A formação de professores para a educação inclusiva no ensino técnico: legislação e diretrizes
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Data
2022
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Resumo
A temática das pessoas com deficiência é um debate em destaque na sociedade, não obstante
existam políticas públicas afirmativas, a exemplo das cotas em concursos públicos e das vagas
destinadas nas empresas privadas. Sendo ainda um desafio incluir, seguindo normativas
legais, as pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica, este trabalho tem
como objetivo refletir acerca da problemática da inclusão do aluno com necessidades
educacionais específicas, além de diagnosticar a implementação da legislação e diretrizes para
a educação inclusiva no Instituto Federal de Alagoas – IFAL. Esse tema tem sido amplamente
debatido por estudiosos da educação, da psicologia e da psicopedagogia, visto que a presença
do aluno com necessidades educacionais específicas, sejam elas físicas, mentais, auditivas,
visuais, ou outras, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino
básico. A pesquisa tem como base metodológica o método qualitativo e como instrumento de
coleta de dados o questionário semiestruturado, respondido por professores do IFAL que
tinham em suas salas de aula aluno com necessidades educacionais especificas. O referencial
teórico adotado é o da Psicologia Sócio-Histórica, que concebe os sujeitos como ativos,
sociais e históricos. Os resultados indicaram que os produtos educacionais desenvolvidos
possibilitam a reflexão sobre a temática da inclusão do aluno com necessidades educacionais
específicas no ensino técnico e sobre o cumprimento da legislação e diretrizes da educação
inclusiva no IFAL, além de proporcionar ferramentas educacionais que auxiliam gestores,
professores, demais educadores e alunos no tocante ao processo de acesso, permanência,
aprendizagem e desenvolvimento, buscando o engajamento do aluno tanto pela objetividade,
no caso da Cartilha Legal: inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas;
quanto pelo fator lúdico, no caso do aplicativo Inclusão Game: ajude a destruir o monstro da
exclusão.
Descrição
Palavras-chave
Educação inclusiva. Legislação. Formação docente. Ensino