TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Departamento "Campus Arapiraca"
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Item A abordagem do tema variação linguística no ensino de língua portuguesa numa turma de curso médio da modalidade EJA(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Santos, Elaine da Silva; Cavalte, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871A presente pesquisa tem como foco a análise da abordagem da variação linguística nas aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola no município de Junqueiro, Alagoas. O objetivo é compreender como essa variação é tratada em sala de aula e como isso afeta a aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Para realizar essa investigação, foram utilizados métodos qualitativos, como observações em sala de aula e questionários aplicados a professores e alunos. Estes métodos permitiram uma compreensão mais aprofundada do fenômeno da variação linguística, assim como as percepções dos alunos em relação a ela e o conhecimento da docente sobre o assunto. Os resultados revelaram que a docente em questão demonstrou uma lacuna de conhecimento teórico em relação ao tema da variação linguística, além de não ter sido identificada a transposição didática desses conhecimentos em sua prática educacional. Esses achados destacam a importância de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize a diversidade linguística presente em sala de aula, promovendo inclusão e respeito. Além disso, ressaltam a necessidade de superar o preconceito linguístico e criar um ambiente educacional que seja afetivo para todos os alunos. A pesquisa baseou-se em estudos realizados na área da sociolinguística por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (1999), na pedagogia voltada para a Educação de Jovens adultos defendida por Freire (1987, 1996), entre outros. Assim, temos o intuito de compreender como a questão da variação linguística pode ser abordada de maneira adequada e eficaz no contexto da sala de aula.Item Ação docente e letramento literário(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Santos, Matheus Ferreira dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaAs práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).Item A compreensão de textos com presença de ironia e humor(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-28) Santos, Carlos Miguel Ferreira; Lima, Álisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Silva, Danillo da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaA presente pesquisa, pode ser compreendida como o alicerce de uma inquietação que surgiu a partir, primeiramente de uma paixão em conflito com a curiosidade que norteou a busca pela compreensão dos fatores que acarretam o humor e seus aspectos, e pela experiência em estar frente a uma classe de usuários da língua que, apesar de fazer uso de determinados mecanismos linguísticos que corroboram para o surgimento de alusões ao tom humorístico, não conseguem compreender o que está presente nas entrelinhas de suas próprias falas, ou na de terceiros dependendo do contexto, no qual são expostos. Indo por um viés técnico, o trabalho consiste no amadurecimento de conhecimentos que serão necessários futuramente em uma ideia macro, provavelmente resultando em uma nova oportunidade de pesquisa. A princípio, tornou-se imprescindível conhecer o funcionamento de alguns usos de linguagem que dizem respeito às características empregadas na abordagem humorística, como exemplo disto, a ironia e/ou sarcasmo. Porém, a problemática que apoia esse bojo de conhecimentos que estão instituídos no uso, seja ele na fala ou em nível textual, é a relação que os usuários da língua buscam, mas não conseguem alcançar com clareza, entre o humor e a figura de linguagem que o cerca, a ironia. Por não existir um acordo que delimita uma fronteira entre ambas, se instaura a incógnita. Ao buscar reconhecer através da interpretação o quão os alunos enquanto usuários da língua, conseguem apontar determinados usos pautados em contextos que envolvem humor e ironia, estão suscetíveis a explicar fenômenos que estão presentes no texto e que funcionam como gatilhos para gerar determinada reação ao leitor, podemos compreender onde está a possível dificuldade na compreensão deles. Se se trata de baixa desenvoltura ao interpretar, se é uma abordagem com peso técnico que não condiz com o que é exigido deles, ou mesmo, não saber identificar a função empregada nas figuras de linguagem trabalhadas.Item A construção da argumentação na sala de aula: uma análise dos recursos argumentativos nas redações escolares do ensino médio intregrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-23) Silva, Maria Jussara da; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Souza, Adriana Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-9344-2558; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Silva; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Leite, Wilma Albuquerque da Silva; http://lattes.cnpq.br/9019670882435484Este trabalho visa analisar a construção