Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Orientador "Meirelles, Nelson Vieira da Silva"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Campi Centenário do IFAL como lugares de memória e de identidade: documentário como instrumento de preservação Institucional(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-28) Santos, Gerônimo Vicente dos; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de AlmeidaA pesquisa teve como objeto de estudo os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió e Satuba, ambos com mais de 100 anos de existência. Esse período secular ensejou a prática do esquecimento de um passado construído e entrelaçado por variadas gerações de servidores, estudantes e integrantes da comunidade externa. O objetivo geral da pesquisa foi produzir, como material educativo, um documentário sobre os campi centenários do Instituto Federal de Alagoas como lugares de memória e de identidade. Entre os objetivos específicos foram focalizados, a intenção de despertar em servidores (as), alunos (as) e nos demais públicos de interesses, lembranças e sentimento de pertencimento institucional e propor sugestões de serviços de estímulo à memória e à preservação institucional que poderão ser agregadas à estrutura de salvaguarda documental e material do Ifal. O trabalho apresenta, como produto educacional, um documentário, com 35 minutos de duração, cujo conteúdo tem enfoque na história da educação profissional e tecnológica integrante da rede pública federal em Alagoas com depoimentos de atores sociais envolvidos nas reminiscências das unidades de ensino do Ifal em Maceió e Satuba. Com a pesquisa buscou-se resultados acerca da preservação e do resgate de elementos que configuram a memória institucional dos campi pioneiros da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Estado. O estudo investigativo, do tipo pesquisa ação colaborativa apresentou a abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos incluíram na coleta de dados, a observação, as referências teóricas, a entrevista oral, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas, atividades essas aplicadas junto à comunidade acadêmica, egressos(as) e ex-servidores (as) A pesquisa diagnóstica teve a participação de 63 entrevistados, sendo 43 deles responderam por meio de questionários digitais e 20, por intermédio de entrevistas orais. Como resultado, constatou-se uma indefinição sobre o armazenamento da memória institucional nos campi Maceió e Satuba. Verificou-se a ausência da preservação institucional como objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal e se registrou relaxamento quanto à organização e ao controle da salvaguarda da memória institucional em ambas as gestões das unidades de ensino pesquisadas.Item Conselho escolar na rede de educação profissional e tecnológica: orientação à participação engajada no conselho de campus(2021) Araújo , Rosiene Silva de; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Meirelles , Nelson Vieira da Silva; Ferreira, Ruth Vasconcelos Lopes; Castilho, Fabio Francisco de AlmeidaA perspectiva de uma educação integral, defendida pela Constituição brasileira de 1988, se coaduna com a determinação constitucional para a implantação da gestão democrática enquanto princípio de ensino. Chamada também de gestão participativa, esse tipo de gestão consiste no envolvimento de todos que fazem parte direta ou indiretamente do processo educacional, visando o estabelecimento de objetivos, soluções de problemas, tomada de decisões e proposição de planos de ação (LÜCK, 2011). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, apresenta três tópicos na defesa desse modelo de gestão: a) o conselho escolar ou associações de pais e mestres, b) o projeto pedagógico curricular e c) a eleição de dirigente escolar (NÓBREGA et al., 2011). No presente trabalho, detivemo-nos no conselho escolar, órgão colegiado representativo de toda a comunidade. A pesquisa teve por objetivo investigar como os estudantes enxergam a forma pela qual a unidade de ensino é gerida, bem como, compreender como foi a participação dos mesmos no processo de implementação do conselho de campus da escola analisada e se havia intenção deles em participar dos processos decisórios. Para tanto, foram aplicados questionários e entrevistas, com discentes e representantes do movimento sindical e do grêmio que atuam na instituição, e consultados documentos que tratam do tema. Concomitantemente, foi elaborada uma cartilha, visando orientar a comunidade escolar, sobretudo os discentes, acerca da importância do conselho escolar, objetivando estimular a participação de maneira engajada no órgão. Como resultado, pôde-se constatar o baixo conhecimento dos discentes em relação ao órgão e a necessidade de aproximação dos mesmos com a gestão da unidade de ensino, uma vez que os entrevistados se reconhecem como excluídos dos processos decisórios. Em relação a cartilha, espera-se que seja uma ferramenta para