TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Área do Conhecimento "CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Construção de recursos pedagógicos para educação em saúde bucal: uma intervenção na formação de técnicos em saúde bucal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Brandão, Diogo Gomes; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843É sabido que a educação e a saúde são campos indispensáveis para a existência do ser humano, além de estarem correlacionados, visto que a educação corrobora para uma vida saudável. O objetivo deste trabalho foi relatar a construção de recursos pedagógicos para educação em saúde bucal com uma turma de estudantes do curso técnico em saúde bucal, bem como esclarecer a importância da utilização de recursos lúdicos durante as atividades de educação em saúde. A intervenção pedagógica foi o método empregado na construção desse trabalho, de modo conseguinte, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a pergunta norteadora: Quais as evidências disponíveis sobre a utilização de recursos pedagógicos nas atividades de educação em saúde bucal? Além disso, para o desenvolvimento do referencial teórico foi utilizado as bases de dados: PUBMED, LILACS, e SCIELO, com os descritores padronizados: Educação em Saúde; Saúde Coletiva; Jogos Pedagógicos; Intervenção Pedagógica e seus correspondentes em inglês. Em todas as combinações foi utilizado o operador booleano And. Observou-se que é indispensável que as ações de educação em saúde sejam conduzidas através de meios lúdicos que ampliem os pensamentos, comportamentos e aproximem os ouvintes das pautas que serão discutidas. Destarte, é evidente a importância que os profissionais técnicos em saúde bucal desempenham para o fortalecimento da complementaridade e continuidade das ações coletivas, reforçando o compromisso com a saúde da população, o vínculo com a comunidade e a participação nas ações intersetoriais.Item Panorama da iniciação científica no ensino médio técnico integrado do Instituto Federal do Amapá Campus Agrícola Porto Grande(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-25) Silva, Caroline Pessoa da; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Luana Lima dos; http://lattes.cnpq.br/4952245755231749; Silva, Jailson Costa da; http://lattes.cnpq.br/4481661071361187Objetivou-se com este trabalho fazer um panorama da Iniciação Científica do IFAP, bem como analisar os impactos sobre o desempenho acadêmico dos estudantes de ensino médio técnico integrado do campus agrícola Porto Grande. Utilizou-se, como instrumentos de estudo, dados obtidos junto à Direção de ensino, Coordenação de Registro Escolar e SUAP do IFAP – campus agrícola Porto Grande, em seguida esses dados foram tabulados e analisados com o auxílio do Microsoft Office Excel. Os resultados registraram que o número de projetos desenvolvidos juntamente com os alunos do ensino médio técnico nesse campus ainda é inferior a quantidade de projetos executados com os alunos de nível superior; que a figura do orientador assume papel fundamental; e que a participação de alunos de nível médio na iniciação cientifica (IC) melhora o seu desempenho acadêmico. Diante disso, concluiu-se que a IC na instituição é uma atividade que além de estimular o lado científico dos discentes, permite com que estes desenvolvam capacidades e habilidades que enriquecerão sua formação geral. No entanto, observou-se que ainda são poucos os trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos no campus Porto Grande.Item Resíduos agrícolas e agroindustriais na geração de Biogás: desenvolvimento de um roteiro experimental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-26) Gois, Georgia Nayane Silva Belo; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gouveia, Rogério de Alencar; http://lattes.cnpq.br/8389756224508333A preocupação com as questões ambientais tem se tornado cada vez mais nítida, levando à procura por novas tecnologias limpas e sustentáveis. Devido a isto, sobressaem os estudos por fontes energéticas renováveis, tendo a produção de biogás como representante de destaque em fonte renovável no país. Ganha destaque, os resíduos agrícolas, tais como, cascas, caldos e fibras como também efluentes da produção animal bovinos, suínos, aves, a conjunção pode representar uma fonte de matéria-prima favorável para o processo de digestão anaeróbia. Nesse contexto, surgem estudos sobre uma promissora alternativa para aumentar a produção de fonte de energia limpa, a produção de biogás a partir de processos anaeróbios. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo bibliográfico sobre a utilização dos resíduos agrícolas (dejetos suínos) e agroindustriais (vinhaça) na produção de biogás, explorando as bases conceituais que fundamentam o estudo, em busca de esclarecimentos, consensos, divergências e lacunas. Por fim, um roteiro foi elaborado, com o intuito de capacitar os alunos do curso técnico de meio ambiente para o desenvolvimento da produção do biogás.Item Saberes e competências dos higienistas de serviços gerais frente à pandemia de covid-19: uma proposta metodológica de formação continuada(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-18) Tenório, Celsa Maria Calheiros de Emeri; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Melo, Ingrid Sofia Vieira de; http://lattes.cnpq.br/4727408608738222A pandemia da Covid-19 tem gerado grandes desafios na educação. No campo da saúde, em ação conjunta com a educação, um dos inúmeros esforços envidados pelas autoridades sanitárias para evitar a disseminação do vírus causador da Covid-19 (2019-nCoV) foi o de promover um retorno seguro ao ensino presencial, observando-se às devidas cautelas à segurança sanitária. Nesse contexto pandêmico foram estabelecidos os objetivos do presente estudo, o qual se destina a apresentar proposta metodológica de curso de formação continuada para capacitação profissional dos higienistas de serviços gerais do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com foco no aprimoramento de saberes e competências frente à pandemia de Covid-19. Para o alcance do objetivo proposto foram utilizados os recursos metodológicos da pesquisa-ação fundamentada na perspectiva crítico-reflexiva. Neste sentido, o presente estudo foi elaborado em cinco etapas, a saber: diagnóstico situacional (etapa I), elaboração do plano de curso (etapa II), divulgação e sensibilização (etapa III), capacitação continuada (etapa IV) e análise da satisfação do público-alvo (etapa V). No diagnóstico situacional constatou-se ausência de recursos tecnológicos mínimos e de habilidades dos participantes para o uso das ferramentas online, adotando-se a modalidade de ensino presencial. Dos dezenove (19) participantes no curso de formação continuada, sete (7) responderam ao questionário de satisfação, dos quais quatro (4) consideraram-se satisfeitos com a ação e um (1), muito insatisfeito. Recomendam-se estudos posteriores que permitam reunir elementos necessários ao embasamento da prática profissional.Item Utilização de imagens de satélite na avaliação dos impactos ambientais causados pelo crescimento urbano e a degradação ambiental na Cidade de Maceió-AL(2023-10-14) Amorim, Raniéri Carlos Ferreira de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Melo Irmao, Jose Jenivaldo de; http://lattes.cnpq.br/8372721245933365; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016A urbanização é a transformação de áreas rurais e áreas de vegetação nativa em urbanas, geralmente acompanhada por crescimento populacional e desenvolvimento de infraestruturas. No entanto, a urbanização tem várias consequências ambientais como: perda de habitats naturais, poluição, mudanças climáticas e escassez de recursos. A expansão urbana é um fenômeno comum que ganha cada vez mais proeminência nas áreas urbanas ao redor do globo. Essa tendência tem sido inextricavelmente ligada a uma série de impactos ambientais de magnitude considerável. Um dos desafios imprescindíveis na gestão efetiva desses impactos reside na capacidade de realizar uma avaliação precisa e abrangente dos efeitos resultantes da expansão urbana sobre regiões sensíveis. Estas últimas frequentemente enfrentam alterações substanciais na sua paisagem e nos seus ecossistemas intrínsecos. Tal dinâmica pode culminar na deterioração da qualidade ambiental e na diminuição da sustentabilidade dessas áreas, como discutido por Almeida (2015). Segundo Bispo e Levino (2011) o aumento da urbanização e do número de habitantes nas áreas urbanas faz crescer a degradação do meio ambiente, pois a urbanização traz mudanças e impactos ao meio ambiente, ao ser humano, a economia e a vida social. Já Bobadilho (2014) afirma que o consumo de espaços estratégicos nas cidades, quase sempre próximo aos rios, traz consigo a degradação da qualidade da água e a perturbação do ecossistema, além de subjugar a qualidade de vida das comunidades adjacentes. Nesse contexto, o uso de imagens de satélite tem se mostrado uma ferramenta poderosa e eficaz para a avaliação dos impactos ambientais decorrentes da expansão urbana em áreas ribeirinhas, como as margens da Lagoa Mundaú. As imagens de satélite fornecem uma visão detalhada e abrangente das mudanças no uso e cobertura do solo ao longo do tempo, permitindo a identificação e análise dos impactos causados pela expansão urbana. Alguns estudos têm explorado a utilização de imagens de satélite nesse contexto, buscando compreender e quantificar os impactos ambientais específicos decorrentes da expansão urbana. Esses estudos utilizam técnicas de sensoriamento remoto, como a classificação de imagens, a análise de métricas ambientais e a detecção de mudanças no uso da terra, a fim de obter informações precisas sobre as alterações ocorridas da urbanização na região (Batista et al., 2021; Correia Filho et al., 2021). Desse modo, entender como esse processo de uso e ocupação do solo influencia diretamente e indiretamente nos impactos ambientais que ocorreram nesta área lagunar é fundamental para que se tenha uma gestão dos recursos ambientais deste bioma, como também a mitigação dos impactos ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho é utilizar imagens de satélite e técnicas de sensoriamento remoto para identificar os possíveis impactos ambientais causados pela expansão urbana para alguns bairros de Maceió.