O ser regional: construções de sentidos em letras de canções de Mago Véio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-11

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/8690194367615458

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Este trabalho investiga as construções de sentido com marcas de regionalidades, cristalizadas por meio de usos da língua materna e, de um modo específico, nas letras das canções de um compositor arapiraquense: o Mago Véio. Dessa forma, desenvolveu-se esta pesquisa qualitativa, com base nos pressupostos teóricos de Silva (2011), que discorre sobre a construção da identidade; as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), as quais orientam as competências e habilidades a serem contempladas na Educação Básica; as contribuições da música à representatividade cultural, segundo a perspectiva defendida por Bréscia (2003) e a relação entre a língua e a variação geográfica de acordo com Bagno (2017). Objetiva-se, neste trabalho, prioritariamente: (1) analisar de que modo as letras das canções expressam as regionalidades e, ainda, (2) discutir os efeitos de sentidos propiciados pelos vocábulos regionais empregados nas letras das canções. O gesto de análise realizado permite pontuar que alguns vocábulos do dialeto nordestino são de suma importância para a construção de sentidos dos textos que foram objetos de estudo deste trabalho e, também, possibilitam destacar a valorização da cultura e variedade linguística diatópica em salas de aula da Educação Básica.

Descrição

Palavras-chave

Léxico, Cultura, Regionalidade, Educação, Regionalidad, Educación

Citação