Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Navegando Produto Educacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS"
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Item Conceitos da EPT em quadrinhos: uma proposta de popularização do conhecimento científico(INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS, 2024-09-30) Marques, Itajaci Meiri MarquesA presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, através da ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a investigação se propôs a responder à seguinte questão de pesquisa: como a ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a EPT pode contribuir significativamente para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas do Ifal, Campus Maceió? Este estudo ancorou-se em uma base teórica, fundamentada nos pressupostos de autores como Kuenzer (1992), Saviani (1994; 2007), Gramsci (1977), Ramos (2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Manacorda (2010), Pacheco (2011; 2012), entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a compreensão e análise dos dados coletados. A pesquisa adotou uma abordagem quanti- qualitativa, utilizando como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários direcionada aos discentes da turma do 1º ano, cujas respostas foram posteriormente analisadas e discutidas à luz do referencial teórico estabelecido. Os resultados da pesquisa destacaram a importância dos estudantes conhecerem os fundamentos conceituais de seu curso. No entanto, em relação à relevância do trabalho, o estudo revelou que essa dimensão ainda está predominantemente focada no aspecto histórico, em detrimento do aspecto ontológico. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um produto educacional voltado para as bases conceituais do Ensino Médio Integrado à EPT, através da sistematização de cinco encontros mediados por um roteiro. Esse produto educacional visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda, especialmente, da dimensão do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, este trabalho oferece contribuições teóricas para o campo da EPT, além de apresentar uma aplicação prática desses conceitos por meio do desenvolvimento do mencionado produto educacional, uma revista de História em Quadrinhos (HQs).Item Do digital ao real: modelagem 3D e prototipagem maker na eletrotécnica(2025-04-09) Alcantara, Eurlles Canuto deA sequência didática aborda a educação na era digital, destacando metodologias ativas como ferramentas essenciais para o ensino moderno. A Cultura Maker é enfatizada como uma abordagem prática para o desenvolvimento de habilidades, apoiada pela implementação de laboratórios Maker no ensino federal. Além disso, são discutidos os desafios e soluções das metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a importância da sequência didática no ensino. O segundo módulo revisa conteúdos fundamentais, como os componentes básicos de circuitos elétricos, geração de energia eólica e conversão de movimento em eletricidade. Também aborda o desenho 2D como base para projetos técnicos e o funcionamento de impressoras 3D. No terceiro módulo, os alunos aprendem a modelagem 3D utilizando o Tinkercad, desde a criação da base até o design das pás do microaerogerador. O quarto módulo foca na materialização do projeto, detalhando o funcionamento da impressora 3D, a troca de filamento, a calibração da mesa de impressão e o processo de fatiamento para impressão. Por fim, no quinto módulo, os alunos conectam os componentes eletrônicos ao aerogerador, testando a conversão da energia eólica em eletricidade. O objetivo final é construir um microaerogerador funcional utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.Item Ginástica laboral para os servidores do Instituto Federal de Alagoas(2023-03-30) Santos, Josimar Barbosa dosEsta pesquisa aborda a ginástica laboral como prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, seus benefícios na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção de um maior bem-estar físico e emocional do trabalhador. O trabalho teve como objetivo verificar os benefícios da ginástica laboral na qualidade de vida no trabalho dos servidores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Coruripe, no que se refere à diminuição do quadro de dor e desconforto corporal. Para tanto, identificou-se o nível de prática de atividade física e de comportamento sedentário, bem como, analisou-se a sensação de desconforto/dores corporais antes e depois das oficinas de ginástica laboral. Procedendo desse modo, as necessidades formativas e corpóreas dos participantes, relacionadas à temática abordada, foram melhor atendidas pelas oficinas de ginástica laboral, as quais tiveram suas etapas documentadas a partir do registro fotográfico e anotação, base para a elaboração de um produto educacional capaz de nortear futuras aplicações das oficinas. Este estudo é de natureza quali-quantitativa e seu desenvolvimento ocorreu por meio da pesquisa-ação, na qual os participantes foram agentes ativos das decisões tomadas. A amostra foi composta por 38 participantes selecionados de forma casual simples, a partir de um nível de confiabilidade de 90% e uma margem de erro de 6%. A coleta dos dados ocorreu por questionários aplicados virtualmente: questionário internacional de atividade física – versão curta (Anexo A) e o questionário de desconforto/dor corporal (Anexo B). Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e tabulados com a utilização de planilha do Excel. Constatou-se que somente 50% praticavam semanalmente, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada e, apenas, 18% praticavam semanalmente, pelo menos, 75 minutos, evidenciando que a grande maioria do público-alvo atingiu níveis inferiores aos recomendados pela OMS para adultos. Com relação ao comportamento sedentário, 50% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados durante a semana e no final de semana 55% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados. Além disso, no diagnóstico inicial, 75% indicaram sentir desconforto/dor em 5 ou mais regiões corporais (em diferentes graus). Já na análise comparativa dos dados de desconforto/dor corporal da aplicação e reaplicação do questionário, 43,5% obteve redução, com outros 43,5% ocorreu aumento e para os 13% restantes houve a manutenção dos níveis de desconforto/dor corporal. As ações da presente dissertação propiciaram, além das experiências formativas inerentes à ginástica laboral e correlatas, momentos de educação em promoção da saúde e ações de incentivo a um estilo de vida mais ativo fisicamente. Espera-se que esta produção ajude a colocar academicamente ainda mais em evidência o tema da qualidade de vida no trabalho, algo de extrema relevância para se alcançar melhorias nos ambientes laborais das instituições de ensino de nosso país.