Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações não defendidas no IFAL por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Item Espaço 4.0: contribuições para a aprendizagem dos discentes no ambiente Maker do Instituto Federal de Alagoas(2025) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Cavalcante, Patrícia Smith; Cavalcante, Patrícia Smith; Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de; Lopes, Andiara Valentina de Freitas e; Castro, Juscileide Braga de; Pereira, Renata Imaculada SoaresEsta tese analisa as contribuições dos Espaços 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para a Aprendizagem Maker dos estudantes, com foco também no papel dos monitores nesse contexto educacional inovador. O estudo investiga como ambientes inovadores, que integram tecnologias da Quarta Revolução Industrial com metodologias ativas, contribuem para o ensino-aprendizagem. O problema central é: Como os Espaços 4.0 do IFAL contribuem para a formação inicial e continuada de jovens por meio da Aprendizagem Maker? A pesquisa busca compreender os efeitos desses espaços na formação discente, destacando a relação entre a prática Maker e o desenvolvimento de habilidades para a Sociedade 4.0. Foi desenvolvida a Classificação FE (Finalidade e Estrutura), com uma nova categorização para os Espaços Maker brasileiros, além do Modelo TMI-E (Think, Make, Improve, Explore), que amplia o modelo tradicional TMI (Think, Make, Improve) ao incluir a fase "Explorar". A metodologia seguiu uma abordagem mista, com Revisão Sistemática da Literatura e pesquisa de campo em seis campi do IFAL, envolvendo estudantes de 15 a 29 anos e os monitores do projeto Espaço 4.0. Os dados foram coletados por meio de questionários e relatórios e analisados através de estatística descritiva, estatística inferencial e ciclos de codificação. Os resultados indicam que os Espaços 4.0 promovem autonomia, criatividade, competências técnicas e colaborativas, além de reflexão crítica e exploração contínua. Os estudantes avançaram na resolução de problemas e no engajamento prático, com apoio ativo dos monitores, que desempenharam papel fundamental na mediação do conhecimento e na facilitação dos projetos. Apesar dos avanços, desafios de infraestrutura e recursos foram relatados, afetando a motivação e o desempenho. Disparidades de gênero, raça e renda reforçam a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas. A experiência dos Espaços 4.0 evidenciou uma contribuição relevante em comunidades com menor acesso à inovação, contribuindo para ampliar a democratização do conhecimento e a redução das desigualdades sociais. Conclui-se que os Espaços 4.0 transformam a formação de jovens alagoanos, preparando-os para a Sociedade 4.0 e reduzindo desigualdades educacionais. A pesquisa oferece modelos replicáveis em outras instituições, sugerindo investigações futuras sobre impactos de longo prazo.Item Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso acadêmico e evasão escolar(2022) Faria, Ana Amália Gomes de Barros Torres; Almeida, Leandro da Silva; Lima, Licínio Carlos Viana da Silva; Almeida, Leandro da Silva; Silva, José Maria de Castro; Monteiro, Sílvia Correia; Couñago, Maria Adelina GuisandeAo longo das últimas décadas, aumentou a investigação em torno da adaptação e sucesso acadêmico no ensino superior. Um maior número e diversidade de estudantes ingressa neste nIvel de ensino, justificando maiores preocupações com o seu desempenho acadêmico e consequente conclusão das formações. A coleta de dados ocorreu longitudinalmente no Instituto Federal de Alagoas- Ifal (Campus Maceió) e contemplou três estudos com amostras distintas, entre 317 a 420 estudantes oriundos dos diversos cursos, distribuídos entre licenciaturas ou bacharelados. Num primeiro momento, ainda antes da pandemia fizemos a aplicação dos questionários de forma presencial. Posteriormente, com a pandemia de Covid- 19 e a passagem das atividades para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), toda a pesquisa foi feita a partir de contatos e aplicação de questionários online. O estudo considerou as seguintes etapas: a primeira aconteceu no momento da matrícula, entre a 1ª e a 3ª semana após o ingresso, onde os estudantes eram convidados a participar do estudo e a fornecer informações referentes às características sociodemográficas; seu percurso acadêmico anterior; bem como as expectativas e dificuldades