do argumento na produção textual de alunos do Ensino Médio Integrado, verificando como esses estudantes elaboram a argumentação escrita. A investigação foi realizada em produções textuais do gênero dissertativo-argumentativo de 08 (oito) alunos do 3° ano do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal de Alagoas/IFAL, de forma a identificar e analisar o padrão argumentativo proposto por Toulmin ([1958] 2006), as estratégias argumentativas estudadas por Perelman e Olbretchs-Tyteca ([1958] 2005), assim como os recursos linguístico discursivos apoiados por Anscombre e Ducrot ([1988]1994), Ducrot (2009) e Koch (2010). Conta ainda com os estudos bakhtinianos e as reflexões voltadas para o ensino de língua (avaliação dos gêneros escolarizados e as práticas de linguagem) efetuadas por Schneuwly e Dolz (2004). Esta pesquisa é realizada na área da Linguística Textual, como uma pesquisa qualitativa/quantitativa e de natureza documental. Ao fim das análises das redações escolares, concluíamos que os alunos no final do Ensino Médio Integrado têm grandes dificuldades em construir uma argumentação em temas adversos e que exigem um conhecimento crítico e autônomo, ainda apresentam falta de domínio das operações complexas da argumentação como as articulações do uso de conectivos, ao se utilizar de operadores argumentativos viciosos, como o e, como e o para/para que, além de fazerem poucas investidas em uma argumentação mais elaborada, apegando-se aos argumentos simples constituído de dado (D), justificativa (J) e (C) conclusão ou a falta deles, elaborando argumentos incompletos. Essa falta de domínio argumentativo não é o esperado de uma turma na fase final do Ensino Médio. Assim, visualizamos que a proposta do gênero dissertativo-argumentativo na escola tem grandes contribuições nas problemáticas apresentadas pelos os alunos, já que ele é retirado da sua natureza dialógica, portanto, é importante pensarmos no ensino/aprendizagem deste componente no Ensino Médio de forma mais dinâmica e associado à sua natureza interacional, assim validando um ensino da língua voltado de forma prática a linguagem.Item Em qual escola literária do Brasil se encontra a produção literária de Alcina Leite?(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Santos, Felipe Pereira dos; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; https://orcid.org/0000-0002-5438-3591; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441O presente trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de caráter descritivo-explicativo, com vistas a descrever em qual escola literária se encontra a obra Campesinas, de Alcina Leite, conforme a análise de seus poemas. O trabalho tem como objetivo central classificar a obra poética de Alcina Leite, em uma escola literária nacional, a saber: o romantismo, parnasianismo ou simbolismo. Para cumprirmos nosso objetivo, a pesquisa foi desenvolvida por meio do método hipotético-dedutivo que, por natureza, é um método que prevê o uso de referencial bibliográfico, podemos afirmar que nossa investigação dar-se-á por meio do método monográfico, especificamente como uma pesquisa bibliográfica. Logo, o corpus da pesquisa foi analisado considerando a temática, as características e o contexto histórico no qual a poeta produziu seus poemas. Assim sendo, utilizamos como base teórica (i) Os conceitos de metrificação e rimas em versos seguido da teoria de metrificação apresentado por Bandeira (1960), Duque-Estrada (1914), Bilac e Passos (1905) e Said Ali (1999); (ii) as escolas literárias do Romantismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, a partir do que é proposto por críticos literários como Candido (2001), Bosi (2017) e Moisés (2003), a fim de melhor compreender o que são esperados dos poemas produzidos em cada uma destas vertentes e, a partir de então, respondermos à seguinte pergunta: em qual escola literária do Brasil se encontra a produção literária de Alcina Leite?Item O erotismo em cântico dos cânticos: uma construção literária(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-29) Lira, Ester Lopes dos Santos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Lima, Rebeca Nunes de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4431510847869141Este trabalho de cunho bibliográfico tem como tema central o erotismo presente no livro Cântico dos cânticos, que faz parte do cânon bíblico do Antigo Testamento. Instigado por questionar o motivo pelo qual o livro de Cantares não é tão conhecido, embora seu autor, Salomão, e a Bíblia, o livro que o contém, tenham grande notabilidade, este trabalho trata não só do erotismo presente no texto, mas também sobre o apagamento gradativo que Cântico dos cânticos sofreu, por ser um livro de teor diferente do que os demais livros bíblicos. A partir da percepção de que a Bíblia faz parte da literatura do povo judeu e de que ela é sagrada principalmente para a religião judaica e a cristã, buscou-se esclarecer as possibilidades de interpretações possíveis em relação ao livro estudado e elencar a interpretação que foi utilizada na pesquisa, outrossim, visto