TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Área do Conhecimento "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"
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Item A construção da argumentação na sala de aula: uma análise dos recursos argumentativos nas redações escolares do ensino médio intregrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-23) Silva, Maria Jussara da; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Souza, Adriana Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-9344-2558; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Silva; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Leite, Wilma Albuquerque da Silva; http://lattes.cnpq.br/9019670882435484Este trabalho visa analisar a construção do argumento na produção textual de alunos do Ensino Médio Integrado, verificando como esses estudantes elaboram a argumentação escrita. A investigação foi realizada em produções textuais do gênero dissertativo-argumentativo de 08 (oito) alunos do 3° ano do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal de Alagoas/IFAL, de forma a identificar e analisar o padrão argumentativo proposto por Toulmin ([1958] 2006), as estratégias argumentativas estudadas por Perelman e Olbretchs-Tyteca ([1958] 2005), assim como os recursos linguístico discursivos apoiados por Anscombre e Ducrot ([1988]1994), Ducrot (2009) e Koch (2010). Conta ainda com os estudos bakhtinianos e as reflexões voltadas para o ensino de língua (avaliação dos gêneros escolarizados e as práticas de linguagem) efetuadas por Schneuwly e Dolz (2004). Esta pesquisa é realizada na área da Linguística Textual, como uma pesquisa qualitativa/quantitativa e de natureza documental. Ao fim das análises das redações escolares, concluíamos que os alunos no final do Ensino Médio Integrado têm grandes dificuldades em construir uma argumentação em temas adversos e que exigem um conhecimento crítico e autônomo, ainda apresentam falta de domínio das operações complexas da argumentação como as articulações do uso de conectivos, ao se utilizar de operadores argumentativos viciosos, como o e, como e o para/para que, além de fazerem poucas investidas em uma argumentação mais elaborada, apegando-se aos argumentos simples constituído de dado (D), justificativa (J) e (C) conclusão ou a falta deles, elaborando argumentos incompletos. Essa falta de domínio argumentativo não é o esperado de uma turma na fase final do Ensino Médio. Assim, visualizamos que a proposta do gênero dissertativo-argumentativo na escola tem grandes contribuições nas problemáticas apresentadas pelos os alunos, já que ele é retirado da sua natureza dialógica, portanto, é importante pensarmos no ensino/aprendizagem deste componente no Ensino Médio de forma mais dinâmica e associado à sua natureza interacional, assim validando um ensino da língua voltado de forma prática a linguagem.Item Em qual escola literária do Brasil se encontra a produção literária de Alcina Leite?(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Santos, Felipe Pereira dos; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; https://orcid.org/0000-0002-5438-3591; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441O presente trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de caráter descritivo-explicativo, com vistas a descrever em qual escola literária se encontra a obra Campesinas, de Alcina Leite, conforme a análise de seus poemas. O trabalho tem como objetivo central classificar a obra poética de Alcina Leite, em uma escola literária nacional, a saber: o romantismo, parnasianismo ou simbolismo. Para cumprirmos nosso objetivo, a pesquisa foi desenvolvida por meio do método hipotético-dedutivo que, por natureza, é um método que prevê o uso de referencial bibliográfico, podemos afirmar que nossa investigação dar-se-á por meio do método monográfico, especificamente como uma pesquisa bibliográfica. Logo, o corpus da pesquisa foi analisado considerando a temática, as características e o contexto histórico no qual a poeta produziu seus poemas. Assim sendo, utilizamos como base teórica (i) Os conceitos de metrificação e rimas em versos seguido da teoria de metrificação apresentado por Bandeira (1960), Duque-Estrada (1914), Bilac e Passos (1905) e Said Ali (1999); (ii) as escolas literárias do Romantismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, a partir do que é proposto por críticos literários como Candido (2001), Bosi (2017) e Moisés (2003), a fim de melhor compreender o que são esperados dos poemas produzidos em cada uma destas vertentes e, a partir de então, respondermos à seguinte pergunta: em qual escola literária do Brasil se encontra a produção literária de Alcina Leite?Item Ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos de uma turma do ensino médio de uma escola pública do estado de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-05-28) Silveira, Ruthnea Gomes da; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Silva, Cleide Calheiros da; Orcid iD ? https://orcid.org/0000-0001-7713-649X; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968Este trabalho é a consolidação de uma pesquisa acerca do processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (L2) por alunos surdos usuários da libras como