Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Departamento "Polo Cajueiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A Literatura de Cordel como Instrumento Linguístico no Contexto Escolar(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-06-21) Silva, Amanda Maria da; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Araújo Neto, Zoroastro Pereira de; https://orcid.org/0000-0002-5647-928X; http://lattes.cnpq.br/6333230791654121Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o uso da literatura de cordel como instrumento linguístico e pedagógico no ensino da Língua Portuguesa no contexto escolar. Com base em pesquisa bibliográfica e em reflexões didáticas, busca-se demonstrar como o cordel, por meio de sua linguagem acessível, rítmica e culturalmente marcada, pode contribuir para o desenvolvimento da leitura, da escrita, da oralidade e do senso crítico dos estudantes. A literatura de cordel, enquanto manifestação da cultura popular nordestina, revela-se uma ferramenta eficaz para aproximar o conteúdo escolar da realidade social dos estudantes, promovendo a valorização dos saberes locais. O trabalho enfatiza ainda a importância da diversidade textual no ambiente educacional e propõe estratégias metodológicas que favoreçam o letramento literário, especialmente a partir da obra de Leandro Gomes de Barros. Conclui-se que o cordel é um recurso didático potente, capaz de integrar cultura e ensino, ampliando as possibilidades de aprendizagem significativa nas escolas públicas.Item As novas tecnologias no ensino de língua portuguesa(2024-12-02) Silva, Marcelo da; Guimarães, Joaquim Francisco Soares; http://lattes.cnpq.br/7943839537338202; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Silva, Waldinei Santos; http://lattes.cnpq.br/5753237099475260O presente artigo aborda o impacto das tecnologias digitais no ensino, atuando com foco em como essas ferramentas podem ser integradas de maneira eficaz ao processo educacional, visando melhorar o aprendizado e o engajamento dos alunos. A temática central é o uso das tecnologias digitais como meio para potencializar o ensino e a aprendizagem, especialmente na educação básica. Nesse sentido, o texto discute a falta de preparo dos docentes para utilizar eficazmente essas tecnologias em sala de aula, além da resistência cultural e institucional que impede sua plena integração no processo educacional. A questão norteadora do estudo é: “Como as tecnologias digitais podem ser integradas ao ensino para melhorar o aprendizado dos alunos na educação básica?”. O principal objetivo é analisar e demonstrar as possibilidades de integração das tecnologias digitais no processo de ensino- aprendizagem, identificando estratégias que possam ser adotadas pelos educadores para aprimorar a prática pedagógica. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica baseada em estudos publicados em artigos acadêmicos e pesquisas realizadas em sites especializados. Como resultado, o estudo aponta que a utilização planejada e consciente das tecnologias digitais pode aumentar o engajamento dos alunos e proporcionar uma aprendizagem mais significativa, desde que haja capacitação adequada dos professores e suporte institucional.