Conselho escolar na rede de educação profissional e tecnológica: orientação à participação engajada no conselho de campus
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Data
2021
Autores
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Resumo
A perspectiva de uma educação integral, defendida pela Constituição brasileira de 1988, se
coaduna com a determinação constitucional para a implantação da gestão democrática
enquanto princípio de ensino. Chamada também de gestão participativa, esse tipo de gestão
consiste no envolvimento de todos que fazem parte direta ou indiretamente do processo
educacional, visando o estabelecimento de objetivos, soluções de problemas, tomada de
decisões e proposição de planos de ação (LÜCK, 2011). A Lei de Diretrizes e Bases da
Educação de 1996, apresenta três tópicos na defesa desse modelo de gestão: a) o conselho
escolar ou associações de pais e mestres, b) o projeto pedagógico curricular e c) a eleição de
dirigente escolar (NÓBREGA et al., 2011). No presente trabalho, detivemo-nos no conselho
escolar, órgão colegiado representativo de toda a comunidade. A pesquisa teve por objetivo
investigar como os estudantes enxergam a forma pela qual a unidade de ensino é gerida, bem
como, compreender como foi a participação dos mesmos no processo de implementação do
conselho de campus da escola analisada e se havia intenção deles em participar dos processos
decisórios. Para tanto, foram aplicados questionários e entrevistas, com discentes e
representantes do movimento sindical e do grêmio que atuam na instituição, e consultados
documentos que tratam do tema. Concomitantemente, foi elaborada uma cartilha, visando
orientar a comunidade escolar, sobretudo os discentes, acerca da importância do conselho
escolar, objetivando estimular a participação de maneira engajada no órgão. Como resultado,
pôde-se constatar o baixo conhecimento dos discentes em relação ao órgão e a necessidade de
aproximação dos mesmos com a gestão da unidade de ensino, uma vez que os entrevistados se
reconhecem como excluídos dos processos decisórios. Em relação a cartilha, espera-se que
seja uma ferramenta para que os estudantes busquem participar de forma engajada do
conselho de campus e que consigam enxergar a necessidade de exercerem sua cidadania de
maneira ativa, atuando e fiscalizando o serviço oferecido pela instituição escolar da qual
fazem parte, e, por conseguinte, dos demais serviços públicos dos quais fazem uso.
Descrição
Palavras-chave
Gestão Democrática. Conselho Escolar. Conselho de Campus