TCC Administração Pública
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Administração Pública por Área do Conhecimento "CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Descrição dos serviços públicos da atenção básica: o caso de uma estratégia saúde da família no Município de Pilar-AL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-02) Silva, Diana Alves da; Santos, Diego da Guia; http://lattes.cnpq.br/2442362471764000; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844A atenção básica é a principal porta de entrada e centro de comunicação da rede de atenção à saúde. Nesse nível de atenção, para proporcionar um conjunto de promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação, as atividades coletivas têm papel fundamental, pois consolidam a construção da rede de atenção e influenciam a participação popular na promoção da saúde. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo descrever os serviços públicos de saúde da atenção básica no Município de Pilar-AL. Buscou ainda identificar a percepção dos colaboradores quanto a qualidade do serviço público de saúde ofertados. Para isto, adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, tendo como procedimento um estudo de caso em uma unidade da Estratégia Saúde da Família do município. Com a análise dos dados foi possível trazer discussões e compreensões acerca dos princípios ofertados na rede de Atenção Básica de Saúde do município de Pilar; apresentar a percepção dos servidores mediante a qualidade dos serviços, e pontuar os aspectos positivos e negativos pelos serviços ofertados na unidade. Assim, como sugestão para estudos futuros, a replicação da pesquisa nas outras unidades a fim de evidenciar a realidade do município como um todo. Mas futuramente, replicar em outros municípios.Item O ensino policial nos centros de formação da PMAL: detectar a percepção dos policiais militares do estado de alagoas acerca de uma formação profissional padronizada(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-31) Silva, Wellington Aureliano da; Carvalho, Manuella Maria de Lyra Alcântara; http://lattes.cnpq.br/1247357145987182; Silva, Lorenna Karolly Santos da; http://lattes.cnpq.br/9134794811685738; Cavalcante, Roberto Medeiros da Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/5000375970387648Ensinar é algo que exige técnicas, conhecimentos específicos e, principalmente, atenção às expectativas do que se almeja ensinar e aprender. A formação policial militar é ainda mais específica que a formação adquirida em qualquer outra área, possuindo disciplinas práticas e teóricas próprias e muito específicas. A ação do policial, do operador de segurança pública, está diretamente ligada à sua preparação, sendo, portanto, ensinado a agir nas mais extremas situações, a manter o equilíbrio emocional e, acima de tudo, a respeitar à vida, fazendo a aplicação correta das leis. Desta forma, os agentes de segurança pública recebem instruções com a intenção de existir uma melhora nos padrões de atuação através de uma formação robusta e consolidada, na qual se minimize os erros e abusos no futuro. A questão norteadora do presente estudo foi detectar a percepção dos policiais militares do Estado de Alagoas acerca de uma formação profissional padronizada. A partir da qual foram abordadas questões secundárias, tais como: o histórico do ensino militar no Brasil e de Alagoas; o policial militar segundo a Constituição Federal de 1988 e as atividades típicas dos policiais militares – abordagem, defesa pessoal e isolamento do local de crime; a Lei de Organização Básica da Polícia Militar de Alagoas – Lei n.º 6.230, de 19 de Abril de 2001 – expor a questão do ensino militar da Polícia Militar do Estado de Alagoas; o que diz as Diretrizes Nacionais sobre o ensino militar; como é a realidade da formação do policial militar de Alagoas. Será visto, também, a explanação de uma parte do Decreto do Estado de Alagoas n° 33376/89, o princípio da reserva legal e a percepção dos policiais militares sobre a execução do policiamento ostensivo. E por fim, será feita uma análise dos dados, obtidos através do preenchimento do questionário pelos policiais militares do Estado de Alagoas, via Google Forms; isto com o fito de investigar qual a percepção dos policiais militares sobre a existência de uma uniformização na formação militar e se a padronização do modus operandi de fazer o policiamento ostensivo poderá ajudar no quadro da segurança pública do Estado de Alagoas.Item A Gestão Pública Ambiental Municipal na APA Murici no Município de União dos Palmares - AL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-03) Silva, Abidias da; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Bastos, Adelmo Lima; http://lattes.cnpq.br/6125212623471598; Santos, Jakson Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/7957264264050470As Áreas de Proteção Ambiental são áreas em geral extensas, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, ainda. O objetivo geral deste trabalho é analisar a atuação dos órgãos da gestão pública ambiental municipal na APA Serra dos Frios no Município de União dos Palmares - AL. Como estratégia metodológica utilizou-se a abordagem qualitativa e descritiva, os instrumentos utilizados foram: Levantamento bibliográfico e visita a secretaria municipal de meio ambiente para aplicação de questionário com o seu dirigente. De acordo com os