Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Item A influência da família no processo de aprendizagem da leitura e da escrita(2022-12-09) Silva, Herbeth Douglas Gomes; Campelo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Cleusa Salvina Ramos Maurício Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Varela, Simone; ttp://lattes.cnpq.br/82498794138660593O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objeto principal a influência da família no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Diante desta problemática, delineamos a seguinte pergunta: Qual é a importância da influência da família no processo de aprendizagem da leitura e escrita dos filhos no ambiente escolar? A partir desse problema de pesquisa, delineamos como objetivo geral analisar a interação família-escola-estudante no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no nono ano do Ensino Fundamental. Em decorrência deste objetivo, elaboramos como objetivos específicos: Identificar se as famílias desenvolvem estratégias para acompanhar a rotina de estudos relacionados à aprendizagem de leitura e escrita; e analisar se a escola desenvolve mecanismos para favorecer o envolvimento da família no ensino e aprendizagem da compreensão da leitura e da escrita. Para tanto, metodologicamente, adotaram-se procedimentos da pesquisa qualitativa com base em um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturada com membro familiar e docente de Língua Portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Alagoas. Dentre os principais resultados, constatou-se que a preocupação para que os alunos saiam do nono com um bom conhecimento nos eixos da leitura e da escrita existe de ambos os lados. Assim família e escola tem desenvolvido estratégias que, apesar de incipientes, podem ser o ponto de partida para a ampliação das práticas sociais de leitura e escrita na perspectiva do letramento.Item Desafios e aprendizados: uma jornada na residência pedagógica(2024-11-21) Maciel Júnior, Cláudio Pereira; Canuto, Húdson Kléber Palmeira; http://lattes.cnpq.br/4371625213976633; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968Este trabalho apresenta a minha análise da experiência na pesquisa sobre a formação no Curso de Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que vivenciei no Programa de Residência Pedagógica da CAPES ao longo de dezoito meses. O objetivo foi proporcionar uma imersão no contexto escolar, especificamente nas turmas de 8º e 9º anos da Escola Estadual Fernandes Lima, onde enfrentei desafios relacionados à docência. A metodologia incluiu atividades supervisionadas, organização de seminários e participação em grêmios, promovendo a integração entre teoria e prática. Os resultados evidenciam as dificuldades enfrentadas, o meu crescimento individual e a importância da troca de conhecimentos com colegas e professores supervisores, que aprimoraram minhas habilidades de ensino e interação com os alunos. A discussão aponta para o impacto positivo que tive na formação dos estudantes, incentivando-os a buscar uma base sólida de conhecimento. Em conclusão, a experiência no programa de residência pedagógica enriqueceu a minha formação acadêmica e permitiu contribuições significativas para a educação dos estudantes, ressaltando a importância de uma discência sólida para mim, enquanto futuro docente.Item Proposta de interdisciplinaridade técnica em um curso de logística(2023-10-06) Santos, José Éliton dos; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Santos, James Washington Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Lourenço Filho, Marcelo Diniz de; http://lattes.cnpq.br/9998518077299276O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de aprendizagem baseado na interdisciplinaridade utilizando uma intervenção pedagógica do tipo aprendizagem baseada em problemas. Para tanto, foi utilizado como campo amostral o curso Técnico Subsequente em Logística do Instituto Federal de Alagoas – IFAL / Campus Arapiraca. A proposta teve como base as disciplinas técnicas do referido curso e a formação de eixos interdisciplinares que agregam assuntos comuns a pelo menos duas disciplinas. Foram aplicadas 4 atividades do tipo estudo de caso baseados em problemas práticos da área de logística, sendo solicitado dos discentes que apresentassem soluções para os problemas baseadas em conhecimentos interdisciplinares obtidos no curso. Os resultados da aplicação do modelo mostrou ser relevante para os discentes a congregação de várias disciplinas técnicas para a resolução de problemas, pois possibilita ao aluno aproximar-se da prática aplicando a teoria. Os resultados demonstraram também que os discentes recepcionaram de forma satisfatória a metodologia adotada na intervenção, o que demonstra que é possível implementar a interdisciplinaridade no ensino da logística. A pesquisa contribui para o processo de ensino-aprendizagem do curso, pois possibilita a formação de profissionais que atendem as exigências do mercado de trabalho por colaboradores com conhecimentos múltiplos e em áreas diversificadas.Item Storytelling como recurso didático para o ensino de oxidação e eletrólise no ensino médio(2025-05-28) Santos, Jeane Albuquerque dos; Nogueira, Fred