primeira língua (L1). Nosso principal objetivo foi compreender como esse processo ocorre na prática da sala de aula. Por meio de observações no período da residência pedagógica, percebemos as dificuldades dos alunos surdos e da professora regente, o que instigou o interesse por essa temática. Elegendo a abordagem qualitativa, utilizamos, como instrumentos para construção de dados, dois tipos de questionário (aberto e fechado) e entrevistas direcionadas aos surdos, ouvintes, professora de língua portuguesa e intérprete de libras atuante em uma escola regular do ensino médio, em Maceió, Alagoas. Os resultados mostraram grandes dificuldades no processo educativo dos alunos surdos, tanto pela ausência ou deficiência na alfabetização e no letramento desses alunos, quanto pelo planejamento genérico e tradicional que carece de elementos típicos do mundo do surdo, dificultando o aprendizado e influenciando no julgamento do surdo acerca da importância de aprender o português como segunda língua. Nossa pesquisa foi orientada pelo referencial teórico composto, principalmente, pelos autores: Monteiro (2006), Baldo e Iacono (2008), Quadros (2008), Strobel (2008), Rojo (2009), Lopes, Abreu e Mattos (2010) e Rodrigues e Valente (2012), além da legislação atinente à educação de surdos. Concluímos que a formação docente para atuar na educação inclusiva de uma forma geral e, especialmente, para lidar com alunos surdos é, ainda, muito limitada pela baixa carga horária da disciplina de libras nos currículos acadêmicos, subestimando a riqueza da língua de sinais. Os surdos do presente estudo possuem grandes limitações na aquisição da língua portuguesa e não a enxergam como elemento de inclusão na sociedade ouvinte, reconhecendo-se como parte de um todo somente nas comunidades surdas que frequentam. O processo de ensino e aprendizagem da L2 não se efetiva em sala de aula e deixa ainda mais clara a comunicação deficitária entre os escolares, o que vem causando uma tensão coletiva e grande frustração entre professores, surdos e alunos ouvintesItem Movimentos retórico-argumentativos no gênero redação do ENEM de estudantes de um curso médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-30) Lira, Valdilene da Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Macêdo, Joana D’Arc Ferreira deEste estudo se destina a explanar as concepções linguísticas, numa perspectiva retórico- argumentativa, que cumprem os requisitos da textualidade num gênero requerido na última etapa do Ensino Médio, inclusive, na modalidade Educação Profissional e Tecnológica. O trabalho em tela conta com conceitos da Linguística Textual, que colaboram para o desenvolvimento do ensino da Língua Portuguesa, por meio da análise de textos autênticos, produzidos por estudantes, nessa etapa de ensino. Além disso, filia-se a uma perspectiva sociointeracionista de língua(gem). Os gêneros elaborados são analisados à luz da prototipicidade do gênero textual-discursivo Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de uma prática de sala de aula, produzido por estudantes matriculados/as em um curso de nível médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Com vistas a relacionar os parâmetros textuais e as competências do gênero, dispostos nos ditames oficiais do Ministério da Educação (MEC), com o intuito de fomentar o processo de reescrita textual, a considerar os apontamentos realizados pelo docente colaborador no processo investigativo, bem como a partir dos apontamentos realizados pela pesquisadora, no sentido de cotejar os olhares de ambos para a entrega aos/às estudantes a fim de promover as suas reescritas. Por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo documental, a partir de uma ação-investigação, que teve como seu principal objetivo analisar os movimentos retórico-argumentativos no gênero redação do Enem, elaborado pelos/as estudantes inseridos/as no contexto mencionado. Os resultados apontam que, a partir de um processo de reescrita, mediado pelos apontamentos do docente e da pesquisadora, há uma tendência, em grande monta, de melhoria no processo de escrita. Tal assertiva se dá em razão dos movimentos retórico-argumentativos analisados a partir das categorias ligadas, em especial, à textualidade de gêneros escritos.Item Pedagogia dos multiletramentos: trabalhando o gênero publicitário com o uso do aplicativo canva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-01) Santos, Ediluce Calado dos; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Lima, Josenice Cláudia Moura de; https://orcid.org/0000-0002-6668-2097; http://lattes.cnpq.br/6932416698842297A tecnologia está muito presente em nosso cotidiano, sobretudo, no dos adolescentes e jovens. Eles passam horas e horas imersos no ciberespaço por meio de seus Smartphones, no entanto, a escola ainda tende a ignorar essa realidade. Partimos da premissa de que o uso de aplicativos através de atividades com os gêneros textuais pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, porém, compreendemos que apenas a teoria de gêneros textuais não dá conta das necessidades do ensino de línguas. