelou um universo lírico que emerge do seu texto poético e que é forjado a partir dos movimento de antropo e autofagia, como síntese de operações criativas de que resulta uma poesia moderna, brasileira, local e global, com colorações múltiplas, miscigenadas, mestiças. A discussão aponta para uma poética da devoração, na qual elementos da autofagia e da antropofagia, como categorias de produção e criação, incidem diretamente no cancioneiro lenineano dentro do corpus analisado. Para fundamentação teórica, recorri às contribuições de autores como Andrade, Bosi, Paz, Pinheiro, Figueiredo e Mello. Assim, a partir da análise das canções, espero contribuir com a ampliação da fortuna crítica de poeta.Item Análise linguístico-literária do gênero memórias de leitura elaborado por licenciandos do curso de letras(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-02) Silva, Josuel de Souza; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Silva, Ari Denisson da; http://lattes.cnpq.br/0863504643409677; Silva, Josimere Maria da; http://lattes.cnpq.br/6284482799682797Na presente pesquisa, serão abordadas as experiências de leituras de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras durante sua formação escolar na Educação Básica com vistas à forma como esses sujeitos se autoavaliam como leitores no contexto do Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os processos de letramento literário de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras; e como objetivos específicos têm-se o de i) investigar como ocorria o processo de letramento dos alunos anterior ao ingresso no Curso em tela; ii) identificar as principais dificuldades dos estudantes em relação à leitura literária; iii) refletir sobre a importância do letramento literário na Educação Básica. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, apoiada em análises das produções de memórias de leituras escritas por alunos do Curso em tela. Na pretensão de enfatizar o processo social e histórico desses desses/as professores/s em formação inicial em relação ao letramento literário, assim como fundamentar nossa pesquisa, tomamos como base Cosson (2018), que trata do letramento literário, bem como a respeito da relação teórico- prática em atividades com textos literários na Educação Básica, a partir do tratamento da literatura por docentes e discentes. Outras referências teóricas utilizadas para a construção das reflexões referentes ao tema são a partir de Kleiman (2004), Minayo (1995) e Street (2014). Os resultados das análises realizadas apontam para a importância de a literatura ser trabalhada desde o ensino fundamental para que estudantes se tornem sujeitos críticos-reflexivos em suas práticas linguageiras diversificadas socialmente.Item Aplicação de ferramentas online no ensino de física para corrigir deficiências dos fundamentos de matemática em alunos do cursos integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-13) Barros Filho, Djalma de Albuquerque; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792Este trabalho trata da utilização de ferramentas online para o ensino de Física. Embora haja uma variedade de programas, observa-se a falta de integração entre estes, o que dificulta uma aprendizagem significativa nesta disciplina como previsto por Ausubel (AUSUBEL, 1978). Outro aspecto que também dificulta tal aprendizagem é que não há interação entre o professor e os alunos na aula virtual, e os conteúdos são ministrados aligeiradamente, já que não se permite ao professor desenvolver seu raciocínio como ocorreria na aula presencial. Sendo assim, percebe-se o seguinte problema de pesquisa: até que ponto a utilização de plataformas de ensino, associada às ferramentas tecnológicas, terão influência na aprendizagem significativa por parte dos alunos do primeiro ano do Ensino Técnico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)? Destarte, os objetivos deste trabalho são estabelecer contato online com os alunos de modo utilizar ferramentas do Google Classroom (EDUCADOR DO FUTURO, 2020), SIGAA e CANVA(ALPHESIS, 2016); mostrar como a utilização destas permite ao professor desenvolver seu raciocínio de modo semelhante a uma aula presencial. Neste sentido, admite-se a hipótese de que um aspecto que dificulta o processo ensino e aprendizagem é a falta de interação direta do professor com o aluno na execução de exercícios. Desse modo, acredita-se que sendo o professor capaz de escrever fórmulas e desenhar objetos, através das ferramentas da Canva, os alunos poderão realizar exercícios com estética superior à comumente utilizada no Microsoft Word, além de utilizar o mural virtual, o que favorecerá uma análise da assimilação do conteúdo pelos grupos de alunos, resultando, assim, numa diminuição da fragilidade matemática destesItem A argumentação em textos jornalísticos de caráter informativo: o gênero textual-discursivo notícia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-31) Santos, Robson Muller Silva dos; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Sabe-se