Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Autor "Brasileiro, Regina Maria de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Abordagem dos temas contemporâneos transversais no Proeja com foco na macroárea temática cidadania e civismo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-01) Valido, Janeíne de Oliveira; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1312070903160476; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), integrantes da macroárea Cidadania e Civismo, para a formação integral de estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, este estudo constitui-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada por Oliveira (2016), Minayo (2009) e Thiollent (2011), cujos instrumentos incluem aplicação de questionários para docentes e discentes desta modalidade, com vistas à produção e aplicação de sequências didáticas produzidas com foco na utilização de materiais audiovisuais; culminando na produção de um e-book, o qual se configura como um instrumento pedagógico destinado à abordagem dos TCT na Educação de Jovens e Adultos com vistas à formação cidadã dos estudantes atendidos nessa modalidade. Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de autores/as como: Arroyo (2008), Azevedo e Tavares (2015), Carvalho et al (2020), De Lira (2018), Freire (2002), Gadotti (2009), Ramos (2008), Santos, (2014), Silva (2021), Thiollent (2011). Para a análise dos dados obtidos na pesquisa foi utilizada a Análise do Conteúdo, segundo Bardin (2016). A pesquisa foi aplicada no curso de Cozinha – PROEJA do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, com uma amostragem de 9 docentes e 50 discentes distribuídos em diferentes módulos do curso. Como conclusão da pesquisa, salientamos que o ensino que é ofertado na Educação de Jovens e Adultos necessita de uma significação perante a sua finalidade, no qual visões diferentes e novos métodos de ensino podem promover o protagonismo do aluno. A abordagem dos TCTs na sala de aula possibilita a formação de um sujeito conhecedor dos seus direitos e deveres, uma vez que eles dialogam com a realidade de diferentes grupos sociais, principalmente no que se refere aos da macroárea Cidadania e Civismo.Item Mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito na educação de jovens e adultos: proposta de catálogo de ações no Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-12) Peixoto, Silvana Kelly Coimbra; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Gomes, Jarbas Maurício; Barros, Abdizia Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/8978186925444582O estudo propôs investigar os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito dos discentes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) enquanto processo pedagógico de conhecimento, pertencimento e desenvolvimento da autonomia das(os) estudantes, no intuito de fomentar a participação destes nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo é compreender como os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito interferem nos processos de aprendizagem dos(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas. E os objetivos específicos buscam identificar, a partir da escuta das diversas vozes envolvidas na pesquisa, se há alguma forma de negação/exclusão dos discentes da EJA/EPT na política de assistência estudantil e nas ações de ensino, pesquisa e extensão; analisar o conhecimento que os discentes da EJA/EPT têm sobre os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito; verificar a existência de práticas docentes que promovam o interesse e a participação dos(as) discentes da EJA/EPT nas ações de ensino, pesquisa e extensão; produzir um catálogo para divulgação das ações de promoção da permanência e da conclusão com êxito dos discentes da EJA-EPT; e aplicar e avaliar o produto educacional — catálogo. Deste estudo apresenta-se um catálogo que proporciona aos(às) discentes da EJA/EPT um produto educacional que, além de despertar o interesse, aponta os caminhos e os aproximam das ações de ensino, pesquisa e extensão. É uma investigação de abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação participativa enquanto perspectiva metodológica, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados coletados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa as(os) discentes e as(os) docentes da EJA/EPT e técnicas(os) administrativas(os), tendo como lócus o espaço escolar do Campus Marechal Deodoro, mais especificamente do Curso Técnico de Nível Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos em Hospedagem e do Curso Técnico de Nível Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos em Cozinha. Conclui-se com alcance dos objetivos da pesquisa que os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito são imprescindíveis para que a aprendizagem das(os) estudantes da EJA/EPT aconteça e que o produto educacional é um instrumento eficaz enquanto divulgação e para despertar do interesse para a participação nas ações de permanência e êxito.