Relato de experiência: Horta escolar como metodologia ativa para Educação Ambiental
Carregando...
Data
2024-02-06
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/8405344519067770
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O presente estudo salienta a horta escolar como uma metodologia ativa para Educação
Ambiental (EA) em uma Escola de Ensino em Tempo Integral, visando demonstrar a prática e
sua importância sobre as temáticas ambientais. Tendo como objetivo destacar as contribuições
e desafios da horta escolar como metodologia ativa nos processos de ensino e aprendizagem
acerca da EA, visando destacar a importância da horta como metodologia ativa no ensino
desta temática. A metodologia empregada neste relato de experiência envolveu uma
abordagem descritivo-exploratória de natureza qualitativa. Explora a importância das práticas
para o ensino da educação ambiental, enfatizando a necessidade de estratégias que engajem os
alunos nesses temas cruciais para o contexto global. A construção da horta foi uma
experiência colaborativa, em que os estudantes não apenas aprenderam sobre cultivo, solo e
cuidado com o ambiente, mas também desenvolveram liderança e trabalho em equipe. A
reutilização de garrafas PET como material para a horta evidenciou a importância da
sustentabilidade e da redução de resíduos. Além disso, o projeto incentivou a interação entre
os estudantes, promovendo a troca de informações construtivas. Os resultados indicaram que
a prática de Educação Ambiental, quando incorporada ao currículo escolar, pode estimular a
consciência ambiental nos discentes, inspirando-os a adotar atitudes sustentáveis. A
experiência teve impacto positivo, evidenciando a relevância de abordar metodologias ativas e
acessíveis para discutir e aprender sobre questões ambientais em todos os níveis educacionais.
Contudo, o presente estudo teve seus desafios e limitações, que foi o tempo para a construção
da horta e horário adequado para execução. Tais desafios não impediram o bom andamento e
desenvolvimento do projeto. Assim sendo, o objetivo pretendido foi alcançado, porém
ressalta-se a importância de mais estudos que envolvam as temáticas ambientais abordadas de
forma prática e acessível aos estudantes em todos os níveis educacionais.
Descrição
Palavras-chave
Relato, Ensino e Prática, Reporting, Teaching and Practice., Horta escolar