TCC Ciências Biológicas
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Item A gravidez com adolescentes em idade escolar - Revisão bibliográfica(2022) Santos, Cleisiane Conceição dos; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Almeida, Lúcia Giomar Bastos Fragoso de; Santos, Jackson José Silva dosO estudo realizado aborda sobre a gravidez com adolescentes em idade escolar. Pesquisas mostram que uma das consequências da gravidez é o abandono escolar e outras consequências são: preconceito, pressão familiar, escolar, dentre outros. O objetivo desse trabalho é estudar as causas e consequências da gravidez em adolescentes e em idade escolar. No estudo realizado os resultados obtidos indicam que nenhuma adolescente planejou a gravidez; a gravidez precoce levou as adolescentes a abandonar escolar por vários fatores; falta de apoio familiar e a maioria dessas adolescentes são de famílias de baixa. Nas considerações finais é apontado a importância do apoio da família, dos amigos e da escola na vida dessas adolescentes; visto que elas sofrem preconceito e discriminação da sociedade e da própria comunidade escolar. preconceito, pressão familiar, escolar, dentre outros.Item A temática da educação ambiental para as séries finais do Ensino Fundamental: estudo de caso(2022) Silva, Beatriz Freire da; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Andrade, Michelle Vieira; Santos, José Roberto Nunes dosAs questões ambientais nunca estiveram tão em pauta quanto nos dias de hoje, estamos sentindo na pele, em nosso cotidiano, uma urgente necessidade de transformações para superarmos as injustiças ambientais, a desigualdade social, a apropriação da natureza e da própria humanidade como objetos de exploração e consumo. No momento atual vive se em uma cultura de risco, com efeitos que muitas vezes escapam à nossa capacidade de percepção direta, mas aumentam consideravelmente as evidências que eles podem atingir não só a vida de quem os produz, mas as de outras pessoas, espécies e até gerações. A educação ambiental assume assim a sua parte no enfrentamento dessa crise radicalizando seu compromisso com mudanças de valores, comportamentos, sentimentos e atitudes, que deve se realizar junto à totalidade dos habitantes de cada base territorial, de forma permanente, continuada e para todos. O presente trabalho visa realizar uma Análise da Inserção da Educação ambiental em uma escola da rede Pública de Penedo-AL. Os resultados encontrados, indicam que a escola analisada tem realizado projetos ambientais com práticas de uma educação ambiental assumindo assim seu compromisso social com a preocupação ambiental dos educandos. Apesar disso, conclui se que a escola estudada não dispõe de uma normativa específica que defina a educação ambiental como parte obrigatória do currículo escolar. Entretanto, em associação com disciplinas como ciências/biologia, e a predisposição de alunos e professores, a temática da educação ambiental tem sido difundida, oportunizando aos educandos um aprendizado amplo e contínuo.Item Ensino de ciências e alfabetização científica nos anos inciais do Ensino Fundamental - Revisão bibliográfica(2024) Silva, Iranilda Santos da; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Santos, José Roberto Nunes dos; Melo, Cláudia Jaqueline da SilvaO ensino e aprendizagem se caracterizam por direcionar a formação social e educacional dos alunos, nesse contexto, destaca-se o Ensino de Ciências às crianças que deve proporcionar às mesmas explicações completas ou científicas para as dúvidas e curiosidades que estão presentes no seu cotidiano. Cabe destacar que essas curiosidades são geradas pelas observações que as crianças realizam no meio em que estão inseridas. A potencialização da curiosidade das crianças resultará em relevantes descobertas, mas para tal, é necessário que o ensino de ciências seja trabalhado com conteúdos relacionados ao mundo científico de forma atrativa e próximo à realidade das crianças. Os procedimentos metodológicos realizados neste estudo foi a revisão bibliográfica, utilizando-se três artigos de periódicos científicos nacionais da área de Educação em ensino de ciências, além disso, buscamos também subsídios em documentos legais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e BNCC (2017). Os artigos foram selecionados com um recorte temporal de 05 (cinco) anos, de 2016 a 2020. Com os resultados da revisão realizada, ficou constatado que o ensino de ciências nos Anos Iniciais é de grande importância para a formação de cidadãos conscientes, aptos para atuar em sociedade. Concluímos destacando o quanto é importante o ensino de ciências para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e que esse ensino sendo bem trabalhado proporciona o conhecimento e o entendimento dos fenômenos naturais que ocorrem