a repercussão do livro nos contextos religiosos, foram enumerados também alguns aspectos que favoreceram uma leitura equivocada dele. Baseando-se na teoria de Foucault sobre discurso (2009) e sobre sexualidade (1997), e nas compreensões de Alexandrian (1993), Chaia (1992), Vainfas (1986), Eaton e Car (1989) e Brenner (2001) acerca do erotismo e do livro em análise, buscou-se salientar as características literárias do texto, expondo os recursos linguísticos mobilizados durante o Poema e além disso, por meio da utilização das passagens do livro, reforçar como a presença do erotismo encharca toda o Poema analisado.Item O espaço geográfico e construção literária em Dom Casmurro, de Machado de Assis(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Silva, Jaqueline Martinelli Pereira Da; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Lima Júnior, Geraldo Ramires de; http://lattes.cnpq.br/9032221990723096A pesquisa realiza uma análise da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob a perspectiva dos espaços urbanos do Rio de Janeiro (no século XIX), numa inter-relação entre literatura, geografia, história e sociedade; aspectos que servem para desvendar a urbanidade nos romances, contos e crônicas do escritor. Este estudo, pretende abordar de forma distinta e autêntica o espaço urbano em Dom Casmurro, pois o compromisso não é versar, exclusivamente, com base em estudos geográficos, como as demais produções já publicadas na academia, mas sim embasá-la com conceitos e concepções dos estudos e teóricos literários. Para essa produção, convoca-se trabalhos de Terry Eagleton (Teoria da Literatura: uma introdução - 2006), Antonio Candido (Literatura e Sociedade - 2019), Alfredo Bosi (História Concisa da Literatura Brasileira - 2006), Roberto Schwarz (Ao Vencedor as Batatas- 2000a e Um Mestre na Periferia do Capitalismo- 2000b). Além disso, utiliza-se como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica e documental. No estudo, a crítica social será também discutida; refletindo e denunciando as relações, a vida burguesa, a política, as classes sociais, e com ela as particularidades do tempo e do espaço carioca. Para alcançar os objetivos esperados busca-se estudar a relação entre o espaço geográfico, literatura, história e sociedade nos escritos de Machado de Assis; também analisar como os espaços urbanos da cidade do Rio de Janeiro são apresentados nos contos, crônicas e romances do autor e avaliar como a obra machadiana - Dom Casmurro - nos situa no tempo e no espaço.Item Estágio supervisionado: experiências na formação docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-10) Oliveira, Eliane do Santos; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Correia, Aurineide Profírio Barros; http://lattes.cnpq.br/2373237758198377A presente pesquisa é resultado do estágio supervisionado realizado em uma escola municipal de ensino fundamental situada no Conjunto Residencial José Marcos da Silva, área urbana periférica da Cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas.Item Formação docente e prática pedagógica em contexto de sala de aula: percepções sobre os itinerários formativos na rede estadual de ensino de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-15) Oliveira, Bruna Caroliny dos Santos; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Cavalcante, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Santos, Erinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315Esta pesquisa teve como objetivo relatar o desenvolvimento do trabalho de campo em uma escola estadual da rede pública de ensino em Alagoas. Trata-se de relato de experiência enfatizando os desafios e as perspectivas sobre os itinerários formativos do novo ensino médio. Essa pesquisa se apoia na compreensão do currículo como ferramenta crucial na construção dos processos educativos. Para análise do currículo escolar, as teorias de Sacristán (2019), Silva (2007) e Pimenta (2002) são exploradas, oferecendo percepções para compreender o papel do currículo na estruturação do ensino. O foco específico do estudo recai sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e os itinerários formativos, contextualizando-os à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), como documento normativo que fornece referencial importante para investigar a dinâmica educacional contemporânea. Além disso, a pesquisa se baseia também na perspectiva da formação docente, utilizando as diretrizes da BNC Professores (2019) e as contribuições de Saviani (2021) com o objetivo de relacionar teoria e prática nesse novo modelo de ensino voltado para o Ensino Médio. