TCC Física
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Física por Área do Conhecimento "CIENCIAS EXATAS E DA TERRA"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aplicações da Física no estudo de astronomia utilizando o jogo digital "As aventuras do Cachonauta".(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-16) Silva, Ana Luiza Pimentel da; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Pereira, Fabrícia de Almeida Cortez; http://lattes.cnpq.br/8734194200913133O presente TCC apresenta o desenvolvimento de um jogo digital que aborda os conceitos básicos de Astronomia, nomeado de “As aventuras do Cachonauta”. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como a gamificação aplicada ao jogo digital que aborda conceitos de Astronomia, pode contribuir para o ensino aprendizagem de estudantes do 6º ano do EF (Ensino Fundamental). Como objetivos específicos temos a elaboração de um jogo construído na plataforma Scratch para abordar conceitos básicos de Astronomia de forma lúdica e interativa, a proposição de um planejamento de aula gamificada sobre conceitos básicos de Astronomia para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental utilizando o produto educacional elaborado como principal recurso didático, e por fim, analisar a adequação do jogo, observando as suas possibilidades para a compreensão de conteúdos: a observação do céu, instrumentos e modelos astronômicos. O jogo conta com um percurso de casas com diversos níveis e temas diferentes, como a Terra, o Sol, a Lua, os planetas do sistema solar, as estrelas e as galáxias. Cada casa possui perguntas e desafios relacionados ao tema, que devem ser resolvidos pelo jogador para que se possa avançar para a próxima casa. A metodologia trata da caracterização da pesquisa, o material de análise da pesquisa, a organização da pesquisa e a análise e discussão dos dados, mostrando-se assim, os resultados atingidos, através de toda elaboração do produto educacional, a proposição do plano de aula e as análises pedagógicas realizadas.Item Aprendizagem de física por deficientes auditivos: uma revisão sistemática de quatro produções científicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-28) Silva, Vitor Gabriel Santos da; Silva Junior, Cícero Julião da; http://lattes.cnpq.br/6493829167422238; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791; Rocha, Jorge Luiz Araujo; http://lattes.cnpq.br/7777646811669902Esta pesquisa busca analisar as possíveis causas e dificuldades inerentes no processo de ensino-aprendizagem de Física para os alunos com deficiência auditiva. Tem como base de estudo quatro monografias oriundas de instituições de ensino superior da região nordeste brasileiro. Primeiramente tem-se uma breve explicação sobre as principais metodologias utilizadas na educação do aluno surdo, posteriormente é explanado sobre papel dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, além de suas competências tanto no âmbito linguístico quanto no âmbito do ensino de Física. A presente pesquisa utiliza como base metodológica a revisão sistemática de cunho qualitativo, que é baseada em uma busca literária e em seguida uma sintetização dos pontos a serem analisados com intuito de responder a uma problemática (Quais as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em Física para alunos com deficiência auditiva?). Com esta metodologia podemos apurar que o ensino de Física está ocorrendo de maneira desarticulada com as necessidades dos alunos, principalmente com os alunos deficientes auditivos. É notado também que os suportes fornecidos pelas instituições de ensino, como o intérprete e os livros didáticos, não são suficientes para promover o avanço acadêmico dos educandos surdos. Uma das respostas encontrada para a problemática é o desconhecimento das linguagens: Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, e Linguagem Científica.Item Dificuldades Encontradas por Estudantes Brasileiros nas Aulas de Física do Ensino Médio: Investigação sobre Práticas Experimentais em Escolas Públicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Silva, Samara Karolynne Vieira da; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e tem como propósito ressaltar as deficiências no Ensino de Física para o nível médio, evidenciadas em algumas publicações nacionais, principalmente quanto às práticas experimentais. Desse modo, a partir das pesquisas realizadas, foi constatado haver um certo desinteresse por parte dos discentes com relação a disciplina de Física, em escolas públicas, o que é apontado por diversos autores. Alguns deles afirmam que os fatores que contribuem para essa deficiência, vão desde a formação dos professores, passando pelas dificuldades dos estudantes em entender a disciplina, e chegando até a necessidade de políticas públicas educacionais que promovam melhores condições de trabalho para os docentes. Sendo assim, tem-se uma consequência direta dos problemas levantados um evidente prejuízo no processo ensino-aprendizagem de Física, já que muitos estudantes demonstram uma falta de afinidade e motivação para com esta disciplina. Nessa perspectiva, considera-se o arcabouço conceitual da aprendizagem significativa de Ausubel, levando em consideração a importância de organizar o tempo das aulas com espaço para os discentes mostrarem conhecimentos já adquiridos sobre os conteúdos abordados em sala de aula. Entende-se que a importância da participação e da interação dos estudantes é parte de um aprendizado com qualidade, pois estimula descobertas e criatividade. Ademais, ao longo deste trabalho também foi enfatizada a importância das práticas experimentais em Física, os problemas encontrados que impossibilitam a realização das mesmas e as possíveis soluções para tais problemasItem A queda dos corpos e sua aprendizagem por alunos do ensino médio de uma escola pública estadual de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-28) Silva, Pedro Henrique Ferreira da; Passos, Frederico Salgueiro; http://lattes.cnpq.br/6590059682506348; Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da; http://lattes.cnpq.br/4528090856890282; Webler, Geovana Dresch; http://lattes.cnpq.br/3544430798269851Este trabalho trata de uma análise crítica acerca da aprendizagem do conteúdo de queda livre dos corpos por alunos do ensino médio de uma escola pública estadual de Alagoas. Pautamos nossa discussão na aprendizagem do conteúdo de queda livre, fundamentada nos aspectos históricos de todo o processo de construção e desenvolvimento desse conhecimento até a nossa compreensão atual desse fenômeno. Ademais, associamos essa discussão ao processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Física e seu papel como combatente do senso comum ainda presente na sociedade atual, bem como as dificuldades no êxito desse processo por meio do ensino a distância, durante o período do distanciamento social, devido a pandemia de Covid-19. O estudo foi realizado com alunos da 2° série do Ensino Médio (EM) da Escola Estadual Tiradentes da Polícia Militar de Maceió, estado de Alagoas. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa de caso e de campo de natureza exploratória na área de Ciências Exatas e da Terra. A coleta de dados foi efetuada através de questionário aplicado aos alunos. Realizamos um tratamento estatístico para interpretação dos dados. Os itens analisados revelaram que existe uma dificuldade no processo de aprendizagem por parte dos alunos em uma boa parte dos conceitos sobre queda livre, sendo preciso investir em metodologias ativas e atividades experimentais para concretizar uma aprendizagem significativas nesses alunos sobre o tema.