Ensino à distância: elementos dificultadores na perspectiva do aluno
Carregando...
Data
2021-11-29
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/7792131490163555
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar as causas da evasão escolar em
uma turma de um curso técnico profissionalizante após a implantação da modalidade de
ensino à distância. A pesquisa realizada foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa,
descritiva e utilizando o procedimento técnico da pesquisa-ação. Foi utilizado o modelo de
pesquisa-ação prática e colaborativa em uma amostra de 20 alunos de uma turma da disciplina
de Segurança do Trabalho II do curso técnico de Segurança do Trabalho. Como procedimento
técnico para coleta de dados utilizou-se um questionário de perguntas de múltipla escolha e
abertas respondido anonimamente pelos entrevistados. Os resultados apontam que a evasão
escolar na população investigada é de natureza multifatorial com predominância das causas de
origem sócio econômica, tecnológica e organizacional. Como estratégia de solução da
condição problema foi proposto um plano com ações de mitigação e correção envolvendo
para com o objetivo de compreender e prevenir as causas promotoras da evasão escolar.
Descrição
Palavras-chave
Ensino à Distânica, EaD, Educação à Distância, Ensino-Aprendizagem, Pesquisa-Ação, Distance Learning, Distance Education, E-Learning, Education Research