TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Orientador "Santos, Fabiano Santana dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O impacto social do "curso técnico em informática" na vida de discentes do IFAL Campus Palmeira dos Índios(2023-10-30) Oliveira, Cícera Ferro de; Santos, Fabiano Santana dos; http://lattes.cnpq.br/5374548470795394; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Taysa Kawannny FerreiraA formação com disciplinas de caráter prático e com abordagem baseada em projetos é um trabalho desafiador, sobretudo tratando uma equipe variada de discentes, com habilidades distintas, cargas de trabalho e tempo livre para desenvolver tarefas. A atividade fica desafiadora por almejar não apenas oferecer o conhecimento teórico essencial, como também aperfeiçoar a empregabilidade dos discentes. É fundamental proporcionar aos discentes a experiência real do mundo de trabalho, um dos meios disso acontecer, é através do ensino baseado em projetos, transformando os projetos direcionados a solucionar problemas verídicos da área da informática. Neste trabalho, o objetivo é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica a ser adotada na disciplina ‘Infraestrutura e Serviços de Redes’ para enfrentar os desafios acima mencionados. A disciplina é oferecida para alunos do curso técnico em Informática do IFAL, Campus Palmeira dos Índios, no seu último ano do curso, deste modo, como resultados, almeja-se capacitar os discentes para o mercado de trabalho e dar chances de criar uma rede de contato com empresas locais, e também com outras pessoas do meio estudantil.Item Proposta de intervenção de inclusão de pessoas com deficiência na modalidade curso técnico no sistema S(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-30) Brito, Maria Madalena Valdivino de; Santos, Fabiano Santana dos; http://lattes.cnpq.br/5374548470795394; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Taysa Kawanny Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6539961953503590O atendimento educacional direcionado às pessoas com deficiências foi construído separadamente da educação oferecida à população que não apresentava alguma patologia. Assim, objetivo geral buscou apresentar uma proposta de intervenção pedagógica a ser adotada na disciplina Serviços para os Clientes do curso Técnico em Hospedagem para enfrentar os desafios no mercado de trabalho. E como objetivos específicos, verificar o quantitativo de alunos incluso e desistentes no curso; apontar quais os fatores mais relevantes desse índice na percepção da instituição de ensino e identificar os principais desafios de inclusão social no curso técnicos em hospedagem do SENAC em Maceió estado de alagoas. O curso possui 800h ao longo da sua conclusão com um estágio ao final do curso. Além disso, a aplicação do questionário realizado via Google Forms, foi enviado a coordenação do curso e plataforma do site em setembro de 2023, a intervenção tem como objetivo desenvolver os alunos da turma, sobretudo, os com deficiência ao mercado de trabalho, estimulando o atendimento ao público, foco da disciplina. Os resultados esperados apontaram que com o questionário enviado ao SENAC, que no ano de 2022 no curso técnico em Hospedagem dos 45 alunos, apenas 27 estudantes chegaram ao final do curso como concluintes, incluindo 10 na turma da manhã, 9 no período da tarde e 8 a noite, apenas uma das turmas obteve 1 aluno com deficiência, sendo esse cadeirante. Ainda segundo o SENAC essa desistência é presente em outros cursos da instituição. Deve-se levar em consideração que as pessoas com deficiências sentem discriminações em determinadas situações, e espera-se que com essa proposta de intervenção pedagógica mais alunos com deficiência se matriculem em cursos técnicos e sejam inclusos no mercado de trabalho por meio de uma qualificação e não porque as empresas possuem uma cota de 2 a 5%.