TCC Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Química por Área do Conhecimento "CIENCIAS EXATAS E DA TERRA"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A acessibilidade nos livros didáticos: o ensino de ligações químicas para surdos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-20) Santos, Alan Douglas da Silva; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Vitorino, Anderson Francisco; http://lattes.cnpq.br/0431749235312279; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3401495568705461O presente trabalho apresenta os resultados de uma inspeção que visa analisar se os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de ano de 2021 (PLND) e que são utilizados nas escolas regulares do ensino médio, obtêm êxito ao abordarem o assunto de ligações químicas, e se possuem na sua estrutura propostas pedagógicas e recursos didáticos visuais que possibilitem uma aprendizagem efetiva e significativa para alunos surdos que fazem o uso do livro em sala de aula. Buscou-se identificar se o desenvolvimento conceitual do tema, a apresentação, e a proposta gráfica do livro didático contribuem para tornar o livro mais acessível para os estudantes surdos. Com base nos resultados obtidos, especulou-se possíveis alternativas com o desafio de tornar a abordagem do assunto de ligações químicas nos livros didáticos mais adaptados às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos surdos que estão incluídos nas escolas regulares.Item Aprendizagem no ensino remoto a partir do olhar de discentes em cursos de licenciaturas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-08-09) Silva, Ingrid Cordeiro da; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432Em nosso trabalho, iremos refletir sobre como o ensino remoto emergencial contribuiu para a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura do campus Maceió - IFAL. Dessa forma nosso objetivo geral foi refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem durante o período pandêmico nos cursos de licenciatura do IFAL. Como objetivos específicos buscamos conhecer os normativos institucionais que orientaram as práticas de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial no IFAL, bem como analisar as diferenças entre o ensino remoto e ensino presencial a partir da perspectiva dos discentes. Como proposta metodológica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 04 estudantes de cursos de licenciatura do campus Maceió - AL. A partir dos dados analisados aspectos como a construção de competências e habilidades digitais, a flexibilização de tempos e espaços de aprendizagem e a multiplicidade de ferramentas de comunicação entre docentes formadores e estudantes nas Licenciaturas, foram apontados como sendo aspectos positivos do período. Por outro lado, dificuldades com relação à interação entre docentes e licenciados (as) foram indicadas como aspectos desafiantes no ensino remoto.Item O ensino-aprendizagem de química por um aluno surdo sob a ótica de uma monitora de química(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Freire, Pollyanne Christine Rodrigues; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Oliveira, Danielly Caldas de; http://lattes.cnpq.br/6901069998449330O presente estudo trata-se de um relato de caso com o objetivo analisar as possíveis causas e dificuldades inerentes no processo de ensino-aprendizagem de Química para um aluno surdo, tendo como base a experiência vivenciada como monitora voluntária de Química para estudantes do ensino médio no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Maceió, entre os anos de 2019 a 2022. Na história da educação dos surdos, inúmeros relatos mostram os entraves enfrentados por eles ao longo de vários anos para se conseguir acesso a educação, onde métodos de ensino direcionados a eles foram criados por ouvintes que não falam a mesma língua do sujeito surdo o que influenciou nos métodos de ensinos atuais. Posto isso, durante a vivência da monitoria, foi possível observar e experimentar como é a realidade do ensino inclusivo e nessa jornada foram presenciados diversas causas que levam às dificuldades de aprendizagem desse aluno surdo em seu aprendizado da ciência Química através das metodologias aplicadas pelos professores. Esse tema se mostrou de grande relevância por levar em consideração uma reflexão sobre a qualidade do ensino de Química atual ofertada para estudantes surdos e com ele pretende-se inquietar os docentes da área de Química acerca de elaborar práticas inclusivas que possibilitem o envolvimento desses sujeitos em suas aulas, estabelecendo assim uma boa inclusão, o favorecendo a ter uma educação de qualidade que os levem a construção do saber científico.Item Estudo in vitro da atividade e eficácia fotoprotetora de extratos de camapu (Physalis angulata L.)