que na esfera jornalística há duas vertentes principais de classificação para conteúdos disseminados pela imprensa, as quais abrigam gêneros jornalísticos em grupos que se caracterizam ora pelo caráter informativo, ora pela natureza predominantemente opinativa/argumentativa, e, ainda, pela junção de tipologias textuais que se combinam. A notícia é um gênero que, tradicionalmente, é associado à informação, haja vista sua função social de veicular os chamados fatos do dia. Apesar de estar consolidada a ideia de que a notícia é um gênero discursivo essencialmente descritivo/expositivo, pretende-se, neste trabalho, verificar a presença de passagens argumentativas em textos jornalísticos de natureza declaradamente informativa, a partir da observação de elementos linguístico-discursivos que atuam no texto, ainda que sutilmente, para a construção de pontos de vista a respeito do que está sendo enunciado ao público, mediante a divulgação de notícias. Para isso, o estudo adotará, como metodologia, a análise linguístico-discursiva e semântica de notícias publicadas pelo canal “Folha de São Paulo”, no primeiro turno das Eleições 2022, especificamente, textos cujo tema diz respeito a pesquisas de intenção de voto para os candidatos a presidente. Os fundamentos teórico-conceituais do trabalho desenvolvem-se a partir do diálogo entre estudos da área da Comunicação, da Linguística Textual e das reflexões em torno do enunciado e do discurso. Ademais, a pesquisa assume um caráter linguístico-interpretativista, com uso de dados quantitativos. A partir da análise do corpus, houve a identificação de movimentos retórico-discursivos e linguístico-textuais que apontam para a presença de traços argumentativos em textos que são apresentados como predominantemente informativos. Esta pesquisa aponta, também, para possibilidades de trabalho com o gênero textual notícia na esfera escolar, verificando-se de que forma a BNCC orienta o emprego desse gênero nessa esfera de atuação humana.Item BNCC e interações multiletradas no ensino de língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-09-21) Belo, Evandro Lira; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Lima, Antonio Carlos dos SantosO presente trabalho busca refletir sobre a relação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Teoria dos Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo a sua feitura por meio de uma pesquisa documental. Os estudos se voltaram ao uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) de forma colaborativa e o modo de produção de significados por meio de gêneros textuais-discursivos, com foco na Teoria dos Multiletramentos, que é contemplada na BNCC, com um olhar voltado a práticas de sala de aula. A formação crítico-reflexiva, como integrante dos processos de ensino-aprendizagem, que não se restringem ao espaço físico da escola, está relacionada ao desenvolvimento de habilidades e competências nas aulas de Língua Portuguesa e demais componentes curriculares da educação básica. Destacamos, para reflexão, o momento pandêmico vivenciado por estudantes, professores, gestores e demais profissionais, que evidenciou a necessidade de práticas que envolvessem as TDIC. Esta pesquisa se assume de forma qualitativa e os procedimentos metodológicos estão centrados em análises linguístico-textuais à luz da Linguística Aplicada, especialmente, no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa. Ainda assim, foi pertinente analisarmos aspectos da BNCC, que se apresenta como documento regulador, com ideais inovadores, revolucionários e democráticos em relação à Educação brasileira. Nossa discussão está pautada em autores, a exemplo de: Kleiman (2005), Rojo (2012), Ana Elisa Ribeiro (2020), Bakhtin (2011), dentre outros.Item Clube de leitura virtual: um incentivo ao letramento literário nas aulas de língua portuguesa com o uso de recursos multimodais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-10) Silva, Ivana Lethícia Santos; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955O presente trabalho demanda a reflexão e a análise de práticas pedagógicas voltadas ao letramento literário, observando a multimodalidade de leitura. Sendo esta de extrema importância para as aulas de Língua Portuguesa, no tocante ao desenvolvimento de ensino aprendizagem dos discentes. Enfatizamos que o cenário no qual o projeto base desse trabalho foi aplicado era de máxima sensibilidade mundial, visto que as nações foram assoladas pela pandemia de COVID 19. Diante desse contexto, muitos foram os desafios enfrentados pela educação, à vista de amenizar os impactos negativos que o afastamento presencial proporcionou e de incentivar, como objetivo principal, a leitura aos alunos, optamos pela criação de um clube de leitura virtual, com o auxílio das tecnologias digitais no intuito de estimular a leitura no desenvolvimento da criticidade dos discentes e facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos sujeitos, respeitando as vivências