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo ensinar a língua portuguesa sob o viés dos multiletramentos por meio de atividades com o gênero anúncio publicitário e o uso de tecnologia móvel, através do aplicativo Canva. Apoiamo-nos teoricamente na Pedagogia dos multiletramentos e na do gênero anúncio publicitário. O método do estudo é qualitativo, cuja investigação se insere no estudo de caso. O processo de coleta e geração de dados se deu por meio de produções de anúncios publicitários sociais e conversa informal por WhatsApp. A análise de dados foi dividida em duas seções: a primeira com a análise de produções de anúncios publicitários em grupo com o tema “bullying” baseadas nas características do gênero anúncio publicitário e a segunda com temáticas sociais que foram escolhidas pelos alunos realizadas individualmente, com base na Pedagogia dos Multiletramentos. Diante dos resultados, pode-se compreender que é possível usar o celular como ferramenta de auxílio para ensino-aprendizagem e de ensinar a Língua Portuguesa sob o viés dos multiletramentos, pois essa perspectiva teórica contribui para que os estudantes reflitam sobre os problemas sociais em seu meio de convívio e para que tenham protagonismo. Compreendemos ainda, que o resultado mais importante em todo o processo foi a nossa transformação como docentes de Língua Portuguesa, visto que, inicialmente, tivemos dificuldade para entender a Pedagogia dos Multiletramentos.Item Redescobrindo na leitura um espaço significativo de aprendizagem para a formação do aluno no ensino fundamental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-11) Cunha, Julio Cesar Almeida da,; Guimarães, Joaquim Francisco Soares,; http://lattes.cnpq.br/7943839537338202; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Silva, Waldinei Santos; http://lattes.cnpq.br/5753237099475260O presente trabalho monográfico tem como tema “Redescobrindo na leitura um espaço significativo de aprendizagem para formação do aluno no Ensino Fundamental”. Assim, o estudo traçou como objetivo geral: investigar a prática da leitura dos alunos no Ensino Fundamental, como um espaço significativo de aprendizagem para a sua formação. Já como objetivos específicos buscou analisar as possíveis dificuldades dos alunos no processo da prática de leitura; identificar quais tipos de estratégias para leitura são mais eficientes para a formação do aluno e perbecer a leitura como um instrumento de transformacão social e intelectual para o aluno. Assim, traçamos como problemática da pesquisa o seguinte questionamento: muitos alunos demonstram falta de interesse pela prática da leitura, portanto, é preciso trabalhar estratégias eficientes e significativas no contexto escolar, para que os alunos despertem o desejo e interesse pela leitura, tendo em vista que a prática da leitura possibilita aos alunos melhores oportunidades na vida social. P ergunta-se: como a leitura pode proporcionar uma aprendizagem satisfatória no processo formativo do aluno? Logo, em busca de uma resposta ancoramos nossa pesquisa nas teorias dos seguintes autores: Amarilha (2010), Antunes (2007), Cagliari (1989), Demo (2007), Freire (1989, 2000, 2003), Kleiman (2002), Solé (1998), entre outros. A pesquisa adotada é de caráter qualitativo, que tem como viés metodológico a pesquisa bibliográfica para revisão de literatura, sendo que a temática analisada e aprofundada, nesta pesquisa, teve como ponto de partida: artigos científicos, livros e dissertações, que corroboraram para o tema proposto. Desta forma, a investigação bibliográfica sobre a temática referida possibilitou um conhecimento mais aprofundado e amplo sobre o assunto em debate, ora pesquisado, pois nos orientou a redescobrir na leitura um espaço significativo de aprendizagem para a formação do aluno no ensino fundamental.Item A representação da mulher em textos cordelistas : algumas reflexões linguísticos-semânticas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-22) Goes, Fabricio de Lima; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Oliveira, Cristiano Lessa de; http://lattes.cnpq.br/1436093029977246RESUMO Este trabalho discute sobre um tema muito sensível e bastante necessário, mas que ainda é, apesar de tantos direitos adquiridos, silenciados e negligenciados, em diversos contextos sociais, além de ser considerado por muitos um tabu: o retrato feminino perante a imposição patriarcal. O objetivo desta pesquisa é verificar o discurso, do ponto de vista da semântica cultural, apresentado em três textos cordelistas produzidos nas décadas de 40, 70 e 80 que figuram uma imagem negativa à mulher. Faz-se necessário compreender a relação entre a literatura cordelista, cultura e ideologia; identificar a relação entre literatura cordelista e a exclusão social feminina e; refletir sobre os discursos preconceituosos na literatura de cordel. Neste sentido, este estudo caracteriza-se como qualitativo, bibliográfico, descritivo, bem como histórico. Como aporte teórico nos embasamos em Ferrarezi Jr. (2008; 2013; 2019), Fiorin (2000; 2010), Rodrigues e Silva (2018), Volóchinov (2018), Pêcheux (1997) dentre outros. Os resultados alcançados demonstraram que os textos cordelistas apresentam fortes evidências que colocam os autores em uma situação de desfavor a qualquer progressão aos direitos femininos com a presença de marcas ideológicas que perpassam para o plano religioso fruto de uma possível cultura local