TCC Ensino das Ciências e Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Ensino das Ciências e Matemática por Orientador "Gomes, José Leandro Costa"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem baseada em problemas no ensino remoto de química: um estudo com alunos da 3ª série do ensino médio(2022) Oliveira, Bruna Kélvia Alves de; Silva, Ivoneide Mendes da; Gomes, José Leandro Costa; Gomes, José Leandro Costa; Silva, Ivoneide Mendes daEste trabalho avalia a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP (ou PBL - Problem Based Learning) no ensino remoto de Química para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, buscando perceberse esta metodologia pode favorecer a compreensão dos estudantes quanto a conceitos introdutórios deQuímica Orgânica no contexto de aulas ministradas remotamente, além de tentar verificar se é possível a promoção de discussões sociocientíficas no ensino remoto de Química, com ABP. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e aplicada uma sequência didática envolvendo a ABP a sete grupos com seis estudantes cada. Como instrumentos de coleta de dados foramutilizados a discussão das propostas, o relatório final por equipe, além das respostas dos estudantes ao formulário de avaliação da aplicação de ABP no ensino remoto, proposto no final da sequência didática. Os resultados obtidos apresentam indícios de que a aplicação da ABP pôde promover a discussão de conceitos químicos e questões sociocientíficas no ensino remoto, permitindo ainda a interação entre grupos, análise crítica de propostas e protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.Item Contribuições do programa de pós-graduação em ensino das ciências e matemática(2022) Santos, Josivânia Soares dos; Gomes, José Leandro Costa; Gomes, José Leandro Costa; Nascimento, Joseane Maria do; Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti deEste estudo teve como objetivo identificar as contribuições que a participação no Programa de Pós-GraduaçãoemEnsino das Ciências e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, possibilitou à formação continuada dos discentes que também são professores do Ensino Fundamental e Médio. O programa foi criado em 2016 e é apenas o segundo ofertado pelos Institutos Federais, em todo o Brasil, na modalidade acadêmica.Ao decurso de suas atividades iniciais de apenas seis anos, desenvolve uma missão imprescindível na formação continuada de professores que atuam no ensino dasCiências e Matemática.A investigação foi desenvolvida sob a perspectiva de uma metodologia de pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários direcionados aosdiscentesdo programa. Para o referencial teórico foi feita uma pesquisa bibliográfica onde o principal autor abordado para a escrita do trabalho foi MaurriceTardiff, um dos maiores pesquisadores no campo da formação docente.Desta feita, foi avaliada a opinião dos educadores sobre a contribuição que a formação continuada ofertada pelo programa propicia no desenvolvimento do processo de ensino. Assim como foram diagnosticadas as principais dificuldades no ensino de ciências.Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários apontam que o curso de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática possibilita a integração e aperfeiçoamentoentre formação inicial dos licenciandos e formação continuada à medida que permite identificar as questões que obstaculizam o devido desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.Item Ensino do conceito de energia: uma proposta metodológica a partir da sala de aula invertida e gamificação com o Kahoot(2022) Silva, Jamerson Barbosa da; Gomes, José Leandro Costa; Gomes, José Leandro Costa; Praxedes, Ana Paula Perdigão; Souza Júnior, Pedro Juvencio deMesmo com o crescimento exponencial de pesquisas sobre Ensino de Fí sica as estratégias de aprendizagem ativa ainda são um grande desafio para a educação. Abordaremos algumas considerações sobre o ensino aprendizagem do conceito de energia na 1ª s érie do ensino médio, assim como metodologias ativas aplicadas em sala de aula e seus resultados. O objetivo é descrever uma p roposta didática sobre o ensino do conceito de energia com a Sala de Aula Invertida e a Gamificação com o Kahoot, discutindo os resultados obtidos e as experiências vividas durante a execução desse trabalho. Por fim, acredita se que essa proposta didática poderá contribuir com outras turmas visando um melhor desempenho na disciplina.