A abordagem do tema variação linguística no ensino de língua portuguesa numa turma de curso médio da modalidade EJA
Carregando...
Data
2023-11-30
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
A presente pesquisa tem como foco a análise da abordagem da variação linguística nas aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola no município de Junqueiro, Alagoas. O objetivo é compreender como essa variação é tratada em sala de aula e como isso afeta a aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Para realizar essa investigação, foram utilizados métodos qualitativos, como observações em sala de aula e questionários aplicados a professores e alunos. Estes métodos permitiram uma compreensão mais aprofundada do fenômeno da variação linguística, assim como as percepções dos alunos em relação a ela e o conhecimento da docente sobre o assunto. Os resultados revelaram que a docente em questão demonstrou uma lacuna de conhecimento teórico em relação ao tema da variação linguística, além de não ter sido identificada a transposição didática desses conhecimentos em sua prática educacional. Esses achados destacam a importância de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize a diversidade linguística presente em sala de aula, promovendo inclusão e respeito. Além disso, ressaltam a necessidade de superar o preconceito linguístico e criar um
ambiente educacional que seja afetivo para todos os alunos. A pesquisa baseou-se em estudos
realizados na área da sociolinguística por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (1999), na
pedagogia voltada para a Educação de Jovens adultos defendida por Freire (1987, 1996), entre
outros. Assim, temos o intuito de compreender como a questão da variação linguística pode
ser abordada de maneira adequada e eficaz no contexto da sala de aula.
Descrição
Palavras-chave
Letras-Português, Variação linguística, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Abordagem pedagógica, Salas de aula, Linguistic variation, Pedagogical approach, Classroom