Tecnologia, educação e trabalho no ensino médio integrado: o fenômeno da aceleração social do tempo
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Data
2021
Autores
Currículo Lattes
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Resumo
As tecnologias digitais (TD) tem modificado a forma como interagimos na sociedade.
A todo instante aplicativos de mensagens instantâneas, serviços de e-mail ou as
diversas redes sociais disponíveis requerem a nossa atenção. Uma das
consequências desse aumento significativo no fluxo de informações é a impressão
de que o tempo não é suficiente para atender a todas as demandas atuais de
interação. Estudos que compõem o referencial teórico deste estudo sugerem que as
TD, além de imprimirem uma nova dinâmica nas relações sociais, podem ser
utilizadas para organização pessoal e para proporcionar o ganho de tempo. Nesse
contexto, esta pesquisa buscou responder se o uso de tecnologias digitais pode
contribuir para a organização do tempo de estudos, no âmbito da Educação
Profissional e Tecnológica. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver
um Produto Educacional no formato de aplicativo para gestão do tempo de estudos,
com a colaboração dos alunos que cursam nível Médio Integrado ao Técnico em
Informática para Internet do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O
referencial teórico incluiu autores da área de pesquisa-ação e da educomunicação
com ênfase em estudos que privilegiam o uso da internet na educação e reflexões
sobre cibernética no ensino. Quanto à metodologia, esta investigação é de natureza
aplicada, do tipo pesquisa-ação, fundamentada numa abordagem qualitativa. Os
procedimentos utilizados foram a análise documental e a pesquisa online, na qual
foram aplicados, como instrumentos de coleta de dados, questionários com 4
estudantes e 3 professores da turma convidada a participar desta pesquisa. Para a
análise dos dados coletados, foram utilizadas técnicas de análise interpretativa e
análise de conteúdo. Os resultados deste estudo evidenciaram que o uso de
tecnologias digitais colabora para a gestão do tempo e pode favorecer a produção
do conhecimento e aprendizagem autônoma. Também se verificou a relação entre o
avanço tecnológico e o fenômeno da aceleração social do tempo e a necessidade de
ampliar esse debate em diferentes áreas do conhecimento para fomentar a
discussão sobre as TD na educação integral.
Descrição
Palavras-chave
Ensino. Tempo. Educação Integral. Tecnologia