particulares e sociais deles. Esta pesquisa assume a forma qualitativa, com o aporte teórico alicerçado nos pensamentos e nas metodologias à luz do letramento literário defendido por Rildo Cosson; dos multiletramentos conceituados por Roxane Rojo; dos regulamentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa da BNCC, no que se refere à utilização de recursos digitais e tecnológicos; do respeito aos diversos falares, ou seja, as diferentes formas de manifestação da língua em sociedade e ao conhecimento de mundo dos sujeitos de Bagno.Item A compreensão de textos com presença de ironia e humor(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-28) Santos, Carlos Miguel Ferreira; Lima, Álisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Silva, Danillo da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaA presente pesquisa, pode ser compreendida como o alicerce de uma inquietação que surgiu a partir, primeiramente de uma paixão em conflito com a curiosidade que norteou a busca pela compreensão dos fatores que acarretam o humor e seus aspectos, e pela experiência em estar frente a uma classe de usuários da língua que, apesar de fazer uso de determinados mecanismos linguísticos que corroboram para o surgimento de alusões ao tom humorístico, não conseguem compreender o que está presente nas entrelinhas de suas próprias falas, ou na de terceiros dependendo do contexto, no qual são expostos. Indo por um viés técnico, o trabalho consiste no amadurecimento de conhecimentos que serão necessários futuramente em uma ideia macro, provavelmente resultando em uma nova oportunidade de pesquisa. A princípio, tornou-se imprescindível conhecer o funcionamento de alguns usos de linguagem que dizem respeito às características empregadas na abordagem humorística, como exemplo disto, a ironia e/ou sarcasmo. Porém, a problemática que apoia esse bojo de conhecimentos que estão instituídos no uso, seja ele na fala ou em nível textual, é a relação que os usuários da língua buscam, mas não conseguem alcançar com clareza, entre o humor e a figura de linguagem que o cerca, a ironia. Por não existir um acordo que delimita uma fronteira entre ambas, se instaura a incógnita. Ao buscar reconhecer através da interpretação o quão os alunos enquanto usuários da língua, conseguem apontar determinados usos pautados em contextos que envolvem humor e ironia, estão suscetíveis a explicar fenômenos que estão presentes no texto e que funcionam como gatilhos para gerar determinada reação ao leitor, podemos compreender onde está a possível dificuldade na compreensão deles. Se se trata de baixa desenvoltura ao interpretar, se é uma abordagem com peso técnico que não condiz com o que é exigido deles, ou mesmo, não saber identificar a função empregada nas figuras de linguagem trabalhadas.Item Concepções pedagógicas que orientam um livro didático da Língua Portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-10) Oliveira, João José Ferreira de; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968ste trabalho apresenta uma análise das concepções pedagógicas que orientam um livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental, constatando a predominância, bem como as adjacentes tendências sobre as quais os conteúdos e propostas de atividade alicerçam-se, para orientar o processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende investigar a corrente pedagógica predominante num livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano do ensino fundamental, bem como analisar suas concepções de leitura e gramática e ainda discutir/sugerir propostas de atividades às presentes no livro; verificar se os livros didáticos seguem determinada tendência pedagógica. Isso será feito através da análise de um capítulo do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental Português: linguagens – 8º ano. Pautamos nossa observação predominantemente em torno da análise e categorização dos exercícios, conforme a categorização presente em Libâneo (2006), as concepções de leitura de Freire (1989), a BNCC (2017) e a Matriz de Referência (2021). Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa descritiva. Os itens analisados revelaram que o referido livro didático encontra-se pautado nas pedagogias conservadoras. Há sugestões de caminhos a trilhar, a fim de evitar o tradicionalismo. Há também reflexões a respeito da intenção na elaboração de tal livro didático.Item A construção da argumentação na sala de aula: uma análise dos recursos argumentativos nas redações escolares do ensino médio intregrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-23) Silva, Maria Jussara da; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Souza, Adriana Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-9344-2558; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Silva; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Leite, Wilma Albuquerque da Silva; http://lattes.cnpq.br/9019670882435484Este trabalho visa analisar a construção do argumento