antecipadas relativas ao curso escolhido. A segunda etapa aconteceu entre a 6ª e a 8ª semana de aulas desde o início do curso. Nesta fase foram recolhidas informações relacionadas às vivências acadêmicas destes estudantes; e inseridas perguntas sobre o impacto socioemocional da pandemia de Covid-19. Na terceira etapa, já ao final do ano letivo, foi avaliado como se deu o processo de adaptação dos estudantes em seus cursos e sua intenção de abandono do curso. A tese compila quatro artigos, incluindo uma introdução, um capítulo de referencial teórico e percurso metodológico e uma conclusão. Os artigos que integraram a tese foram: 1- “Adaptação Acadêmica de Estudantes do 1º Ano: Promovendo o Sucesso e a Permanência na Universidade”; 2- “Expectativas e Dificuldades acadêmicas em ingressantes no Ensino Superior: Análise em função do gênero e sistema de cotas”; 3- “Efeitos da Aprendizagem Remota em estudantes do Ensino Superior”; 4- “Dificuldades na adaptação acadêmica dos estudantes de Ensino Superior em tempos de pandemia”. Os resultados apontam para a complexidade da convergência de variáveis pessoais e contextuais no processo de sucesso acadêmico e evasão escolar. Destacam-se nesse processo, a necessidade de políticas públicas buscando a diminuição gradativa nos índices de retenção e evasão escolares, bem como o delineamento de estratégias institucionais de apoio ao desenvolvimento de carreira destes estudantes, principalmente através de atividades de integração e de serviços de apoio especializados.Item Gastos em educação infantil e gestão eficiente: uma análise da relação com a qualidade do ensino nos municípios brasileiros(2024) Silva, Janieide Domingos da; João Eudes; Mariana Pereira; Caldas, Olavo Venturim; Olavo Venturim; Caldas, Olavo Venturim; Bezerra Filho, João Eudes; Bonfim, Mariana PereiraEste estudo investigou a existência de uma relação entre os gastos municipais em educação infantil e o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) com a qualidade da educação básica no Brasil. A qualidade do ensino foi mensurada a partir das notas do IDEB. Os tipos de gastos com educação infantil foram obtidos no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), sendo considerados os gastos por aluno na educação infantil (creches e pré-escolas). A eficiência da gestão municipal foi medida a partir do IEGM. A pesquisa é de abordagem quantitativa e foram coletadas 55.700 observações no recorte longitudinal de 2012 a 2021. Os modelos econométricos foram estimados por Regressão Linear Múltipla, Quantílica e dados em painel. Os resultados indicam associação entre gestão eficiente e qualidade do ensino, indicando que as práticas de gestão devem ser ampliadas e fortalecidas nos municípios. Por outro lado, maiores gastos por aluno em creches e pré-escolas, não estão associados a melhor qualidade do ensino, sugerindo que apenas a elevação dos recursos financeiros, não é suficiente para um melhor desempenho educacional. Constatou-se também que embora os municípios apliquem um percentual acima dos 25% de limite mínimo definido pela Constituição Federal em gastos com educação, a associação com as notas do IDEB continua sendo negativa, corroborando a ideia de que é necessário olhar para educação por um outro viés que não só o financeiro. A pesquisa contribui para o debate sobre melhoria da qualidade do ensino e a eficiência na alocação de recursos, expandindo a compreensão dos fatores determinantes da qualidade do ensino.Item Pensamento crítico, autonomia intelectual e formação humana : facetas filosófico-pedagógicas no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)(2022) Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira; Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez; GAMBOA, SILVIO ANCISAR SANCHEZ; MENEZES, ANDERSON DE ALENCAR; SILVA, MARCELO DONIZETE DAEsta pesquisa buscou compreender como a formação crítica dos alunos tem sido propiciada pela proposta institucional e pelos professores da educação básica de nível médio técnico, integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas. A pesquisa buscou responder à pergunta síntese, que se refere ao problema da pesquisa: Quais e como se tecem as propostas institucionais, estratégias e práticas pedagógicas dos professores da educação básica de nível Médio Técnico Integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas, em relação à construção do pensamento crítico dos alunos? A