Temáticas do ensino de biologia relacionadas a alfabetização científica
Carregando...
Data
2023-10-19
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3698007710576955
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
A Alfabetização Científica (AC) está constantemente presente nos estudos da área de Educação
em Ciências vinculada a objetivos voltados para as ações educacionais em que se pretende
formar estudantes que compreendam os elementos do conhecimento científico e seu uso para
análise e tomada de decisões. O objetivo deste estudo foi mapear os trabalhos publicados
(dissertações e teses) entre 2012-2022 sobre temáticas do ensino da Biologia relacionadas a
Alfabetização Científica. Foi realizado um mapeamento por estudos (dissertações e teses) que
fizeram uso de alfabetização científica no ensino da biologia publicados entre 2012-2022. Para
isso, utilizou-se a base de dados BDTD. Após a aplicação dos critérios de critérios de inclusão
e exclusão, previamente estabelecidos, foram analisadas 68 pesquisas (dissertações e teses),
com 25% publicadas no ano de 2020. Quanto ao “enfoque das pesquisas" foram indicados que
genética (13%) e ecologia (13%) foram os assuntos mais abordados nos estudos. Dentre as
categorias avaliadas, têm-se “estratégias de ensino”, nos quais foi mais utilizada a ferramenta
da experimentação em sala de aula e/ou laboratório (13,7%). Portanto, esse mapeamento
permitiu a avaliação da qualidade e a confiabilidade das fontes de informação disponíveis, como
também, evidências que revelaram lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de biologia, Alfabetização científica, Mapeamento bibliográfico, Aprendizagem, Biology teaching, Scientific literacy, Bibliographic mapping, Learning