TCC Docência na Educação Profissional
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Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Assunto "Active methodologies"
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Item Investigação e ação: a evasão dos alunos do curso técnico de agroecologia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-20) Nascimento Júnior, José Ribamar Silva do; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Castro, Francisco Martins de; http://lattes.cnpq.br/2942899610434005Objetivou-se com este trabalho, identificar os fatores que influenciam a evasão do curso Técnico em Agroecologia do ETE (Escola Técnica Estadual) – Governador Eduardo Campos, para a realização de tomadas de decisões que minimizem esse impacto. Foi realizada a pesquisa- ação através de questionários no intuito de compreender o problema da evasão e buscar soluções. A evasão no Curso pode estar associada a vários fatores, no caso em estudo o nível socioeconômico e a falta de perspectiva com os estudos foi o que mais contribuiu para a evasão. Para buscar solucionar esses problemas o Programa de Nivelamento, de Tutoria; de Monitoria, Bolsa auxílio aos Discentes Carentes e o uso de metodologias ativas são uma alternativa.Item O uso das metodologis ativas no ensino remoto em Educação Profissional e Tecnológica em tempos de pandemia baseado na pesquisa-ação(2021-12-27) Lima, Rosângela Ferreira Souza de; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Silva, Maria Jeane Bomfim da; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do uso das metodologias ativas no ensino remoto em educação profissional e tecnológica em tempos de pandemia da COVID 19. As aulas no modo remoto emergencial foram uma saída estratégica para a manutenção do calendário letivo em períodos da pandemia e ainda atender os requisitos de prevenção e enfrentamento regulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mantendo o isolamento social. Contudo, um grande desafio de adaptação à práxis docente, quer seja para instituições, alunos e professores já que ocorrera de modo imediato. As metodologias ativas têm sido a proposta de muitos educadores para conseguir o engajamento dos alunos, a participação nas aulas e a obtenção da aprendizagem neste contexto desafiador. Com este olhar reflexivo surgiram algumas inquietações para mobilização deste trabalho, questionando se os professores da educação profissional da escola pesquisada conheciam e utilizavam as metodologias ativas em sua práxis no ensino remoto. A partir daí então verificar quais as metodologias que gostariam de conhecer e quais os objetivos que pretendiam alcançar através delas. O estudo se deu através da pesquisa-ação em uma escola profissionalizante da rede estadual de educação de Pernambuco onde foram apresentadas propostas sobre as metodologias ativas em forma de oficinas como produto educacional.