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, seguindo as orientações de Gil (2002), a pesquisa busca relacionar as experiências, percepções e desafios enfrentados pelos profissionais da educação na implementação dos itinerários formativos explorando narrativas e vivências da sala de aula no contexto da rede estadual de ensino. Por fim, este estudo busca contribuir para a reflexão e o aprimoramento das práticas pedagógicas exigidas na contemporaneidade, identificando desafios e delineando perspectivas que possam orientar a gestão educacional, a formação docente e o desenvolvimento curricular na rede estadual de ensino.Item Ideologias linguísticas coloniais em circulação no facebook: controvérsias sobre “crianças portuguesas que só falam brasileiro”(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Alves, Vitor Gabriel Caetano; Silva, Danillo da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Santos, Isabela Marília Santana; http://lattes.cnpq.br/8477854542115319; Fonseca, Lucas Menezes; http://lattes.cnpq.br/2626265166189983A partir de contribuições advindas da Antropologia Linguística e da Linguística Aplicada contemporânea, o presente trabalho tem como objetivo interpretar criticamente as ideologias linguísticas (Gal, 2019, 2023; Irvine; Gal, 2000; Pinto, 2013, 2018; Moita-Lopes, 2013) mobilizadas nas controvérsias públicas online em torno da matéria jornalística “Há crianças portuguesas que só falam ‘brasileiro’”, publicada pelo jornal português Diário de Notícias, em novembro 2021. Para tanto, realizamos uma etnografia digital (Blommaert, 2010; Pinto et al., 2022) de caráter não-participante, praticada entre junho e novembro de 2023, na página do veículo na rede social Facebook. Os dados produzidos no trabalho etnográfico foram analisados a partir da noção de “pistas indexicais”, proposta por Wortham (2001), a fim de explorar o nexo pragmática-metapragmática, ou seja, a ligação semiótica entre o uso de determinados itens linguísticos em contexto e processos sociais, culturais e ideológicos mais amplos. Em linhas gerais, o trabalho de análise nos permitiu concluir a intensa circulação de ideologias linguísticas, ou seja, crenças, racionalizações e afetos sobre as línguas e seus usos, que projetam hierarquias raciais de base colonial, ao que chamamos de “ideologias linguísticas coloniais”. Essas ideologias, dentre outras coisas, produzem efeitos de apagamento, inferiorização e pejoração de línguas, culturas e identidades dos povos brasileiros em função de uma superioridade lusitana, evocando discursos difusos sobre a violência colonial. Ademais, esta pesquisa se soma a esforços crescentes, em diferentes áreas do conhecimento, a fim de reconhecer a dimensão constitutiva das plataforma digitais de redes sociais na produção de subjetividades políticas e de disputas ideológicas de gênero, de raça e de sexualidade (Blommaert, 2020; Maly, 2023; Silva, 2019a; 2019b; 2020a; 2020b), a exemplo do que evidenciam as complexas lógicas da violência online/offline e as hierarquias sociolinguísticas que elas projetam (Borba; Silva, 2020; Pinto et al., 2022).Item Letramento visual e gêneros discursivos: refletindo sobre o ensino da língua portuguesa sob a perspectiva da multimodalidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-22) Santos, Vitória da Silva; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Santos, Erinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315; Cavalcante, Sandra Araújo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o letramento visual dos alunos a partir da análise dos gêneros discursivos multimodais em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II. Pautamos nossa discussão em torno da pesquisa documental como recurso de recolher informações e lançar novas propostas metodológicas que viabilizem o desenvolvimento do letramento visual. Para tanto, tecemos reflexões sobre a trajetória da linguagem, os caminhos para o letramento visual na sociedade e no contexto escolar, assim como discutimos o papel do livro didático e as formas como o gênero discursivo foi abordado. Nesse sentido, nosso estudo foi embasado em textos de Bakhtin (1997), Rojo (2007) e Dionísio (2005) tratando do conceito de multimodalidade, fundamentado pelos trabalhos de Kress e van Leeuwen (2006) sobre o letramento visual, os estudos de Antunes (2007) sobre a aula de língua portuguesa contextualizada e as novas formas de leitura com as contribuições de Koch (1995). O estudo foi realizado com uma coleção de livros de língua portuguesa (Arirabá Conecta, 2024). Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi feita através da análise dos gêneros discursivos multimodais que foram dispostos nos livros didáticos de língua portuguesa 6° ao 9° anos). Por fim, os itens analisados revelaram que o tratamento dado aos gêneros discursivos multimodais não mobiliza o desenvolvimento do letramento visual aos discente.Item Literatura feminina contemporânea e sociedade: um olhar sobre o patriarcado estrutural(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-24) Lima, Rebeca Nunes de Sousa; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Lima, Rosangela Nunes de; http://lattes.cnpq.br/2454422033896336; Leite, Wilma Albuquerque da SilvaA violência contra a mulher é um assunto muito discutido no Brasil, mas, apesar de tudo, continua sendo um país violento para as mulheres, pois todos os anos são registrados centenas de casos de violência intrafamiliar, física e sexual, além das elevadas taxas de feminicídio. Há também diversas situações em que as