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-01) Nascimento, Keliane Francielle dos Santos; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Queiroz, Stella Freitas de; http://lattes.cnpq.br/5763307109586754; Souza, Davdson Luiz de; http://lattes.cnpq.br/3552801632432486A fotoproteção visa reduzir a exposição da pele à radiação ultravioleta (UV) advinda do sol, auxiliando no combate à queimaduras solares, envelhecimento precoce, e até mesmo ao câncer da pele. Os filtros solares são substâncias capazes de absorver, refletir ou refratar a UV e assim proteger a pele. A eficácia desses produtos é medida através do fator de proteção solar (FPS) que indica o quanto a formulação fotoprotetora é capaz de proteger um indivíduo dessa radiação. Atualmente a busca e uso de bioativos vegetais para proteger a pele dos efeitos adversos da radiação solar tem aumentado significativamente, devido a diversidade de compostos orgânicos produzidos pelas plantas, que possuem capacidade de estabilizar os radicais livres, em especial os compostos fenólicos, que possuem grupamentos cromóforos em sua estrutura, os quais promovem a absorção da radiação em comprimentos de onda compatíveis aos raios UV, mostrando-se adequados para a composição dos filtros solares, potencializando a proteção da pele. Physalis angulata L. (camapu) pertence à família Solanaceae ocorre principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde é usada na medicina popular como anti-inflamatório e no tratamento de problemas da pele. O presente trabalho teve como objetivo verificar o potencial fotoprotetor de extratos de partes da planta camapu, e analisar o comportamento do FPS de uma solução de um protetor solar comercial “FPS 30” ao ser incorporado com estes ativos, por meio da análise in vitro, do método espectrofotométrico. Os resultados obtidos demonstraram atividade fotoprotetora dos extratos de flor e folha do camapu, obtendo valores de FPS igual a 21,38 e 7,15, respectivamente, a concentração de 300 ppm, e permitiram visualizar a eficácia do extrato da folha como filtro solar químico quando a uma formulação fotoprotetora. Logo, concluiu-se que o extrato da folha da Physalis Angulata L. associado à formulação fotoprotetora potencializou a atividade da formulação, aumentando seu FPS em até 40,97%, o que sugere a sua indicação para o uso em protetores solares, além de reduzir os custos de produção, sabendo que a matéria prima natural tende a ser mais barata.Item Evasão no Curso de Licenciatura em Química no Ifal - Campus Maceió: análise de dados dos alunos evadidos de 2010 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-08) Silva, Raquel Venâncio da; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Matos, Karine Garcia; http://lattes.cnpq.br/1758509725841433Este trabalho propõe realizar uma análise de dados da evasão no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no período de 2010 a 2022. A abordagem adotada é exploratória, descritiva e quantitativa, fundamentada em pesquisas conduzidas para investigar as causas e consequências da evasão entre os estudantes deste curso. Os dados utilizados para esta análise serão coletados da plataforma Nilo Peçanha e documentos fornecidos pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (SIGAA). A pesquisa tem como base, compreender por que o número de concluintes é inferior ao de ingressantes e identificar fatores que contribuíram para essa evasão. Além disso, visa uma revisão sistematizada das literaturas relacionadas com a evasão na educação superior e licenciatura. E ao combinar os resultados desta revisão com os dados específicos do IFAL, busca-se realizar um diagnóstico abrangente dos fatores que influenciam na evasão no curso de Licenciatura em Química. A análise conjunta das causas e consequências da evasão proporcionará uma base para o desenvolvimento de estratégias de melhorias.Item Gamificação e storytelling no ensino de físico-química: o enigma do paciente Oliver(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Mirely Vitória Farias da; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nogueira, Fred Augusto Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9784216306395155O presente trabalho é o resultado da investigação sobre a utilização da proposta metodológica da gamificação e storytelling no ensino de pH, soluções químicas e ácidos e bases realizado com 14 estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico em química do Instituto Federal de Alagoas, na cidade de Maceió. Percebendo que essa proposta de intervenção metodológica poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de química, definiu-se por objetivo: analisar o resultado do uso do jogo atrelado à contação do enigma do paciente