TCC Ciências Biológicas
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Navegando TCC Ciências Biológicas por Assunto "Ciências Biológicas"
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Item Ciências Biológicas na Educação de Jovens e Adultos: olhar dos/as discentes sobre suas aprendizagens(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-26) Cidreira, Cícera; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646A proposta desse trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA na disciplina Ciências Biológicas na Escola Tavares Bastos. E ao mesmo tempo identificar seus limites e desafios no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Biologia. Abordou-se de forma breve a história da EJA, ressaltando as concepções de ensino-aprendizagem na EJA, desde uma perspectiva tradicional a educação libertadora. Assim como, as perspectivas para o ensino-aprendizagem de Ciências Biológicas na EJA. Além disso, a problemática do trabalho está embasada no seguinte questionamento: Quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências Biológicas na Escola Estadual Tavares Bastos? A pesquisa envolveu uma revisão de literatura e de campo baseada em artigos publicados na internet e que tratam sobre o referido tema. Contudo, os resultados obtidos pela pesquisa não se pretende esgotar o tema pois a temática sobre educação de jovens e adultos na educação básica e gratuita no ensino brasileiro é bastante ampla.Item Dificuldades no ensino-aprendizagem de genética no segundo ano do ensino médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-09-10) Neves, Claudevânia de Oliveira; Omena, Dilza Gomes de; http://lattes.cnpq.br/2268779399887511; Rodrigues, Christianne Sâmia Lins; http://lattes.cnpq.br/8877075016106381; Pedrosa , Vanessa Baptista; http://lattes.cnpq.br/6216247369540117A genética é caracterizada por ser uma ciência composta por termos abstratos e de difíceis terminologias, como conteúdo em sala de aula é muito temida. Diante disto, o objetivo é analisar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos alunos no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de genética na segunda série do ensino médio. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja o levantamento bibliográfico foi elaborado nas bases de dados pesquisadas na SCIELO, em artigos científicos, jornais, revistas, congressos, livros e no site da Biblioteca Virtual da Educação (Ministério da Educação), foram incluídos no estudo 10 bibliografias que contemplaram o objetivo desejado. Dos resultados dos dados analisados, estima-se que, o despreparo na formação dos professores, seja pela falta na busca do conhecimento científicas ou falha no processo de formação nas instituições de ensino superior, refletem claramente no déficit de ensino-aprendizado dos alunos em sala de aula. Conclui-se que é necessário rever e solucionar as falhas na formação dos professores, para que esses profissionais em sala de aula possam desenvolver metodologias que corroborem com a melhor forma de transmitir os saberes, facilitando o entendimento da genética, unindo teoria-prática com aulas dinâmicas e participativas.Item Metodologias ativas no ensino de biologia: um estudo bibliográfico do período de 2012 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-25) Nascimento Júnior, José Rubens Oliveira do; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO ensino da Biologia é imprescindível para formação de agentes transformadores da sociedade. Mas, o processo de transmissão de conhecimento centrado na figura do professor representa um dos grandes desafios a serem superados, e por isso, as metodologias ativas surgem como uma estratégia capaz de promover autonomia e a criticidade dos educandos. Este estudo apresenta como objetivo realizar um estudo bibliográfico, com recorte temporal de 2012 a 2022, acerca das metodologias ativas no ensino da Biologia através de uma revisão da literatura com análise qualitativa e descritiva, utilizando como bases de dados as plataformas Scielo e Google Acadêmico. A partir disso, foi identificado que as metodologias ativas são ferramentas importantíssimas para o ensino atual por empoderar o aluno, favorecendo também a alteração do ensino tradicional, trazendo uma ideia de construção de conhecimento em que os estudantes fazem parte não como meros ouvintes, mas como agentes transformadores, repletos de conhecimentos prévios que devem ser agregados a esse processo.Item Paque Municipal de Maceió como ambiente de aprendizagem não formal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Martins, Marina Augusta Ávila da Silva; Calazans, Fábio Maurício do Bomfim; http://lattes.cnpq.br/3529013346870900; Interaminense, Juliana Rangel de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3869787182468885; Rocha, Deyse Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9157118155639751A visitação às Unidades de Conservação, como os Parques Municipais, desempenha um papel significativo na reconexão do homem com o meio natural, proporcionando uma experiência agradável e enriquecedora. Neste contexto, a educação ambiental não formal surge como uma ferramenta essencial para facilitar esta integração e promover a sensibilização e mobilização para a preservação da natureza e garantir a restauração dos ecossistemas e a promoção de um ambiente equilibrado. Este estudo baseou-se em uma abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de analisar a aplicação da educação ambiental não formal tornando a experiência de visitação aos parques uma oportunidade eficaz e enriquecedora. Apesar da complexa relação entre o homem e o meio ambiente, é possível identificar aspectos cruciais que a visitação a um parque pode oferecer, destacando a importância vital do cuidado ambiental.Item Teatro: uma possibilidade metodológica de ensino-aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos em Ciências Biológicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-07-23) Machado, Claudine de Oliveira; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236A proposta de TCC do Teatro de Sombras surge da inquietação sobre a ausência de estímulos para o estudante da Educação de Jovens e Adultos em participar mais ativamente do seu mundo escolar, a importância de os professores introduzirem o teatro como metodologia de aprendizagem surgiu também em virtude da percepção de incentivar e motivar para o estudo e desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala de aula. Nesse sentido o objetivo desse trabalho é analisar a importância do teatro enquanto metodologia de ensino a ser usada pelos professores para o estudo na Educação de Jovens e Adultos – EJA, pois a educação se processa por meio do permanente ato de reorganizar e reconstruir as experiências. Para a coleta desses dados utilizamos a observação participante e entrevista com os alunos envolvidos no desenvolvimento das atividades do Teatro de Sombras. As reflexões teóricas foram fundamentadas, principalmente, em Boal (2005); Freire (1987; 1996). Podemos indicar como resultado da pesquisa que os alunos apresentaram um maior interesse em participar das aulas de Ciências Biológicas na EJA, em que a metodologia usava o Teatro como viés para trabalhar os conteúdos da área, o aprendizado tornou-se mais viável com interações mais didáticas e visuais.Item Uso de jogos no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Terto, Fraçois da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817Essa é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica tem como objetivo trazer uma proposta sobre utilização de jogos para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino de ciências, trazendo para sala de aula novos métodos de ensino para que o aluno possa aprender, de forma dinâmica e atrativa, os conteúdos. A ludicidade atualmente vem se tornando um tema bastante abordado no meio escolar, pois é um grande aliado quando se trata de teoria e prática. O uso de jogos na turma da EJA não se resume apenas no brincar, ele vai ajudar na formação de estratégias, percepções e interações com os demais, sendo assim o aluno irá alcançar uma dimensão mais ampla na assimilação dos conteúdos.