mulheres são tratadas de forma desigual pela sociedade, são menosprezadas e subjugadas pelo sistema patriarcal. Nesse sentido, esta monografia propõe-se a analisar e comparar a obra As Parceiras, de Lya Luft, e o conto “Amor”, de Clarice Lispector. Dessa forma, esta dissertação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica construída a partir dos estudos em Análise do Discurso e em Literatura Comparada. As autoras construíram as obras a partir do discurso feminino para expor temas importantes e necessários, que devem ser discutidos, com base nas perspectivas de personagens femininas que enfrentam adversidades sociais impostas a elas. Dessa forma, para a análise e comparação das obras foram utilizadas como referências teóricas, os estudos de: Sandra Nitrini; Denize E. Garcia da Silva; Eni P. Orlandi; e outros.Item Materialização discursiva da violência de gênero em notícias jornalísticas: como a mídia narra feminicídios(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Almeida, Silene de Sá; Silva, Danillo da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Santos, Isabela Marília Santana; http://lattes.cnpq.br/8477854542115319; Rocha, Maryana Josina Tavares da; http://lattes.cnpq.br/3315219505002192Pautado nas perspectivas epistemológicas e na agenda ética da Linguística Aplicada conetmporânea (Moita Lopes, 2018), aliada a uma perpesctiva feminista nos estudos da linguagem (Cameron, 1991; Vallada; Pinto, 2021), o presente trabalho tem como objetivo produzir uma interpretação crítica acerca dos significados sociais atrelados à violência contra as mulheres na prática jornalística brasileira, focalizando especialmente o modo como notícias jornalísticas narram crimes de feminicídio. Para tanto, por meio de uma extração automatizada feita com linguagem Python e da aplicação de critérios não automáticos de inclusão e exclusão, foi constituído um corpus de 12.199 notícias sobre feminicídio, publicadas no maior site brasileiro de notícias brasileiro, o G1, entre os anos de de 2018 e 2023. Para a exploração desse corpus e a geração dos dados foi mobilizada uma combinação metodológica entre ferramentas de análise textual da Linguística de Corpus, notadamente os recursos disponíveis no software AntConc 4.2.4 (Laurence, 2023), e expedientes qualitativos e interpretativistas de análise de discurso, desde sua perspectiva pragmática e socioantropológica. As jornadas anlíticas realizadas com o corpus permitiram apontar diferentes modos de materialização discursiva da violência de gênero, nas quais elementos semióticos empregados na construção das narrativas noticiosas indexam (apontam para) ideologias masculinistas e sexistas correntes na sociedade brasileira acerca da violência de gênero. Dentre esses funcionamentos, destacam-se: i) o silenciamento de vozes sociais feministas na construção das narrativas noticiosas, especialmente pelo apagamento de itens de um registro de gênero sobre os casos, como o emprego da própria expressão “feminicídio”; ii) a projeção de uma perspectiva individualizante e simplificadora do feminicídio, destituindo-o de sua dimensão cultural e histórica, por meio da validação da “retórica do caso isolado” e da perspectiva punitivista como solução para um problema social estrutural; iii) a ambiguização da autoria masculina nos crimes de feminicídio através de coordenações sintáticas que produzem efeitos de distanciamento entre os papéis semânticos de agente e paciente; iv) a hiper-descrição das ações violentas, dos cenários brutais dos crimes e da condição violentada dos corpos das vítimas e seus efeitos de espetacularização da violência de gênero e de revitimização das mulheres em casos de feminicídio. Em linhas gerais, o estudo permite problematizar ideologias ainda pervasivas sobre a neutralidade na atividade jornalística, bem como destacar o continuum das violências de gênero na linguagem (Silva, 2017; 2020) a que mulheres são iterseccionalmente submetidas. A crítica linguística da violência de gênero destaca, assim, a necessidade de redefinir o discurso midiático em torno do feminicídio.Item A multimodalidade nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: um olhar sobre a dimensão linguístico-discursiva do gêneros discursivos multimodais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-20) Silva, Juciele Afonso da; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441Os avanços tecnológicos e as demandas sociais de leitura e escrita têm exigido dos sujeitos capacidades cada vez mais avançadas para a compreensão dos diferentes gêneros textuais/discursivos produzidos socialmente. Pesquisas recentes têm apontado para a necessidade de se atentar para as diferentes linguagens presentes nos textos, quer sejam impressos ou digitais. Como consequência direta desse fenômeno, houve mudanças significativas na configuração dos materiais didáticos e, consequentemente, com as propostas que são apresentadas pelos livros didáticos para o ensino da língua materna no ambiente escolar. Com isso, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o tratamento dado aos gêneros