TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Área do Conhecimento "CIÊNCIAS HUMANAS"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Importância das aulas práticas na formação do profissional do curso técnico de segurança do trabalho(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-13) Silva, Leila Caroline Salustiano; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Barbosa, Levy Castelo Brandão; http://lattes.cnpq.br/3556345127291142; Costa, Cicero Teixeira Silva; http://lattes.cnpq.br/7675787226293771A educação profissional e tecnológica enfrenta grandes desafios no Brasil o principal deles é escolher metodologias e didática adequada para garantir o aprendizado e qualidade do profissional de nível técnico formado pelas instituições, dentro desses desafios está a relação entre os alunos e as aulas práticas formadoras, que por muitos motivos nem sempre conseguem garantir seu objetivo. Desse modo, reconhecendo a importância que as aulas práticas possuem, principalmente seu potencial pedagógico na aquisição do conhecimento pelos alunos, o objetivo geral deste estudo foi averiguar a contribuição da realização de aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de alunos do Curso de Segurança do Trabalho do Instituto federal de Alagoas nos Campi São Miguel dos Campos e Palmeira Índios, avaliando tanto a percepção do aluno, sobre a relevância das aulas práticas no processo de formação do profissional. Tendo como objetivos específicos, aplicar questionário junto aos alunos para obter as informações necessárias, gerar dados acerca das aulas práticas ofertadas no curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFAL, identificar as principais falhas existentes entre as aulas e o aprendizado. Foi utilizado o método quantitativo, através da aplicação de questionários com alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Alagoas, Campus São Miguel dos Campos e Campus Palmeira dos Índios. Foram aplicados 60 questionários, onde constam 10 perguntas sobre o nível de importância das aulas práticas para a formação do profissional. Os resultados obtidos em sua maioria foram positivos, porém as perguntas voltadas para o aprendizado dos alunos tiveram um número de negativas considerável, sendo a com maior avaliação negativa a questão sobre o tempo das aulas práticas disponibilizado não ser satisfatório para a formação do aluno. O resultado da pesquisa se dá a diversos fatores, mas existe o entendimento de que não há aula prática sem a disponibilização de espaços físicos, material didático, equipamentos e o principal, sem professores qualificados. Os dois Institutos Federais, apresentam falhas que os alunos reconhecem, a maioria voltada a disponibilização de material didático, laboratórios e tempos das aulas práticas, o que pode e deve ser revisto para garantir que se formem profissionais Técnico em Segurança do Trabalho cada vez mais qualificados.Item Superação de paradigmas capacitistas e das barreiras atitudinais inerentes à inclusão da pessoa com deficiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-20) Silva, Eduardo Patricio da; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968Este artigo objetivou propor uma intervenção pedagógica ao Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas, construída a partir de dados levantados em entrevistas aplicadas ao Coordenador e a um Docente do curso "Técnico em Logística", que consiste na incorporação de uma aula expositiva na disciplina desse curso “Comportamento Organizacional”, que tem como tema a imprescindibilidade da superação dos paradigmas capacitistas em relação à presença da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho. Consiste em um estudo de caso com abordagem qualitativa, que utilizou como procedimento técnico um levantamento bibliográfico nos autores Lanchotti (2005), Lippo (2012), Leite (2012) e Mello (2016) e, pesquisa de campo, na qual foram aplicadas entrevistas ao Coordenador e a um Docente desse curso, onde os dados coletados foram tratados pelo método indutivo de análise, realizado no ano letivo de 2023. Os entrevistados revelaram que o grande desafio consiste na dificuldade de quebrar paradigmas capacitistas que foram enraizados historicamente na sociedade, pois a formação do indivíduo perpassa quaisquer capacidades institucionais, abrangendo dimensões anteriores e de difícil acesso, como a física (ou fisiológica), a emocional, a espiritual e os contextos familiar, social, socioeconômico, etc.