na produção textual de alunos do Ensino Médio Integrado, verificando como esses estudantes elaboram a argumentação escrita. A investigação foi realizada em produções textuais do gênero dissertativo-argumentativo de 08 (oito) alunos do 3° ano do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal de Alagoas/IFAL, de forma a identificar e analisar o padrão argumentativo proposto por Toulmin ([1958] 2006), as estratégias argumentativas estudadas por Perelman e Olbretchs-Tyteca ([1958] 2005), assim como os recursos linguístico discursivos apoiados por Anscombre e Ducrot ([1988]1994), Ducrot (2009) e Koch (2010). Conta ainda com os estudos bakhtinianos e as reflexões voltadas para o ensino de língua (avaliação dos gêneros escolarizados e as práticas de linguagem) efetuadas por Schneuwly e Dolz (2004). Esta pesquisa é realizada na área da Linguística Textual, como uma pesquisa qualitativa/quantitativa e de natureza documental. Ao fim das análises das redações escolares, concluíamos que os alunos no final do Ensino Médio Integrado têm grandes dificuldades em construir uma argumentação em temas adversos e que exigem um conhecimento crítico e autônomo, ainda apresentam falta de domínio das operações complexas da argumentação como as articulações do uso de conectivos, ao se utilizar de operadores argumentativos viciosos, como o e, como e o para/para que, além de fazerem poucas investidas em uma argumentação mais elaborada, apegando-se aos argumentos simples constituído de dado (D), justificativa (J) e (C) conclusão ou a falta deles, elaborando argumentos incompletos. Essa falta de domínio argumentativo não é o esperado de uma turma na fase final do Ensino Médio. Assim, visualizamos que a proposta do gênero dissertativo-argumentativo na escola tem grandes contribuições nas problemáticas apresentadas pelos os alunos, já que ele é retirado da sua natureza dialógica, portanto, é importante pensarmos no ensino/aprendizagem deste componente no Ensino Médio de forma mais dinâmica e associado à sua natureza interacional, assim validando um ensino da língua voltado de forma prática a linguagem.Item Conto Etiológico : um gênero distinto que estima a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-08-21) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textualItem Conto etiológico: um gênero distinto que estimula a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-06) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Maria Regina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textual.Item A contribuição das histórias em quadrinhos na formação de leitores(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-17) Silva, Ana Paula da; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Santos, Sandra Sebastiana dosO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância e contribuição do gênero História em Quadrinhos na formação de leitores e no incentivo à prática de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, das séries finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, localizada no distrito Rocha Cavalcante, União dos Palmares-AL, onde os dados foram coletados por meio de questionários e observação nas salas de aula do 6° ano “B”, 7° ano “A”, 8° ano “A” e 9° ano “A”. Após todas as informações colhidas, foi feita uma análise e discussão dos dados, sendo possível perceber que a HQ, sem dúvidas, é uma ferramenta valorosa que pode contribuir de forma qualitativa com o processo de ensino e aprendizagem e para o desenvolvimento da prática de leitura, pelo fato de ser um gênero textual riquíssimo, que envolve texto e imagem, capaz de despertar no sujeito o prazer pelo ato de ler, tornando o aluno um leitor competente. Portanto, para que haja motivação nas aulas e participação por parte dos discentes se faz necessário que o docente envolva em suas metodologias atividades que os levem a relacionar a aula com sua realidade, pois quando se trabalha com elementos que fazem parte do cotidiano deles a aprendizagem se torna significativa. Sendo assim, é possível afirmar que as HQs devem estar presentes no meio educacional, contribuindo para a formação de leitores.Item Contribuições da sociolinguística para reflexões sobre variação linguística nas aulas de língua portuguesa: análises de propostas apresentadas em livros didáticos do ensino básico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-15) Lima, Roseli Maria Silva de; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta algumas análises de propostas de atividades sobre as variações linguísticas da língua portuguesa no livro didático de 6º e 9º anos do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio. Propostas que orientam o professor de língua portuguesa a trabalhar em sala de aula essa temática, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar a importância dos professores de língua portuguesa aperfeiçoar o conhecimento sobre a Sociolinguística para saber lidar melhor em sala de aula e fora dela sobre o preconceito linguístico, ajudando no