discursivos multimodais em 01 coleção de Língua Portuguesa pertencente ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio de 2021, que tem suas propostas ancoradas nos documentos oficiais que estruturaram o Novo Ensino Médio no país. Para realização deste trabalho foi utilizada a abordagem qualitativa, com a análise documental, uma vez que ela permite interpretar fenômenos sociais inseridos em um dado contexto social. Para isso, seguimos o postulado interpretativista fundamentado na teoria sociointeracionista discutida pela Linguística Aplicada (Moita Lopes, 1994, 2002). O referencial teórico buscou articular as discussões sobre os gêneros discursivos (Bakhtin, 2009, 2016) e os textos multimodais (Van Leeuwen 2020; Dionísio 2006/2007, Oliveira 2006, 2007; Rojo, 2012, 2013), dentre outros. Assim, buscou-se compreender a maneira pela qual os gêneros discursivos multimodais são abordados nos livros didáticos de Língua Portuguesa para que as reflexões propostas possam contribuir com a melhoria do trabalho do professor e, consequentemente, com a formação linguística dos alunos do Ensino Médio. No que se refere aos gêneros discursivos trabalhados no material, o livro faz uso de vários gêneros, todavia, a maioria deles são utilizados apenas para a identificação e compreensão do conteúdo em questão, abordando apenas a temática e dispensando a composição e o estilo enquanto elementos de sua arquitetônica.Item A multissignificação e desautomatização na linguagem clariceana: um reconhecimento intrapessoal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Almeida, Gisleide Maria de; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Silva, Vitor Emmanuell Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5708863338829527Esta pesquisa tem por objetivo analisar a linguagem escrita de Clarice Lispector na obra Água Viva, a partir da Teoria do Romance de Mikhail Bakhtin, compreender a concepção do gênero romance, inclusive como é ensinado em sala de aula; investigar elementos de narração na escrita fragmentada e descontinua e ainda, compreender os elementos multissignifigativos e desautomatizantes como recurso estilístico do livro Água Viva. Investiga-se, portanto, como esses recursos permitem um reconhecimento intrapessoal a partir das fragmentações e desconstrução da escrita no texto. Iniciamos os estudos na Teoria do Romance de Mikhail Bakhtin para entendermos a evolução do gênero romanesco, passando pelo romance tradicional, finalizando a pesquisa no romance moderno e pós-moderno com os processos da Multissignificação e desautomatização, a partir de uma leitura da obra em fragmentos poéticos os quais ultrapassam a (des)construção do gênero romance e permite ao interlocutor, senão o eu leitor, o despertar de consciência por meio dos processos da multissignificação e desautomatização. A principal intenção é mostrar que a leitura das obras clariceanas pode ser construída por fragmentos e a partir destes, boa parte das pessoas conseguem adquirir conhecimento literário capaz de transformar o eu leitor e consequentemente o eu coletivo. Recorremos aos estudos de Mikhail Bakhtin (2019), Georg Lukács (2009), Benedito Nunes (1973), Neiva Pitta Kadota (1997), Regina Pontieri (2001), Ana Maria Agra Guimarães(2015), Maria Lucia Homem(2012), Ivan Hegenberg (2018), Maussed Moisés (2019), Evandro Nascimento(2012), Ricardo Iannace (2001). Além de outros trabalhos que pesquisaram sobre a escrita e a linguagem de Clarice Lispector.Item "Ou você vai ser mais um negro que passou a vida em branco?": faces do racismo na produção multissemiótica do rapper Djonga(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-12) Conceição, Ernande Edson da; Silva, Danillo da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/6370328770730957; Oliveira, Jaiane Karoline Guilherme de; http://lattes.cnpq.br/4349574245813519; Fonseca, Lucas Menezes; http://lattes.cnpq.br/2626265166189983Situado no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), este trabalho tem como objetivo de produzir uma interpretação situada acerca dos significados multissemióticos atribuídos ao racismo e à violência racial na obra do rapper brasileiro Djonga, a partir das produções multimidiáticas relacionadas às composições “Conversa Com Uma Menina Branca” e “Hat-Trick”. Para tanto, foram mobilizadas concepções performativas de linguagem (AUSTIN, 1991; PINTO, 2009, SILVA, 2019), estendendo-as às produções multissemióticas contemporâneas (GONZÁLEZ, 2020), bem como estudos contemporâneos sobre os processos de racialização e o funcionamento do racismo à brasileira (FANON, 2008, BENTO, 2002; MUNANGA, 1986; KILOMBA, 2020; ALMEIDA, 2019; AKOTIRENE, 2019). Por meio de uma abordagem qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1998), foram analisadas tanto as composições do rapper quanto os clips que compõem sua produção, enquanto um artista multimídia da cena contemporânea do rap brasileiro. As análises realizadas apontaram para a denúncia do funcionamento da branquitude como um sistema de poder que produz a alienação racial de pessoas negras e o apagamento de sua