TCC Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Química por Autor "Brasileiro, Regina Maria de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Gamificação e storytelling no ensino de físico-química: o enigma do paciente Oliver(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Mirely Vitória Farias da; Nascimento, Flavia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nogueira, Fred Augusto Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9784216306395155O presente trabalho é o resultado da investigação sobre a utilização da proposta metodológica da gamificação e storytelling no ensino de pH, soluções químicas e ácidos e bases realizado com 14 estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico em química do Instituto Federal de Alagoas, na cidade de Maceió. Percebendo que essa proposta de intervenção metodológica poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de química, definiu-se por objetivo: analisar o resultado do uso do jogo atrelado à contação do enigma do paciente Oliver com base nas metodologias de gamificação e storytelling no ensino de físico-química. Para a realização da investigação, adotou-se os pressupostos da abordagem mista, que define o desenho da pesquisa como sequencial, o tipo de pesquisa mais apropriada à intervenção. Os dados foram coletados por meio de um teste, seguido da observação dos alunos na interação com o jogo didático e aplicação de um questionário. Defende-se que a adesão à proposta metodológica de gamificação e storytelling contribuiu para o processo de reforço da aprendizagem dos conceitos de pH, soluções químicas, ácidos e bases de forma mais ativa e permitiu experienciar outras formas de abordagem desses conteúdos para além das práticas tradicionais.Item O processo de aprendizagem em química: análises dos instrumentos avaliativos em uma escola estadual de educação básica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-13) Santos, Duciêda Narciso dos; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167; Serbim, Flávia Braga do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Existem diversos métodos de avaliar o aluno e os instrumentos avaliativos utilizados e aplicados de forma adequada, considerando o contexto em que os alunos estão inseridos, como também da metodologia do professor e concepções adotadas por ele favorece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. A presente pesquisa analisou a eficiência e o desempenho dos instrumentos avaliativos utilizados por um professor da área de química em suas aulas em uma turma do ensino médio em uma instituição de educação básica da rede estadual de Alagoas. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo em um estudo de caso em que foram utilizados os métodos de abordagem indutiva e de procedimento observacional. O período da pesquisa foi entre março e agosto de 2019 e as técnicas de produção dos dados foram notas de campo, fotos, questionários e análise documental. Os questionários foram aplicados com o professor de química e alunos da turma e os documentos analisados foram os instrumentos avaliativos utilizados em sala de aula durante o caminhar da pesquisa. As análises e discussões sobre os instrumentos avaliativos de química foram feitas a partir dos dados coletados na escola, como também na avaliação dos materiais impressos, o qual foi utilizado como recurso para comprovar a veracidade da pesquisa. A pesquisa foi fundamentada pela teoria de LUCKESI, porém foram utilizadas outras teorias pedagógicas defendidas por diversos estudiosos da área. Durante a abordagem pode-se notar algumas reflexões sobre as concepções de avaliação e sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo professor. Nos resultados de nossas análises evidenciou-se que o professor priorizou a avaliação voltada ao método tradicional, porém, com alguns vestígios da concepção construtivista, como também progressista na sua proposta pedagógica. Assim sendo, tais pesquisas nos ajudam a entender a importância de selecionarmos instrumentos de avaliação de forma adequada para obtermos um diagnóstico positivo da avaliação de química.Item Ser professor temporário no Estado de Alagoas: tendências à flexibilização e precarização do trabalho docente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Jonathan Augusto da; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646O presente estudo se constitui enquanto uma pesquisa documental que se volta à análise dos dados do Censo Escolar a respeito da distribuição docente — por tipo de vínculo — na rede estadual de educação de Alagoas e à análise dos editais dos processos seletivos simplificados (PSS) realizados para contratação de professores temporários no período compreendido entre 2011 e 2020. O problema que se coloca é compreender qual o tipo predominante de vínculo de trabalho firmado com a administração pública estadual de Alagoas, com o objetivo de desvelar quais as tendências nas formas de ingresso à referida rede e como elas se articulam à inclinação geral do processo de acumulação capitalista sob a égide da reestruturação produtiva, que no serviço público se apresenta com a face do paradigma da “Nova Gestão Pública”. A partir do caminho percorrido, foram encontrados cinco editais de PSS, os quais foram submetidos a um processo de análise e categorização. Os dados estatísticos do Censo Escolar foram sistematizados e analisados. Com isso, observou-se que existe uma tendência na rede estadual de educação alagoana a contratar professores vinculados predominantemente por meio de contrato temporário. Inclusive, notou-se que desde 2015 a rede alagoana atua com mais da metade de seu corpo docente com vínculo temporário. Tal prática se constitui como um desvio à Constituição Federal e entra em contradição com o Plano Nacional de Educação e com a legislação estadual, mas esse não é foco que será dado. Aqui, buscou-se localizar essa prática no contexto da tendência geral de flexibilização e precarização das relações no setor público. Com isso, percebeu-se que a administração pública alagoana não foge à tendência imposta pela nova etapa do processo de acumulação capitalista: a acumulação flexível.