que os estudantes busquem participar de forma engajada do conselho de campus e que consigam enxergar a necessidade de exercerem sua cidadania de maneira ativa, atuando e fiscalizando o serviço oferecido pela instituição escolar da qual fazem parte, e, por conseguinte, dos demais serviços públicos dos quais fazem uso.Item Práticas lúdicas para estudantes com deficiência na educação profissional e tecnológica(2024-12-10) Lira, Marco Aurélio Andrade; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Carmo, Bruno Cleiton Macedo do; http://lattes.cnpq.br/1324613444134954O trabalho de pesquisa “Práticas Lúdicas para Estudantes com Deficiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” expõe um estudo que objetiva auxiliar, por meio de um material didático em formato de guia (Produto educacional), os membros do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) enquanto sua atuação interdisciplinar junto aos Estudantes com Deficiência (EcD’s) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Satuba. Tem suas diretrizes voltadas respectivamente para a linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT” e macroprojeto 6 “Organização de Espaços Pedagógicos da EPT”. É baseado no método de pesquisa observacional de caráter qualitativo, tendo início com um estudo subsidiado por uma revisão de literatura. A amostra da pesquisa foi em um número de 10 pessoas. O tratamento dos dados foi feito por meio de análise de conteúdo. Foram coletados dados primários utilizando-se de formulários online, assim como in loco por meio de entrevistas. O estudo surge como forma de auxiliar a equipe multidisciplinar que compõe o NAPNE do campus IFAL Satuba, colaborando com o desenvolvimento do trabalho no ensino e aprendizagem de EcD ́s (Estudantes com Deficiência) na EPT, por meio da dissertação e produto educacional produzidos. O principal resultado atingido foi a produção do recurso didático (Produto educacional), intitulado “Guia Didático de Atividades Lúdicas para Estudantes com Deficiência na EPT”. Além de um levantamento bibliográfico, o texto contém escritas pautadas em relatos de EcD’s do IFAL Campus Satuba, fato que contribuiu para uma melhor fundamentação da dissertação sobre a realidade das necessidades de PcD’s dentro de um contexto de inclusão. Diante da relevância em conhecer as caracteristicas especificas de cada Estudante com Deficiência no âmbito da EPT, no referencial teórico foram abordados aspectos fundamentados em alguns autores, como: Antônio Gramsci, Maria Ciavatta e Mario Manacorda, os quais se referem a formação em várias dimensões do ser humano por meio de uma Educação Omnilateral. Livros como “Coletivo de autores” e teóricos como Morchida Kishimoto, entre outros, também fundamentam o presente trabalho, destacando sua intervenção pedagógica aliada ao lúdico. Autores que versam sobre a educação especial e inclusiva no contexto da Educação profissional e Tecnológica, estão presentes como base de referência teórica deste estudo, tendo como destaque: Antônio Flávio Moreira, Marta Kohl de Oliveira e Romeu Kazumi Sassaki. Esses autores fornecem um referencial importante quando se trata de políticas públicas e práticas pedagógicas relacionadas a educação como um todo.Item Saberes e vivências das mulheres camponesas de União dos Palmares no ensino de agroecologia do Ifal(2021) Figueiredo , Eduardo Lourenço; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Meirelles, Nelson Vieira da Silva; Silva , Ivanderson Pereira da; Castilho, Fábio Francisco de AlmeidaAs instituições formais de ensino devem ser compreendidas como lugares de efetivação e reconhecimento das lutas coletivas de caráter emancipatório, bem como de construção de uma formação omnilateral que, para além de uma postura tecnicista diante dos conhecimentos, possibilite ao aluno pensar questões de relevância social. Nesse sentido, entendemos que o diálogo da escola com movimentos sociais pode ser de grande utilidade na constituição desse tipo de formação. Levando essas informações em consideração, a presente pesquisa se propõe a contribuir para a promoção de uma formação omnilateral para os estudantes do segundo ano do ensino médio integrado ao técnico do curso de agroecologia do IFAL – Campus Murici através da inserção de saberes e vivências de mulheres camponesas no ambiente formal de ensino. Para tanto, pretende-se dar visibilidade aos conhecimentos e narrativas de um grupo de mulheres do campo, de União dos Palmares – AL, com o intuito de, aprofundando as discussões que se fazem a partir dos saberes e lutas dessas mulheres, contribuir para o desenvolvimento da formação integral dos sujeitos. O estudo é qualitativo, do tipo pesquisa-ação e a intervenção se dará a partir da produção, apresentação e entrega de um ebook que apresente os saberes e vivências das Mulheres Camponesas de União dos Palmares – AL e que servirá como recurso didático para aulas de disciplinas diversas do curso de Agroecologia do IFAL, Campus Murici.