cultura, sua ancestralidade e sua religiosidade, sublinhando a assimilação identitária como sua condição de sobrevivência em uma sociedade racista; para a dimensão, a um só tempo, estrutural e cotidiana do racismo a qual produz uma rede multinivelada de violência, desde à desigualdade social à violência policial; e, por fim, para o caráter interseccional do funcionamento do racismo, através da sobreposição de diferentes eixos de opressão, a exemplo de gênero e de classe. Em linhas gerais, o trabalho nos permite argumentar sobre os diferentes modos de apropriação da linguagem, em suas múltiplas semioses, pelo movimento rap nacional como uma plataforma política de denúncia das condições de violência vividas pelas comunidades negras periféricas e como um lugar de amplificação de vozes historicamente silenciadas, aspectos fundamentais para luta antirracista no último país a abolir a escravidão comercial nas Américas.Item Planejando o ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia: reinvenções da docência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-24) Santos, Bruna Carla dos; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Macedo, Maria do Socorro Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1892888922964842; Lima, Álisson Hudson VerasEsta pesquisa apresenta uma investigação sobre o planejamento para o Ensino de Língua Portuguesa (ELP) em período de pandemia, atentando-se para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e suas respectivas peculiaridades. Toda a discussão está pautada no elemento norteador que organiza os processos de ensino e aprendizagem escolar, levando ao alcance de metas estipuladas. Tal estudo desenvolveu-se a partir da vivência de docentes em uma situação atípica, a pandemia da COVID-19, e desse modo, foi feita uma exploração dos recursos/ferramentas que foram contemplados no planejamento didático mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), durante o ERE. A investigação foi realizada com docentes de Língua Portuguesa dos municípios de Girau do Ponciano e Arapiraca, atuantes em escolas municipais, estaduais e no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A abordagem metodológica, está centrada na pesquisa qualitativa, configurando-se, a princípio, em um estudo de caso e para a coleta de dados, fez-se uso de entrevista semiestruturada e questionário semiaberto, os quais foram aplicados somente a docentes, no entanto, em razão da ausência de informações concluintes para o estudo, foi necessário ampliar o estudo de caso para uma revisão integrativa. Dentre as análises de estudos os autores que foram base para este estudo foram De Lacerda e Junior (2021), Mesquita e Mandú (2020) Morais (2020) e Rodrigues (2021), em razão de serem estudos mais recentes. Os resultados das coletas evidenciaram reinvenções docentes para o acontecimento de aulas remotas. Mostrou-se a necessidade das formações continuadas para os professores da educação básica, com vista ao enfrentamento de diferentes realidades que possam vir a surgir. Foram relatadas as dificuldades enfrentadas por docentes e alunos, e as noções de planejamento, enquanto instrumento presente no cotidiano escolar. Os resultados sinalizam que os docentes foram surpreendidos com o ensino remoto, pois não estavam preparados para esse tipo de evento. Entretanto, para lidar com essa situação, os docentes procuraram diferentes ferramentas para que fossem mantidos os processos de ensino e aprendizagem no período da pandemia.Item A Plurivocidade na linguagem jornalística: uma análise discursiva dos gêneros notícia e reportagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-14) Lima, José Douglas da Silva; Silva, Wellington Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8205476176956592; Santos, Erinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315; Silva, Vitor Emmanuell Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5708863338829527Um dos principais objetos de estudo da pesquisa contemporânea sobre gêneros discursivos é o pensamento de Mikhail Bakhtin, que tem exercido consideráveis influências em diversas áreas das ciências humanas e sociais, desempenhando um papel crucial na reconfiguração de como compreendemos a natureza da linguagem humana. Nesse cenário, emerge a noção de plurivocidade como um conceito-chave da teoria enunciativo-discursiva bakhtiniana, destacando a complexa interação de vozes heterogêneas que permeiam os diferentes gêneros discursivos. Assim, o foco central deste trabalho reside em analisar a plurivocidade dentro da perspectiva de Bakhtin nos textos da esfera jornalística, destacando para isso as notícias e reportagens e, através dessa análise, ao abordar a complexidade do discurso jornalístico, observar como múltiplas vozes coexistem dentro de um mesmo texto, influenciando a construção de significados e a interpretação do leitor. Este enfoque não apenas se conecta com as análises sobre os gêneros discursivos, mas também ressalta a aplicação prática das teorias bakhtinianas na esfera jornalística. Para isso, adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa, incorporando