Augusto Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9784216306395155; Santos , Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3401495568705461A dificuldade dos estudantes do ensino médio em compreender conteúdos técnicos de química, como os da área de físico-química e eletroquímica, evidencia a necessidade de metodologias didáticas inovadoras que tornem o aprendizado mais acessível e significativo. Diante desse cenário, este trabalho fez uso do storytelling como estratégia didática para o ensino de química, com o objetivo de promover maior engajamento, contextualização, linguagem acessível e retenção do conhecimento. Para isso definiu-se como objetivos específicos analisar a recorrência de conteúdos de físico-química e eletroquímica nas provas do ENEM (2020-2024), desenvolver e aplicar propostas pedagógicas usando as narrativas, e avaliar os impactos dessa metodologia nos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve abordagem qualitativa, quantitativa e exploratória, estruturada em três etapas: análise estatística das questões de química do exame, revisão bibliográfica sobre metodologias ativas e storytelling, e elaboração de uma proposta pedagógica. Foram desenvolvidas duas atividades: “Oxidação das Estátuas” e “Storytelling Pilhas: Descarte Inadequado”, que contextualizam conceitos químicos por meio de narrativas interativas e interdisciplinares. Os resultados revelaram que o uso do recurso narrativo favorece a compreensão dos conteúdos, estimula a participação dos alunos e contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas. A estratégia mostrou-se alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora sua implementação ainda enfrente desafios relacionados à formação docente e à infraestrutura escolar. Conclui-se que a proposta narrativa é uma abordagem promissora para o ensino de química, recomendando-se sua aplicação em diferentes contextos educacionais.Item Utilização de imagens de satélite na avaliação dos impactos ambientais causados pelo crescimento urbano e a degradação ambiental na Cidade de Maceió-AL(2023-10-14) Amorim, Raniéri Carlos Ferreira de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Melo Irmao, Jose Jenivaldo de; http://lattes.cnpq.br/8372721245933365; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016A urbanização é a transformação de áreas rurais e áreas de vegetação nativa em urbanas, geralmente acompanhada por crescimento populacional e desenvolvimento de infraestruturas. No entanto, a urbanização tem várias consequências ambientais como: perda de habitats naturais, poluição, mudanças climáticas e escassez de recursos. A expansão urbana é um fenômeno comum que ganha cada vez mais proeminência nas áreas urbanas ao redor do globo. Essa tendência tem sido inextricavelmente ligada a uma série de impactos ambientais de magnitude considerável. Um dos desafios imprescindíveis na gestão efetiva desses impactos reside na capacidade de realizar uma avaliação precisa e abrangente dos efeitos resultantes da expansão urbana sobre regiões sensíveis. Estas últimas frequentemente enfrentam alterações substanciais na sua paisagem e nos seus ecossistemas intrínsecos. Tal dinâmica pode culminar na deterioração da qualidade ambiental e na diminuição da sustentabilidade dessas áreas, como discutido por Almeida (2015). Segundo Bispo e Levino (2011) o aumento da urbanização e do número de habitantes nas áreas urbanas faz crescer a degradação do meio ambiente, pois a urbanização traz mudanças e impactos ao meio ambiente, ao ser humano, a economia e a vida social. Já Bobadilho (2014) afirma que o consumo de espaços estratégicos nas cidades, quase sempre próximo aos rios, traz consigo a degradação da qualidade da água e a perturbação do ecossistema, além de subjugar a qualidade de vida das comunidades adjacentes. Nesse contexto, o uso de imagens de satélite tem se mostrado uma ferramenta poderosa e eficaz para a avaliação dos impactos ambientais decorrentes da expansão urbana em áreas ribeirinhas, como as margens da Lagoa Mundaú. As imagens de satélite fornecem uma visão detalhada e abrangente das mudanças no uso e cobertura do solo ao longo do tempo, permitindo a identificação e análise dos impactos causados pela expansão urbana. Alguns estudos têm explorado a utilização de imagens de satélite nesse contexto, buscando compreender e quantificar os impactos ambientais específicos decorrentes da expansão urbana. Esses estudos utilizam técnicas de sensoriamento remoto, como a classificação de imagens, a análise de métricas ambientais e a detecção de mudanças no uso da terra, a fim de obter informações precisas sobre as alterações ocorridas da urbanização na região (Batista et al., 2021; Correia Filho et al., 2021). Desse modo, entender como esse processo de uso e ocupação do solo influencia diretamente e indiretamente nos impactos ambientais que ocorreram nesta área lagunar é fundamental para que se tenha uma gestão dos recursos ambientais deste bioma, como também a mitigação dos impactos ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho é utilizar imagens de satélite e técnicas de sensoriamento remoto para identificar os possíveis impactos ambientais causados pela expansão urbana para alguns bairros de Maceió.