Oliver com base nas metodologias de gamificação e storytelling no ensino de físico-química. Para a realização da investigação, adotou-se os pressupostos da abordagem mista, que define o desenho da pesquisa como sequencial, o tipo de pesquisa mais apropriada à intervenção. Os dados foram coletados por meio de um teste, seguido da observação dos alunos na interação com o jogo didático e aplicação de um questionário. Defende-se que a adesão à proposta metodológica de gamificação e storytelling contribuiu para o processo de reforço da aprendizagem dos conceitos de pH, soluções químicas, ácidos e bases de forma mais ativa e permitiu experienciar outras formas de abordagem desses conteúdos para além das práticas tradicionais.Item Ser professor temporário no Estado de Alagoas: tendências à flexibilização e precarização do trabalho docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Jonathan Augusto da; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646O presente estudo se constitui enquanto uma pesquisa documental que se volta à análise dos dados do Censo Escolar a respeito da distribuição docente — por tipo de vínculo — na rede estadual de educação de Alagoas e à análise dos editais dos processos seletivos simplificados (PSS) realizados para contratação de professores temporários no período compreendido entre 2011 e 2020. O problema que se coloca é compreender qual o tipo predominante de vínculo de trabalho firmado com a administração pública estadual de Alagoas, com o objetivo de desvelar quais as tendências nas formas de ingresso à referida rede e como elas se articulam à inclinação geral do processo de acumulação capitalista sob a égide da reestruturação produtiva, que no serviço público se apresenta com a face do paradigma da “Nova Gestão Pública”. A partir do caminho percorrido, foram encontrados cinco editais de PSS, os quais foram submetidos a um processo de análise e categorização. Os dados estatísticos do Censo Escolar foram sistematizados e analisados. Com isso, observou-se que existe uma tendência na rede estadual de educação alagoana a contratar professores vinculados predominantemente por meio de contrato temporário. Inclusive, notou-se que desde 2015 a rede alagoana atua com mais da metade de seu corpo docente com vínculo temporário. Tal prática se constitui como um desvio à Constituição Federal e entra em contradição com o Plano Nacional de Educação e com a legislação estadual, mas esse não é foco que será dado. Aqui, buscou-se localizar essa prática no contexto da tendência geral de flexibilização e precarização das relações no setor público. Com isso, percebeu-se que a administração pública alagoana não foge à tendência imposta pela nova etapa do processo de acumulação capitalista: a acumulação flexível.Item O Youtube e o ensino de Química: uma análise dos canais educativos como ferramenta de apoio ao docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-07) Oliveira, Julliany Correia de; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Este estudo foi motivado pelo cenário pandêmico da COVID-19, que impulsionou a busca por alternativas educacionais eficazes. Diante desse contexto, nos questionamos se os canais do YouTube poderiam ser utilizados como uma ferramenta de apoio ao professor no ensino de química, complementando o ensino presencial e possibilitando a revisão e aprofundamento dos conteúdos, visto que esta plataforma é de fácil acesso e muito utilizada pela geração atual. Nosso objetivo geral foi analisar se as videoaulas dos canais de química do YouTube são relevantes para o ensino e se esses canais podem ser usados por professores como um auxílio nas aulas. Além disso, nossos objetivos específicos foram: identificar os principais canais, avaliar a qualidade dos conteúdos e identificar as limitações desse recurso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, na qual a metodologia adotada consiste em cinco etapas distintas, primeiramente realizou-se a definição do quantitativo de canais, seguido da coleta dos dados considerados permanentes e dos dados que são atualizados constantemente na plataforma. Por fim, descrevemos os resultados e analisamos os dados obtidos no decorrer da pesquisa. Constatou-se que de fato, o YouTube pode sim ser uma valiosa ferramenta de apoio ao docente no ensino de química. Essa plataforma representa uma ponte eficaz entre o educador e o aluno, apresentando-se como um recurso enriquecedor, capaz de complementar o conteúdo tradicional e estimular o interesse dos estudantes pela disciplina. Desse modo, a presente pesquisa também pode servir de inspiração para projetos futuros, e para aprimorar a utilização dessa ferramenta de apoio ao ensino de química que é rico em possibilidades e muito promissor para a educação contemporânea.