Viveiro de plantas nativas: laboratório de vivências práticas em educação ambiental
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Data
2023-06-15
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Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O bioma Caatinga predomina em grande parte da região nordeste do Brasil,
compreendendo cerca de 48% do estado de Alagoas, estendendo-se por vários
municípios, entre eles o município de São José da Tapera. A Caatinga vem sofrendo
processos de supressão que têm colocado em risco a diversidade de espécies
florestais e animais desse bioma. Diante disso, se faz necessário a criação de
alternativas para minimizar os efeitos decorridos das ações humanas e naturais. O
viveiro de plantas nativas pode se assumir como alternativa para minimizar tais efeitos,
além de servir como laboratório para estudos na área. A partir dessa ideia, o presente
trabalho teve como objetivo construir um viveiro de plantas nativas de modo
participativo, envolvendo os moradores da comunidade do povoado Caboclo, situado
no município de São José da Tapera, localizado no sertão do Estado de Alagoas. A
metodologia empregada neste estudo utilizou uma abordagem quali-quantitativa,
associada a uma pesquisa ação por se tratar de uma investigação participante. O
estudo foi subdividido em seis etapas, sendo elas: a apresentação do projeto, início
de rodas de conversa sobre as temáticas fauna e flora, visitação a viveiros existentes,
obtenção de sementes, montagem do viveiro e o plantio de mudas. A amostra do
estudo contou com 54 alunos que frequentam a única escola pública do povoado e
foram selecionados com o apoio da coordenação escolar. Ao fim das etapas, ficou
evidente que os viveiros podem ser utilizados como estratégias de educação
ambiental, pois estes ajudam a preservar toda a teia e ciclos de vida de um bioma.
Descrição
Palavras-chave
Caatinga, Educação Ambiental, Plantio de Mudas, Environmental Education, Seedling Planting