TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Autor "Barbosa , Amaury Franklin Benvindo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Estudo sobre as boas práticas de laboratório nas aulas do IFAL Campus Penedo(2021) Silva, Carlos Miranda da; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Barbosa , Amaury Franklin BenvindoSabe-se que um laboratório numa instituição de ensino, tem a função de promover a prática do conteúdo abordado em sala de aula como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando. Para tanto, existem procedimentos, normas, condutas que necessitam ser executadas na rotina destes laboratórios, a fim de tornar este espaço um ambiente seguro. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico relacionado às boas práticas de laboratório nas aulas práticas do Campus Ifal Penedo, a partir das demandas apontadas pelos usuários destes laboratórios. Nesse contexto, o laboratório escolhido foi o de Química Analítica Instrumental do IFAL Campus Penedo. A pesquisa se iniciou com o levantamento dos reagentes, equipamentos e vidrarias existentes no referido laboratório. Em seguida, foi aplicado um questionário direcionado aos técnicos e docentes envolvidos com atividades das aulas práticas nos laboratórios do Campus Ifal Penedo, no intuito de levantar quais seus anseios, dúvidas, e sugestões acerca das boas práticas de laboratórios. A partir disto realizou-se um diagnóstico referente às boas práticas de laboratório, no intuito de que seus usuários possam seguir aos padrões determinados pela legislação vigente, e por conseguinte auxiliar na manutenção da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. O resultado apontou para a necessidade da criação de uma cartilha que aborde as boas práticas de laboratório, para ser implantada e executada dentro de um laboratório de ensino, de modo que as aulas práticas que forem realizadas neste ambiente não coloquem em risco a integridade física de seus participantes.Item Retorno gradual de atividades escolares presenciais suspensas devido a COVID-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-25) Santos, Taciana do Nascimento; Lenz, Tiago de Moraes; Lenz, Tiago de Moraes; Barbosa , Amaury Franklin Benvindo; Gama, José Aparecido da SilvaA modalidade de ensino remoto, utilizada por escolas durante o surgimento da pandemia causada pela COVID-19, trouxe vários impactos relacionados ao processo de aprendizagem, como também na relação entre os membros da comunidade escolar. Com a diminuição dos casos, após a vacinação, as escolas retornaram para o ensino presencial. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - campus Penedo - a respeito da retomada das aulas presenciais. Foi realizado através da metodologia de pesquisa-ação, com aplicação de questionário e discussão em grupo focal para diagnóstico da situação e proposição de melhorias. Após apontamento dos principais desafios e expectativas por parte dos alunos, foi proposto como ação resultante do estudo a realização de atividades de recepção aos professores e alunos. Tais ações visaram estreitar o diálogo, promover a compreensão mútua e tornar o momento de readaptação às atividades presenciais harmonioso e gradativo.