A educação das pessoas com deficiência na perspectiva do GestorPúblico Escolar : uma análise da Escola Estadual Manoel de Matos, situada em Santana do Mundaú-AL.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-08-16

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho aborda como tema a educação de pessoas com deficiência na perspectiva do gestor escolar, onde será realizada uma pesquisa na administração da escola, localizada em Santana do Mundaú/Alagoas, sobre a inclusão social de alunos com deficiência. O objetivo desse estudo foi fomentar a inclusão social na educação pública da Escola Estadual Manoel de Matos, visando destacar possíveis desafios da gestão para atender os alunos com deficiência física e mental. Foi preciso pesquisar se a administração escolar consegue atender todos os direitos da pessoa com deficiência. Devido o aumento de alunos com deficiência fazendo parte do convívio escolar, dividindo o mesmo espaço de sala de aula com os demais alunos da mesma faixa etária, surgiu o interesse em fazer esta pesquisa. Para sua elaboração foram utilizadas três fontes de pesquisa: bibliográfica, fontes eletrônicas e pesquisa de campo. A coleta de dados foi por meio de entrevista não estruturada e observação. Por fim, os dados obtidos foram organizados e analisados com vistas a alcançar o objetivo da pesquisa.

Descrição

Palavras-chave

Inclusão Social, Educação Pública, Deficiência Física e Mental, Administração Escolar, Social inclusion, Public education, Physical and Mental Disabilities, School Administration

Citação