processo de desconstrução. As reflexões foram baseadas nas concepções de POSSENTI (1996), BORTONI-RICARDO (2004), BAGNO (2007) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Na abordagem metodológica, utilizei a pesquisa bibliográfica para organização do conteúdo. As atividades analisadas revelaram que é possível o docente usar o livro didático a seu favor para o estudo da língua e suas variações.Item A (des)construção da utopia no conto "O ex-mágico da taberna minhota", de Murilo Rubião(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-06-04) Santos, Josefina Maria dos; Santos, Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259; Silva, Maria Lucilene da; http://lattes.cnpq.br/7394115973676550; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332Mais antiga que o próprio termo utopia, inaugurado por Thomas More em sua Utopia (1516), a idealização de espaços alternativos sempre esteve presente nas culturas, como uma forma de projetar para o plano do sonho aquilo que falta no mundo. Assim, a imaginação surge como uma poderosa arma contra as sombras do presente – e nada mais propício para a criação de imagens utópicas que o terreno da literatura. Em “O ex-mágico da Taberna Minhota” (1947), conto de Murilo Rubião, a capacidade imaginativa aparece como um aspecto negativo, que faz o protagonista desejar tanto a morte quanto a própria inserção num ambiente burocrático, como encarceramento, processo capaz de privá-lo das habilidades mágicas. Enquanto as pessoas ao redor da personagem enxergam a mágica como algo engraçado e positivo, a própria personagem é completamente insatisfeita e infeliz. O desejo utópico dela é, portanto, a destruição daquele mundo mágico, permeado pelo sobrenatural. No entanto, quando a personagem consegue se livrar das habilidades mágicas, ela se mostra ainda mais insatisfeita com sua condição e passa a fantasiar as habilidades que possuía, como uma fuga de sua realidade. As narrativas do gênero fantástico, ao oferecerem um mundo cotidiano palpável e apenas ligeiramente transgredido pelo sobrenatural, conforme teoriza David Roas (2014), questionam o absurdo da condição humana. O conto de Murilo Rubião, portanto, parece desconstruir todas as possibilidades de esperança e utopia dentro de um mundo abarcado por incertezas, para, enfim, questionar a maneira como a ausência de projetos utópicos nos leva à desesperança e ao cansaço. Assim, com o presente trabalho, pretende-se demonstrar que, ao encenar essa insatisfação com o mundo, seja ele mágico ou burocrático, a narrativa de Rubião reafirma a necessidade de um projeto utópico.Item Diferentes recursos didáticos aplicados na alfabetização de aluno surdo na educação infantil e fundamental I(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-02-02) Barros, Gabryelle Dantas Cavalvante de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791; Silva, Roberval Santos da; http://lattes.cnpq.br/8568382262348744Este trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência de práticas educativas com o uso de diferentes recursos didáticos aplicados na alfabetização de aluno surdo na educação infantil e ensino fundamental I. Para promover um desenvolvimento educacional mais significativo foram aplicadas e adaptadas várias recursos didáticos para um acompanhamento individualizado do aluno objeto de estudo. Uma das primeiras recursos implantados foi o resgate da família para o aprendizado da linguagem de libras, fazendo com que houvesse o incentivo ao próprio aluno que não aceitava muito bem a escola. Com os resultados das atividades aplicadas por meio dos recursos desenvolvidos ficou demonstrada uma mudança significativa na aprendizagem do aluno estudado e também na percepção dos demais envolvidos- familiares e equipe pedagógica da escola- onde se realizou o estudo. Concluímos destacando que a insistência e a perseverança na busca contínua de recursos didáticos que auxiliem no desenvolvimento de alunos com necessidades especiais é tarefa árdua, mas que vale todo o esforço realizado quando se constata os resultados alcançados, no entanto cabe destacar que muitos colegas professores não estão dispostos a realizar esses esforços.Item Diretor pedagógico e a atividade compromissora no ambiente escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Silva, Alexandra Alves da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Araújo, Antônio Cícero de; http://lattes.cnpq.br/4716895949004675; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910A função do diretor pedagógico no Brasil esteve ligado aos diferentes momentos históricos políticos educacionais passando por muitos entraves até conquistar seu verdadeiro papel na educação. Hoje ele está à frente do trabalho da escola, observando as dificuldades refletindo sobre estas e traçando estratégias para sancionar os problemas. O principal objetivo deste trabalho é compreender o comprometimento do diretor pedagógico em quanto função no ambiente escolar, por isso, foi analisada uma escolas da rede pública