resultados obtidos foi constatado que a secretária de Meio Ambiente de união dos Palmares vem desenvolvendo atividades de fiscalização e educação ambiental no município e promoveu a criação da Estação Ecológica por meio de decreto municipal para garantir a proteção ambiental no município estudado.Item Mobilidade urbana: a importância de vias seguras para o ciclista utilizar a bicicleta em vias públicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-11-24) Nascimento, Maria José do; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1280322604196844; Santos, Diego da Guia; http://lattes.cnpq.br/2442362471764000O presente trabalho visa fazer uma reflexão sobre a utilização da bicicleta em vias públicas, a partir do postulado de que é preciso considerar que a disposição do espaço físico representa, também, a posição da bicicleta no espaço social. Para se entender esta disposição, levar-se-á em conta tanto o histórico político-institucional, quanto a infraestrutura instalada, além dos aspectos morais e emocionais, que influem nos entendimentos que determinam a disposição material e comportamental do mundo social, o que foi feito através de incursão em grupos ligados ao cicloativismo, pesquisas bibliográficas, acesso a documentos, leitura de notícias jornalísticas ligadas ao tema. Revelou-se que o estabelecimento de novas ciclovias/faixas, o aumento dos ciclistas e campanhas de estímulo à utilização da bicicleta têm exigido uma mudança no padrão de comportamento durante os deslocamentos. Tal mudança não acontece de forma harmoniosa, pois tanto nas ruas quanto nas instituições públicas há um cenário litigioso. Neste aspecto, as ações dos coletivos da cidade são imprescindíveis, pois, além de constituir comunidades morais, produz constrangimentos públicos que possam contribuir para remodelar comportamentos.Item Motivação nas relações de trabalho na esfera Pública: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de São José da Laje – AL.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-03) Peixoto, Antonio Santos; Farias, Ricardo Bastos; http://lattes.cnpq.br/2193381718675050; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021Este presente estudo objetivou analisar a Motivação nas Relações de Trabalho na Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os fatores que influenciam a motivação e satisfação dos servidores públicos do município. Alguns dos passos para alcançar os objetivos foram identificar os fatores que influenciam a motivação dos servidores públicos do município, identificar os fatores que influenciam a satisfação dos servidores públicos do município, verificar como ocorre a motivação dos servidores públicos do município, e identificar os níveis de satisfação dos servidores públicos do município. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados o questionário, através do estudo de caso a fim de conhecer como se dá a motivação no serviço público. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância da motivação no trabalho dos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde. Assim, a motivação é um desafio para os gestores públicos, uma vez que ter funcionários motivados na maioria das vezes é limitada, pois ela é um processo que requer comprometimento e tempo. Enfim, por meio do estudo realizado e das fontes teóricas apresentadas foi possível compreender como o processo motivacional é importante para a satisfação dos servidores públicos na Secretaria Municipal de Saúde de São José da Laje, visto que pessoas motivadas produzem mais e trabalha com mais eficiência. Assim, ficou claro que ao longo dos anos é um desafio manter os funcionários motivados, já que as mudanças são necessárias para se adaptar a nova realidade. Por fim, através de ferramentas motivadoras podem-se melhorar cada vez mais as relações de trabalho no serviço público.Item Políticas públicas destinadas aos alunos de graduação: uma análise do Programa Pontapé da Educação em Arapiraca(2024-09-03) Morais , Ariane da Silva; Santos, Fabiano Santana dos; http://lattes.cnpq.br/5374548470795394; Santos, Fabiano Santana dos; http://lattes.cnpq.br/5374548470795394; Pavanelli, João Marcos Mott; https://orcid.org/0000-0002-6330-9799; http://lattes.cnpq.br/1499320194737146; David, Acurcio CasteloEste trabalho investiga o programa de estágio Pontapé e sua eficácia na formação profissional de estudantes de Administração Pública e de empresas, com ênfase no segundo edital, Pontapé da Educação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, permitindo uma análise aprofundada das experiências práticas proporcionadas pelo programa e seus impactos na formação acadêmica e profissional dos participantes. A revisão da literatura e a análise documental contextualizam a importância do estágio, especialmente à luz da Lei nº 11.788/2008. O estudo revela que o programa não só aprimora as competências dos estudantes, mas também atua como um suporte financeiro essencial, destacando a necessidade de políticas públicas que garantam experiências significativas de estágio e a comunicação eficaz sobre essas oportunidades. Apesar dos resultados positivos do Programa Pontapé, as críticas identificadas oferecem oportunidades valiosas para sua melhoria. Abordar expectativas de efetivação, aumentar a divulgação e revisar a carga horária pode potencializar os benefícios e enriquecer a experiência dos participantes. O feedback dos