Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Autor "Cavalcante, Valeria Campos"
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Item Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos no Curso Técnico de Artesanato do Ifal - Campus Maceió: identidade, tecnologia e trabalho(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-19) Melo, Mayara Siqueira de; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Cavalcante, Valeria Campos; http://lattes.cnpq.br/6189537710156188Esta pesquisa investigou práticas educativas sobre uso de mídias digitais e de recursos técnicos, com a meta de elaborar um produto educacional para o Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió, no intuito de fomentar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ambiente escolar e seu uso na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal analisar o conhecimento sobre TDIC dos discentes do PROEJA do Curso Técnico em Artesanato do IFAL- Campus Maceió. O propósito foi identificar como as tecnologias se inserem em práticas de divulgação dos produtos artesanais que elaboram. A questão norteadora da pesquisa propôs pensar como os discentes do Curso Técnico em Artesanato do IFAL, Campus Maceió difundem informações sobre o trabalho artesanal que realizam. Quanto ao tipo de pesquisa, se classifica como descritiva, sendo de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos metodológicos escolhidos foram questionários semiestruturados e notas de campo. Os dados foram utilizados e triangulados de forma complementar para o produto educativo no formato de blog. A definição deste canal online resultou da possibilidade de atualizar páginas e postagens em outras redes sociais, sem risco de exclusão, o que preserva o registro. A proposta inicial da intervenção seria durante o VI Módulo do Curso Técnico de artesanato, nas aulas do componente curricular de Marketing e Logística, pois tem conteúdos sobre a temática, no entanto, em função da variável interveniente da Covid-19, os 12 alunas (os) não tiveram aula virtual na etapa de levantamento de dados, o que exigiu cumprir protocolo, validado pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM) e Laboratório de Neurociência Cognitiva (LNeC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde do HEMOPE (Protocolo no 1.578.277). O resultado indica que o produto educacional possibilitou maior exibição das peças, através da divulgação do trabalho e ações desenvolvidas pelos artesãos, como também poderá contribuir para potencializar a difusão e o reconhecimento do artesanato.Item A extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas: contribuições para formação integral dos estudantes(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-10-27) Barbosa, Kelly Medeiros de Oliveira; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Silva, Nelson Vieira da; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Cavalcante, Valeria Campos; http://lattes.cnpq.br/6189537710156188O mundo do trabalho vem passando por diversas transformações ao longo dos anos. A chamada reestruturação produtiva que tem sua lógica derivada por um contexto social, político e econômico marcado pelas crises financeiras criou novas necessidades para o trabalhador e consequentemente para o aluno da educação profissional. Como instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas propõe a formação do profissional politécnico, crítico, conhecedor das dinâmicas do mundo produtivo, engajado com a sociedade e consciente de seu papel na transformação da realidade. Oferecendo uma educação baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a instituição propicia o acesso do estudante aos princípios do trabalho, seus fundamentos científicos e à cultura. Além disso, possibilita também a relação do estudante com a comunidade de forma que este seja capaz de entender suas necessidades e atuar conjuntamente no sentido de superá-las. O objetivo da dissertação foi desenvolver um produto educacional com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos discentes a respeito das ações de extensão e despertar-lhes o interesse para participação. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que se propõe a utilizar como instrumentos metodológicos questionário semiestruturado e entrevistas. No primeiro momento da pesquisa, fase diagnóstica, participaram desse estudo, discentes matriculados em 2019 do Campus Marechal Deodoro, divididos em dois grupos: o primeiro com estudantes que nunca haviam participado de ações de extensão e o segundo, com os bolsistas das ações de extensão desenvolvidas no Campus. Os dados apontaram que a participação nas ações de extensão contribui para a formação omnilateral dos bolsistas. No entanto, a maior parte dos alunos desconhece as ações de extensão que são desenvolvidas no instituto. Na segunda fase da pesquisa, foi desenvolvida a cartilha digital Extensão no Ifal: aprendizagem para além dos muros do instituto. Nesse momento, o produto educacional passou pela avaliação de três segmentos: a) estudantes concluintes dos cursos de nível médio integrado do campus; b) gestores e; c) servidores da Pró-Reitoria de Extensão. Os avaliadores foram unânimes quanto a relevância do conteúdo da cartilha para o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio e que, sua linguagem e aspectos ilustrativos cumprem com o objetivo de informar e incentivar a participação dos estudantes do ensino médio nas ações de extensão. Assim, podemos concluir que esta pesquisa demonstra a relevância da extensão na formação integral dos alunos bem como sua importância no cumprimento da função social do instituto.