TCC Ciências Biológicas
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Navegando TCC Ciências Biológicas por Assunto "Aprendizagem"
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Item Gamificação e ensino: uma proposta lúdica e inovadora no processo de ensino e aprendizagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-01) Maurício, Claudenir; Pinheiro, Pablo; Pinheiro, Pablo; Omena, Dilza Gomes de; Costa, Danielle de LimaA gamificação é uma proposta de ensino de grande importância, principalmente no contexto educacional no qual estamos vivenciando atualmente, decorrente da pandemia do novo coronavírus. Com o ensino remoto, essa ferramenta torna-se relevante para atrair a atenção dos alunos bem como alcançar a aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a utilização da gamificação no âmbito educacional como metodologia ativa no processo de ensino- aprendizagem durante o ensino remoto emergencial, bem como verificar as vantagens e fragilidades durante sua aplicabilidade. O trabalho abordará a educação no Brasil, os conceitos de aprendizagem, a ludicidade e sua importância na educação, bem como abordará a gamificação, como um método inovador de aprendizagem. Neste sentido, no que se refere a metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi feita uma pesquisa em 07 escolas da rede privada do Ensino Fundamental e Ensino Médio localizadas na cidade de Penedo/AL, tendo como público alvo, 15 professores de Ciências e Biologia. Sendo assim, constatou-se que os docentes acham muito interessante a utilização de games durante a aula, porém nem todos utilizam essa ferramenta. Verificou-se também que todos os docentes mencionaram que a gamificação tem como fragilidade em sua aplicabilidade a internet que não contribui.Item Produção de vídeos por estudantes do ensino médio na construção da aprendizagem sobre alimentos transgênicos: reflexões a partir da proposição de uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-14) Pereira , Juliana Maria; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Calazans, Fábio Mauricio do Bomfim; http://lattes.cnpq.br/3529013346870900; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236O letramento científico na educação básica consta como necessidade na BNCC para que os estudantes possam construir conceitos científicos e relacioná-los ao cotidiano. Com este pressuposto, o ensino de biotecnologia tem sido abordado na sala de aula, mas por ser fragmentado, a compreensão de conceito comum tornou-se escassa, e a necessidade de levar o letramento científico aos alunos levou à busca por diferentes métodos de ensino associados à tecnologias de comunicação que poderiam fortalecer o aprendizado. Com isso, o presente trabalho foi desenvolvido junto a duas turmas de Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a análise e produção de vídeos favoreceu a aprendizagem de estudantes sobre transgênicos do 2º ano do Ensino Médio. Especificamente, buscamos propor uma sequência didática sobre transgênicos; compreender como a análise do filme Okja favoreceu a construção do conhecimento sobre transgênicos através de vídeos produzidos pelos estudantes; e analisar se na produção dos vídeos os alunos demonstraram compreensão de conceitos sobre transgênicos a partir dos critérios de avaliação propostos. No percurso metodológico, foi proposta uma sequência didática com resolução de questionários e produção dos vídeos pelos estudantes. A partir da análise dos dados, os resultados indicam que a aplicação da sequência didática contribuiu de forma positiva na construção do conhecimento sobre transgênicos, possibilitando a criação de uma experiência de aprendizagem propícia para a construção de conhecimentos sobre esse complexo tema pelos estudantes.Item O uso do Kahoot como recurso didático no ensino de biologia no contexto da pandemia da Covid-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-30) Almeida, Claudivanio de; Santos, Maria José dos; http://lattes.cnpq.br/7498424119170810; Brito, Maria Dias de; http://lattes.cnpq.br/5565578529168701; Rocha, Marcos Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3354578438246936É importante salientarmos que compete a disciplina de Ciências Biológicas uma função importante e imprescindível para a formação profissional, acadêmica, pessoal e intelectual do cidadão. Assim a pesquisa teve como objetivo avaliar o uso da ferramenta tecnológica Kahoot, como recurso didático na disciplina de Biologia durante o ensino remoto. O presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa e foi desenvolvido numa escola da rede pública, localizada no município de Arapiraca, com os alunos do 1o ano do ensino médio. Foi aplicado um Bio Quiz, usando o Kahoot, com o conteúdo células-tronco ministrado durante as aulas, como estratégia de avaliação do ensino/aprendizagem. Ressalta-se os resultados positivos da prática realizada por meio dos relatos dos discentes, dos quais a maioria afirmou que a metodologia utilizada, facilitou o entendimento do conteúdo ensinado. A percepção dos alunos foi positiva diante da experiência, ratificando que o Kahoot pode ser utilizado de forma avaliativa e para fixação dos conteúdos, como também se torna um instrumento alternativo para a metodologia dos professores. Fica evidente que o uso de ferramenta tecnológica é uma aliada ao processo educacional e com a pandemia ela se tornou o principal meio de ensino remoto. Com isso, é possível afirmar que o professor precisa se reinventar e buscar novas estratégias e metodologias de ensino para contribuir e manter o aluno participativo/ativo durante as aulas. Desta forma as metodologias ativas têm ganhado destaque com a gamificação, principalmente com a plataforma Kahoot.