os pressupostos metodológicos da análise documental, na busca de abrir mais espaço entre o pesquisador e seu objeto de estudo para o desenvolvimento de novas ideias em uma abordagem mais dinâmica e participativa. O referencial teórico buscou articular as dicussões sobre gênero discursivo e plurivocidade (Bakhtin, 2002, 2009, 2010, 2011), nos princípios discursivos da mídia (Charaudeau, 2013), nos princípios dialógicos e polifônicos (Brait, 2015), dentre outros. Por fim, chegamos ao entendimento de que o reconhecimento da plurivocidade não apenas amplia a compreensão do cenário informativo, mas demanda uma nova atitude em relação à diversidade de vozes presentes, considerando que a verdadeira compreensão emerge da interação dinâmica entre as distintas visões de mundo dos sujeitos e suas intencionalidades.Item Uma proposta de ensino de literatura: estudo do texto literário a partir das funções da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-01) Santos, Adriana Vital dos; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Santos, Erinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter aplicada, pois buscamos, a partir da leitura dos textos literários e do reconhecimento de suas funções, propor novos caminhos para o ensino de Literatura. O trabalho tem como objetivo central sugerir uma proposta de ensino de literatura sobre o estudo do texto literário a partir das funções da literatura. Para cumprimos com nosso objetivo, a pesquisa foi desenvolvida por meio do método indutivo, pois partimos de um fato específico, a saber: o uso das funções da literatura na leitura de textos literários para, a partir disso, mostrar a análise de textos da literatura brasileira comumente usados no primeiro ano do Ensino Médio, visando uma nova proposta de ensino. Ademais, por ser esta uma pesquisa desenvolvida, em sua maior parte, por meio do método indutivo que, por natureza, é um método que prevê o uso de referencial bibliográfico, podemos afirmar que nossa investigação dar-se-á por meio do método monográfico, especificamente como uma pesquisa bibliográfica. Logo, o Corpus da pesquisa foi construído a partir de diversos textos de diferentes escolas literárias, cujo foram analisados considerando as funções da literatura. Assim sendo, utilizamos como referencial teórico (i) Os conceitos de Língua e Linguagem apresentados por Saussure (2008), Lyons (1982) e Chomsky (1978); (ii) As perspectivas sobre Comunicação e suas funções a partir de Chalhub (2003), (Jakobson, 2008); (iii) As funções da literatura e seus conceitos a partir de D’Onofrio (2007), Almeida e Lima (2019), e Lopes (2021); e (iv) e por meio do pensamento de Candido (1972), Zilberman (2008), Aguiar e Suassuna (2013), Soares (2002) e Cosson (2009) buscar compreender a literatura como importante instrumento de transformação social no ensino de Língua Portuguesa. Dito isso, foi possível perceber que a gênese do ensino de literatura é o texto literário como o centro das práticas de leitura na escola, sem o abandono do prazer e com o compromisso de conhecimento que todo saber exige. Levando em consideração a formação do leitor, vencer a noção conteudista do ensino é compreender que mais que um conhecimento literário, trabalhar a literatura é partilhar experiências falar de autorreconhecimento é, como diria Cosson (2009), incorporar o outro em mim sem a renúncia da minha própria identidade, e nos deixar sermos constituídos por meio da palavra.Item O ser regional: construções de sentidos em letras de canções de Mago Véio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-11) Batista, Daniele Ferreira; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Antonio, Leonardo Siqueira; http://lattes.cnpq.br/0312858372080043; Freitas, Anna Flávia Lenz; http://lattes.cnpq.br/3999423293399198Este trabalho investiga as construções de sentido com marcas de regionalidades, cristalizadas por meio de usos da língua materna e, de um modo específico, nas letras das canções de um compositor arapiraquense: o Mago Véio. Dessa forma, desenvolveu-se esta pesquisa qualitativa, com base nos pressupostos teóricos de Silva (2011), que discorre sobre a construção da identidade; as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), as quais orientam as competências e habilidades a serem contempladas na Educação Básica; as contribuições da música à representatividade cultural, segundo a perspectiva defendida por Bréscia (2003) e a relação entre a língua e a variação geográfica de acordo com Bagno (2017). Objetiva-se, neste trabalho, prioritariamente: (1) analisar de que modo as letras das canções expressam as regionalidades e, ainda, (2) discutir os efeitos de sentidos propiciados pelos vocábulos regionais empregados nas letras das canções. O gesto de análise realizado permite pontuar que alguns vocábulos do dialeto nordestino são de suma importância para a construção de sentidos dos textos que foram objetos de estudo deste trabalho e, também, possibilitam destacar a valorização da cultura e variedade linguística diatópica em salas de aula da Educação Básica.