O papel do/a pedagogo/a no processo de planejamento curricular integrado na rede federal de ensino
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Data
2024
Autores
Currículo Lattes
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Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), cujo objetivo foi refletir, a partir do
papel do pedagogo da Rede Federal de Ensino, sobre processos formativos que
enalteçam o currículo integrado entre docentes da formação geral e da formação
profissional na referida Rede, especificamente, no Campus Satuba do Instituto
Federal de Alagoas (Ifal). O referencial teórico foi embasado à luz das contribuições
de Araújo e Frigotto (2005), Ciavatta (2005), Franco (2016), Freire (2020), Libâneo
(2010), Pinto (2011), Ramos (2017), Sacristán (2000), Silva (2010) e Vasconcellos
(2000). O estudo é de cunho investigativo e qualitativo com referencial teórico
ancorado em estudos concernentes à pesquisa-ação colaborativa, cujos instrumentos
metodológicos foram: i) aplicação de questionários diagnóstico; e ii) realização de
entrevista. Com os dados coletados na pesquisa, apresentamos um Produto
Educacional, nomeado de "Caderno (auto) Reflexivo do Pedagogo", com intuito de
possibilitar subsídios teórico-práticos e metodológicos para a atuação do/a
pedagogo/a no processo de discussão do currículo integrado do ensino médio
integrado na Rede Federal de Ensino, tendo como eixos centrais o Trabalho, a
Ciência, a Cultura e a Tecnologia.
Descrição
Palavras-chave
Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado, Pedagogo, Formação Continuada Docente, Produto Educacional