inquietação, que ocorreu durante a experiência profissional no desenvolvimento da função de orientação pedagógica no Instituto Federal de Alagoas, fez despertar o interesse pela realização desta pesquisa, por perceber nos alunos diversos graus de desmotivação com relação a sua formação e perspectivas com o futuro, tanto na perspectiva de um objetivo profissional, quanto social e aos interesses sobre os processos de aprendizagem oferecidos pela instituição. Trata-se de um estudo de caso cujo público-alvo foram dois professores de filosofia que lecionam no campus de investigação. A análise de dados, de natureza qualitativa, utilizou-se das técnicas de coleta documental, como análise do PPPI e dos planejamentos docentes, bem como a realização de entrevistas com os professores de filosofia. O aporte teórico teceu pela Teoria Crítica (com os frankfurtianos Theodor Adorno e Max Horkheimer), a pedagogia crítico-dialética e emancipatória (com Dermeval Saviani e Paulo Freire). A partir das falas dos sujeitos e das análises de dados foi possível encontrar como resultados que levantaram o diagnóstico sobre o desenvolvimento humano dos alunos e sobre a autonomia intelectual e pensamento crítico, partindo da visão professoral.Item Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas(2021) Andrade, Carla Cristina Real Vieira de; Palhares, José Augusto; Silva, Manuel António Ferreira da; Palhares, José Augusto Branco; LOUREIRO, ARMANDO PAULO FERREIRAA presente dissertação tem como objetivo analisar os percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional de sete alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) evidenciando suas experiências no exterior, a fim de constatar a aquisição de um capital simbólico, o capital cultural/conhecimento. O processo de internacionalização está cada vez mais evidente na educação superior. Nos Institutos Federais, embora muito se tenha avançado, é uma lacuna que carece de trabalhos para fortalecer e ampliar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação que vão além das fronteiras geográficas e linguísticas, por meio de diferentes formas de se internacionalizar. Diante do contexto da globalização, torna-se necessário entender os desafios que permeiam este processo por meio de políticas públicas que possibilitem as iniciativas de relacionamento com instituições estrangeiras, ampliando a visibilidade e competitividade no âmbito da educação profissional, tecnológica, pública e de qualidade. Assim, ao analisar a trajetória desses alunos, pretende-se entender o desejo de se querer estudar fora do país, os desafios enfrentados antes, durante e depois da viagem. Além disso, perceber os ganhos pessoais, profissionais e acadêmicos que esses alunos trazem ao retornar ao país. Em se tratando de uma mobilidade acadêmica internacional deliberada pela instituição de ensino, há de se levar em conta como é o compartilhamento das experiências trazidas pelos estudantes para que os proveitos não sejam somente pessoais, mas, institucionais, favorecendo todos que compõe o Ifal. A metodologia deste trabalho recorre ao método do estudo de caso, com abordagem qualitativa numa pesquisa exploratória realizada por meio da técnica da entrevista com perguntas semiestruturadas. A análise dos dados recolhidos está estruturada em cinco dimensões, a saber: Acolhimento/adaptação cultural, Ensino, Pontos negativos da mobilidade, Pontos positivos da mobilidade e Cidadania Global. Essas dimensões, alcançadas por meio das respostas dos entrevistados, possibilitaram responder aos objetivos desta dissertação, identificando os motivos pelos quais os alunos querem fazer mobilidade acadêmica internacional, mesmo com várias dificuldades enfrentadas, tendo em vista a troca de experiências e conhecimentos acerca da globalização do mercado de trabalho, bem como a ampliação da capacidade de compreender a diversidade culturalItem Permanência e êxito no ensino médio integrado: um estudo de caso no Instituto Federal de Alagoas(2021) Costa, Ana Maria Leal; Palhares, José Augusto Branco; Silva, Manuel Aniónio Ferreira da; Palhares, José Augusto Branco; Nova, Maria Jose Manso Casa; Loureiro, Armando Paulo FerreiraA permanência e o êxito no ensino médio dos jovens têm caracterizado fonte de estudos de diversos autores. No mesmo sentido, políticas públicas são adotadas na tentativa de diminuir a evasão e o abandono, frequentes no percurso acadêmico. O presente