no nosso dia a dia.Item Gamificação e ensino: uma proposta lúdica e inovadora no processo de ensino e aprendizagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-01) Maurício, Claudenir; Pinheiro, Pablo; Pinheiro, Pablo; Omena, Dilza Gomes de; Costa, Danielle de LimaA gamificação é uma proposta de ensino de grande importância, principalmente no contexto educacional no qual estamos vivenciando atualmente, decorrente da pandemia do novo coronavírus. Com o ensino remoto, essa ferramenta torna-se relevante para atrair a atenção dos alunos bem como alcançar a aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a utilização da gamificação no âmbito educacional como metodologia ativa no processo de ensino- aprendizagem durante o ensino remoto emergencial, bem como verificar as vantagens e fragilidades durante sua aplicabilidade. O trabalho abordará a educação no Brasil, os conceitos de aprendizagem, a ludicidade e sua importância na educação, bem como abordará a gamificação, como um método inovador de aprendizagem. Neste sentido, no que se refere a metodologia, tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi feita uma pesquisa em 07 escolas da rede privada do Ensino Fundamental e Ensino Médio localizadas na cidade de Penedo/AL, tendo como público alvo, 15 professores de Ciências e Biologia. Sendo assim, constatou-se que os docentes acham muito interessante a utilização de games durante a aula, porém nem todos utilizam essa ferramenta. Verificou-se também que todos os docentes mencionaram que a gamificação tem como fragilidade em sua aplicabilidade a internet que não contribui.Item Os serviços de saneamento básico no conjunto residencial Vale do São Francisco em Penedo/AL(2024) Rodrigues, Aloísio José; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Moura, Alan César Vanderlei; Melo, Cláudia Jaqueline da SilvaIntrodução: Os problemas ambientais decorrentes do aumento da população nos municípios brasileiros são resultantes da descontinuidade entre este crescimento e o aprimoramento da infraestrutura necessária dos serviços públicos de saneamento básico. Dessa forma, a não prestação adequada dos serviços de saneamento básicos resulta em más condições de Salubridade Ambiental. Objetivo Geral: Analisar a situação dos serviços públicos de saneamento básico do Conjunto Residencial Vale São Francisco no município de Penedo/ Alagoas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, onde os dados para análise da situação objeto de estudo foram obtidos por meio da aplicação de questionário em todas as ruas dos domicílios do bairro estudado. Resultados: Constatou-se que a totalidade das residências recebem água tratada e de boa qualidade pela Rede Geral. O esgotamento sanitário foi contemplado através da Estação de Tratamento de Efluentes(ETE), onde todos os dejetos domésticos são processados e têm destinação correta. Sobre a coleta de resíduos sólidos, observa-se que acontecem com frequência de 50% em relação a seis (06) dias da semana ou seja, de segunda-feira a sábado. Por fim, constatou-se que não há problemas de drenagem urbana, tendo em vista que há pavimentação e sistema de escoamento na localidade. Considerações Finais: Entende-se que, embora a comunidade esteja em boas condições ambientais, este trabalho aponta aprimoramentos a serem realizados, como por exemplo a maior assiduidade em relação a coleta de lixo, contribuindo dessa forma para o aprimoramento dos serviços.Item Uso de jogos pedagógicos para o ensino e aprendizado da bibologia: aprendendo citologia(2022) Barreto, Lilian Santos; Gama, José Aparecido da Silva; Gama, José Aparecido da Silva; Melo, Cláudia Jaqueline da Silva; Santos, Jakson José SilvaA utilização de jogos pedagógicos vem se tornando uma metodologia que visa complementar o processo de ensino aprendizagem, partindo de um contexto educacional em contraste com o ensino tradicional. O objetivo desse estudo foi elaborar e aplicar um jogo pedagógico para auxiliar no ensino da Biologia em escolas de ensino médio, sobre a temática Citologia. “O jogo pedagógico desenvolvido foi aplicado no município de Penedo-AL, com alunos do Instituto Federal de Alagoas (Campus Penedo). Após a aplicação do jogo pedagógico os alunos foram submetidos a questionários avaliativos, denominados de (QA) e (QB), compostos com perguntas sobre célula animal e vegetal. Os questionários foram aplicados em duas ocasiões: 1º para verificar o conhecimento dos alunos, aplicado após a aula ministrada pela professora de biologia responsável pela disciplina e no 2º momento, com a utilização do jogo Caminhos Celular, questionário já denominado de QB. Depois de realizadas as devidas aplicações, foram construídos e expostos os dados obtidos em gráficos e tabelas. Os valores em questão determinaram a contribuição do jogo para aprendizagem.