estadual no município de São José da Laje - AL. A metodologia utilizada para a pesquisa foi: bibliográfica e de campo, para pesquisa bibliográfica buscaram-se informações em livros e artigos referentes a teoria dos autores: Alarcão (2001), Freire (1998), Libâneo (2001), Medel (2008), Pimenta (2004) e Saviani (2002), dentre outros. O trabalho de campo baseou-se na aplicação de questionários, um para o diretor pedagógico e outro para os professores. Os dados coletados evidenciaram que apesar do diretor ter demonstrado desempenho no processo pedagógico ainda há muito o que se fazer, é necessário que haja mais compromisso no acompanhamento do ensino e da aprendizagem e na democratização do PPP (projeto político pedagógico). Portanto, o diretor pedagógico deve saber seu verdadeiro papel, e constantemente acompanhar, avaliar, pensar e repensar, ressignificando sua atuação na prática do ensino e na aprendizagem dos discentes.Item Educação e tecnologia: um estudo sobre os desafios da utilização das TICs nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-28) Silva, Fábio Rodrigues da; Dias, Marcos Antônio de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5582189967033444; Ferreira, Aline Suely Dias de Souza; http://lattes.cnpq.br/4622379932169180; Rocha, Woshimgton Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8585981346940095A tecnologia e os seus avanços se mostram fundamentais à educação de crianças e adolescentes, em especial, durante pandemia de Covid-19, que fez com que os conteúdos educacionais fossem repassados para os alunos mesmo que eles não estivessem presentes em uma sala de aula. Analisou-se a inserção da tecnologia aliada à educação, visto que este recurso pode tornar as aulas de língua portuguesa mais atraentes, chamando a atenção do público desinteressado. Estudou-se os modos pelos quais os professores têm dificuldade de usar a tecnologia em sala de aula; avaliou os professores quanto ao uso da tecnologia em suas aulas de Língua Portuguesa e propôs possíveis soluções acerca das interfaces utilizadas pelos docentes para a satisfação dos alunos em sala. Atualmente, as velhas cartolinas foram substituídas por modernos e luxuosos slides, confeccionados em PowerPoint, Prezi ou Canva, o que jamais se poderia imaginar anteriormente. De fato, até o aluno que só segurava o cartaz evoluiu também para o passador de slides. E é essa, portanto, é possível notar . A metodologia abordada foi a qualitativo, com ênfase no estudo de caso com a aplicação de um questionário on-line, através do Forms do Google, enviado a 17 professores de língua portuguesa do ensino fundamental, de diferentes cidades alagoanas, de escolas públicas e privadas para que pudessem responder a 14 questões sobre o uso das aplicações tecnológicas em suas salas de aula de escolas municipais, estaduais e de ensino privado, desde jovens professores até veteranos, que vão de graduação ao doutorado, atendendo a algumas cidades alagoanas. Os resultados obtidos citam que há grandes desafios na utilização de recursos tecnológicos para muito docentes o qual é preciso que eles reconheçam dificuldade e busquem qualificação para utilizar a tecnologia em suas aulas.Item Em qual escola literária do Brasil se encontra a produção literária de Alcina Leite?(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Santos, Felipe Pereira dos; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; https://orcid.org/0000-0002-5438-3591; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441O presente trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de caráter descritivo-explicativo, com vistas a descrever em qual escola literária se encontra a obra Campesinas, de Alcina Leite, conforme a análise de seus poemas. O trabalho tem como objetivo central classificar a obra poética de Alcina Leite, em uma escola literária nacional, a saber: o romantismo, parnasianismo ou simbolismo. Para cumprirmos nosso objetivo, a pesquisa foi desenvolvida por meio do método hipotético-dedutivo que, por natureza, é um método que prevê o uso de referencial bibliográfico, podemos afirmar que nossa investigação dar-se-á por meio do método monográfico, especificamente como uma pesquisa bibliográfica. Logo, o corpus da pesquisa foi analisado considerando a temática, as características e o contexto histórico no qual a poeta produziu seus poemas. Assim sendo, utilizamos como base teórica (i) Os conceitos de metrificação e rimas em versos seguido da teoria de metrificação apresentado por Bandeira (1960), Duque-Estrada (1914), Bilac e Passos (1905) e Said Ali (1999); (ii) as escolas literárias do Romantismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, a partir do que é proposto por críticos literários como Candido (2001), Bosi (2017) e Moisés (2003), a fim de melhor compreender o que são esperados dos poemas produzidos em cada uma destas vertentes e, a partir de então, respondermos à seguinte pergunta: em qual escola literária do Brasil se encontra a produção literária de Alcina Leite?