trabalho objetiva conhecer e relacionar os fatores relevantes para a permanência e êxito dos alunos nos cursos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, através da caracterização sociológica dos percursos sociais e educativos. Seguindo a metodologia qualitativa e método analítico de estudo de caso, procuramos investigar quais fatores proporcionam a permanência e o sucesso escolar e o que há em comum entre os estudantes dos últimos anos que favorece atingir o êxito acadêmico. Indagar que relações existem entre os fatores investigados e o êxito nos estudos, assim como conhecer o que leva estudantes com o nível socioeconômico baixo a serem resilientes frente às adversidades na vivência do ambiente estudantil foram as vertentes da presente pesquisa. Cabe ressaltar que a pandemia causada pela covid-19 acarretou limitações no percurso da aplicação da pesquisa, sendo necessário fazer algumas adequações devido às condições sanitárias implantadas mundialmente. No intuito de compreender o fenômeno estudado, lives foram realizadas, falas de pessoas foram registradas, dados para embasamento foram pesquisados em documentos gerados pela instituição, conversas preliminares com a equipe pedagógica se efetuaram, reuniões on-line aconteceram. Os resultados revelam indícios na relação entre o capital cultural das famílias e o desempenho acadêmico, e apontam sinais da influência do convívio escolar na permanência dos discentes no IFAL. Entretanto, o produto desta pesquisa também revela a necessidade de modificar estratégias e metodologias referentes ao ensino e estruturação dos cursos, conduzindo a sugestão de direcionar as políticas educativas que favoreçam o aumento da renda das famílias dos alunos, como a expansão da concessão de bolsas de estudo. Tais ações poderão aumentar a possibilidade de efetivar maior número de alunos com vivência exitosa na instituiçãoItem Um modelo para avaliação da qualidade de vida no trabalho em instituição de ensino pública(2017) Cavalcante, Roberto Medeiros da Fonsêca; Rocha, André Leite; Pontes, Karen Valverde; Fernandes, Ana Paula Lima Marques; Gonçalves Filho, Anastácio Pinto; Barbosa, Ava SantanaNas instituições modernas, os esforços e investimentos em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) têm se tornado essenciais para a o aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados. Entretanto, o que se nota é que a QVT é um tema ainda pouco explorado na prática pelas organizações do setor público. Dessa forma, a presente dissertação apresenta um instrumento original de avaliação de QVT com a aplicação em uma Instituição de Ensino Pública Federal. O instrumento proposto neste estudo alia os principais aspectos de QVT presentes na literatura à uma perspectiva voltada para abordagem organizacional pública, produzindo um modelo que traduz a subjetividade da satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho para uma escala quantitativa, revelando-se como um instrumento organizacional de grande potencial principalmente para instituições públicas. A pesquisa resultou em um modelo composto por nove dimensões, com um total de 57 questões. O instrumento foi aplicado com 66 servidores do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e a confiabilidade do modelo foi comprovada através do uso do coeficiente Alfa de Cronbach que apresentou α=0,956, demonstrando consistência interna considerada muito alta. O índice geral de QVT obtido foi 4,88, considerado moderado diante dos cinco níveis possíveis estabelecidos (satisfatória, moderada, neutra, precária e risco). Das nove dimensões do modelo, uma apresentou QVT satisfatória (Trabalho e Vida Social, 5,90); cinco apresentaram QVT moderada (Aspectos Laborais, 4,92; Integração Social e Condições Psicológicas, 5,18; Relações Socioprofissionais, 4,77; Condições de Trabalho, 5,31 e Relevância Social do Trabalho, 5,44); e três apresentaram QVT neutra (Análise Salarial, 4,23; Oportunidades de Carreira, 4,22 e Abordagem Organizacional, 3,98). Além disso, constatou-se que o nível de Escolaridade interfere diretamente na QVT percebida pelos servidores da instituição. Portanto, o estudo resulta em uma alternativa eficaz para avaliação e desenvolvimento de programas de QVT em instituições públicas semelhantes, possibilitando que estas respondam eficientemente às exigências da sociedade, buscando o bem-estar dos servidores públicos e com isso a satisfação dos cidadãos em geral.