Temáticas do ensino de biologia relacionadas a alfabetização científica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-10-19

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/3698007710576955

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

A Alfabetização Científica (AC) está constantemente presente nos estudos da área de Educação em Ciências vinculada a objetivos voltados para as ações educacionais em que se pretende formar estudantes que compreendam os elementos do conhecimento científico e seu uso para análise e tomada de decisões. O objetivo deste estudo foi mapear os trabalhos publicados (dissertações e teses) entre 2012-2022 sobre temáticas do ensino da Biologia relacionadas a Alfabetização Científica. Foi realizado um mapeamento por estudos (dissertações e teses) que fizeram uso de alfabetização científica no ensino da biologia publicados entre 2012-2022. Para isso, utilizou-se a base de dados BDTD. Após a aplicação dos critérios de critérios de inclusão e exclusão, previamente estabelecidos, foram analisadas 68 pesquisas (dissertações e teses), com 25% publicadas no ano de 2020. Quanto ao “enfoque das pesquisas" foram indicados que genética (13%) e ecologia (13%) foram os assuntos mais abordados nos estudos. Dentre as categorias avaliadas, têm-se “estratégias de ensino”, nos quais foi mais utilizada a ferramenta da experimentação em sala de aula e/ou laboratório (13,7%). Portanto, esse mapeamento permitiu a avaliação da qualidade e a confiabilidade das fontes de informação disponíveis, como também, evidências que revelaram lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de biologia, Alfabetização científica, Mapeamento bibliográfico, Aprendizagem, Biology teaching, Scientific literacy, Bibliographic mapping, Learning

Citação