estagiários é crucial para a evolução do programa, garantindo que ele atenda às suas necessidades e contribua para a formação profissional. Além disso, o estágio curricular não apenas promove a aquisição de competências práticas, mas também fomenta uma visão crítica sobre o serviço público. Essa vivência capacita os alunos a entenderem as estruturas organizacionais e as implicações sociais de suas ações, preparando-os para serem agentes de mudança em suas comunidades e contribuindo para uma administração pública mais eficiente e ética. Essa sensibilização social é essencial em tempos que demandam maior participação cidadã e responsabilidade social.Item A qualidade de vida em uma instituição pública no Estado de Alagoas: a percepção dos servidores públicos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-27) Nobre, Lívia Araújo; Araújo Neto, Zoroastro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6333230791654121; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Santos, Rosiane Maria Barros; http://lattes.cnpq.br/3311302651174715A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma importante ferramenta de promoção de bem estar dos colaboradores, e de suma importância para organizações públicas e privadas, na busca de elevar a eficácia e eficiência dos serviços prestados à sociedade. O presente estudo teve como objetivo identificar o nível de satisfação da qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN-AL, tendo em vista que ela tem como foco principal promover condições para que os colaboradores desempenhem suas atividades em um ambiente motivante e saudável, dessa maneira, todos sejam impulsionados a aumentar a produtividade desencadeando bons resultados na instituição. A metodologia utilizada na pesquisa foi estudo de caso com abordagem qualitativa tanto na coleta de dados quanto na apresentação dos resultados. E teve como instrumentos, questionários aplicados por meio do Google Forms, com base no modelo desenvolvido por Timosse et al.(2009), com os requisitos de Walton (1973). A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: existem fatores que estimulam o aumento da produtividade dos colaboradores e melhoram os resultados da organização? Os resultados apontaram que a implantação da qualidade de vida no trabalho com atenção à saúde física e mental, somada ao reconhecimento do servidor desencadeiam na melhoria da produtividade das pessoas provocando um resultado satisfatório da organização. Os respondentes tinham o seguinte perfil: idades entre 36 a 45 anos, sendo a grande parte do sexo feminino, servidores públicos, com tempo de serviço acima de 16 anos na instituição e o nível de escolaridade é elevado por ser a maioria com Especialização. No que diz respeito às variáveis consideradas na pesquisa, foram identificados 02 grupos. (a) aquelas que provocam o maior nível de insatisfação na instituição, quais sejam: salário, Plano de Cargos e Carreiras, Classes e Níveis, jornada de trabalho, oferta de treinamento e incentivos para continuidade de estudo e (b) variáveis que se destacaram positivamente: jornada e carga de trabalho, oferta de tecnologia, recursos e equipamentos, ambiente físico, realização com as tarefas e suas variedades, autonomia, utilização do potencial, feedback, e relacionamento interpessoal, estilo de chefia, liberdade de expressão e respeito ao direito dos trabalhadores, orgulho do trabalho e da instituição, disponibilidade de tempo para atividades sociais, e motivação. Nas respostas abertas do questionário, os servidores disseram que acham necessária a implantação do Programa de Saúde e Segurança no Trabalho – SST da instituição, e também citaram outras necessidades como atendimento psicossocial, atividades laborais, criação de academia na instituição, criação de mais ações relacionada a atividade física, criação de espaço para estudo e leitura, levar as ações da equipe de QVT para o Interior entre outras. Quando questionado sobre a participação das ações/atividades no segmento da QVT nas unidades das quais trabalhavam os dois maiores índices que se destacaram ao que se refere a participação dos servidores nessas ações/atividades foram referentes a “poucas vezes participam e, participam muitas vezes”. Este trabalho de pesquisa realizou um estudo preliminar, permitindo a abertura para novos estudos ou aprofundamento para a compreensão entre às relações de trabalho e a qualidade de vida no trabalho.Item Qualificação técnica do administrador na gestão pública local: ênfase nas ações de auditorias internas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-19) Oliveira, Amaury Almirante de; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021; Rodrigues, Carlos Gustavo Paiva; http://lattes.cnpq.br/9629732140344837; Souza, Andréa Vasques Torres de; http://lattes.cnpq.br/4079173424296385Este trabalho tem como objetivo apresentar parte do conhecimento feito de forma acadêmica sobre Qualificação técnica do administrador na gestão pública local: ênfase nas ações de controle interno. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica com investigação das publicações correntes na determinada área do conhecimento específico. A parte de Revisão da Literatura foi feita enfatizando o controle interno na administração pública. Por fim, o trabalho conclui que pessoas e processos podem ser auditáveis, sendo este um instrumento de suma importância na Gestão Pública.